Curiosidades

Os 25 monumentos históricos misteriosos: conheça a história por trás deles!

O mundo em que vivemos é cheio de monumentos históricos misteriosos. Se você tem curiosidade em saber mais, então não deixe de ler este texto!

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 24/08/2020

Uma coisa é fato: o mundo em que vivemos é cheio de monumentos históricos misteriosos.

Escancarados em forma de estátuas, construções e outros objetos, muitos deles são datados de milhares de anos antes da tecnologia ser inventada, o que torna tudo ainda mais intrigante.

No caso do Stonehenge da foto acima, como este conjunto de dezenas de pedras gigantescas foram parar ali?

Por exemplo, no caso do Stonehenge da foto acima, como este conjunto de dezenas de pedras gigantescas foram parar ali? Quem fez isto? São perguntas que ninguém soube respondê-las até hoje…

De Stonehenge até as Pirâmides de Giza, das ruínas de Baalbek, no Líbano, às Pirâmides Mayas em Tikal, simplesmente não há algo que explique suas existências.

Se você tiver curiosidade de saber mais sobre o assunto, então continue lendo o nosso texto sobre monumentos históricos misteriosos!

Anúncios

25. Stonehenge

O primeiro da nossa lista sobre monumentos históricos misteriosos é o Stonehenge, sobre o qual já falamos um pouco acima.

Considerado um dos lugares mais antigos do mundo com seus mais de cinco mil anos de idade, ele é o monumento pré-histórico mais famoso da Inglaterra.

Cenário da série Outlander, o Stonehenge é uma estrutura composta a 137 km a oeste de Londres formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 m de altura.

Cenário da série Outlander, o Stonehenge é uma estrutura composta a 137 km a oeste de Londres formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 m de altura.

Cientistas sugerem que as pedras são originárias do País de Gales, o que torna tudo muito misterioso, já que o trajeto é longo e não é possível determinar de que forma elas foram levadas até aquele local.

24. Cairn De Barnenez – mais de 6,8 mil anos

Assim como Stonehenge, Cairn De Barnenez é um monumento tão enigmático quanto ele.

Com mais de 6,8 mil anos, trata-se de um monumento neolítico localizado na Bretanha, onde estão abrigados 11 túmulos diferentes, adicionados um a um ao longo dos séculos, a partir de 4800 aC.

Assim como Stonehenge, Cairn De Barnenez é um monumento tão enigmático quanto ele pelo fato de que alguns segredos foram sepultados dentro do local.

E por que ele é considerado um dos monumentos históricos misteriosos?

Isto se deve graças a alguns dos segredos que foram sepultados dentro de Cairn De Barnenez, como o retrato sem rosto – repetidas e intrigantes formas em U – em frenéticos zig zags, além dos símbolos gravados em lajes de pedra.

Até hoje, ninguém soube decifrar o seu real significado.

Anúncios

23. Templo Branco de Uruk

Considerado o centro do mundo há 5 mil anos, Uruk foi uma cidade antiga da Suméria, que não tinha não apenas casas e templos, mas também uma complexa rede de canais que atravessava todo o local.

No entanto, há um lugar específico que faz com que os segredos da cidade sejam ainda mais misteriosos: o Templo Branco de Uruk.

Há um lugar específico que faz com que os segredos do centro do mundo de 5 mil anos atrás sejam ainda mais misteriosos: o Templo Branco de Uruk.

Os seus mistérios começam já com o nome original do templo, pois até hoje ninguém sabe qual era.

Ainda, questionam-se se ali estão enterrados segredos relacionados a uma religião organizada verdadeiramente antiga.

Não bastasse estes dois fatos, o que torna o Templo Branco especialmente intrigante são suas conexões com Anu, o deus mais antigo do panteão sumério (e uma das estrelas da Epopéia de Gilgamesh).

São fatos que ninguém consegue entender!

22. Templos megalíticos de Malta

Malta é um país recheado de história e mistérios.

Espalhados pelo arquipélago maltês, o país possui o seu próprio tesouro misterioso: os templos megalíticos de Malta, que têm mais de 5.000 anos e fazem parte dos Patrimônios Históricos da UNESCO.

