Educação Financeira

Como criar uma boa meta financeira em 2021?

Você sabe como criar uma boa meta financeira em 2021? Então fique de olho que vamos te ensinar o passo a passo! Continue a leitura!

Anúncios

por Joyce Viana

Publicado em 08/07/2021

Quais são as suas metas financeiras?

Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: rodobens
Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: rodobens

De início, estabelecer uma meta financeira é um dos primeiros passos em busca de uma boa organização financeira, isso porque, assim, dá para se alcançar a independência econômica através da delimitação de objetivos claros e consistentes!

Então, você sabe como organizar uma meta financeira? Hoje, vamos te mostrar o passo a passo para que você conquiste a independência em 2021!

Anúncios

Por que devemos ter metas e uma organização financeira?

Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: banco bv
Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: banco bv

Então, é importante ter metas e organização financeira para ter objetivos claros de onde se pretende chegar em curto, médio e longo prazo!

Nisso, as metas servirão como um passo a passo para que você consiga atingir os resultados que deseja, daí também a importância de serem específicas com prazos e parâmetros.

Portanto, para ter uma vida financeira saudável você precisa definir metas para conseguir se organizar!

O que são metas financeiras?

Pois bem, as metas financeiras são basicamente as etapas que você alcança visando atingir resultados maiores. Por exemplo, você deseja se casar.

Nisso, o objetivo é o casamento e as metas são os passos necessários para se chegar lá como o noivado, a festa de casamento, a compra ou aluguel da casa do casal, entre outros.

Então, as metas precisam ser bem específicas para que os resultados possam ser atingidos e, elas podem ser de curto, médio e longo prazo.

Sendo de curto prazo, aquelas que devem ser atingidas no prazo de até 1 ano, podendo ser para casos urgentes ou para preparação para objetivos maiores.

Por outro lado, de médio prazo, devem ser cumpridas em, no máximo, dois anos, por exemplo, reforma da casa, casamento, viagem.

Por outro lado, as metas de longo prazo, são as metas que levam mais tempo para serem concretizadas, cerca de 5 anos no mínimo.

Portanto, as metas financeiras funcionam como uma espécie de escada para que você consiga atingir os seus objetivos!

Anúncios

Como fazer uma boa meta financeira?

Então, para fazer uma boa meta financeira é necessário conhecer com clareza o cenário atual em que você está inserindo, seus projetos atuais e futuros, valores e onde se pretende chegar, quais resultados você pretende alcançar a curto ,médio e longo prazo!

Em seguida, basta seguir o passo a passo certo para criar uma boa meta financeira, como mostraremos a seguir.

Passo a passo para criar uma boa meta financeira

Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: vecteezy
Como criar uma boa meta financeira em 2021? Imagem: vecteezy

Confira esse passo a passo para aprender a criar suas próprias metas!

Determine seus objetivos

Então, antes de mais nada, saiba com clareza o que você pretende alcançar.

Isso porque, se o seu objetivo é fazer um intercâmbio, você terá como meta financeira conseguir dinheiro para se manter em outro país e, assim, o seu primeiro passo é delimitar o seu objetivo e em quanto tempo você pretende alcançá-lo!

Identifique etapas

Em seguida, você precisa identificar as etapas que farão parte do caminho percorrido.

Nisso, as etapas podem ser maiores ou menores para atingir os resultados e, essas etapas maiores ou menores são as metas que mencionamos anteriormente. Depois disso, você estará pronto para seguir para o terceiro passo do nosso passo a passo!

Seja realista

Não crie uma meta financeira que você sabe que não irá conseguir cumprir, ou, que terá que basicamente “se matar” para isso.

Por exemplo, “vou conseguir triplicar meu orçamento atual no prazo de 3 meses.” É claro que dá sim para triplicar o orçamento em 3 meses, no entanto, várias variáveis irão se apresentar pelo caminho e podem tirar você do foco!

Portanto, opte por metas realistas, isso porque, se realizar em menos tempo, será uma grande vantagem para seu orçamento!

Se organize

Depois de organizar os objetivos, a meta financeira com os respectivos prazos, você agora irá partir para a prática e organizar o seu planejamento em uma planilha que pode ser digital ou física.

Isso porque, através da planilha você poderá visualizar melhor suas metas e como fará para atingi-las.

Acompanhe seu desempenho

Por fim, acompanhar o desempenho de uma meta financeira ao longo dos dias é um passo super importante para que você saiba como está sua evolução com o passar do tempo.

Isso porque, assim poderá saber se está errando ou acertando e também onde está errando e onde está acertando!

Portanto, não deixe de acompanhar seu desempenho na organização das metas financeiras! E se quiser ler um pouco mais sobre o assunto, segue abaixo um conteúdo recomendado:

Vale a pena abrir uma Poupança?

Abrir uma poupança pode trazer segurança, mas já não é mais tão vantajoso em termos de rendimento. Então vale a pena? Confira sobre isso aqui!

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como calcular porcentagem de forma rápida

Algumas das contas que aprendemos na escola são úteis para toda a vida. Veja no artigo de hoje como calcular porcentagem!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Just

Quer aprender a solicitar o empréstimo Just com prazos e taxas de juros reduzidas? Então continue a leitura para aprender o passo a passo!

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Permanente

O novo programa de repasse de renda chamado Auxílio Permanente vai liberar valores de R$1.200 para mães solteiras. Saiba aqui como se inscrever.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Feirão de Imóveis Santander oferece 103 propriedades em 11 estados

Com descontos de até 70% no valor do imóvel, o Feirão de Imóveis do banco Santander pode ser a oportunidade perfeita para quem deseja ter a casa própria. Nesse sentido, são 103 propriedades à venda em 11 estados brasileiros.

Continue lendo
content

Descubra como funciona o empréstimo para assalariado

Se você trabalha com carteira registrada, o empréstimo para assalariado pode ser uma boa opção. Descubra tudo sobre o empréstimo para assalariado!

Continue lendo
content

Investir com banco ou corretora?

Para decidir investir com banco ou corretora saiba que bancos podem oferecer taxas maiores, mas corretoras demandam uma nova conta. Entenda as características de cada uma para que consiga escolher a melhor opção!

Continue lendo