Dicas

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Saber qual o score mínimo para cartão de crédito é essencial para evitar reprovações durante as solicitações, além de ser ideal para conseguir produtos com bons benefícios. Saiba mais aqui.

Anúncios

por Marina Poncio

17/02/2022 | Atualizado em 26/02/2022

Descubra tudo o que não te contaram sobre o score para cartão de crédito

É essencial ter entendimento sobre score de crédito para manter o cadastro positivo perante os órgãos financeiros e conseguir boas vantagens e benefícios ao contratar produtos financeiros. Fonte: Adobe Stock.
É essencial ter entendimento sobre score de crédito para manter o cadastro positivo perante os órgãos financeiros e conseguir boas vantagens e benefícios ao contratar produtos financeiros. Fonte: Adobe Stock.

Qual score mínimo para ser aprovado em uma solicitação de cartão de crédito? Já parou para saber se o seu score está realmente bom? Essas são dúvidas frequentes de pessoas que buscam por produtos financeiros. especialmente quando não conseguem aprovação.

Portanto, vamos primeiro esclarecer brevemente o que é score. Assim, o score é um assunto muito falado entre os consumidores em geral. Ele se refere a uma pontuação que indica perante os órgãos de crédito se o consumidor é um bom pagador ou não. Neste sentido, ter um bom score poderá auxiliar aquelas pessoas que buscam por um bom cartão de crédito, com limites mais altos, melhores benefícios e, inclusive, outras oportunidades de crédito.

Por isso, preparamos este conteúdo completo com a pretensão de tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Mostraremos o que é considerado um score ruim, ou seja, aquele que mostra para os órgãos de crédito que estamos inadimplentes. Além disso, apresentaremos o que vem a ser um bom score, que lhe trará boas chances de crédito. Vamos lá!

Anúncios

Qual é um score bom?

A pontuação score varia de 0 a 1000 pontos. Entenda qual o score ideal! Fonte: Adobe Stock.
A pontuação score varia de 0 a 1000 pontos. Entenda qual o score ideal! Fonte: Adobe Stock.

Muitas pessoas têm dúvida sobre esse assunto e vivem perguntando sobre a qualidade do score e como saber se está bom ou não, além de qual é um score realmente bom para cartões, empréstimos e outros serviços de crédito.

No entanto, essa é uma dúvida bastante simples de ser respondida. Para quem não sabe, o score é a pontuação de crédito levada como base para aprovação em diversos serviços de crédito.

Por exemplo, para quem busca solicitar um cartão de crédito precisa ter uma determinada quantidade de score não apenas para ser aprovado, mas também conseguir um produto com bons benefícios. Mas qual o score mínimo para cartão de crédito? Iremos falar sobre isso mais a frente.

No entanto, é preciso ter entendimento que a pontuação score varia de 0 a 1000 pontos. Sendo: :

  • 0 a 300: Ruim;
  • 301 a 500: Regular;
  • 501 a 700: Bom;
  • 701 a 1000: Muito bom.

Essa tabela de pontuação é usada para determinar se um score está baixo ou não dentro dos órgãos de crédito. Assim, podemos acompanhar que 501 a 700 pontos é um score bom. Ou seja, é uma pontuação fixa que faz com que os órgãos de crédito enxerguem você como um bom consumidor dentro do mercado.

Vale mencionar aqui que o seu score pode variar dependendo das ações que você realiza, como compras, dívidas, negociações e pagamentos. Desta forma, seus pontos poderão diminuir, mas também aumentar. Portanto, é importante aprender a saber se o seu score de crédito é bom, qual o score ideal e como fazer para melhorar sua pontuação.

Como funciona o Serasa Score

Descubra como funciona o Serasa Score e como fazer para ter um bom score para crédito.

Como saber se meu score de crédito é bom?

Portanto, entenda que o score vai se alterar de acordo com as ações que você realiza financeiramente, ou seja, quando realizamos compras, pagamentos, empréstimos, utilizamos crédito e outras diversas ações, existe uma mudança na pontuação.

Mas é claro, como dito anteriormente, pode ser uma mudança positiva ou negativa. Como, por exemplo, em casos de atrasos de pagamento, com certeza irá gerar uma queda na pontuação do score. Diferente de compras à vista, que mostram a sua parte boa de consumidor.

Enfim, tudo isso vai gerar uma pontuação variável. Mas como saber se meu score está bom para solicitar serviços em geral? Simples! Basta utilizar a tabela que mostramos no início deste post.

