Empréstimos

Como funciona empréstimo para servidor público?

O empréstimo para servidor público funciona de forma bem parecida com os demais, porém tem algumas características que os diferenciam no mercado, como seus juros e o parcelamento. Conheça mais sobre essa modalidade neste post!

Anúncios

por Leticia Jordão

07/07/2022 | Atualizado em 08/07/2022

Essa modalidade possui os juros mais baixos e as melhores condições de pagamento. Conheça mais sobre ela agora

Saiba como o empréstimo para servidor funciona na prática! Fonte: Pexels.
Saiba como o empréstimo para servidor funciona na prática! Fonte: Pexels.

O empréstimo para servidor público é uma modalidade de crédito que consegue oferecer diversos benefícios. A partir dele, é possível acessar juros baixos e prazos de pagamento mais longos.

Novas regras empréstimo consignado INSS

Conheça as novas regras que entraram em vigor em 2022 e quais alterações elas trouxeram.

No artigo a seguir, você conhecerá mais sobre essa modalidade de empréstimo, além de conferir as principais instituições financeiras que trabalham com ela. No final, você verá como a solicitação desse empréstimo funciona. Boa leitura!

Como obter empréstimo pessoal

Veja como você consegue obter esse crédito em 2022.

Anúncios

Como funciona empréstimo para servidor público?

Todos sabemos que o cargo de servidor público é um dos mais estáveis que existem, além de oferecer diversas garantias para o trabalhador. Sendo assim, as instituições bancárias identificaram esse perfil como aquele que tem menos risco de inadimplência.

E em suma, quando um perfil apresenta um risco menor de dar “calote”, as instituições conseguem oferecer a eles algumas vantagens, como condições de pagamento acessíveis e até uma taxa de juros mais baixa.

Por conta disso, hoje em dia existem modalidades de crédito feitas especialmente para quem é servidor público, já que ele tem mais chances de realmente quitar o empréstimo feito.

Dessa forma, o funcionamento desse modelo de empréstimo ocorre de forma bem parecida com os demais. Em suma, a única diferença está na forma que o crédito é analisado, na taxa de juros e na forma de pagamento. 

Esses três itens podem ser diferentes conforme o empréstimo. Mas você conhece melhor sobre isso no próximo tópico!

Quais são as formas de empréstimo disponíveis?

Agora que você já sabe como essa modalidade de crédito funciona, chegou a hora de conhecer os diferentes tipos de empréstimos para servidor público que existem.

Basicamente, o servidor consegue acessar 3 modalidades diferentes de empréstimo, que garantem a ele o acesso ao crédito de forma fácil e com juros baixos. A seguir, você conhece um pouco mais sobre eles.

Anúncios

Crédito consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que funciona assim como as demais. Dessa forma, o servidor público poderá solicitar um valor específico para uma instituição financeira. Assim que aprovado, o servidor poderá ter o valor em sua conta.

No entanto, a sua diferença está na hora de realizar o seu pagamento. Sendo assim, aqui a instituição financeira onde o servidor solicitou o empréstimo, irá descontar de forma automática o valor da parcela diretamente na folha de pagamento do usuário.

Dessa forma, o servidor não precisa ter o trabalho de emitir um novo boleto todo o mês até quitar o empréstimo. O pagamento é feito de forma automática e debitado da sua folha de pagamento.

Para disponibilizar esse empréstimo, as instituições calculam o valor de parcela que você pode pagar conforme a sua renda. Isso acontece porque nesse modelo, essa quantia não pode ultrapassar 30% da renda do servidor.

Crédito com garantia de imóvel

Já nessa outra modalidade de empréstimo, a instituição financeira utiliza o imóvel do servidor como garantia de que o pagamento será feito. Dessa forma, caso o servidor venha a não pagar as parcelas, a instituição tem o direito de tomar o bem para quitar o empréstimo.

Por conta disso, essa modalidade costuma ter um nível de inadimplência muito baixa. Mas, quem o contrata, consegue acessar juros menores e um período maior para realizar o pagamento do empréstimo.

Crédito pessoal

Por fim, temos a modalidade do crédito pessoal que é um dos mais comuns no mercado. Por mais que ele seja acessado por todos os públicos, algumas instituições oferecem uma categoria especial para o servidor, onde oferecem pagamento por um prazo maior e juros baixos.

Nessa modalidade, não existe nenhuma garantia de que o pagamento será feito. Dessa forma, as instituições precisam fazer uma análise de crédito rigorosa para determinar o valor que será emprestado, a taxa de juros e o tempo que o servidor terá para quitar.

Onde conseguir empréstimo para servidor público?

Em suma, existem diversas instituições financeiras que oferecem uma linha de crédito especial para quem é servidor público. Dessa forma, ele consegue aproveitar os diversos benefícios que a modalidade traz.

A seguir, separamos 3 opções de bancos que possuem essa modalidade de crédito. Assim, você poderá conhecê-los e compará-los para escolher a opção que melhor se encaixa na sua realidade!

Santander

Em resumo, o banco Santander trabalha oferecendo aos servidores públicos a modalidade de empréstimo consignado. Assim, a partir dele, o servidor consegue acessar uma taxa personalizada para o seu caso e até 12 anos para pagar.

