Empréstimos

Consórcio vale a pena?

Um consórcio vale a pena se você não tem pressa de já ter o bem no momento, e pode lhe trazer boas vantagens. Leia e saiba mais sobre!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 27/05/2021

Saiba quando um consórcio vale a pena

Saiba quando vale a pena fazer um consórcio
Saiba quando vale a pena fazer um consórcio

Para quem está em busca de adquirir um bem de alto valor, existem algumas opções de crédito que podem ser boas formas de chegar lá mais rapidamente. Pois uma das formas mais comuns entre os brasileiros é o Consórcio. Mas será que um consórcio vale a pena mesmo?

Então, se você está se perguntando a mesma coisa, não se preocupe!  Pois nós reunimos neste artigo tudo o que você vai precisar sobre o consórcio, suas principais características, pontos positivos e negativos. Assim, ao final de sua leitura você já terá uma maior ideia se esse tipo de crédito será mais vantajoso no seu caso.

Mas primeiro, que tal começarmos entendendo quais as características principais de um consórcio e como funciona? Dessa maneira, decidir um consórcio vale a pena vai ficar muito mais simples, não é?

Então, continue sua leitura e confira a seguir!

Anúncios

O que é um consórcio?

Pois para se decidir se um consórcio vale realmente a pena, vamos começar falando mais sobre ele..

Assim, no caso do consórcio, há muita confusão com um financiamento comum. Porém, apesar do consórcio se enquadrar como um tipo de financiamento, ele tem características próprias. Então, ele acaba sendo bastante diferente dos demais tipos de financiamento, como o imobiliário, um outro tipo dos mais procurados pelos brasileiros.

Portanto, o que vai ocorrer em um consórcio é que muitas pessoas – podendo ser pessoas físicas ou jurídicas- vão se unir para adquirir um bem de alto valor em conjunto. Ou seja, o grupo forma como se fosse uma espécie de poupança para para poder adquirir bens de alto valor como:

  • automóveis;
  • serviços variados, como viagens, festas de casamento, procedimentos de saúde, etc; 
  • imóveis.

Mas os tipos mais populares no Brasil são aqueles com objetivo de comprar carros e motos, sejam eles novos ou seminovos. Ademais, há inclusive consórcios para a aquisição de caminhões, aviões, para reforma, construção, etc.

Então, essa união fica sob responsabilidade de uma Administradora de Consórcios que, assim como as instituições financeiras, também precisa da aprovação e fiscalização do Banco Central do Brasil.

Quais as taxas de um consórcio?

Quais as taxas de um consórcio?
Quais as taxas de um consórcio?
  • Fundo comum: o valor que todos os membros do consórcio pagam é usado para formar esse fundo. Assim, o valor mensal das parcelas para o fundo comum é calculado através de um percentual sobre o valor do crédito que todos contrataram;
  • Taxa de administração: nesse caso, é a taxa que os consorciados irão pagar à administradora, que irá realizar serviços de gerenciamento do consórcio;
  • Fundo de reserva: esse fundo se destina a dar proteção ao grupo, cobrindo inadimplências e outras despesas que possam ocorrer no decorrer do consórcio;
  • Seguro: o contrato de um seguro ocorre para garantir que o pagamento das parcelas irá continuar em caso de morte ou inadimplência de algum segurado do consórcio.

Mas para decidir se um consórcio realmente vai valer a pena, entenda que as taxas que irão aparecer em comum entre todas as opções de administradoras de consórcio são apenas a taxa de administração e o fundo comum. 

Pois as demais taxas variam de acordo com a administradora que você escolher para seu consórcio.

Anúncios

Qual a vantagem de fazer um consórcio?

Pois um consórcio vale a pena quando se leva em consideração que a principal vantagem está em não precisar pagar uma entrada, como ocorre, por exemplo, no financiamento. Além disso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do consórcio, mais uma vantagem! 

Mas também há uma vantagem menos conhecida pelas pessoas: o consórcio também poderá aproveitar o seu FGTS para quitar ou amortizar o saldo devedor com a instituição financeira.

