Cursos

7 empresas com cursos de tecnologia gratuitos 

A área de tecnologia da informação tem grande demanda de pessoas, por isso é uma boa oportunidade para quem precisa ingressar no mercado de trabalho. Então, confira aqui as principais empresas que oferecem cursos de tecnologia gratuitos para você se preparar.

Anúncios

por Leticia Jordão

Publicado em 06/08/2022

Conheça cursos online que são reconhecidos pelo mercado

Confira opções de cursos confiáveis para você iniciar sua carreira em tecnologia. Fonte: Unsplash.
Confira opções de cursos confiáveis para você iniciar sua carreira em tecnologia. Fonte: Unsplash.

A área de tecnologia não para de crescer, por isso muitas pessoas buscam se capacitar para entrar nesse mercado. E para fazer isso, nada melhor do que estudar a partir de cursos de tecnologia gratuitos.

Hoje em dia, existe muito conteúdo gratuito na internet criado com a finalidade de ensinar mais sobre tecnologia para o público. Assim, você consegue aprender desde conceitos básicos até desenvolver um programa do zero.

Alto de um prédio com o letreiro da Samsung e o céu no fundo

Cursos gratuitos Samsung

A empresa lançou dois programas para ofertar uma formação gratuita e online em tecnologia. Leia este post e confira como participar.

Mas, para entrar no mercado de trabalho com o pé direito, é interessante que esses conhecimentos tenham alguma comprovação. Por isso, buscar cursos que sejam reconhecidos pelo mercado pode ser uma boa prática.

Sendo assim, para ajudar você na busca de cursos de tecnologia gratuitos e reconhecidos, separamos neste post 7 instituições de ensino conceituadas que oferecem cursos de qualidade para o público.

Anúncios

Tem curso de TI gratuito?

Veja se os cursos gratuitos de tecnologia são confiáveis. Fonte: Unsplash.
Veja se os cursos gratuitos de tecnologia são confiáveis. Fonte: Unsplash.

Atualmente, a busca por cursos na área de tecnologia aumentou bastante devido a alta demanda de profissionais na área. Por mais que seja uma área que empregue bem, as empresas ainda têm dificuldade de encontrar pessoas que saibam programar.

Por isso, hoje em dia existem diversos cursos de tecnologia gratuitos e online para as pessoas estudarem em suas casas. 

Mas, antes de investir seu tempo, é importante verificar se o curso é realmente reconhecido pelo mercado, pois muitos deles podem acabar não ensinando o que é necessário aprender.

Além disso, buscar cursos reconhecidos, garantem que você comece os estudos com o pé direito!

Letreiro do Google em um prédio com o céu no fundo

Cursos gratuitos do Google: como se inscrever

Aprenda as principais habilidades que o mercado procura com o Google.

7 empresas com cursos de tecnologia gratuitos em 2022 

Conheça as empresas que oferecem os melhores cursos de graça! Fonte: Unsplash.
Conheça as empresas que oferecem os melhores cursos de graça! Fonte: Unsplash.

Abaixo você conhece 7 empresas que são reconhecidas e oferecem cursos gratuitos de tecnologia de qualidade para você iniciar os seus estudos! Confira!

Anúncios

1. SENAI/SESI 

Em primeiro lugar da nossa lista temos o SENAI/SESI, uma grande empresa conhecida por oferecer diversos cursos profissionalizantes para a população se capacitar e entrar no mercado de trabalho.

Para isso, eles também trabalham oferecendo cursos de tecnologia gratuitos na modalidade à distância. Entre as opções existentes, há cursos sobre blockchain, robótica, lógica de programação, entre diversos outros.

2. Prime Cursos  

Já o Prime Cursos, é uma plataforma online com diversos cursos de diferentes áreas para você estudar. Entre eles, encontramos cursos que vão desde administração até turismo.

Assim, no seu catálogo, também conseguimos encontrar diversos cursos de tecnologia, totalmente gratuitos. Dessa forma, você pode simplesmente acessar o portal, se cadastrar e iniciar os seus estudos.

Na área de tecnologia, você encontra diversos cursos gratuitos que ensinam várias linguagens de programação. Então, por lá você consegue aprender a programar em Python, Java, SQL, entre outras linguagens muito utilizadas no mercado.

Todos os cursos possuem certificação, mas para obtê-la é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 54,90 + Frete, caso você opte pelo certificado impresso. Por outro lado, se você escolher o certificado online a taxa diminui para R$ 49,90.

3. Coursera  

O Coursera é um portal criado por instituições americanas de Stanford com a finalidade de ser um dos portais mais completos de cursos e conhecimentos.

Assim, em seu catálogo, conseguimos encontrar diversas categorias diferentes de cursos gratuitos de tecnologia com certificado.

Além disso, no portal existe uma área onde a Coursera indica os melhores cursos para quem quer seguir carreiras específicas na área de tecnologia. 

Assim, se você quer ser um programador de sites ou trabalhar com ciência de dados, pode simplesmente seguir uma trilha de cursos específicos para essas profissões.