Espalhados pelo arquipélago maltês, o país possui o seu próprio tesouro misterioso: os templos megalíticos de Malta, que fazem parte dos Patrimônios Históricos da UNESCO.

No total, são 6 templos megalíticos de Malta: Hagar Qim, Mnajdra, Tarxien, Ta’Hagrat, Skorba e Ggantija, o único existente na ilha de Gozo.

Em relação ao seu mistério, ele está justamente nas crenças das pessoas que os construíram.

Acredita-se que os templos eram santuários usados para práticas religiosas e até mesmo para sacrifício de animais, mas não há certeza absoluta sobre este fato.

21. Tikal

A civilização Maia atrai a atenção de todos seja pela sua aparência ou por sua curiosa história.

Dentre todos os seus sítios arqueológicos mais conhecidos pelo público em geral, há um que merece atenção extra: o Tikal, localizado na Guatemala.

Dentre todos os seus sítios arqueológicos mais conhecidos pelo público em geral, há um que merece atenção extra: o Tikal, localizado na Guatemala.

Conhecido como as ruínas Maias do “Mundo Perdido”, o sítio arqueológico maia de Tikal atrai em média 150 mil visitantes anualmente.

Além de sua beleza histórica, o que atrai muitos turistas ao local são os mistérios que giram em torno dele.

Isto porque ninguém sabe ao certo se foram construídas por motivos religiosos, científicos, para enterrar mortos ou para tudo isso ao mesmo tempo.

20. Baalbek

Enquanto o Panteão de Atenas é mundialmente conhecido, há uma construção no Líbano de estrutura e estilo similares, só que duas vezes maior: o Baalbek.

Considerado um dos monumentos históricos misteriosos do mundo, o lugar tem sua origem desconhecida.

Considerado um dos monumentos históricos misteriosos do mundo, o Baalbek tem sua origem desconhecida.

Em sua estrutura, cada um dos blocos pesam mais de 1000 toneladas, o que significa quase 100x mais pesado quando comparados com os maiores blocos do Panteão de Atenas.

No entanto, como dissemos anteriormente, a sua origem é desconhecida, já que não havia na época a tecnologia necessária para construir e mover esses blocos gigantescos.

19. Labirintos de pedra da Ilha Bolshoi Zayatsky

Conhecidos como Babilônias pelos locais, os labirintos de pedra da Ilha Bolshoi Zayatsky, em Arkhangelsk Oblast , na Rússia, referem-se a um grupo de 13 ou 14 labirintos que atraem muita atenção e especulação.

Isto porque pouco se sabe de sua origem e o que motivou a serem construídos.

Conhecidos como Babilônias pelos locais, os labirintos de pedra da Ilha Bolshoi Zayatsky referem-se a um grupo de 13 ou 14 labirintos que atraem muita atenção e especulação.

Em razão dessa obscuridade quanto ao motivo pelo qual as pedras foram postas lá, teorias não faltam sobre o assunto.

Alguns pensam que os utilizavam com finalidade de astronomia e outros consideram que foram construídos para pescar os peixes grandes do Mar Branco.

Já os moradores e outras pessoas religiosas acreditam que são estruturas de rituais nos limites do mundo espiritual.

18. Planície dos Jarros

Há mais de dois mil anos, cerca de 400 enormes jarros de pedras estão espalhados em uma área de aproximadamente 1 mil km² no norte do Laos.

Com tamanhos que variam entre 1m e 3m de altura, eles podem pesar até 6 toneladas e são dispostos em grupos sem alinhamento visível.

Não à toa, turistas do mundo inteiro que visitam o país vão até o local para admirá-los.

Quanto à origem da construção, ninguém conseguiu defini-la até hoje, o que coloca a Planície dos Jarros na nossa lista de monumentos históricos misteriosos.

Quanto à origem da construção das peças e a utilidade delas, ninguém conseguiu defini-las até hoje, o que coloca a Planície dos Jarros na nossa lista de monumentos históricos misteriosos.

Teorias a respeito do uso das jarras incluem sarcófagos, recipientes para fermentação e produção de álcool (de arros) ou armazenamento de arroz, tanques de armazenamento de água e muitas outras.

