Dicas

Como calcular adicional noturno online

Você tem dúvidas sobre os benefícios trabalhistas? Trabalha no período da noite e não sabe quais são os seus direitos? Neste artigo vamos te mostrar como calcular o adicional noturno online. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 15/12/2021

Calcule seu adicional noturno em minutos

O adicional noturno vale para pessoas que trabalham a noite e de madrugada Fonte: Pexels.
O adicional noturno vale para pessoas que trabalham a noite e de madrugada Fonte: Pexels.

A CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, rege todas as relações empregatícias no Brasil. E um de seus pontos é o adicional noturno. Esse valor é pago para empregados que trabalhem no período noturno e é obrigação do empregador pagar o adicional. No artigo de hoje, vamos te mostrar como calcular seu adicional noturno online. Tudo em questão de minutos. Continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é e como funciona o adicional noturno?

O adicional noturno é uma garantia a todos os empregados que trabalham no período da noite. Vale ressaltar que essa medida é apenas para maiores de 18 anos legalmente registrados em território brasileiro.

O trabalho noturno é considerado todo aquele feito durante a noite e madrugada. Porém, o horário muda de acordo com a área urbana e a rural. Na área urbana, o trabalho noturno compreende o período das 22 às 5 horas da manhã do outro dia. Já na área rural, existem duas divisões. O horário para trabalhos ligados a colheita e plantio é das 21 às 5 horas da manhã do outro dia. Quando está associado à pecuária, o horário é entre 20 e 4 horas da manhã.

Nesse sentido, o adicional noturno existe para compensar o esforço físico e mental que trabalhar a noite requer. Por isso, a hora de quem trabalha a noite é calculada de forma diferente. Para quem trabalha durante o dia, a hora é cobrada integralmente. Já os trabalhadores noturnos, trabalham 52 minutos e 30 segundos por hora contabilizada. Parece uma diferença pequena, mas no salário líquido fica mais fácil de visualizar.

Inclusive, na hora de calcular benefícios como INSS, FGTS, décimo terceiro salário, horas extras o adicional noturno também é contabilizado. Mas afinal, como calcular o adicional noturno online? Veja no próximo tópico.

Como calcular adicional noturno online passo a passo

O cálculo do adicional noturno pode ser feito á mão, contudo, a conta acaba sendo um pouco complicada. Em razão da quantidade de descontos e benefícios que precisam ser calculados juntos. Por isso, hoje em dia existem diversas ferramentas online para você calcular seu adicional noturno em apenas alguns minutos!

Geralmente, as calculadoras desse adicional solicitam informações como jornada de trabalho, salário bruto e quantidade de horas noturnas trabalhadas. Dessa forma, você sabe qual o valor correto do adicional. Vale lembrar que este benefício equivale a 20% sobre a hora diurna, ou seja, se o valor da hora normal é R$ 5,00, a hora noturna é 20% deste valor, sendo R$ 1,00. Então, é este valor que será multiplicado pela horas noturnas trabalhadas.

O que fazer para conseguir um emprego rápido?

Está precisando encontrar um emprego rápido, mas não sabe por onde começar? Então, leia este post e confira nossas dicas!

Anúncios

Onde investir dinheiro do adicional noturno online?

Saiba como calcular seu adicional noturno. Fonte: Pexels.
Saiba como calcular seu adicional noturno. Fonte: Pexels.

Se você recebe seu adicional noturno, talvez seja uma boa ideia investi-lo! Assim o seu salário fica para pagar todas as contas. E o valor que sobra, dá para guardar para realizar um plano a longo prazo. Nós reunimos algumas opções de investimentos para você entender mais. Confira!

Tesouro Direto

O Tesouro direto é um dos primeiros passos para quem está começando a entender mais sobre investimentos. Isso porque apesar de ser uma forma diferente da poupança, também dá uma certa segurança. Se tratam de empréstimos que o governo faz com quem investe, por meio da compra de títulos públicos.

A aplicação inicial pode ser muito baixa e o valor rende diariamente. A principal diferença do Tesouro Direto é o tempo que o seu dinheiro fica parado. Isso depende muito do tipo que você investe. Existem três tipos:

  • Prefixados;
  • Pós-fixados;
  • Híbridos.

Se você quer investir a longo prazo, o Tesouro Direto é uma boa opção. Dessa maneira, o rendimento vale mais a pena.

CDB

O CDB é o “Certificado de Depósito Bancário”. Essa forma de investimento é como um empréstimo que a instituição financeira faz com seu cliente em troca de remuneração. Um benefício é que o CDB rende diariamente e não mensalmente. 

