Dicas

Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito?

Você sabe quais cuidados deve ter com o cartão de crédito para negativados? Pois vamos te mostrar e te ensinar a gerenciar um cartão! Confira!

Anúncios

Quais cuidados devemos ter ao usar o cartão de crédito?

Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Foregon
Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Foregon

De início, o cartão de crédito é uma das fontes de crédito mais usadas no Brasil. Isso porque, além de ser uma forma prática e segura de fazer pagamentos, também traz outras vantagens, mas, assim como, os prós, há também os contras como as taxas de juros! Então, quais cuidados ter com o cartão de crédito para negativados?

Pois bem, vamos mostrar quais cuidados você precisa ter com o cartão de crédito para não cair nas armadilhas que eles apresentam como o parcelamento de compras com altas de juros e ainda limite alto de fatura! Então continue a leitura!

Quais cuidados devemos ter ao usar o cartão de crédito?

Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Agência Brasil EBC
Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Agência Brasil EBC

Pois bem, o cartão de crédito para negativados pode ser uma ótima maneira de conseguir fazer compras parceladas e ainda ter acesso a produtos e serviços diversos como em sites online e em lojas físicas. Nisso, o número de oportunidades de compra também aumentam!

Contudo, o cartão também é uma ferramenta que gera uma grande dor de cabeça se não souber usá-lo. Isso porque, as taxas de juros dos cartões de crédito costumam ser bem altas e o que antes era vantajoso, pode complicar ainda mais o nome!

Então, vamos há algumas dicas para você usar o cartão de crédito do jeito certo e sem precisar se preocupar tanto! Confira!

Estou negativado: como escolher um cartão de crédi

Estou negativado: Dá para escolher um cartão de crédito mesmo estando com nome sujo? Vamos tirar essa e outras dúvidas hoje no Senhor Panda!

Analisar as taxas e tarifas do cartão de crédito

De início, a primeira dica é para você analisar as taxas e tarifas do cartão de crédito. Isso porque, independente do cartão de crédito, na grande maioria deles, as taxas costumam ser bem altas.

Então, na hora de optar por um cartão de crédito, preste atenção nas taxas da anuidade e de parcelamento de compras. Há cartões que não cobram anuidade e há cartões que cobram, mas, oferecem propostas para zerar a anuidade no decorrer do uso do cartão!

Ou seja, faça uma análise de cada uma as taxas e tarifas do cartão. Importante mencionar que os bancos digitais costumam cobrar taxas mais baratas que os bancos convencionais! Portanto, pesquise em todos eles!

Não gastar mais do que o limite de crédito

Outra dica de cartão de crédito para negativados é não gastar mais do que o limite do crédito. Isso porque, quando isso acontece, também são cobradas taxas de juros altas. Em alguns casos, os bancos podem isentar essas taxas, procure saber com o seu banco como funciona em caso de extrapolar o limite de crédito.

Então, o ideal é que o limite nunca ultrapasse 50% da sua renda, mas, caso ultrapasse esse valor, evite fazer compras recorrentes com o cartão para preservar o limite!

Evitar parcelamentos longos

Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Computerworld
Sou negativado: quais cuidados ter com o cartão de crédito? Imagem: Computerworld

Pois bem, evitar parcelamentos longos no cartão de crédito para negativados também é importante. Isso porque, entra em ação os juros do rotativo, IOF e multas pelas parcelas. Então, tome bastante cuidado na hora de optar por parcelas compras, buscando sempre a menor quantidade de parcelas!

Pagar o total da fatura

Nessa dica, também recomendados ter atenção ao pagamento do cartão. Isso porque, em toda fatura, dá para pagar o valor mínimo do cartão, mas, os valores não pagos são acrescidos de juros, IOF e multas por atraso, devendo ser pagos nos meses seguintes.

Por isso, a dica é para que o total da fatura seja pago, mesmo que você esteja sendo um mês ruim. Novamente, entramos na dica de ter um limite de 50% da sua renda e gastar apenas o necessário, para que as faturas não sejam extremamente caras!