17. Círculo Gosek

Localizado no distrito de Weissenfels, na Alemanha, o Círculo Gosek é um sítio arqueológico descoberto a partir de fotografias aéreas de um campo de trigo em 1992.

Considerado o “Stonehenge alemão”, tem estrutura semelhante à do círculo megalítico na Inglaterra.

Localizado no distrito de Weissenfels, na Alemanha, o Círculo Gosek é um sítio arqueológico descoberto a partir de fotografias aéreas de um campo de trigo em 1992.

Há alguns séculos, a astrologia e a astronomia andavam de mãos dadas e se confundiam, portanto, o local funcionava como calendário solar e centro cerimonial e religioso do povo Neolítico.

Foram descobertos ali vestígios de bois decapitados e fragmentos de esqueletos humanos.

Embora estas sejam descobertas importantes, sabe-se que há muito mais para desvendar, principalmente porque faz pouco tempo desde o conhecimento do local.

16. Angkor Wat

O Angkor Wat é um famoso templo do século XII, localizado no Camboja, o qual foi inspirado no mitológico Monte Meru, onde os hindus acreditam que os antigos deuses vivem.

Considerado um dos locais mais populares do país, ele é também um dos monumentos misteriosos.

Considerado um dos locais mais populares do país, Angkor Wat, no Camboja, é também um dos monumentos misteriosos.

Descoberto pelos europeus no século 19, a alvenaria usada no complexo é tão densa que não se encontram emendas entre as pedras.

O trabalho é completamente liso e o complexo inteiro se sustenta pelo seu próprio peso, o que é uma obra dificílima de se explicar para à época em que foi construída.

15. Estátuas da Ilha de Páscoa, Chile

Da costa do Chile, em um pequeno lote de terra em que o país se encontra com o Pacífico, estão as estátuas moai gigantes da Ilha de Páscoa.

Embora haja provas de que elas tenham sido movidas de um local a outro, com bases que são mais pesadas que as estátuas, não há evidências que indiquem como as estátuas foram movidas.

Experiências confirmaram que a manipulação das estátuas é possível, mas, como todos os possíveis descendentes das pessoas que poderiam ajudar a esclarecer esse mistério já faleceram, ele continua sem solução.

14. Petra

Localizada ao sul da Jordânia, em uma cidade chamada Wadi Musa, está Petra, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno graças à sua beleza singular.

Tamanha à sua importância, a UNESCO a descreveu como “uma das mais preciosas propriedades culturais da herança cultural do homem”.

Localizada ao sul da Jordânia, em uma cidade chamada Wadi Musa, está Petra, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno graças à sua beleza singular.

Petra não faz parte só da lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, como também dos monumentos históricos misteriosos.

Isto porque suas construções, inteiramente esculpidas em arenito, intrigam quaisquer engenheiros.

O local não poderia ter sido construído sem a ajuda de andaimes, mas detalhe: estas invenções da engenharia só foram inventadas milhares de anos depois.

13. Golfo do Cambai

Em 2001, um sonar detectou evidência de uma cidade submersa na costa da Índia, no Golfo de Cambai.

Ao ser inspecionada mais de perto, foi revelado que havia, na verdade, muitas estruturas feitas pelo homem afundadas na água, incluindo grandes construções e canais.

Em 2001, um sonar detectou evidência de uma cidade submersa na costa da Índia, no Golfo de Cambai.

Quando a área foi escavada, artefatos como objetos de cerâmica foram descobertos e um pedaço de madeira das construções foi datado do começo de 9500 a.C.

Isto, por sua vez, significaria que a cidade existia milhares de anos antes da que é considerada a mais velha cidade na Índia.

Mas não para por aqui!

Também significaria milhares de anos antes dos humanos serem capazes de construir cidades daquele tamanho. Intrigante, não?

12. Gobekli Tepe

Considerada não só um dos monumentos históricos misteriosos, como também um dos lugares mais antigos do mundo, Gobekli Tepe é a primeira estrutura religiosa que se tem conhecimento.

Com mais de 22 mil anos, o santuário é tão antigo que ele foi construído quando homens ainda estavam aprendendo a cultivar plantas e domesticar animais.

