Educação Financeira

Como aumentar o seu score de crédito

Quer voltar a ter uma vida financeira ativa e saudável? Saiba como aumentar seu score de crédito agora mesmo

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 23/02/2021

Score de crédito

Score de crédito (Imagem: geracaoseminovos)
Score de crédito (Imagem: geracaoseminovos)

Se você possui então dificuldade para ter seu crédito aprovado, fazer aquele empréstimo, um financiamento. Ou se quer conseguir um novo cartão de crédito, queremos te ajudar começando com dicas para aumentar o seu score de crédito.

Mas o que isso significa? O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Ela mostra para o mercado se você é realmente um bom pagador. Além disso, é com ele que bancos e empresas te avaliam para saber se vale a pena aprovar o seu pedido de crédito, se sua pontuação estiver baixa no score pode ser que seu pedido venha a ser negado.

E pensando em facilitar a sua vida, reunimos nesse post tudo o que você precisa saber. Assim poderá fazer e aumentar seu score de crédito, sem complicação. Segue com a gente!

Anúncios

Quantos pontos no score são considerados bom?

Quantos pontos no score são considerados bom (Imagem: financiamentoecredito)
Quantos pontos no score são considerados bom (Imagem: financiamentoecredito)

Sempre que você atrasa ou não faz o pagamento de alguma conta, seu nome vai pro Serasa e é aí que seu score começa a cair. Resumidamente, o score vai definir qual sua chance de pagar o que deve baseado no seu histórico de pagamentos no mercado.

Se você estiver entre 0 e 399 pontos quer dizer que corre o risco de estar inadimplente. Os que estiverem entre 400 e 599 pontos tem médio risco. Se seu score está entre essas faixas você dificilmente terá crédito aprovado.

Agora os pontos considerados bons são: quem está entre 600 e 799 pontos representam em média 7 a cada 10 brasileiros que pagam suas contas em dia. Por isso pode ser mais fácil conseguir crédito.

Já os que estão entre 800 e 1.000 pontos representam 9 a cada 10 pessoas que pagam suas contas em dia. Quem está nessa faixa é visto então como alguém que possui baixo risco de inadimplência.

Dicas para aumentar o seu score de crédito

Dicas para aumentar o seu score de crédito (Imagem: Kontaazul)
Dicas para aumentar o seu score de crédito (Imagem: Kontaazul)

Não tem milagre nem tramoias pra aumentar o seu score, você precisa ser paciente e manter bons hábitos de consumo o ano todo, pra te ajudar montamos uma lista pra você ter certeza de que está fazendo tudo certo.

Aqui você vai encontrar tudo o que pode fazer para melhorar o seu score, mas lembre-se que o resultado não é imediato, seus pontos vão subindo com o tempo, a partir da quitação das suas dívidas e dos seus bons hábitos como consumidor, e é isso que vamos te ensinar agora.

Anúncios

Tenha o nome limpo

Tenha o nome limpo (Imagem: matogrossoeconomico)
Tenha o nome limpo (Imagem: matogrossoeconomico)

Não tem pra onde correr, não dá pra fazer muita coisa com o nome sujo na praça e muito menos conseguir aumentar o score, muito pelo contrário. Se não negociar suas dívidas o quanto antes o seu nome sujo tende a deixar o seu score cada vez mais baixo.

Seja esperto e pague suas contas em dia sem atrasar as parcelas. Também pague as dívidas sempre dentro do prazo de vencimento, caso não consiga, experimente trocar a data de pagamento.

Mas ter o nome limpo é o primeiro passo que você precisa dar para começar a pensar em outras alternativas para subir o score. E com o Serasa Limpa Nome não tem desculpas para você não negociar suas dívidas.

Sem sair de casa utilizando o site ou o aplicativo você consegue até 90% de desconto na sua negociação. Além disso com o Serasa Limpa Nome você seleciona o número de parcelas que quer pagar e a data do vencimento do seu boleto.

Mantenha regularidade nos pagamentos

Mantenha regularidade nos pagamentos (Imagem: Pixabay)
Mantenha regularidade nos pagamentos (Imagem: Pixabay)

Não é porque você pagou suas contas em dia durante um mês que o score já vai subir, você precisa manter a regularidade e realmente ter o bom hábito de fazer os pagamentos em dia, pois é com a constância que o sistema te reconhece como um bom pagador.

Não se desespere se o seu score não subiu ainda, você precisa demonstrar que o seu comportamento mudou e manter a pontualidade dos pagamentos nos próximos meses, o seu score aumenta e assim os credores podem reavaliar as suas oportunidades e possivelmente te conceder crédito.

Tenha contas no seu nome

Tenha contas no seu nome (Imagem: quero financiar)
Tenha contas no seu nome (Imagem: quero financiar)

Ter contas no seu nome faz com que fique mais fácil avaliar se você é um bom pagador, pois você passa a ser notado como consumidor. As empresas e bancos vão perceber que você tem informações no seu CPF e se torna mais fácil pra eles te aprovarem crédito.

