Auxílio Governo

Como se inscrever no PIS/PASEP

O PIS/PASEP é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros de baixa renda. Sendo assim, no artigo de hoje vamos te mostrar como se inscrever nesse auxílio. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 03/03/2022

Descubra como fazer a inscrição no PIS/PASEP

Saiba como fazer a inscrição para receber o PIS/PASEP. Fonte: CUT.
Saiba como fazer a inscrição para receber o PIS/PASEP. Fonte: CUT.

O governo brasileiro institui diversos benefícios para seus trabalhadores. Sendo assim, em caso de demissão ou até baixa renda, os funcionários registrados não ficam desamparados. Esse é o caso do PIS/PASEP. Antigamente, esse benefício era equivalente ao FGTS. Sendo assim, com o tempo, esse valor foi transferido para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Porém, atualmente, o PIS/PASEP foi alocado para outro benefício: o abono salarial. 

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te mostrar como funciona a inscrição nesse programa. Confira!

Anúncios

Como se cadastrar no PIS/PASEP?

Em primeiro lugar, para receber o PIS/PASEP é preciso estar cadastrado. Entretanto, diferente do que muita gente pensa, esse cadastro é feito pelo próprio empregador. Sendo assim, para receber o abono salarial é preciso cumprir alguns critérios. Veja:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP por pelo menos 5 anos;
  • Receber remuneração média de até dois salários mínimos;
  • No ano-base deve ter trabalhado 30 dias para pessoa jurídica;
  • Estar cadastrado na Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial.

Nesse sentido, praticamente todos os critérios não dependem do funcionário. Por exemplo, o cadastro no eSocial, é responsabilidade do empregador. Aliás, diretamente no ato da contratação já deve ser feito o cadastro.

Como receber o benefício?

Em suma, para receber o benefício PIS/PASEP é preciso seguir os critérios acima. Dessa forma, se você já se certificou dos critérios e deseja consultar o benefício, existem algumas formas. Em primeiro lugar, no caso do PIS, basta acessar o aplicativo Caixa TEM ou Caixa Trabalhador. Além disso, o Ministério do Trabalho também realiza essa função. Ou seja, é só entrar em contato pelo telefone 158. Por fim, o PIS também pode ser consultado no aplicativo da carteira de trabalho.

Em segundo lugar, para quem recebe o PASEP, a consulta é feita com o Banco do Brasil. Ou seja, o banco disponibiliza o site Consulte meu PASEP. Além disso, se você preferir também é possível fazer o contato pelo telefone. Veja os números:

  • 4004 0001;
  • 0800 729 0001.

Anúncios

Como sacar o PIS/PASEP?

Descubra como sacar o benefício. Fonte: Pexels.
Descubra como sacar o benefício. Fonte: Pexels.

Em resumo, como já mencionamos, os auxílios PIS/PASEP são pagos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Sendo assim, quem é vinculado ao PIS recebe pela Caixa Econômica Federal. Já quem é de orgãos públicos, recebe o PASEP pelo Banco do Brasil. 

Sendo assim, veja as formas de sacar o benefício pela Caixa Econômica Federal:

  • Saque na conta Caixa para correntistas;
  • Sacar no Caixa Tem com a conta criada automaticamente;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Receber em Casas Lotéricas;
  • Saque presencial da Caixa Econômica Federal;
  • Sacar em Caixa Aqui com o cartão social e a senha em mãos.

Já para quem recebe o PASEP, o processo deve ser feito com o Banco do Brasil. Sendo assim, os correntistas do Banco do Brasil podem receber o dinheiro diretamente em sua conta. Além disso, para quem quiser transferir a quantia para outro banco, basta fazer um TED. Ademais, quem desejar sacar o dinheiro, deve comparecer presencialmente a uma agência do Banco do Brasil. 

Portanto, você entendeu um pouco mais sobre como funciona o PIS/PASEP. No artigo recomendado abaixo, detalhamos para você as principais diferenças entre os dois benefícios. Confira!

PIS e PASEP: qual a diferença entre os dois?

Veja mais sobre a diferença desses dois auxílios!

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Caixa Universitário

Confira o passo a passo de como solicitar o cartão Caixa Universitário e usufrua de seus benefícios imperdíveis. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF?

Descubra como consultar o Cadastro Único pelo CPF, como funciona o sistema de dados do governo e o que fazer se o seu CPF estiver suspenso.

Continue lendo
content

Quanto é a anuidade cartão Casas Bahia?

Você sabe quanto é a anuidade cartão casas Bahia? Leia este post e confira tudo sobre as taxas cobradas, bem como os principais benefícios.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal Just

Com taxa de juros a partir de 1,60% ao mês você pode solicitar até R$35 mil reais com o empréstimo Just. Saiba mais no texto abaixo.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Banese

O cartão Banese, sem anuidade e sem burocracia, é uma ótima alternativa para quem quer facilitar os seus pagamentos, parcelamentos e finanças. Para saber como solicitar o seu, é só continuar com a gente ao longo do artigo!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Santander SATA Blue

Quer um cartão internacional, com bandeira Visa e um bom programa de milhas aéreas? Então conheça, em seguida, o cartão de crédito Santander SATA Blue e aproveite as vantagens.

Continue lendo