Listas

Caminhos da fé: as 10 maiores trilhas do mundo para peregrinar

Caso você tenha vontade de fazer um caminho da fé, então conheça as maiores trilhas do mundo para peregrinar. Com certeza, encontra uma para chamar de sua!

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 31/08/2020

A peregrinação religiosa sempre foi um assunto curioso. Não à toa, não faltam informações sobre as maiores trilhas do mundo para peregrinar e pessoas interessadas em seguir dias caminhando em busca de algo maior, não terreno.

A peregrinação religiosa sempre foi um assunto curioso. Não à toa, não faltam informações sobre as maiores trilhas do mundo para peregrinar e pessoas interessadas.

No Brasil, por exemplo, temos o Caminho da Fé, que leva os peregrinos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país e o segundo maior do mundo. Já na Espanha, temos o Caminho de Santiago de Compostela, provavelmente o mais conhecido de todos em nível mundial.

Caso você tenha vontade de passar por esta experiência em sua vida e já quer logo de cara enfrentar um desafio físico e pessoal, então conheça agora as maiores trilhas do mundo para peregrinar. Com certeza, encontra uma para chamar de sua!

Anúncios

10. Caminho de Santiago de Compostela, Espanha

O Caminho de Santiago é formado por um conjunto de rotas situadas na Europa, cujo destino final é a cidade Santiago de Compostela, localizada na Espanha. Existente desde o século IX, o objetivo desta peregrinação é a veneração das relíquias do apóstolo Santiago Maior, os quais se encontram justamente na catedral de Compostela.

O Caminho de Santiago é formado por um conjunto de rotas situadas na Europa, cujo destino final é a cidade Santiago de Compostela, localizada na Espanha.

Um dos caminhos mais famosos é o que parte de Saint Jean de Pie de Port, na França, atualmente considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Com uma extensão de 760km, o caminho completo costuma levar pouco mais de 30 dias. Não à toa, ele se encontra na nossa lista das maiores trilhas do mundo para peregrinar.

09. Kumano Kodo, Japão

Além de Santiago de Compostela, Kumano Kodo, caminho localizado no Japão, é a única outra rota de peregrinação dessa lista considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Enquanto uma é movida pela fé católica, esta, por sua vez, é feita principalmente pelos budistas e xintoístas.

Além de Santiago de Compostela, Kumano Kodo, caminho localizado no Japão, é a única outra rota de peregrinação dessa lista considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O Caminho de Kumano constitui-se numa série de caminhos de peregrinação localizados na província de Wakayama, ao sul do Japão, onde corta os bosques dos montes Kii. Ao longo deste cenário montanhoso, há templos milenares, castelos medievais de madeira e seus samurais. Ainda, você encontrará muita natureza, com florestas de pinheiros, montanhas imponentes e a maior cachoeira japonesa, com 133m de altura.

Anúncios

08. La Via Francigena

Uma das rotas de peregrinação mais populares na Idade Média, a Via Francigena é o nome comum de uma antiga estrada percorrida na Idade Média pelos peregrinos da França para Roma. Considerada uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar graças ao seus mais de mil quilômetros de extensão, ela é indicada para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela.

Considerada uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar, La Via Francigena é indicada para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância.

Embora não seja a mais popular das antigas rotas de peregrinação, a Via Francigena recebe mais de 1.000 visitantes por ano. Ao longo desta peregrinação de 22 dias pela Itália, eles precisam acampar, pelo menos, parte do tempo devido à falta de opções sólidas de hotéis e pensões. Ou seja, caso este caminho seja o seu favorito, tenha em mente que precisa carregar consigo todo o aparato: barraca, colchão inflável, gás para cozinhar, panelas e por aí vai…

07. O caminho de Abraão

A mais recente caminhada de peregrinação nesta lista, este caminho é uma rota moderna, não religiosa, que remonta as viagens de Abraão. Ele compreende uma série de trilhas existentes começando na Turquia e tecendo através do Egito, Palestina, Israel e Jordânia.

A mais recente caminhada de peregrinação nesta lista, este caminho é uma rota moderna, não religiosa, que remonta as viagens de Abraão.

O caminho de Abraão passou a ser desenvolvido em 2007 e hoje já conta com mais de 2.000km, sendo, portanto, considerada uma das maiores trilhas para peregrinar. E detalhe: se você acha que esta quilometragem já é grande o suficiente, pois fique sabendo que há planos de expansão. Se hoje a rota atual já leva até 120 dias para ser concluída, como vai ficar assim que ela acabar de ser definitivamente construída, hein? Vai dar para passar um ano sabático só nela!

06. Pico de Adão (Sri Lanka)

Localizada no Sri Lanka, a antiga peregrinação ao Pico de Adão atrai milhares de viajantes todos os ano graças à sua história tão significativa. Para quem não sabe, trata-se de um caminho em direção a esta montanha de 2.243 metros de altitude, a qual é considerada como local sagrado pelo hinduísmo, pelo budismo e pelo islamismo.

Localizada no Sri Lanka, a antiga peregrinação ao Pico de Adão atrai milhares de viajantes todos os ano graças à sua história tão significativa.

Embora sua vista ao longo da peregrinação seja deslumbrante, é comum que esta peregrinação seja feita à noite, quando o clima é mais suportável. No entanto, caso resolva fazer esta que é uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar, certifique-se de planejar seu tempo corretamente para testemunhar o nascer do sol no topo do Pico de Adão.