Considerada não só um dos monumentos históricos misteriosos, como também um dos lugares mais antigos do mundo, Gobekli Tepe é a primeira estrutura religiosa do planeta.

Como naquele período éramos simples caçadores sem conhecimentos sobre agricultura, linguagem escrita, a roda, domesticação de animais, cerâmica ou religião, a pergunta que não quer calar é: para quê serviam as pedras do Gobekli Tepe?

Até hoje, ninguém sabe responder essa questão.

11. Grande Esfinge de Giza

Talvez um dos maiores mistérios de todos os tempos, a Grande Esfinge de Giza no Egito traz mais perguntas do que respostas.

No que diz respeito à sua origem, muitos acreditam que os Faraós construíram essa obra de arte, mas evidências sugerem que eles simplesmente a reformaram.

Além de não terem os meios de construir algo tão gigante, a data de origem da pirâmide é de bem antes dos Faraós existirem.

Talvez um dos maiores mistérios de todos os tempos, a Grande Esfinge de Giza no Egito traz mais perguntas do que respostas

Chegamos à parte final do nosso texto sobre os monumentos históricos misteriosos e ainda há 10 locais para você conhecer.

Bora saber mais sobre o que te espera?

Spoiler:

Uma das sete maravilhas do mundo moderno está aí abaixo!

10. Teotihuacan

Teotihuacan foi um centro urbano da Mesomérica pré-colombiana localizada na Bacia do México, 48 quilômetros a nordeste da atual Cidade do México.

O local abrange uma área total de 83km² e foi designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987, sendo hoje o sítio arqueológico mais visitado do México.

Teotihuacan abrange uma área total de 83km² e foi designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987, sendo hoje o sítio arqueológico mais visitado do México.

Considerada uma das cidades mais desenvolvidas do mundo e um dos maiores monumentos históricos misteriosos, Teotihuacan é um enigma para os historiadores.

Quem construiu esse sítio de 25 km²?

Descobertas recentes mostram que os astecas não teriam construído esse sítio de 2 mil anos, mas o teriam herdado depois que seus construtores o abandonaram.

09. As ruínas de Tiwanaku

A Bolívia é muito conhecida por nós brasileiros graças aos seus diversos destinos turísticos, como La Paz, Lago Titicaca e Salar de Uyuni.

No entanto, há um lugar no país que merece a sua devida atenção: a cidade pré-colombiana de Tiwanaku.

Há um lugar na Bolívia que merece a sua devida atenção: a cidade pré-colombiana de Tiwanaku.

Pouco se sabe sobre Tiwanaku e o povo que a fundou.

Aparentemente, a cidade foi lar de uma civilização antiga que estava bem à frente de seu tempo.

Todavia, até o atual momento, ninguém conseguiu cravar qual é a idade certa do local. A única coisa que se sabe é que ele tem, no mínimo, mil anos de idade, embora seja estimado muito mais!

08. Tiermes

Considerada um dos monumentos históricos misteriosos do mundo, Tiermes é uma cidade quase que inteiramente incrustada na rocha e que está localizada na região espanhola de Leão e Castela, a mais de 1.200 m de altitude.

Neste sítio arqueológico, você encontrará ruínas de um fórum e dos portões da cidade, de moradias e até mesmo de um sistema sofisticado de aquedutos.

Considerado um dos monumentos históricos misteriosos do mundo, o sítio arqueológico de Tiermes, na região espanhola de Leão e Castela, é quase inteiramente incrustado na rocha.

Como quase todo lugar misterioso, este é mais um daqueles que não se sabe quem construiu a cidade e nem quando.

A única certeza que se tem é que os celtas da Ibéria, os romanos, que contribuíram para seu desenvolvimento econômico, os visigodos e os mouros passaram por ali em diferentes épocas.

Além disso, outro fato que é dado como certo é que Tiermes perdeu a importância em algum ponto do século XII.

07. Grande Zimbábue

Poucos já ouviram falar do Grande Zimbábue, mas o local está para África assim como o Machu Pichu para a América Latina.

De valor histórico e cultural inexplicável, esta cidade antiga no sudeste do Zimbábue foi construída pelo povo Shona, entre os séculos XII e XV, período no qual foi um importante centro de comércio, graças à abundância de ouro na região.