Assim, o score considerado bom inicia nos 501 pontos. No entanto, esse número não é necessariamente bom, pois como dissemos, a pontuação pode variar. Então, entenda que 501 é um score bom, mas 500 já passa a ser uma pontuação regular. Nesse sentido, a distância de um para o outro é muito pequena e qualquer movimentação pode alterar os seus pontos.

Portanto, é importante ter uma margem de pontos para garantir que seu score esteja realmente bom. De acordo com as pesquisas realizadas, um score que fica entre 630 a 650 é uma pontuação ideal.

Nesse sentido, os seus pontos ficam dentro do critério para bom, e sofrendo uma variação para baixo, ele vai continuar sendo um bom score. E se variar para cima, temos a chance de atingir um score ótimo!

Anúncios

Quantos pontos de score para ter crédito aprovado?

Afinal, qual score ideal para ser aprovado no cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, qual score ideal para ser aprovado no cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.

Mas, existe uma quantidade mínima de pontos para poder solicitar um cartão de crédito? Não! No entanto, quanto mais baixo o score, menor é a chance de aprovação.

Siga o raciocínio! Vemos no mercado muitas empresas que oferecem cartão de crédito para negativados. No entanto, essas pessoas quando solicitam um cartão não conseguem aprovação. Portanto, isso se dá muitas vezes por não possuírem um bom score.

Desta forma, mesmo estando negativados devemos procurar soluções para negociar as dívidas e, assim, conseguirmos melhorar a pontuação do score. Ou seja, a partir do momento que negociamos as dívidas e pagamos essa negociação em dia, sua pontuação irá aumentar. Desta forma, os órgãos de crédito entenderão que mesmo sendo inadimplente, você é uma pessoa que busca soluções para pagar as dívidas. 

Sendo assim, um bom score receberá aprovação. Nesse sentido, devemos usar a mesma lógica do tópico anterior, a nossa pontuação deve girar em torno de 630 a 650 ou mais e, seguindo o raciocínio indicado você conseguirá atingir esta pontuação.

Com essa pontuação, além de ser bom, diminuirá muito a chance de reprovação durante qualquer solicitação, pois as instituições financeiras olharão para o nosso perfil financeiro e não enxergarão inadimplência.

Portanto, agora que já sabemos qual o score mínimo para cartão de crédito, podemos aumentar nossa pontuação e solicitar o nosso cartão agora mesmo! No entanto, se ainda lhe restam dúvidas veja nosso conteúdo recomendado sobre como aumentar seu score de crédito. Coloque em prática todas as nossas dicas e retome sua vida de crédito.

Como aumentar seu score de crédito

Entenda como aumentar seu score de crédito com todas as dicas que separamos neste conteúdo. Melhore sua vida financeira e consiga acesso aos melhores produtos financeiros

Sobre o autor

Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O empréstimo pessoal SuperSIM é confiável?

Quer saber se o empréstimo SuperSIM é confiável? Então, leia este post e saiba tudo sobre este crédito 100% digital e com ótima reputação no Reclame Aqui.

Continue lendo
content

7 principais dúvidas cartão Bahamas

Confira aqui as principais dúvidas cartão Bahamas e conheça um produto que tem fácil aprovação e conta com ampla cobertura nacional! Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Permanente

O novo programa de repasse de renda chamado Auxílio Permanente vai liberar valores de R$1.200 para mães solteiras. Saiba aqui como se inscrever.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os 6 melhores cartões para homens

Encontrar um cartão que atende o seu perfil está difícil? Então, leia o nosso texto e confira os 6 melhores cartões para homens disponíveis no mercado. Vamos lá!

Continue lendo
content

Descubra como resgatar seu dinheiro guardado no Nubank de maneira simples

A fintech Nubank disponibiliza aos seus clientes uma espécie de poupança na função “guardar dinheiro” com o objetivo de auxiliar o gerenciamento de seus recursos e proporcionar bons rendimentos mensais. Mas, diferente de outros investimentos, é possível sacar esse valor a qualquer momento de forma gratuita. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Conta de luz mais barata alivia o bolso dos brasileiros em 2022

Devido à crise hídrica, a bandeira tarifária de energia elétrica estava no nível vermelho, patamar 2 e pesando no bolso das famílias brasileiras. Agora, IBGE já anuncia queda no valor das contas de luz desde o primeiro mês de 2022.

Continue lendo