Finanças
Como utilizar o cartão de crédito sem se endividar?
Você se tornou um refém do cartão de crédito e já não sabe mais o que fazer para não se endividar? Então continue lendo, pois, vamos te ajudar a usá-lo sem que você faça ainda mais dívidas!
Anúncios
Dívidas no cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais usados no Brasil e no mundo, contudo, pela acessibilidade, faz com que as pessoas construam várias dívidas com o uso constante. Então, como utilizar o cartão de crédito sem se endividar?
Isso porque, ao usar o cartão de crédito, o usuário deixa de ter a mesma atenção que teria com o dinheiro físico, pois passa a ter impressão de que não está se endividando.
Então, vamos falar um pouco sobre o cartão de crédito e de que forma ele pode te ajudar no dia a dia, e de que forma, ele pode trazer vários problemas.
O cartão de crédito realmente é o vilão da história?
Por mais que se com um vilão, o cartão de crédito não surgiu para trazer mais problemas para os seus usuários.
Na verdade, ele veio como uma maneira de trazer comodidade e facilidade, principalmente, nos momentos em que o usuário não tiver dinheiro físico em mãos.
Contudo, da mesma maneira que ele traz várias vantagens, também traz desvantagens, pois causa a impressão de que o usuário não está gastando dinheiro.
Isso porque, o cartão de crédito traz a vantagem de se parcelar contas, e, assim, só precisarão ser pagas daqui a alguns dias ou meses.
Então, para que o cartão de crédito apenas traga vantagens na sua vida, vamos listar algumas dicas que poderão te ajudar no processo. Confira:
7 dicas para utilizar o cartão de crédito sem se endividar
Separamos 07 dicas para que você possa utilizar o cartão de crédito sem se endividar. Confira abaixo:
Evite parcelamentos
E a nossa primeira dica, para que você possa utilizar o cartão de crédito sem se endividar, é que você evite fazer parcelamentos.
Isso porque, ao se fazer compras para serem pagas a longo prazo, as suas finanças poderão se tornar uma grande bagunça.
Pois, hoje, você pode possuir os valores necessários para o pagamento daquela despesa, mas, no futuro, pode não possuir.
Então, na medida do possível, dê preferência aos pagamentos à vista no ato das compras feitas no cartão, ou, com poucas parcelas.
Ou seja, evite ao máximo fazer compras parceladas em vários meses, pois, apesar de parecer uma ótima oferta, a longo prazo, não traz vantagens.
Contudo, isso não significa que as compras parceladas só trazem desvantagens, mas, use-as apenas em casos em que haja necessidade.
Portanto, para que você consiga ter controle sobre suas finanças, ao utilizar cartão de crédito, lembre-se de evitar os parcelamentos.
Atente-se com o pagamento da fatura
Outra dica que temos para que você use o seu cartão de crédito com sabedoria, é para que você preste atenção na data do pagamento da sua fatura.
Isso porque, pagamentos de faturas feitos com atraso, rendem altas taxas de juros, gerando ainda mais problemas para os usuários.
Então, anote as datas de fechamento da sua fatura no cartão de crédito, para que não se esqueça de fazer o pagamento nos dias corretos.
Outra dica, é para que você sempre anote todas as compras feitas no cartão, e, instale o aplicativo do seu banco no seu aparelho celular.
Pois, poderá fazer uma análise da sua planilha de gastos, juntamente com a do banco, e caso haja divergências, poderá fazer uma reclamação.
Isso é importante, pois, não são raros os casos de erros de registro de compras feitas em cartões de crédito, e, por um descuido, você pode acabar pagando a mais do que realmente deveria.
Portanto, faça uma planilha com suas receitas e despesas, assim como, data de fechamento da fatura, melhor dia de compra, e data de pagamento.
Esses dados também são importantes, pois, podem fazer com que a fatura venha menor, já que a data de fechamento da sua fatura, na maioria das vezes, acontece dez dias antes da data de vencimento.