Se você já for maior de 18 anos comece colocando no seu nome contas simples como, água, luz e telefone. Se tudo for pago em dia o Serasa e SPC conseguem ter uma visão mais clara do seu perfil de pagador, aumentando assim a sua pontuação.

Atualize seus dados no Serasa

Atualize seus dados no Serasa (Imagem: Foregon)
Atualize seus dados no Serasa (Imagem: Foregon)

Essa é fácil, basta você manter os dados sempre atualizados como idade, endereço e telefone no seu cadastro do Serasa score. Essa etapa é muito importante pois facilita o processo na busca de informações se você já manter tudo atualizado.

E o que é melhor, dá pra fazer tudo online, sem sair de casa. Mas mesmo se você não puder é possível atualizar os dados em uma agência também. Porém, Certifique-se de seguir os protocolos de prevenção e o combate à Covid-19.

Faça compras a prazo

Faça compras a prazo (Imagem: contabilidadenaTV)
Faça compras a prazo (Imagem: contabilidadenaTV)

Fazer pagamentos à vista, em dinheiro ou no cartão de débito não contribuem para o aumento do seu score, o ideal é você sempre pagar a prazo ou então à vista, mas usando seu cartão de crédito.

Também não adianta colocar o CPF na nota fiscal com intuito de aumentar o seu score, pois isso é um mito. Colocar ou não o seu CPF na notinha não fará nenhuma diferença, sendo assim isso não afeta a sua pontuação de score.

Negocie suas dívidas

Negocie suas dívidas (Imagem: UOLe-commerce)
Negocie suas dívidas (Imagem: UOLe-commerce)

Uma das etapas mais importantes no processo é estar disposto(a) a ir atrás de soluções para quitar suas dívidas, por isso busque um pagamento que se encaixe no seu orçamento.

É bom que você opte por fazer o pagamento de todo o valor devido mesmo que parcelado pois assim você demonstra que tem interesse e quer manter um bom relacionamento com a empresa, assim aumentando os pontos positivos de score.

Quando você negocia uma dívida e paga a primeira parcela, isso já te dá a oportunidade do nome limpo na praça, saindo do Serasa e essa já é um grande passo dado para o aumento do seu score de crédito.

Excesso de cartões de crédito

Excesso de cartões de crédito (Imagem: Pixabay)
Excesso de cartões de crédito (Imagem: Pixabay)

Cuidado com o excesso de cartões de crédito, quem solicita muitos acaba perdendo pontos de score, isso acontece como forma de segurança pois o Serasa desconfia que pessoas mal intencionadas estejam envolvidas nessas solicitações e acabam diminuindo os seus pontos para que outras instituições de cartão neguem os seus pedidos e assim evitando possíveis fraudes.

Por segurança não solicite mais cartões do que você pode usar, se você já possui um cartão com um bom limite é aconselhável recusar outros. Vale mais a pena investir em aumentar o seu limite de um único cartão do que ter vários cartões que somem um limite total alto.

Evite muitas consultas ao seu CPF

Evite muitas consultas ao seu CPF (Imagem: limpanomeonline)
Evite muitas consultas ao seu CPF (Imagem: limpanomeonline)

Quando você solicita um novo cartão, faz um empréstimo ou solicita crédito antes de ser aprovado a empresa ou banco fará uma consulta de crédito ao seu CPF e quando isso acontece com muita frequência o Serasa e SPC entendem que você está passando por uma instabilidade financeira.

Então, por esse motivo, opte por solicitar empréstimos ou novos cartões se for algo realmente necessário. Por exemplo, ao invés de fazer o cartão daquela loja que tentam te empurrar toda vez que você faz uma compra, escolha pagar com um cartão que você já tem.

Mesmo que haja vantagens na compra com o cartão da loja, vale mais a pena manter o seu CPF sem consultas e preservar o seu score alto, por isso não tenha vergonha de recusar a proposta de um vendedor, quanto menos cartões, melhor.

Cada empresa que consulta o seu CPF fica registrada por 90 dias então quando você faz muitas consultas em um pouco espaço de tempo, isso baixa o seu score.

Mantenha um bom relacionamento com o seu banco

Mantenha um bom relacionamento com o seu banco (Imagem: neilpatel)
Mantenha um bom relacionamento com o seu banco (Imagem: neilpatel)

Quando você investe em resolver a maioria dos problemas com uma única instituição como ter uma conta corrente, cartão de crédito e produtos do mesmo banco isso aumenta o seu score.

Mostrar que você possui um bom relacionamento e sempre cuidando para que os pagamentos estejam em dia, sua pontuação só tem de a subir, já que a instituição repassa para o Serasa que você é um bom pagador.

Existe truque para aumentar o score?

Existe truque para aumentar o score (Imagem: automotivoshopping)
Existe truque para aumentar o score (Imagem: automotivoshopping)

Balela. Então o que você precisa fazer é seguir os passos que descrevemos aqui e desenvolver bons hábitos financeiros durante um tempo para que o Serasa revise e traga bons resultados para o seu score.

O que fazer para aumentar o score rápido?

