Educação Financeira

Como se livrar de restrições no CPF

Está com restrições no CPF e não sabe o que fazer? Neste post você entenderá como se livrar das restrições com um passo a passo simples que te ajudará a manter seu nome limpo. Confira!

Anúncios

CPF com restrição: entenda o que fazer

Dê um fim as restrições no seu CPF de uma vez por todas. Fonte: Adobe Stock.
Dê um fim as restrições no seu CPF de uma vez por todas. Fonte: Adobe Stock.

O Senhor Panda hoje lhe trará um conteúdo muito útil sobre como se livrar de restrições no CPF. Atualmente, essa pergunta tem se feito ainda mais constante entre as pessoas. Afinal, segundo pesquisas, cerca de 29% das pessoas no país possuem alguma restrição em seu CPF.

Este cenário se intensificou com o aumento do desemprego, os altos índices de inflação, a crise econômica que se instalou em todo o país, entre outros fatores.

Portanto, por conta deste cenário, muitas pessoas estão com o nome negativado no mercado e saber como se livrar de restrições no CPF e voltar a ter uma vida financeira equilibrada é o desejo de muitos.

Com a regularidade do CPF, a pessoa voltará a ter fôlego financeiro, poderá solicitar créditos para equilibrar as finanças ou tirar alguns projetos do papel. No entanto, do contrário, ou seja, com restrições no CPF, torna-se impossível acesso a estas oportunidades.

Mas não se preocupe, no conteúdo de hoje vamos trazer algumas dicas importantes e úteis que lhe ajudarão nesta caminhada. 

Continue a leitura e saiba mais!

O que são restrições no CPF?

Antes de mais nada, você sabe o que são restrições no CPF? Pois é, muitas pessoas que estão com restrições no CPF não sabem nem ao menos o que são restrições. Por conta disso, acabam não conseguindo se livrar delas e ficam incapacitadas financeiramente.

Contudo, entenda que as restrições no CPF são uma espécie de fotografia das nossas pendências financeiras ou dívidas. Ou seja, elas são impostas para as pessoas negativadas ou que não realizaram o pagamento de alguma conta. Sendo assim, a pessoa sofre limitações em suas ações financeiras ficando com restrições em seu CPF.

Ou seja, as restrições são exatamente o que o nome diz, é uma condição que a pessoa acaba se colocando por falta de pagamento de alguma compra, dívida, empréstimo, negociações, etc.

Por conta disso, a pessoa acaba ficando inadimplente com os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, por exemplo. Ou seja, ela fica negativada, sem condições de solicitar ou realizar o pagamento de serviços de crédito e muitos outros.

Enfim, essas restrições acabam minando o CPF do usuário, que fica manchado em diversos estabelecimentos e instituições de crédito. Nesse sentido, possuir restrição no CPF traz diversas consequências que vamos falar nos próximos tópicos.

Porém, o fator mais importante, é saber como se livrar de restrições no CPF e voltar à situação regular. Vamos te explicar isso logo mais.

CPF protegido: por que investir nisto?

Entenda porque é importante monitorar seu CPF e evitar golpes. Saiba mais aqui!

Por que seu CPF está restringido?

Afinal, acabe com as dúvidas e entenda porque seu CPF está restringido. Fonte: Adobe Stock.
Afinal, acabe com as dúvidas e entenda porque seu CPF está restringido. Fonte: Adobe Stock.

Existem duas formas de chegar ao estado de restrições no CPF. Em primeiro lugar, estão as financeiras. Ou seja, as razões pelas quais as pessoas acabam ficando negativadas é o não pagamento de algum valor em específico, como:

  • Empréstimos não pagos;
  • Financiamentos;
  • Compras com atrasos muito grandes;
  • Não pagamento de contas.

Essas e muitas outras são as razões para que um indivíduo acabe ficando em situação negativa para com o Serasa e demais órgãos de crédito.

Além disso, existem outras razões fora do nicho financeiro, que são problemas cadastrais que podem acarretar restrições do CPF para determinadas pessoas. Então, veja quais são elas:

  • Ausência do voto nas eleições sem justificativa;
  • CPF duplicado;
  • Imposto de Renda não declarado;
  • Falecimento;
  • Entre outros.

Com essas razões, o indivíduo pode acabar ficando em situação irregular com os órgãos responsáveis e, consequentemente, com restrições no CPF. Desta forma, ficará com maior dificuldade em solicitações de serviços simples.

Apesar de ser possível, é muito raro encontrar pessoas negativadas por conta desses erros cadastrais que podem ocorrer. Portanto, as razões mais comuns são as financeiras, ou seja, não pagamento de alguma conta ou dívida.

Enfim, mas o que ocorre quando estamos com o CPF sujo? Trataremos disso no próximo tópico!

O que acontece quando seu CPF está sujo?