Ademais, há uma grande variedade de opções de Administradoras de consórcio, com variadas ofertas de condições para os prazos e créditos. Mas também há a vantagem de que você pode fazer um consórcio não apenas para a compra de bens, mas também para se programar e adquirir diversos outros tipos de serviços, como uma viagem, por exemplo.

Qual a desvantagem de fazer um consórcio?

Pois às vezes um consórcio não vale a pena por um pequeno detalhe. Em suma, uma das principais desvantagens do consórcio está na apropriação do bem de alto valor, que não ocorre de imediato como em um financiamento. Assim, quem contrata um consórcio poderá adquirir o bem logo no início do pagamento, ou então só poderá adquirir ao final de todas as parcelas.

Ou seja, pode demorar muito para você conseguir ter acesso ao bem de alto valor. Pois vai depender da sua sorte durante o pagamento das parcelas e os variados sorteios que sempre irão contemplar um dos integrantes do grupo.

Assim, você pode dar a sorte de conseguir o bem de alto valor logo em um dos primeiros sorteios, usufruindo dele já durante a quitação da dívida. Mas também existe a possibilidade de pagar todas as parcelas sem ser sorteado, e somente receber o bem após quitar a dívida. 

Em suma, você pode acabar pagando tudo sem usufruir do bem antes de quitar o valor total do consórcio.

Quando o consórcio vale a pena?

Quando o consórcio vale a pena?
Quando o consórcio vale a pena?

Assim, como dissemos, o consórcio reúne um grupo de pessoas que podem ser físicas ou jurídicas, para adquirir um bem em conjunto. Então, todos os participantes do consórcio irão pagar as parcelas divididas pelo número de pessoas no consórcio, que tem uma Administradora de Consórcio para gerenciar todo o processo.

Dessa forma, o valor das parcelas acaba se tornando bem menor e as condições de pagamento ficam mais facilitadas ao cliente. Então, o consórcio vale a pena e pode ser uma boa escolha para quem quer adquirir um bem com parcelas menores e com chances de conseguir adquirir o bem antes de finalizar o prazo.

Pois com o Consórcio ocorrem sorteios mensalmente entre os membros participantes. Então, um deles é escolhido para levar o bem pelo qual estava pagando antes de finalizar todas as parcelas. Portanto, o consórcio pode acabar sendo bastante vantajoso para você.

Então, um consórcio vale a pena e se torna uma boa opção, quando a pessoa não precisa usufruir do bem imediatamente, e tem condições de ir pagando as parcelas no longo prazo enquanto isso.

Ademais, um consórcio pode ser utilizado para fins diversos, como bens e serviços. Mas é preciso tomar alguns cuidados, caso você tenha concluído que o consórcio vale a pena e quer participar de um. 

Então, confira nossas dicas de cuidados a seguir!

Tenha um bom perfil de crédito

Pois para participar de um consórcio, você terá de passar pela avaliação de crédito. Assim, caso não seja uma avaliação positiva, você pode acabar indo para o fim da fila, e esperando até quitar todas as parcelas antes de usufruir do bem.

Serasa promove ação para consumidor quitar dívidas

O Serasa, em parceria com diversas empresas, promove uma ação para o consumidor quitar dívidas em 2021. Os descontos podem chegar a 90%. Confira!

Pesquise sobre a administradora

É essencial saber sobre a segurança e solidez da administradora que ficará responsável pelo consórcio. Assim, pesquise bastante sobre a administradora antes. Ademais, cheque no Banco Central se é uma administradora com autorização para atuar, se não possui pendências judiciais, etc.

Pois assim você terá a segurança para decidir se aquele consórcio realmente vale a pena para você. Então, pesquise bem e evite fraudes e dor de cabeça, certo?

Tenha certeza de que não há urgência

Como dissemos, uma das características de um consórcio é a possibilidade de você demorar muito até conseguir usufruir o bem que deseja adquirir. Ou seja, um consórcio só vale a pena para você, se realmente não houver nenhuma urgência em possuir o bem no momento.

