Dicas

Como calcular porcentagem de forma rápida

Calcular porcentagem é uma das coisas que aprendemos na escola e podemos levar para a vida. Por isso, se você não lembra como faz essa conta, descubra no artigo de hoje!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 19/02/2022

Lembra como calcular porcentagem? Veja aqui!

A porcentagem é muito útil no dia a dia. Veja como calcular! Fonte: Pexels.
A porcentagem é muito útil no dia a dia. Veja como calcular! Fonte: Pexels.

Seja quando jovens na escola ou já como adultos, existem algumas operações matemáticas que são fundamentais. Aliás, para a vida financeira. Esse é o caso da porcentagem! Sendo assim, o sinal está presente em descontos, promoções, taxas e tarifas. Dessa forma, é essencial entender o que é a porcentagem e também como calcular. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos relembrar como calcular porcentagem. Confira!

Anúncios

O que é porcentagem?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é – de fato – a porcentagem. Basicamente, é um cálculo que busca medir a proporção de uma parte em relação a outra. Normalmente, é comparado em relação ao todo. Por exemplo, se um restaurante tem a capacidade de receber 150 pessoas, mas na pandemia teve que diminuir sua ocupação para 25%. Como ficaria essa conta? 

Primeiramente, o valor de 150 corresponde a 100%. Nesse sentido, a porcentagem sempre corresponde ao número dividido por 100. Ou seja, no caso de 25% é 25 dividido por 100. Sendo assim, para saber qual é a ocupação permitida é muito simples. Basta dividir 25 por 100, que dá 0,25. Depois disso, é só multiplicar 0,25 por 150. Por fim, você chegará no valor de aproximadamente 37. Nesse sentido, o máximo de ocupação do restaurante será de 37 clientes.

Como calcular adicional noturno online

Você tem dúvidas sobre os benefícios trabalhistas? Trabalha no período da noite e não sabe quais são os seus direitos? Vamos te mostrar como calcular o adicional noturno.

Como calcular porcentagem de um valor?

Dessa forma, acima calculamos rapidamente a porcentagem. Entretanto, existem algumas formas diferentes de calcular. Aliás, se você vai prestar o vestibular, é fundamental que essa conta esteja na ponta do lápis. Por isso, vamos te mostrar algumas formas de como calcular porcentagem. Continue a leitura!

Anúncios

Regra de três

Em suma, a regra de três é a forma preferida de muita gente. Isso porque ela é bem simples de calcular. Basicamente fica assim:

ValorPorcentagem
150100%
x25%
Regra de três

Sendo assim, é só multiplicar os valores em cruz, fazer a divisão e você terá o resultado.

Porcentagem para número fracionário

Além disso, outra forma de como calcular porcentagem é transformando-o em número fracionário. Dessa maneira, o denominador fica sempre no 100 e deve dividir o valor de cima pelo de baixo. 

Porcentagem para número decimal

Por fim, você também consegue resolver contas de porcentagem transformando o número em decimal. Ou seja, multiplicando 150 por 0,25%. Ou seja, o 25 vai ser dividido pelo todo, que é 100. Dessa forma, você chega no valor de 0,25.

Como calcular porcentagem no Excel?

Saiba como utilizar a porcentagem no Excel. Fonte: Pexels.
Saiba como utilizar a porcentagem no Excel. Fonte: Pexels.

Agora, falando mais da vida real, vamos te mostrar como calcular porcentagem pelo Excel. Essa ferramente é amplamente utilizada no dia a dia de trabalho de muita gente. Por isso, é muito importante saber como fazer esse cálculo por lá.

Sendo assim, a boa notícia é que o próprio Excel disponibiliza fórmulas que te auxiliam no cálculo. Basicamente, é só inserir o valor total na primeira coluna da tabela. Já na segunda, você coloca o percentual que vai ser calculado. Depois disso, basta dividir uma célula pela outra.

Outros temas envolvendo porcentagem

Juros simples e compostos

Além de tudo isso, se você vai calcular o custo de um empréstimo, por exemplo, provavelmente está atento a outros temas que envolvem porcentagem. Por exemplo, os juros simples e compostos. Além disso, esse assunto é muito recorrente nas provas de matemática, principalmente no Enem. Veja a diferença entre os dois e como utilizar a porcentagem:

Juros Simples

Em suma, nos juros simples o crescimento das taxas são lineares. Dessa forma, eles não crescem conforme o tempo e são aplicados logo no valor inicial. Sendo assim, a conta é bem simples. Basta seguir a fórmula:

j = C.i.t

 (j = juros; C = capital; i = taxa; t = tempo)

Juros composto

Já os juros compostos, são os que mais vemos nas empresas financeiras. Isso porque eles são aplicados apenas no valor final. Nesse sentido, o crescimento é exponencial e aumenta com o passar do tempo. Veja a fórmula:

M = C (1+i)t

(M = o total da aplicação; C = capital investido; i = taxa de juros; t = período de tempo)

Razão e proporção

Além disso, também existe a razão e proporção. Em resumo, essa é um dos conceitos principais na matemática. Sendo assim, a razão é a comparação entre duas grandezas. Já a proporção, é a igualdade entre duas razões.

Dessa forma, a porcentagem é extremamente necessária para o dia a dia. Além disso, ser bom em cálculos básicos matemáticos é fundamental para manter uma boa vida financeira. Como mencionamos anteriomente, a porcentagem está presente em diversos ambientes. Por exemplo, aumento de contas ou descontos. Tudo isso é porcentagem.

Ou seja, se em algum momento a conta de água aumentar, por exemplo. Você já pode fazer o cálculo e se preparar para quanto vai ser o valor.

Por fim, veja como aplicar o cálculo de porcentagem na vida real. No artigo recomendado abaixo, te mostramos como calcular juros de empréstimos e dívidas, confira!

Como calcular juros de empréstimo ou dívida?

Saiba aqui como faz para calcular os juros de empréstimo!

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Iti Itaú

O cartão Iti Itaú não tem anuidade e, ainda, conta com um limite que pode chegar até R$ 10 mil. Leia este post e saiba mais sobre ele.

Continue lendo
content

Cartão Riachuelo ou Cartão Magalu?

O Cartão Riachuelo ou Cartão Magalu são cartões de compras com ofertas especiais e programas de benefícios, vale a pena conferir! Saiba mais.

Continue lendo
content

10 museus virtuais para você visitar em casa: conheça os maiores acervos do mundo no conforto de seu lar

As portas dos maiores acervos do mundo foram abertas e você, que está dentro no conforto de seu lar, consegue visitá-los por meio dos museus virtuais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer empréstimo com cartão de crédito

Com aprovação rápida e sem interferir no limite, o empréstimo com cartão de crédito é uma opção para obter dinheiro nos bancos. Quer entender como funciona? Continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Alt Bank

Se você quer um cartão completo e sem anuidade, o cartão de crédito Alt Bank pode ser a solução. Ele conta com diversas vantagens, como cashback, descontos em parceiros e conta digital gratuita. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post.

Continue lendo
content

Como solicitar o Financiamento Imobiliário Credipronto

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento imobiliário Credipronto de forma online e pague sua casa própria em 30 anos.

Continue lendo