Saúde

Cartão SUS Digital: tudo que você saber aqui!

O cartão SUS Digital pode ser solicitado pela internet. Trata-se de um aplicativo oficial do Ministério da Saúde, com o objetivo de trazer diferentes informações para os pacientes do Brasil e realizar agendamentos para consultas.

Anúncios

por Aline Augusto

10/06/2021 | Atualizado em 11/06/2021

O que é e como funciona o cartão SUS Digital?

Cartão SUS Digital
Cartão SUS Digital

O Conecte SUS é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de trazer diferentes informações para os pacientes do Brasil. No entanto, uma das principais funções realizadas no aplicativo é a emissão do cartão SUS Digital.

Fornecendo acesso a esse documento sempre que necessário diretamente em seu smartphone. Você encontra a plataforma nas lojas dos sistemas operacionais Android e iOS gratuitamente.

Para solicitar o cartão SUS Digital, entre com as suas credenciais no Portal Gov.br, mas também pode acessar pelo app, através do número do CPF ou com o Certificado Digital.

Então, se o seu objetivo é emitir o cartão SUS Digital, é importante seguir alguns procedimentos simples. Os passos são realizados facilmente em seu smartphone Android ou iOS. 

No entanto, é importante destacar que para ser vacinado contra a Covid-19, os brasileiros devem possuir o cartão do SUS. Caso prefira, uma das opções é apresentar o seu documento CPF em uma unidade do posto de saúde e solicitar sua emissão aos profissionais do local.

Anúncios

Como baixar o cartão do SUS Digital?

Conheça o cartão SUS Digital
Conheça o cartão SUS Digital

Primeiramente, caso o seu smartphone trabalhe com o sistema operacional Android, siga os seguintes passos para baixar o aplicativo e emitir o cartão SUS digitalmente:

  1. Acesse a Play Store em seu smartphone;
  1. Digite o seguinte comando na aba de busca “Conecte SUS”.
  1. Na sequência, basta selecionar o botão de download para realizar a instalação em seu smartphone. 

Contudo, os procedimentos são os mesmos para os dois sistemas operacionais (iOS e Android). Contudo, ao invés a diferença está no nome das lojas virtuais de apps, uma é App Store, e a outra, Play Store.

Como ter um plano de saúde com o nome sujo?

Você quer contratar um plano de saúde mas nem sabe por onde começar, e para piorar está com o nome sujo? Não se preocupe, vamos te ajudar nisso!

Veja os procedimentos necessários para cadastro

Alias, assim que você instalar o aplicativo em seu smartphone, basta acessá-lo e seguir todos os seguintes procedimentos para se cadastrar:

  1. Assim que acessar o aplicativo pela primeira vez, selecione a opção “Pular” para acessar a página inicial da plataforma;
  1. Quando estiver nessa página, selecione “Entrar”;
  1. Entre no aplicativo informando os seguintes itens: número do CPF e a senha. Se for o caso, será necessário realizar o cadastro no local para acessar pela primeira vez, para isso, clique em “Crie sua conta”;
  1. Conceda ao aplicativo acesso para obter as suas informações pessoais;
  1. Na próxima etapa, selecione a opção “Aceito os termos” e acesse o aplicativo. Assim que finalizar todos esses procedimentos, pressione o ícone da câmera e coloque uma foto de perfil;
  1. Escolha se deseja colocar uma foto de sua galeria ou permitir acesso à câmera para tirar uma nova selfie. Assim que inserir a sua imagem, basta voltar para a página inicial do aplicativo e selecionar a opção para acessar o cartão SUS;
  1. Depois disso, selecione o botão para acessar o cartão via QR Code. Se o seu objetivo é gerar o cartão ou exportar o mesmo para o seu smartphone, utilize os botões indicando essas funções no aplicativo. 

Logo, essa é a melhor maneira de acessar o cartão SUS Digital diretamente em seu smartphone no momento que desejar. 

Todavia, vale destacar que para emitir o seu cartão SUS Digital, é necessário possuir cadastro no portal Gov.br. Para realizar esse processo, basta acessar o link desse serviço na página oficial. Os dados para finalizar esses procedimentos também são básicos, basta informar o número de seu CPF. 