Então, tenha a certeza de que não precisa dele agora, e que poderá esperar eventualmente até o final da quitação do valor total do consórcio, antes de adquirir. Assim você evita desespero e decepção por não ser sorteado logo e ficar sem o bem que deseja, por muito tempo e às vezes até o final do consórcio.

Agora, pesquise bem e só inicie um consórcio ao ter certeza de que vale a pena

Agora, pesquise bem e só inicie um consórcio ao ter certeza de que vale a pena
Agora, pesquise bem e só inicie um consórcio ao ter certeza de que vale a pena

Basicamente, resumindo tudo o que dissemos até aqui, para um consórcio ser algo que vale a pena, você precisa cumprir três características básicas:

  1. Não possui dinheiro para comprar o bem que deseja à vista;
  2. Também não haver nenhuma urgência em adquirir e usufruir do bem no momento ou em breve;
  3. Finalmente, ter um perfil de que não conseguiria guardar esse valor sozinho todos os meses ou investir em uma aplicação.

Pois o consórcio acaba atuando como uma espécie de reserva ou investimento, porém com a obrigatoriedade de que você deposite aquele valor todos os meses para quitar as parcelas do consórcio.

Assim, se você se encaixa nesse perfil com estas principais características, você provavelmente vai achar que um consórcio vale a pena sim! Mas, lembre-se de tomar os cuidados de que falamos anteriormente, ok?

Então, pesquise sempre tudo o que puder sobre a administradora responsável pelo consórcio antes de fechar qualquer contrato. Ademais, confira o seu score de crédito e tenha a certeza de que vai conseguir passar numa avaliação de crédito, para não acabar tendo prejuízo ao ser impedido de participar de sorteios durante o consórcio.

Pois, como dissemos, quem tem um score de crédito ruim não poderá adquirir o bem antes de quitar o valor total do consórcio. Assim, pode ser que um consórcio não seja uma opção que vale a pena nesses casos.

Conclusão

Então chegamos ao final de nosso artigo exclusivo com tudo o que precisa saber sobre consórcio e se vale a pena participar de um. Agora, pegue todas as informações que aprendeu aqui com a gente, e faça uma boa pesquisa antes de entrar em qualquer acordo de consórcio, ok?

Assim, esperamos que seja mais fácil decidir se um consórcio é o que vale a pena para você, e todas as características que envolvem um contrato desse tipo. Pois se você souber pesquisar e fazer um bom acordo de consórcio, pode acabar se dando muito bem e levando o bem ainda nas primeiras parcelas, ou não. 

Então, fique de olho em todas as condições, taxas, tarifas, vantagens, desvantagens, quem é a administradora, etc, ok?

Assim, esperamos que esse artigo seja vantajoso para você nesse sentido, e até mais!

Existe Consórcio para negativado?

Sabia que é possível realizar um consórcio mesmo estando negativado? Saiba mais e conheça as melhores opções abaixo.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Submarino ou Cartão Zencard: qual o melhor?

Está em dúvida de qual cartão de crédito é ideal para você? Conheça nosso comparativo entre o cartão Submarino ou Zencard e decida!

Continue lendo
content

Conheça o Empréstimo consignado BxBlue

Conheça o empréstimo consignado Bxblue, ideal para negativados, pensionistas e aposentados, com segurança e praticidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Financiamento Imobiliário Credihome

Veja aqui o passo a passo para solicitar um financiamento imobiliário com a Credihome e escolha a melhor opção de crédito disponível no mercado.

Continue lendo
content

Como começar um planejamento financeiro mensal

O planejamento financeiro mensal é essencial para sua organização financeira. Confira aqui algumas dicas de como fazê-lo.

Continue lendo
content

O que vender para ter renda extra?

Está sem ideias de como fazer renda extra? Não se preocupe! Elencamos algumas ideias do que vender para ter uma segunda fonte de renda.

Continue lendo