4. Fundação Bradesco  

A Fundação Bradesco é um portal de cursos que existe desde 2001 oferecendo cursos totalmente online e gratuitos, inclusive na área de tecnologia e com certificado no final.

Assim, você consegue acessar diversos cursos que vão desde o nível iniciante até o avançado.

Lá você encontra cursos que ensinam desde as linguagens de programação mais utilizadas, até conceitos básicos mais importantes de se aprender para melhorar o processo de codificação.

5. FGV  

Outra empresa bem conceituada é a Fundação Getúlio Vargas, também conhecida pela sua sigla FGV. Neste portal você encontra diversos cursos de curta duração e também alguns MBAs, pós-graduações e cursos internacionais.

Em resumo, no portal você encontra cursos de diversas categorias. Entre eles, tem algumas opções de cursos de tecnologia gratuitos e totalmente online para você se capacitar melhor.

Mas, diferente das demais opções, os cursos gratuitos da FGV não possuem certificado. No entanto, ele disponibiliza uma declaração para baixar no site que comprova a realização do mesmo.

6. E-Unicamp  

A Escola de Extensão da Unicamp, também é conhecida como E-Unicamp existe desde 1998 e hoje oferece os cursos na modalidade online.

Na plataforma, você consegue encontrar diversos cursos gratuitos de tecnologia que são reconhecidos pelo MEC.

7. E-USP  

Por fim, na nossa lista, temos a plataforma de cursos da Universidade de São Paulo, uma instituição muito conceituada no Brasil que oferece cursos de tecnologia gratuitos e reconhecidos pelo MEC.

Assim, a partir do portal, você consegue ter acesso a diversas videoaulas de cursos de tecnologia de forma simples e sem sair de casa!

Quais as vantagens de fazer um curso de tecnologia? 

Ao entrar nessa área você ganha muitos benefícios! Fonte: Unsplash.
Ao entrar nessa área você ganha muitos benefícios! Fonte: Unsplash.

Muito se fala sobre estudar tecnologia e entrar nessa área. Mas, afinal, quais são as vantagens de realizar todo esse esforço?

Bom, o simples fato da área ser uma das que mais cresce no mundo e tem ótimas oportunidades de emprego já é um grande fator para se inserir nesse mercado.

Aliás, a área de tecnologia hoje em dia é um dos setores que paga bem e oferece ótimas condições de trabalho, onde você consegue:

  • trabalhar de casa facilmente;
  • se inserir rapidamente no mercado de trabalho;
  • ter a oportunidade de morar e trabalhar fora do Brasil;
  • atuar em empresas fora do Brasil e receber em outra moeda.

Além disso, a formação na área geralmente é mais rápida, onde você consegue fazer cursos tecnólogos de 2 a 3 anos. E, ainda, existem algumas empresas que não colocam a formação universitária como requisito para entrar.

Em resumo, a área de tecnologia cresce muito, oferece ótimas oportunidades de emprego e uma formação mais curta que as demais. Visto isso, fazer um curso de tecnologia gratuito pode ajudar você a mudar sua vida financeira para melhor!

Se quiser conhecer outros cursos na área, não perca tempo! Acesse o nosso conteúdo recomendado abaixo e confira o curso oferecido pelo Nubank em parceria com a Descomplica.

Cursos grátis de tecnologia Descomplica e Nubank

Essa parceria rendeu 10 mil vagas para você aprender e se inserir no mercado da tecnologia. Leia este post e aproveite!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Relembre os vencedores do Big Brother Brasil e descubra agora como eles estão

Como será que estão os vencedores do Big Brother Brasil hoje em dia?! Se você também deseja saber, então confira o nosso texto.

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo Sicredi

Aprenda como solicitar o empréstimo sicredi e outras informações úteis sobre este empréstimo, para que você consiga quitar dívidas!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo + Fôlego

Quer aprender a solicitar o empréstimo + fôlego, ideal para negativados e com prazo de pagamento de 180 meses com carência de 90 dias? Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Banco do Brasil lança linha de crédito para incentivar preservação do meio ambiente

Quem possui áreas de conservação ambiental em sua propriedade agora pode solicitar a emissão de Cédulas de Produto Rural – uma linha de crédito destinada ao produtor com consciência ambiental que deseja estimular sua produção sem interferir na vegetação nativa. Entenda mais a seguir!

Continue lendo
content

Cartão EuroBic Gold ou Cartão Caixa Gold: qual o melhor?

Apesar de muito parecidos, os cartões de crédito EuroBic Gold e Caixa Gold possuem algumas diferenças, como o limite de crédito e a possibilidade de isentar a anuidade. Quer saber qual dos dois escolher? Então, siga a leitura e descubra!

Continue lendo
content

Fim do Auxílio Emergencial continua causando revolta entre os brasileiros

O fim do benefício do Auxílio Emergencial deixou muitos brasileiros em estado de vulnerabilidade socioeconômica. Ainda assim, o Governo Federal não pretende reestabelecer o pagamento do valor.

Continue lendo