Entenda que o CPF é um dos principais documentos que utilizamos em inúmeros processos para nos identificar e mostrar quem somos para empresas, bancos e muitos outros estabelecimentos.

Assim, no momento em que ficamos negativados e com restrições no CPF, estamos limitados a realizar procedimentos em áreas específicas.

Nesse caso, estamos falando da área financeira, tendo em vista que o usuário pode receber essas restrições por conta de dívidas que acabaram não sendo quitadas. Com isso, o usuário ganha um novo perfil diante das empresas, o de inadimplente.

A pessoa que está inadimplente é vista pelas instituições financeiras como alguém com maior probabilidade de não honrar com seus compromissos financeiros e acumular dívidas.

Sendo assim, é muito mais complicado solicitar um cartão de crédito ou débito, empréstimos, financiamentos e muitos outros serviços do nicho financeiro. São inúmeras as restrições para o negativado.

Lembrando que essas restrições acabam, somente quando as dívidas são pagas e o histórico de crédito ao invés de piorar, começa a se estabelecer novamente no Serasa.

No entanto, fatores como o score, são determinantes para alguém que deseja sair do modo negativado. Entenda adiante como funciona.

Passo a passo para se livrar das restrições no seu CPF 

Afinal, como me livrar das restrições? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, como me livrar das restrições? Fonte: Adobe Stock.

Algumas pessoas ficam desesperadas por não saberem como se livrar de restrições no CPF e acabar com toda a situação imposta pelos órgãos responsáveis.

No entanto, essa situação pode ser facilmente resolvida. Para isto, basta que esteja disposto a negociar suas dívidas e quitá-las. Sim, é importante mencionar que é preciso quitar. Afinal, algumas pessoas pensam que basta entrar no Serasa e negociar a dívida para aumentar o score e conseguir acesso a crédito novamente. Porém, não funciona assim.

 Então, veja o passo a passo:

  • Primeiro, acesse o Serasa Limpa Nome;
  • Então, insira seu CPF para consulta;
  • A partir daí você terá acesso as suas dívidas;
  • Então, negocie tudo que for possível;
  • Leia todas as instruções com atenção;
  • Por fim, basta realizar o pagamento.

Viu como é simples? Ao realizar a negociação através do Serasa, as instituições já passaram a te enxergar de maneira diferente. A partir do momento em que a negociação é feita e as parcelas dessa negociação são pagas em dia, seu score vai subindo. Desta forma, você irá gradualmente recuperando seu crédito. 

Além disso, através do Serasa você poderá ter acesso a ofertas incríveis com descontos das dívidas, diminuição das taxas de juros e muito mais. Portanto, essa é uma das melhores formas para se livrar de restrições no CPF.

Ou seja, podemos negociar diretamente todas as dívidas em atraso através do Serasa. Além disso, realizar o pagamento das contas de maneira simples, por boleto ou PIX, no próprio site depois das negociações. 

Enfim, agora que você sabe como se livrar de restrições no CPF, acesse o site e regularize sua situação financeira. Além disso, que tal saber mais sobre o conteúdo abordado hoje? Acesse nosso conteúdo recomendado e veja como consultar seu CPF.

Como consultar CPF pelo nome

É possível fazer essa consulta somente pelo nome da pessoa. Aqui vamos te mostrar como consultar e, ainda, os cuidados que você deve tomar com seu CPF. Confira!

Sobre o autor  /  Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Zoom

Descubra como você consegue solicitar o cartão Zoom e assim ter um cartão de crédito que oferece até 1% de cashback na fatura!

Continue lendo
content

Fraude empréstimo consignado INSS 2021: como acontece

Você sabe o que é a fraude no empréstimo consignado INSS? Pois hoje vamos te contar como ela funciona e o que fazer para se proteger!

Continue lendo
content

Tudo sobre o empréstimo Safra sem consulta de nome

Você conhece o empréstimo Safra sem consulta de nome? Se ainda não, então chegou a hora de conhecê-lo. Leia o nosso texto e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empréstimo pelo WhatsApp BMG: como funciona e quais as vantagens?

Se você está procurando um empréstimo com juros acessíveis e simples de contratar, o empréstimo pelo WhatsApp BMG pode ser uma boa solução. Para saber mais, é só continuar a leitura do artigo!

Continue lendo
content

Qual a taxa de juros do cartão de crédito da Caixa?

O crédito rotativo do cartão de crédito e o parcelamento de faturas são grandes aliados na hora do aperto financeiro. No entanto, você precisa saber como eles funcionam. Veja mais aqui.

Continue lendo
content

Confira as melhores opções de celular bom e barato para 2022!

Na era dos smartphones, encontrar um celular bom e barato pode ser mais fácil do que você imagina! Portanto, confira as sugestões que trouxemos para você e descubra como adquirir um novo dispositivo gastando pouco. Vamos lá?

Continue lendo