Isso significa que, sabendo exatamente qual é o dia de fechamento da fatura, poderá esperar pela próxima fatura, para fazer determinada compra, do que fazer uma compra que virá ainda na fatura vigente.
Ou seja, a lógica do cartão de crédito é bem simples, basta sempre ter em mãos todas as movimentações que acontecem com ele.
E, caso você tenha alguma dificuldade em se lembrar de pagar suas faturas em dia, também tem a opção de programar o pagamento.
E assim, você reduz as chances de deixar suas faturas em atraso.
Cuidado com o crédito rotativo
Nossa dica de agora é sobre o crédito rotativo, uma alternativa bastante usada pelos clientes que usam cartão de crédito, mas, pode ser perigosa.
O crédito rotativo funciona da seguinte maneira:
Imagine que você tem uma fatura acima da sua receita mensal, e já sabe que não poderá realizar o pagamento do valor total da fatura até a data de vencimento.
Porém, você também não pode ficar sem utilizar o cartão de crédito, pois, ele é a sua forma de pagamento mais utilizada no dia a dia.
Então, a instituição financeira te dá a alternativa de fazer um parcelamento, ou, pagar uma quantia mínima da sua fatura ou a quantia que você conseguir pagar dela, e o restante será então financiado pelo crédito rotativo.
De imediato, parece uma ótima ideia, contudo, é importante mencionar que o crédito rotativo é um tipo de crédito oferecido aos clientes, mas, que apresentam as taxas de juros mais altas do mercado.
Ou seja, na prática, entrar para o chamado crédito rotativo significa que o cliente estará pagando juros em cima da fatura que ele não conseguiu pagar.
Ou seja, em uma análise financeira inteligente, não é uma boa opção, já que as chances de se endividar são enormes.
Pois, se você não teve os valores necessários para o pagamento da fatura sem os juros, imagine só com altas taxas de juros sobre ela?
Infelizmente, apesar de trazer várias desvantagens, o crédito rotativo ainda se torna uma opção, já que é melhor pagar pouco, do que não pagar nada.
Portanto, antes de tomar uma decisão sobre o crédito rotativo, tente ao máximo pagar a fatura do seu cartão.
Estabeleça um limite realista para usar no cartão de crédito
E, uma outra dica para que você evite se endividar com o uso constante do cartão de crédito, é estabelecer limites realistas para o cartão.
Isso porque, há pessoas que possuem uma receita mensal média, porém, estabelecem altos limites no cartão de crédito.
E assim, o que viria para trazer comodidade, trará ainda mais problemas, com juros e taxas altas, além dos gastos constantes.
Então, na hora de estabelecer um limite para o seu cartão, uma dica é que ele não ultrapasse 50% da sua renda mensal.
Ou seja, ainda que o banco ofereça várias oportunidades de limites mais altos, lembre-se que você poderá não ter como pagar.
Hoje, há também as opções de alguns bancos digitais, que possibilitam aos clientes controlar o próprio limite do cartão direto pelo aplicativo do celular, garantindo mais autonomia, e controle financeiro.
Procure cartões sem anuidades e tarifas
Na hora de fazer o seu cartão de crédito, opte por aqueles que não possuem tarifas ou anuidade.
Hoje, há diversas alternativas de bancos digitais que oferecem cartões de crédito sem taxas, tarifas e anuidade.
E ainda, você também pode tentar negociar com o seu banco, a redução dessas taxas ou pelo menos dos valores delas.
Isso porque, na maioria das vezes, nem percebemos os valores cobrados pela anuidade e taxas, que podem se tornar um grande problema financeiro.
Então, como já mencionamos, faça uma análise cuidadosa do seu cartão de crédito, e todas as movimentações financeiras.
Portanto, faça uma escolha inteligente, mas, acima de tudo, lembre-se que você é o cliente, e uma boa conversa com o seu banco, poderá trazer vantagens para ambos.
8 opções de cartão de crédito com o nome sujo!