Tenha apenas um cartão de crédito

Evite cartões adicionais! Essa dica pode ser um pouco mais difícil, principalmente, para pessoas casadas ou com filhos que buscam cartões adicionais para o cônjuge ou o filho. Mas, isso é um risco para as finanças, podendo se tornar uma verdadeira catastrofe financeira.

Então, é recomendado que você tenha a menor quantidade de cartões possível, para conseguir lidar com o pagamento de todas as faturas e taxas! Portanto, se quer ter um cartão de crédito para negativados, tenha apenas um!

Cuidado com fraudes no cartão de crédito

Para fechar nossas dicas de cartão de crédito para negativados, a última e tão importante quanto as outras é para ter cuidado com fraudes nos cartões de crédito. Isso porque, o número de pessoas que sofrem golpes com cartões clonados no Brasil aumentam a cada ano, daí a importância de saber se proteger.

Então, em primeiro lugar, nunca informe o código de segurança do seu cartão. Esse número é aquele de 3 dígitos que fica na parte de trás do seu cartão de crédito conhecido como CVV.

Ele é muito importante e necessário para fazer compras na internet. Ou seja, nunca informe o CVV para ninguém, nem mesmo por meio de ligação ou mensagem. Isso porque, nenhuma empresa será liga pedindo o número CVV.

E além disso, tenha cuidado na hora de fazer compras em estabelecimentos. Ou seja, na hora de passar seu cartão nas maquininhas tenha atenção para evitar que o seu cartão seja fotografado ou os dados sejam anotados por alguém que esteja próximo a você!

Outra dica é não comprar em sites que não sejam seguros. Ou seja, procure comprar em sites de lojas já conhecidas ou que estejam há mais anos no mercado. Busque no site Reclame aqui sobre a loja, para encontrar referências ou reclamações e elogios.

Também, não confie em mensagens ou e-mails com links suspeitos. Na dúvida, nunca clique neles para evitar ter dados vazados!

E ainda, sempre confira a fatura do seu cartão! Assim, dá para saber se tem alguma despesa que não foi feita por você, e entrar em contato com o banco para tomar as devidas providências!

Portanto, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado, desde que saibamos usar tomando os devidos cuidados! Então, não deixe para depois e procure hoje mesmo o melhor cartão de crédito para negativados, com zero anuidade, cobertura internacional e com a segurança e praticidade que você precisa!

6 opções de cartão com cashback para negativados

Quer conhecer mais sobre os tipos de cartão cashback para negativados e suas vantagens? Então, veja agora mesmo no texto a seguir.

Sobre o autor  /  Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito C&C

O cartão de crédito C&C é um dos produtos da loja Casa e Construção C&C, que permite que seus clientes tenham benefícios nas compras na rede.

Continue lendo
content

Como conseguir empréstimo pessoal online com score baixo

Está precisando de um empréstimo? Veja como conseguir um empréstimo pessoal online com score baixo no artigo de hoje. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar a máquina de cartão Ton

Confira neste post um passo a passo para você solicitar a máquina de cartão Ton de forma online sem precisar sair de casa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta na corretora de investimentos Easynvest

Abra sua conta em uma das maiores corretoras do Brasil e comece a investir 100% online e sem dificuldade. Isso porque a Easynvest não cobra taxa de corretagem para renda fixa e variável. Leia este post e saiba como abrir a sua conta agora mesmo!

Continue lendo
content

Saque-aniversário: o que é e como aderir?

O saque-aniversário é um benefício que todo trabalhador tem direito, anualmente, no mês do seu aniversário. Além disso, é possível antecipar o saque de algumas parcelas do saque-aniversário por meio de empréstimo. Para saber mais, é só continuar a leitura.

Continue lendo
content

Qual limite do Nubank Platinum?

Com o cartão Nubank Platinum, de bandeira Mastercard, você tem mais benefícios enquanto viaja. Confira, em seguida, como funciona o limite de crédito desse cartão e como aumentar o valor a cada três meses.

Continue lendo