O que fazer para aumentar o score rápido (Imagem: Credproduzir)
O que fazer para aumentar o score rápido (Imagem: Credproduzir)

Essa é a grande vontade de todos que possuem o score no vermelho e existe solução! São tarefas simples que apenas demandam constância, e se você leu todas as nossas dicas nesse artigo com certeza vai conseguir pontos positivos no seu score.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica e você vai precisar de paciência, os resultados não são imediatos e quem promete esse tipo de serviço rápido geralmente está mentindo. O que realmente vai fazer o seu score subir rápido são todas as atitudes que você toma para se tornar um bom pagador.

Conheça o Score Turbo

Conheça o Score Turbo (Imagem: seucreditodigital)
Conheça o Score Turbo (Imagem: seucreditodigital)

Mas como adoramos te dar dicas valiosas, você também vai conhecer mais sobre essa forma 100% segura de aumentar os seus pontos com o Score Turbo:

É um serviço oferecido pelo próprio Serasa em que é possível aumentar o seu score de forma mais rápida negociando suas dívidas e pagando em dia. Pagando suas dívidas com o plano turbo você consegue um aumento especial com antecedência do seu score na hora.

Tudo isso para manter o seu Cadastro Positivo (CP) ativo. Que é como um “currículo financeiro” onde é calculado o seu score. A criação do seu CP é automática, todas as pessoas físicas e jurídicas que compram a prazo e possuem contas vinculadas ao CPF possuem esse cadastro aberto, mas existe a possibilidade de você interromper esse registro.

Vale ressaltar que o seu score só aumenta depois que o pagamento for aprovado, caso você atrase, não pague ou faça uma nova dívida, suas vantagens com o Score Turbo são desativadas.

Lembrando que apenas algumas ofertas são selecionadas com o turbo então você precisa procurar ofertas que possuem o símbolo de foguete, essas são válidas.

O Score Turbo é uma forma de dar a você um maior incentivo para pagar suas dívidas adiantando os seus pontos. Eles não te dão pontos extras, você apenas recebe os pontos com mais antecedência, porém são os mesmos pontos que receberia mais tarde se estivesse pagando no plano normal.

Passo a passo para aumentar seu score

Passo a passo para aumentar o score (Imagem: tecnoblog)
Passo a passo para aumentar o score (Imagem: tecnoblog)

Sabia que é possível aumentar seu score de crédito em até 900? É isso mesmo. Algumas empresas te ajudam com essa recuperação de crédito, caso os passos acima não estejam sendo suficiente.

O Máximo Score é um produto, já com tempo no mercado que tem ajudado quem precisa aumentar seu score para comprar um carro, financiar sua casa ou até mesmo solicitar um empréstimo.

Se você quer seu score de crédito nas alturas em até 7 dias, clique aqui e comece agora mesmo!

Conclusão

Conclusão (Imagem: Foregon)
Conclusão (Imagem: Foregon)

Por fim, sabemos que não é uma tarefa fácil aumentar o score de crédito, mas todas essas etapas são necessárias para você voltar a conquistar a confiança das empresas.

O Brasil é um país com mais de 63 milhões de negativados de acordo com o balanço do Serasa Experian em novembro de 2019, isso representa 40,4% da população adulta do país.

São muitas pessoas com o nome sujo e consequentemente com o score em níveis baixos. Isso revela péssimos hábitos de consumo que precisam urgentemente de mudanças e o score de crédito pode nos ajudar a manter uma rotina saudável de consumo. Além de consultar seu score, é importante saber se o nome está sujo para que consiga regular as finanças.

Como saber se meu nome está sujo?

Muitas vezes você pode não saber se está com o nome sujo ou sofrer uma negativação indevida. Saiba como consultar CPF.

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça tudo sobre o cartão Blubank

Se você estiver com o nome limitado e restrito, saiba que o cartão pré-pago Blubank é, sem dúvidas, uma das melhores opções para você.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Gold

Com cartão de crédito Caixa Gold, o cliente contará com benefícios do Programa Vai de Visa e da cobertura internacional. Saiba mais sobre ele aqui.

Continue lendo
content

Conheça tudo sobre o cartão Santander

Descubra todas as características e todas as vantagens do cartão de crédito do banco Santander e veja se ele é uam boa opção para você.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal Usecasa

O empréstimo pessoal Usecasa é uma ótima oportunidade para quem está buscando crédito a partir de R$ 30 mil com taxa fixa e parcelamento estendido de até 240 meses. Portanto, conheça as principais características do empréstimo e transforme as suas finanças!

Continue lendo
content

Empréstimo Consignado Pan ou C6 Consig: qual o melhor?

No artigo de hoje comparamos duas opções de empréstimo, o do banco Pan e o C6 Consig. Ficou interessado? Continue a leitura e confira as características de cada um.

Continue lendo
content

Confira como ganhar bitcoin pela internet de maneira simples e divertida!

Ganhar bitcoins através de jogos online parece brincadeira, mas é uma realidade possível, e você também pode garantir uma porção da criptomoeda mais famosa do mundo! Veja como aqui.

Continue lendo