Nome sujo não é mais um problema, tenha seu cartão hoje mesmo!
Evite compras por impulso
Na hora de usar o cartão, lembre-se de usá-lo apenas em compras que você realmente tenha a necessidade de fazê-las.
Ou seja, evite fazer compras por impulso, ou, usar o cartão de crédito para comprinhas desnecessárias.
Entre essas comprinhas, temos, por exemplo, um cafezinho após o almoço depois do trabalho ou um maço de cigarro.
Isso porque, esses pequenos gastos feitos com frequência, podem se tornar uma grande dor de cabeça, na hora de fechar a fatura do mês.
Então, use o cartão apenas para situações em que outros meios de pagamentos são mais difíceis de serem utilizados, ou mesmo, para trazer comodidade.
Contudo, evite usá-lo para compras por impulso, e que você possa fazer com dinheiro físico.
E, se ainda sim, houver necessidade, opte sempre pelo pagamento a vista, como mencionamos acima.
Utilize o cartão de crédito como um meio de pagamento
Como mencionamos acima, o cartão de crédito deve ser usado como um meio de pagamento, e não apenas como um instrumento de fazer compras.
E, assim, é preciso saber exatamente quais são as compras feitas com o cartão, e, de que forma, ele está interferindo na sua vida financeira.
O cartão é para trazer facilidade, comodidade e segurança, mas, não deve se tornar apenas um objeto que você usa constantemente.
Portanto, lembre-se de utilizar o cartão apenas como um meio de pagamento, mas não como o único meio de pagamento.
Dica Bônus: Tenha uma reserva de emergência
Para fechar nossas dicas com chave de ouro, a última dica é para que você tenha uma reserva de emergência.
Já mencionamos em outros posts, sobre a importância da reserva de emergência, que nada mais é que, ter um dinheiro armazenado para situações de urgência e emergência.
Entre essas situações podemos listar: Perda de emprego; gravidez não planejada; divórcio; doença; morte, entre outras.
Então, guardar uma reserva ainda que seja pouca para situações que você não estava planejado, é recomendado em qualquer circunstância financeira.
Nesse caso, você pode começar com parcelas mínimas de R$100, e, com os rendimentos, poderá no futuro ter uma grande ajuda.
Portanto, mantenha uma reserva, mas, acima de tudo, cultive uma vida financeira controlada, para que não tenha surpresas indesejadas com o uso do cartão de crédito.
Como fazer uma reserva de emergência?
Tire todas as suas dúvidas, e comece a sua reserva de emergência!
Sobre o autor / Joyce Viana
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como solicitar o empréstimo FinanMaster
O empréstimo FinanMaster oferece várias opções de crédito para a sua necessidade e é ideal para negativados. Veja como solicitar!
Continue lendoCartão de crédito VestCasa: o que é o VestCasa?
O cartão VestCasa é ideal para quem já é cliente das lojas VestCasa mas quer aproveitar outros benefícios proporcionados pelo cartão. Veja.
Continue lendoConheça o cartão de crédito BTG Opção Black
Saiba neste post tudo sobre o cartão de crédito BTG Opção Black e veja se ele realmente combina com o seu estilo de vida!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como evitar cair em empréstimos fraudulentos?
Fazer um empréstimo requer muita atenção e precaução. Isso porque hoje em dia cada vez mais pessoas estão caindo em golpes. Por isso, é importante estar por dentro das principais dicas na hora da contratação. Quer saber mais? Continue a leitura!
Continue lendo12 vantagens Credicard Beta
Já conhece o cartão Credicard Beta? Conte com diversos seguros e benefícios, além de diversos descontos em lojas como a Ponto Frio e Magazine Luiza.
Continue lendoComo ganhar dinheiro vendendo comida? Confira as opções!
Se você está procurando uma forma de fazer uma renda extra, que tal conferir como ganhar dinheiro vendendo comida? Leia o texto com atenção e garanta a sua renda extra.
Continue lendo