Poucos já ouviram falar do Grande Zimbábue, mas o local está para África assim como o Machu Pichu para a América Latina.

Redescoberta por exploradores europeus em 1871, o Grande Zimbábue rapidamente despertou interesse muito por conta do mistério que envolve sua origem.

Até hoje, não há nenhuma teoria que explique o lugar, mas muitos acreditam que este sítio de 7km² tenha abrigado as Minas do Rei Salomão, como descrito na Bíblia.

06. Silbury Hill

Perto dos círculos de pedra de Avebury, na Inglaterra, Silbury Hill é uma colina não natural criada há 6 mil anos, sendo o maior montículo artificial da Europa.

Com o tamanho aproximado de uma pequena pirâmide egípcia (40 metros de altura), o local foi construído em torno de 2.400 a.C, mas não possui qualquer sinal de enterros no seu interior.

Perto dos círculos de pedra de Avebury, na Inglaterra, Silbury Hill é uma colina não natural criada há 6 mil anos, sendo o maior montículo artificial da Europa.

Os motivos da sua construção permanecem um dos grandes mistérios da pré-história. Justamente por esta razão, o Silbury Hill está na lista dos monumentos históricos misteriosos.

Comentários à parte, ressalta-se um fato: quaisquer que sejam suas origens, é um feito extraordinário para uma civilização tão antiga.

05. Glastonbury Tor

Localizada no interior da Inglaterra, a 2 horas de Londres, está Glastonbury, uma cidadezinha bem peculiar.

Dominando todo o seu horizonte, encontra-se o ponto alto da cidade: o Tor, uma colina de formato ovalado, com suas misteriosas ‘camadas’ formando um labirinto, sendo lá que as sacerdotisas de As Brumas de Avalon, obra da escritora Marion Zimmer Bradley, celebram o Beltane e tantos outros rituais sagrados.

Localizada na Inglaterra, a 2 horas de Londres, está Glastonbury, uma cidadezinha bem peculiar. Dominando todo o seu horizonte, encontra-se o ponto alto da cidade: o Tor

Com vista para a cidade de Glastonbury, na Inglaterra, esse morro icônico é coberto por uma torre sem teto, vestígio de uma igreja do século XIV construída nas ruínas de uma igreja anterior.

Alguns sugerem que esse sítio encoberto de mistério tenha sido Avalon, onde a lendária espada do rei Arthur, Excalibur, foi forjada. Será?

04. Externsteine da Floresta de Teutoburgo

Chamadas de “Stonehenge da floresta de Teutoburgo”, Externsteine refere-se a uma peculiar formação rochosa de arenito, a qual está localizada na Alemanha.

O local é composto por 13 rochedos, das quais algumas surgem mais isoladamente em forma de rochas pequenas e se elevam em uma fileira de rochedos com até quase 40 metros de altura.

Chamadas de “Stonehenge da floresta de Teutoburgo”, Externsteine refere-se a uma peculiar formação rochosa de arenito, a qual está localizada na Alemanha.

Considerada um dos monumentos históricos misteriosos, há inúmeros vestígios de atividade humana nas formações rochosas Externsteine que levam a muitas especulações e interpretações.

Por exemplo, elas foram um santuário germânico, um observatório astronômico ou uma reprodução de locais sagrados de Jerusalém?

No século XVI, assumiu-se que o local teria sido um santuário germânico pagão transformado posteriormente em santuário cristão.

Apesar de muitos acreditarem nesta teoria, fato é que não há evidências arqueológicas para isto.

03. Cidade perdida de Anasazi

A história dos Anasazi, uma antiga civilização que habitou o sudoeste dos Estados Unidos antes da chegada de Colombo, é definitivamente misteriosa.

Construtores dos mais altos prédios da América do Norte pré-colombiana, o fato dos anasazis terem construído os seus pueblos em um local extremamente precário já é o primeiro mistério que os envolve.

A história dos Anasazi, uma antiga civilização que habitou o sudoeste dos Estados Unidos antes da chegada de Colombo, é definitivamente misteriosa.