05. Caminhos de Fátima

Os Caminhos de Fátima são os diversos percursos percorridos pelos peregrinos com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Com 225km no seu maior trajeto, que sai de Santiago de Compostela, o chamado Caminho do Norte é uma maiores trilhas do mundo para peregrinar.

Com 225km no seu maior trajeto, que sai de Santiago de Compostela, o chamado Caminho do Norte é uma maiores trilhas do mundo para peregrinar.

Desde o século XVIII, muitos peregrinos rumavam a Fátima para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga. No entanto, com aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917 na cidade, eles passaram a fazê-lo com maior frequência e hoje esta peregrinação se tornou uma das principais da igreja católica. As maiores celebrações ocorrem a 13 de maio (Procissão das Velas no dia 12 à noite) e a 13 de outubro.

04. Glastonbury e Stonehenge

Conhecido por nossos leitores, já que citamos estes dois locais místicos em nosso texto sobre os 25 monumentos históricos misteriosos, Glastonbury e Stonehenge são destinos de peregrinações pagãs tradicionais, localizados no coração da Inglaterra. Milhares de pessoas se reúnem neste caminho na esperança de renascimento e retorno como uma nova pessoa. De quebra, leva para a casa memórias inigualáveis de um lindo cenário britânico.

Considerado 2 dos 25 monumentos históricos misteriosos, Glastonbury e Stonehenge são destinos de peregrinações pagãs tradicionais, localizados no coração da Inglaterra.

E chegamos à reta final! Vamos agora de top 3 da nossa lista de maiores tilhas do mundo para peregrinas? Se ainda não achou um caminho que lhe atraía, o momento agora é este!

03. Monte Kailash

Embora não seja uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar, a peregrinação ao Kailash, com seus 52km de extensão, é uma das principais em nível mundial. Isto porque o monte Kailash, no Tibete, é considerado sagrado para diversas religiões, tais como o hinduísmo, o budismo, o jainismo, a religião ayyavazhi, um ramo do hinduísmo, e a antiga religião tibetana bon.

Embora não seja uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar, a peregrinação ao Kailash, com seus 52km de extensão, é uma das principais em nível mundial.

A peregrinação é mais curta pelo fato do caminho percorrer somente os arredores da montanha, passando por locais de meditação em cachoeiras e uma caverna sagrada. Ela, por sua vez, deve ser feita em um único dia, o que não é considerado uma tarefa fácil. Uma pessoa em boa forma andando rápido levaria talvez de 15 horas para completar a marcha de 52 km.

02. Caminhos Inca

Os caminhos Incas são os diversos percursos construídos durante o Império Inca, todos direcionados à cidade de Cusco, Peru, a principal metrópole sul-americana do período pré-colombiano. Esta foi revelada ao mundo em 1915, quando foi escavada na cidade inca e hoje milhares de turistas decidem percorrer os 43 quilômetros até a ‘Porta do Sol’ em Machu Picchu.

Os caminhos Incas são os percursos construídos durante o Império Inca, todos direcionados à cidade de Cusco, Peru, a principal metrópole sul-americana do período pré-colombiano.

A lenda diz que os Incas construíram esta trilha para servir como uma peregrinação sagrada para preparar os visitantes ao entrar na cidadela Inca de Machu Picchu. Esta experiência de caminhada é um desafio devido à altitude elevada e terreno áspero, mas os exploradores são recompensados com vistas montanhosas de tirar o fôlego e belos templos antigos.

01. Caminhos da fé

Inspirados no Caminho de Santiago, há, no Brasil, os caminhos da fé, cujo destino final é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país e o segundo maior do mundo. Os peregrinos podem partir de 17 cidades diferentes de São Paulo e Minas Gerais, mas a cidade mais comum para partir é Águas da Prata, onde surgiu a ideia.

Inspirados no Caminho de Santiago, há, no Brasil, os caminhos da fé, cujo destino final é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O caminho mais longo tem 541 quilômetros, e o mais curto, 134. Não à toa, é considerada uma das maiores trilhas do mundo para peregrinar. Então, se até agora você não havia encontrado um caminho para chamar de seu, está aí uma oportunidade perfeita e que fica no Brasil, facilitando e muito a sua vida.

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão Celebre 2021

Acompanhe o review cartão Celebre e descubra um produto financeiro com bandeira Mastercard, descontos e parcelamentos exclusivos nas lojas Leroy Merlin.

Continue lendo
content

Review cartão de crédito BluBank 2022

Está na dúvida se deve solicitar este cartão? Confira neste review do cartão de crédito BluBank como essa opção pode ajudar você!

Continue lendo
content

Empréstimo Agibank Consignado ou Empréstimo C6 Consig: qual o melhor?

Está em busca de um consignado? Conheça neste artigo as diferenças entre empréstimo Agibank ou empréstimo C6 Consig. Leia aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 bilionários mais jovens do mundo 2021

Pouca idade, muito dinheiro! Confira aqui nesse post a lista dos 10 bilionários mais jovens do mundo em 2021.

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo GPAtiva

O empréstimo Gpativa pode ser feito online, tem taxas a partir de 1,60%/mês e o pagamento pode ser em 36 meses. Ficou interessado? Então veja como solicitar no post a seguir.

Continue lendo
content

Como investir no Mercado Futuro em 2022

Quer começar a investir em moedas estrangeiras, café, soja ou índices, como o IBOV? Então, confira como investir no Mercado Futuro, o setor da bolsa de valores que se destina justamente para esses investimentos.

Continue lendo