Carros

Carro com dívidas: o que fazer?

Se você teve algum problema com o financiamento ou pagamento do carro e está com dívidas, fique tranquilo. Neste artigo vamos te ajudar. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 14/12/2021

Saiba o que fazer com as dívidas do seu carro

Se planeje financeiramente antes de vender seu carro. Fonte: Pexels.
Se planeje financeiramente antes de vender seu carro. Fonte: Pexels.

Ter qualquer dívida é ruim. Principalmente ter um carro com dívidas. Se for um problema no financiamento ou qualquer outro problema, a melhor opção é vender o veículo. Isso porque a dívida só tende a aumentar com o tempo. Por isso, no artigo de hoje vamos te contar tudo sobre o carro com dívidas. Além de te dizer se é melhor quitar ou vender o automóvel.

Vender ou transferir seu veículo pode envolver diversas burocracias. Por isso, primeiramente é essencial se organizar. Entender quais são seus débitos e só depois pensar se é necessário vender o carro. Se a resposta ainda for sim, então existem diversos documentos e processos a serem feitos.

Continue a leitura que vamos simplificar tudo isso para você!

Anúncios

Como funciona comprar carro com dívidas?

Comprar um carro com dívidas pode ser simples. Confira! Fonte: Pexels.
Comprar um carro com dívidas pode ser simples. Confira! Fonte: Pexels.

Manter um carro é muito caro. Ainda mais nos tempos atuais, com gasolina nas alturas. Se você mora em grandes centro então, esse valor só sobe. Por essa razão, é cada vez mais comum as pessoas entrarem em dívidas com o carro. Dessa forma, a solução encontrada é vender o carro. Mas como funciona comprar um carro com dívidas?

Em primeiro lugar, calcule todos o seus débitos. Só assim será possível entender se realmente vale a pena vender seu carro. As vezes com uma reorganização nas finanças você já consegue quitar as dívidas e o carro. Porém, se mesmo assim não tiver jeito, vender o carro é a solução.

Porém, não são todas as dívidas que podem ser passadas para um novo proprietário. Por exemplo, para vender um veículo, ele não pode ter nenhum débito com o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). Ou seja, não pode ter nenhuma multa.

O proprietário deve pagar todos os débitos antes de vender o automóvel. A razão é porque no momento da venda, é necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). E para isso, é preciso ter em mãos algumas quitações como a de multa. Algumas outras quitações, como o financiamento, pode ser passado para o próximo proprietário.

Como comprar carro com nome sujo?

Você sabia que é possível comprar carro com o nome sujo? Veja agora mesmo as melhores dicas para adquirir seu automóvel dos sonhos.

Dívida com financiamento

Se a dívida do seu carro é com o financiamento, ele pode ser vendido. Entretanto, será necessário comparecer ao banco e fazer a transferência do financiamento para o novo dono. O novo comprador deve se certificar de que tem como arcar com a dívida. Ou seja, ter limite de crédito no banco para assumir o financiamento.

Uma opção que também funciona, é vender o seu carro diretamente para uma revendedora. Existem várias lojas que assumem a dívida do carro no momento da compra.

Não se esqueça, no momento da venda é necessário emitir um comunicado ao Detran. Isso acontece para precaver o novo comprador de dívidas indevidas. Por exemplo, o novo dono compra o carro e do nada começam a aparecer multas em seu nome. Para isso não ocorrer, é necessário comunicar o Detran e as entidades responsáveis.

Anúncios

Pode transferir carro com dívidas?

Transfira seu carro com dívidas sem dor de cabeça. Fonte: Pexels.
Transfira seu carro com dívidas sem dor de cabeça. Fonte: Pexels.

Após a negociação de compra, é necessário transferir o carro para o novo dono. Isso pode ser feito mesmo com a dívida ainda no carro. A não ser que a dívida sejam multas com o Detran. Nesse caso, as pendências devem ser quitadas.

Contudo, o financiamento, por exemplo, pode ser transferido para o novo comprador.

Para isso, você deve emitir um comunicado de venda. Ele é feito junto ao Detran e deve ser autenticado em cartório para valer. Se a sua venda for feita por alguma loja, funciona da mesma forma. A diferença é que provavelmente a loja vai resolver toda a situação para você.

Além disso, é necessário pagar uma taxa de transferência. O valor da taxa varia de estado para estado. Fique atento, não transferir o carro após 30 dias de venda prevê multa grave de R$195,23 e perda de 5 pontos na carteira.

Como transferir um carro com dívida no financiamento?

Outro fator para ficar atento: se a sua dívida for com o financiamento. Ao vender um carro financiado, a dívida continua existindo e passa para o próximo comprador. Por isso, na fase de negociação o ideal é que vendedor e comprador compareçam ao banco da dívida. Lá o banco vai checar se é possível transferir a dívida. Ou seja, se o novo comprador consegue arcar com o valor, se possui crédito com o banco.

Durante esse processo de financiamento, o carro fica alienado. Logo, pertence ao banco até a dívida ser 100% quitada. Por isso, o banco sempre deve ser um intermediário na venda de carros com dívidas de financiamento.

Depois de conferir todos esses fatores, chegou a hora de transferir o carro com dívidas. Para isso, é necessário que as duas partes atualizem seu cadastro no Detran e no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Normalmente, os documentos necessários são:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de endereço;
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão de um novo CRV;
  • Comprovante de quitação de débitos;
  • Formulário RENAVAM.

Além disso, será preciso fazer um novo emplacamento caso comprador e vendedor não residirem no mesmo município.

Carro com dívidas: quitar ou vender? 

Como mencionamos no ínicio do texto, isso depende da sua realidade. Se após sentar, reorganizar as finanças e cortar gastos, ainda não for possível pagar as dívidas e quitar o carro. Então vender pode ser a melhor opção. 

Porém, tudo depende da sua realidade financeira. Avalie, mas não crie mais dívidas para sair das suas. Com planejamento tudo pode funcionar. Por isso, fique longe das dívidas. Faça seu planejamento financeiro.

Coloque na ponta do papel gastos como manutenção, impostos, taxas, seguro e até mesmo combustível, quando for comprar um carro. Só assim você vai saber se o seu bolso está pronto para ter um novo veículo.

Mas, será que comprar um carro com dívidas vale a pena? Descubra a resposta no conteúdo recomendado abaixo.

Comprar carro com dívida: vale a pena?

Está pensando em comprar um carro com dívida e não sabe se é a melhor opção para você? Então, confira agora se esse investimento vale a pena.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça a conta BV

Quer conhecer mais a conta BV? Neste artigo, vamos te mostrar todos os detalhes dessa conta digital. Faça a leitura e descubra!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Opa! Visa

Cartão de crédito Opa! Visa é uma ótima opção para negativados, com benefícios para recarga de celular, conta digital e mais. Clique e saiba!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BMG para negativados

O cartão BMG para negativados tem ajudado muitas pessoas a recuperar o crédito e realizar suas compras. Veja agora como funciona esse cartão.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Cartão de crédito Havan

Saiba tudo sobre o cartão Havan e compre com descontos especiais, condições de parcelamento exclusivas e muito mais praticidade.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Bradesco Platinum

O cartão Bradesco Platinum oferece dois programas de recompensas incríveis. Sendo um relacionado a bandeira e o outro ao banco. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Tudo o que você precisa saber sobre o novo app Méliuz

O novo app Méliuz oferece soluções financeiras integradas com o shopping online da empresa em uma única plataforma. Além disso, também é possível solicitar um cartão de crédito internacional e aproveitar ainda mais os cupons de desconto e cashback proporcionados pela startup! Confira mais a seguir.

Continue lendo