Além disso, o CDB é uma forma de investimento tão segura quanto a poupança. O motivo é o FGC, ou Fundo Garantidor de Créditos. Por essa razão, é um investimento indicado para quem não é acostumado ainda com o mundo das finanças. Como o CDB são títulos, eles rendem de acordo com diversas taxas. A mais comum é o CDI, o Certificado de Depósito Interfinanceiro. Muitos bancos oferecem o rendimento de mais de 100% do CDI.

Para investir no CDB é simples. Vários bancos atualmente oferecem essa possibilidade. É só escolher o que for melhor para a sua realidade. O ideal é analisar não só a taxa de rendimento, mas também outras condições dos bancos.

Ações

Ações são capitais de empresas, divididos em milhares de partes. Algumas empresas vendem partes de suas empresas para a bolsa de valores. Dessa forma, ela fica disponível para investidores comprarem. Existem duas formas de ganhar dinheiro investindo em ações:

  • Dividendos: a empresa dá parte de seus resultados para quem investe;
  • Valorização das ações: essa modalidade é basicamente compra e venda. Comprar por um valor desvalorizado e vender por um muito valorizado no futuro.

Essa forma de investimento requer mais tempo e entendimento do mercado financeiro. Entretanto, investir em dividendos é uma forma mais simples de investir em ações.

Fundos Imobiliários

Entenda como investir o seu dinheiro do adicional noturno. Fonte: Pexels.
Entenda como investir o seu dinheiro do adicional noturno. Fonte: Pexels.

Investir em Fundos Imobiliários pode ser muito bom para pessoas físicas. Isso porque o valor inicial é baixo e tem cada vez mais informação sobre para aprender.

Os Fundos Imobiliários funcionam de forma parecida com as ações. Um fundo é feito por alguma corretora e dividido em milhares de partes. Essas partes são vendidas na bolsa de valores. E todos os participantes dividem os lucros igualmente. Nesse sentido, o lucro vem da venda e exploração desses imóveis.

Algumas vantagens são que o preço inicial é barato, é fácil tanto de comprar e de vender e, ainda, tem rendimento todos os meses.

Letras de câmbio

Similarmente ao CDB, as letras de câmbio também são títulos de renda fixa. Porém, nesse caso se trata de sociedades de crédito que pegam o dinheiro emprestado.

Algumas sociedades famosas em LC são a Crefisa e a Fininvest. 

As vantagens de Letras de Câmbio são parecidas com as do CDB. É um investimento de baixo risco, com boa rentabilidade e rendimentos diários

Quem tem direito ao adicional noturno?

Como já mencionamos tem direito ao adicional noturno: qualquer trabalhador maior de 18 anos registrado em território nacional que trabalhe a noite. Os períodos compreendidos são:

  • Urbana: entre 22 e 5 horas da manhã; 
  • Rural plantio e colheita: entre 21 e 5 horas da manhã;
  • Rural pecuária: entre 20 e 4 horas da manhã;

Agora que você já sabe como investir e calcular seu adicional noturno, conheça mais uma opção de investimento nesse artigo recomendado abaixo.

Como investir no CDB PicPay Liquidez Diária

Quer saber como investir no CDB PicPay Liquidez Diária e ter o espetacular rendimento de 210% CDI? Então, leia o nosso texto e descubra.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Recomendador Senhor Panda – Conheça a conta Banco do Brasil

A conta do Banco do Brasil junta segurança com praticidade de uma conta digital. Saiba tudo sobre essa conta aqui!

Continue lendo
content

Conheça o Acordo Certo: negocie suas dívidas em 2021

Conheça o Acordo Certo uma plataforma na qual você consegue negociar as suas dívidas com segurança e sem nenhuma burocracia.

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Mercado Pago: qual a melhor escolha?

Seja o Cartão PagBank ou Cartão Mercado Pago ambos oferecem serviços com bandeiras internacionais e benefícios para seus clientes. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão American Express Green

Você conhece o cartão American Express Green? Ele é um ótimo produto financeiro. Continue a leitura e saiba tudo sobre este plástico.

Continue lendo
content

Conheça o aplicativo Fliper

Quer controlar seus investimentos de maneira mais fácil e prática? Conheça o aplicativo Fliper, uma maneira intuitiva de gerenciar seu patrimônio.

Continue lendo
content

Quais as profissões mais bem pagas de 2021?

Quer saber quais são as profissões mais bem pagas de 2021? Continue a leitura e confira a lista aqui.

Continue lendo