Além disso, os arqueólogos ainda tentam compreender por que os anasazis subitamente abandonaram seu território.

A teoria mais forte é que eles enfrentaram uma forte estiagem com duração provável de mais de três anos em torno de 1130. Este evento pode ter sido fatal, fazendo com que os anasazis abandonassem o local entre 1150 e 1200.

02. Sechin Bajo Plaza

Todo mundo já ouviu falar do lendário Império Inca e sua cidadela de Machu Picchu, mas poucos sabem que há restos de civilizações peruanas muito, mas muito mais velhas.

Um exemplo é o Sechin Bajo Plaza, considerado um dos maiores monumentos históricos misteriosos do mundo.

Poucos sabem que há restos de civilizações peruanas muito, mas muito mais velhas. Um exemplo é o Sechin Bajo Plaza, considerado um dos monumentos históricos misteriosos.

Cinco mil anos antes dos incas terem alcançado seu pico no século XV, os grupos antigos do Novo Mundo estavam construindo Sechin Bajo.

O lugar é um grande sítio arqueológico localizado no vale do rio Sechin a cerca de 12 quilômetros do oceano pacifico e a 300 quilômetros de Lima, no Peru.

Os mistérios que rodeiam Sechin Bajo dizem respeito à data em que a agricultura tonou-se a fonte mais importante de subsistência desta população.

As recentes descobertas contradizem a teoria de diversos antropólogos de que as primeiras civilizações do Peru não se baseavam na agricultura como meio de sobrevivência, mas sim na exploração dos recursos marítimos encontrados no litoral peruano.

01. Machu Picchu, Peru

E já que citamos Machu Picchu, que tal finalizar o nosso texto sobre os monumentos históricos misteriosos com ele, hein?

Considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu encanta a todos os seus visitantes. Não só pela beleza do lugar, mas também pelo mistério que o rodeia.

Até hoje, a pergunta que não quer calar é sobre o porquê dos incas terem construído uma cidade a 2.300m de altitude, praticamente inacessível.

Considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu encanta a todos os seus visitantes. Não só pela beleza do lugar, mas também pelo mistério que o rodeia.

Segundo Menegat, os Incas aproveitaram-se da falha geológica do local para construírem a cidade com rochas mais “moles” ou mais friáveis.

Eles identificaram a facilidade de conseguir água nos aquíferos que se originavam nas rochas fraturadas, além da firmeza e facilidade em trabalhar com as rochas ali encontradas.

Com a contribuição do brasileiro para o conhecimento mundial, o maior mistério no que diz respeito aos monumentos históricos começa a ser desvendado… Será que os demais que citamos terão a mesma sorte? Quem viver, verá!

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Elo Básico: o que é o Elo Básico

O Elo Básico é um cartão de crédito básico, com cobertura internacional e com várias vantagens aos clientes, além de ter anuidade diferencida.

Continue lendo
content

Qual o limite do cartão de crédito PagBank?

O limite do cartão de crédito PagBank pode chegar até 100% do valor da sua renda, sendo ajustado de acordo com seu histórico com o banco. Veja!

Continue lendo
content

Cartão Afinz ou Cartão Dotz: qual o melhor?

Em busca do cartão ideal? Então, conheça nosso comparativo entre o cartão Afinz e o cartão Dotz. E escolha a melhor opção para seu perfil.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Banco CSF

Banco CSF é uma instituição financeira ligada ao Grupo Carrefour. E os clientes têm benefícios exclusivos nas lojas da rede. Saiba mais!

Continue lendo
content

Fintech C6 Bank oferece seguro para sua conta digital

Agora a fintech C6 Bank vai oferecer um seguro para sua conta digital em que o cliente pode personalizar os serviços. As mensalidades variam de R$1,00 a R$20,00 e cobrem prejuízos financeiros em transações PIX, saques e compras efetuados sob ameaça e sequestro, entre outros serviços.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Microcenter

O cartão de crédito Microcenter fornecido pela empresa de produtos para informática Microcenter em parceria com o Wells Fargo Bank pode ser solicitado de forma online e em poucos minutos. Veja aqui mais detalhes de como é possível ter o seu.

Continue lendo