Anúncios

Para que serve o cartão SUS Digital?

Ademais, todos os brasileiros que contam com um CPF válido já possuem o número do Cartão Nacional de Saúde. O motivo dessas informações já existirem é simples: esses dados já estão integrados na Receita Federal. 

De maneira geral, o cartão SUS possibilita que os brasileiros tenham uma identificação única nas unidades de saúde. Essa é a melhor maneira de garantir e realizar o agendamento para atendimento especializado nos principais sistemas de atendimento à saúde pública. 

Por fim, para ter acesso e emitir esse cartão, basta seguir os passos informados anteriormente. É importante destacar que o aplicativo está disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOS. 

Perguntas frequentes

Cartão SUS Digital
Cartão SUS Digital

Ainda assim, grande parte dos brasileiros têm dúvidas sobre esse assunto e, de maneira geral, as respostas são:

Posso tirar a segunda via?

Entretanto, caso tenha interesse em emitir a segunda via do cartão SUS, esse procedimento é feito no posto de saúde mais próximo de sua residência. Lembre-se de ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência

Pode substituir o cartão físico do SUS pela versão digital?

No momento em que os brasileiros emitem a versão digital desse cartão, ele passa a valer e substitui o físico. Então, sim, os dois contam com a mesma validade. 

É possível imprimir o cartão digital do SUS?

Essa é sim uma possibilidade. No momento em que os usuários realizarem o download do cartão digital do SUS, eles têm a opção de imprimir a via e, se desejar, plastificar o conteúdo. 

Mas é importante destacar que ele ainda poderá ser utilizado normalmente, mesmo que seja digital. 

Quais são os números do cartão do SUS?

Todos os cartões do SUS contam com uma sequência de 15 números. Ela é quem identifica os brasileiros que passam por consultas através de uma unidade de atendimento público em todo o território nacional. 

Esses números podem ser encontrados na parte da frente do cartão SUS. Mas se você não estiver com o seu cartão físico em mãos, é possível emitir o documento digitalmente, seja pelo aplicativo ou pelo site oficial. 

Lembre-se que o cartão SUS pode ser emitido digitalmente para que não haja necessidade de se dirigir presencialmente até uma unidade de atendimento. E, se você já possui o cartão físico, basta entrar facilmente nas plataformas que permitem realizar a ação e conquistar o cartão digital. 

Todos os procedimentos necessários para adquirir esse documento estão explicados nos tópicos acima. 

Como conseguir empréstimo para negativado online

Você está com o nome sujo e precisa de dinheiro rápido? Conheça os tipos de empréstimo disponíveis para negativado online. Continue lendo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Redatora profissional e Analista de Sistemas, apaixonada pela escrita e pelo aprendizado! Especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Caixa Mulher ou Cartão Digio: qual o melhor?

cartão Caixa Mulher ou cartão Digio: Você sabe qual deles é o melhor cartão? Ambos são internacionais e isentos de anuidade. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão BMG Vozão

Com o cartão BMG Vozão, você tem todos os benefícios do BMG, bem como ajuda o seu clube do coração. Veja os detalhes deste produto financeiro aqui.

Continue lendo
content

Conheça todas as características do cartão BBB

Conheça o cartão BBB, ótimo para negativado e não exige comprovação de renda ou análise do CPF. Descubra aqui se ele pode ser a sua escolha.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Projeto de Lei propõe reintegração do imóvel ao programa Casa Verde e Amarela em caso de desistência ou negociação

Um novo projeto de lei em curso na Câmara dos Deputados propõe a reintegração de imóveis abandonados ou não recuperados no programa de moradia do governo, Casa Verde e Amarela. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão BPI Zoom: cartão com conjunto alargado de vantagens

Quer para si um cartão com várias vantagens? Então, aproveite para conhecer o BPI Zoom, um cartão de crédito sem anuidade e que permite sacar parte do limite. Para saber mais, basta continuar a leitura e descobrir tudo!

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem BBVA Blue

Com isenção na taxa de manutenção e em levantamentos, a conta à ordem Blue, do BBVA, dá acesso aos principais serviços bancários para quem tem menos de 18 anos. Saiba mais sobre ela aqui.

Continue lendo