Auxílio Governo

Conheça o benefício Auxílio Dona de casa

Se você é de baixa renda, não possui renda própria e realiza trabalho doméstico em casa, pode receber o Auxílio Dona de casa. No artigo de hoje, vamos te explicar como funciona esse benefício do governo e, ainda, te ajudar a solicitar. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

22/03/2022 | Atualizado em 23/03/2022

Veja como receber o Auxílio Dona de casa

Veja todos os detalhes do Auxílio Dona de Casa. Fonte: Pexels.
Veja todos os detalhes do Auxílio Dona de Casa. Fonte: Pexels.

O benefício Auxílio Dona de Casa é concedido as pessoas que trabalham cuidando de suas casas. Além disso, é destinado para quem não possui renda própria e se enquadram no grupo de baixa renda.

Essas pessoas que desempenham os afazeres domésticos costumam ser fundamentais para manter o grupo familiar funcionando. Isso porque elas dedicam sua vida apenas para cuidar da família e da casa. Por isso, esse auxílio é tão importante.

Sendo assim, o processo para receber é bem similar aos outros benefícios do governo. No artigo de hoje, vamos te mostrar como funciona o Auxílio Dona de Casa. Continue a leitura e descubra se você pode receber!

Anúncios

O que é o Auxílio Dona de casa?

Em resumo, o auxílio é focado nas pessoas que trabalham em casa e, por exemplo, não possuem aposentadoria. Ou seja, tem como função principal os afazeres domésticos, que são fundamentais para manter o grupo familiar.

Por isso, o Auxílio Dona de Casa compreende apenas pessoas na idade para se aposentar. Entretanto, normalmente, essas pessoas não realizaram atividade remunerada durante a vida. Dessa forma, o auxílio é essencial para manter essas pessoas.

Sendo assim, o auxílio paga o valor para quem está cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais. Além de ter renda mensal per capita de até dois salários mínimos.

Quais os benefícios do Auxílio Dona de casa?

O Auxílio Dona de Casa é fundamental para manter famílias de baixa renda. Fonte: Pexels.
O Auxílio Dona de Casa é fundamental para manter famílias de baixa renda. Fonte: Pexels.

A princípio, o principal benefício do Auxílio Dona de Casa é pelo Benefício de Prestação Continuada. Nesse sentido, é um benefício que está ligado a Previdência Social. 

Dessa forma, o benefício Auxílio Dona de Casa oferece um pagamento mensal de um salário mínimo. Mas é importante lembrar que é preciso ter idade para já se aposentar. Ou então, ser pessoa portadora de deficiência.

Aliás, esse benefício é muito similar ao Auxílio Inclusão. Isso porque ele também faz parte do Benefício de Prestação Continuada. Ou seja, também é destinado a pessoas em situação de baixa renda. 

Mas o Auxílio Inclusão é concedido para pessoas com deficiência que ingresse no mercado de trabalho. Dessa forma, oferecendo um incentivo para essa população permanecer em suas vagas sem ficarem desamparadas.

Anúncios

Quem tem direito ao auxílio?

Em suma, como já mencionamos, existem algumas condições para receber o Auxílio Dona de Casa. Nesse sentido, primeiramente é necessário ter renda mensal menor do que ¼ do salário mínimo. Isso dá em média R$275. 

Além disso, o seu grupo familiar também precisa estar cadastrado no CadÚnico. Em conjunto, só pode receber o benefício Auxílio Dona de Casa quem tiver mais de 65 anos. Ou então, for portador de qualquer tipo de deficiência. Seja ela física, intelectual, mental ou sensorial.

Por isso, se você se enquadra nesse grupo, saiba que a solicitação é muito simples. Vamos te explicar melhor, a seguir. 

Como saber se você receberá o Auxílio Dona de casa?

Por fim, para se cadastrar no benefício Auxílio Dona de Casa é preciso passar por uma entrevista com assistente social. Essa etapa é comum no benefício de prestação continuada. 

Isso porque o governo precisa entender o seu contexto e descobrir a real necessidade da sua família. Além disso, com a visita de uma assistente social é possível que ela indique ainda mais benefícios para o seu grupo familiar.

Sendo assim, após se cadastrar no Meu INSS, você também pode acompanhar a situação do seu processo. Isso tanto pelo site ou pelo aplicativo.

Entretanto, se você preferir, também é possível fazer isso ligando diretamente para o número 135. Quer saber mais sobre o processo de inscrição no auxílio? Então, leia o conteúdo recomendado abaixo.

Como se inscrever no Auxílio Dona de casa

Descubra aqui como se inscrever no Auxílio Dona de Casa.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o crédito imobiliário Santander

Saiba neste post como o crédito imobiliário do Santander funciona e veja também como você consegue solicitá-lo online.

Continue lendo
content

Review cartão Marisa 2021

Neste review do cartão Marisa conheça suas vantagens e desvantagens para decidir se este cartão é ideal para você. Confira todas as informações aqui!

Continue lendo
content

Qual o melhor cartão de crédito da Caixa?

Buscando o melhor cartão de crédito da Caixa? Então, analise nossa lista de recomendações e confira as características de cada opção apresentada.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar cartão Eskala

O cartão Eskala é exclusivo para clientes das lojas físicas e online Eskala. Ele oferece diversas vantagens, como o parcelamento das compras em até 5x sem juros ou em até 8x fixas com juros e o desconto de 10% na primeira compra. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Conheça a Itaú Conta Corrente

O Banco Itaú oferece uma conta corrente com diversas vantagens e benefícios, como 4 saques e 2 transferências gratuitas com a conta corrente Essencial. Saiba mais no texto abaixo!

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Pan: qual escolher?

Cartão PagBank ou cartão Pan? Eles têm muitos benefícios, mas qual é o melhor produto financeiro? Leia este post e saiba a resposta.

Continue lendo