Dessa forma, para realizar a contratação, o Santander oferece diversos canais diferentes, como seu aplicativo, internet banking, correspondentes bancários, agência física, entre muitos outros! Confira na tabela abaixo as principais características do empréstimo.

ValoresVaria conforme a análise de crédito
ParcelamentoAté 144 meses 
Renda mínimaNão informada
Aceita NegativadoNão informada
Taxa de jurosPersonalizada
Características do empréstimo Santander

Como solicitar empréstimo consignado Santander

Confira os principais canais onde se pode solicitar o empréstimo!

Banco do Brasil

Já o Banco do Brasil, também trabalha com o empréstimo consignado. A partir dele, o servidor pode acessar parcelas fixas e até 120 meses para quitar o valor emprestado.

Além disso, ele tem a praticidade de pagar a primeira parcela em até 180 dias! Ademais, o servidor pode realizar todo o processo de solicitação online e não precisa criar conta no BB para ter acesso a modalidade.

ValoresVaria conforme a análise de crédito
ParcelamentoAté 120 meses 
Renda mínimaNão informada
Aceita NegativadoNão informada
Taxa de jurosPersonalizada
Características do empréstimo

Como solicitar empréstimo consignado BB

Veja como funciona o processo para solicitar esse empréstimo!

Caixa Econômica Federal

Por fim, outra instituição financeira que trabalha com empréstimo para servidor público é a Caixa Econômica Federal. A partir dele, o usuário consegue acessar a modalidade de empréstimo consignado.

Dessa forma, a partir da Caixa o servidor não precisa de avalista e pode realizar a solicitação de forma totalmente online.

ValoresVaria conforme a análise de crédito
ParcelamentoVaria conforme a análise de crédito
Renda mínimaNão informada
Aceita NegativadoNão informada
Taxa de jurosNão informada
Características do empréstimo

Como solicitar empréstimo consignado Caixa

Descubra como esse processo é feito na Caixa!

Quais os cuidados o servidor público precisa ter?

Assim como qualquer empréstimo, ao solicitar crédito para servidor público é preciso ter alguns cuidados. Afinal de contas, se esse processo não for bem analisado, você pode comprometer as suas finanças pessoais.

Dessa forma, um dos primeiros cuidados que devem ser tomados é em relação ao contrato do empréstimo. Assim, aqui é fundamental não assinar nenhum papel que a instituição financeira ofereça sem ler ele inteiro.

Essa pequena prática já pode ajudar você a não receber juros abusivos ou ter que pagar multas que não foram introduzidas anteriormente.

Além disso, também é fundamental que você analise o seu financeiro no momento para ver se conseguirá arcar com o valor das parcelas. 

Nesse momento, é essencial fazer uma boa simulação do empréstimo, para ter uma noção melhor de como ficará o pagamento todo mês.

Em suma, ao ter esses pequenos cuidados, você garante que conseguirá ter uma ótima experiência ao contratar o seu empréstimo para servidor público!

Qual a documentação necessária?

Em resumo, a documentação que o servidor precisa ter em mãos para realizar o empréstimo pode variar bastante de uma instituição financeira para a outra. Mas, os seguintes documentos são sempre solicitados:

  • Documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • O número de seu CPF;
  • Documentos que comprovem a sua residência;
  • Comprovante de renda.

Ademais, no momento de solicitar o empréstimo, a instituição financeira irá passar para você a lista de documentos necessários para realizar a contratação.

Passo a passo para solicitar empréstimo para servidor público

Em suma, a solicitação de empréstimo para servidor público pode acontecer de forma bem semelhante às outras modalidades, fazendo com que o servidor siga sempre os mesmos passos.

Sendo assim, para orientar você durante o processo, separamos abaixo os principais passos que você passa ao solicitar esse tipo de empréstimo.

  1. Acesse o site da instituição financeira e faça uma simulação de crédito;
  2. Caso o crédito simulado seja o suficiente para você, peça para iniciar o processo de contratação;
  3. Dessa forma, a instituição passará a você todos os documentos que você precisa enviar. Assim, é só realizar o envio deles e aguardar o retorno da instituição;
  4. Basicamente, nesse momento a instituição fará uma análise do seu perfil para verificar se pode aprovar o crédito solicitado;
  5. Caso você seja aprovado, a instituição enviará o contrato do empréstimo. Leia ele e, se estiver tudo certo, realize a assinatura.

Em suma, feito isso, em alguns dias o dinheiro emprestado cairá na sua conta e você poderá utilizar como quiser!

Ademais, se quiser conhecer opções de empréstimo para servidores comissionados, acesse o conteúdo recomendado abaixo e boa leitura!

Pessoa contando notas de dinheiro.

5 opções de empréstimo servidores comissionados

Confira aqui opções de empréstimos para servidores comissionados.

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Afinz ou Cartão Atacadão: qual o melhor?

Escolha entre o cartão Afinz ou cartão Atacadão. Ambos oferecem parcelamentos diferenciados e descontos. Então, leia o post e saiba tudo sobre eles.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro testando produtos

Você sabia que é possível ganhar dinheiro testando produtos? Clique aqui e confira o que você precisa fazer para ser um testador oficial!

Continue lendo
content

Cartão BBB ou Cartão Inter: qual escolher?

Seja o cartão BBB ou Cartão Inter, ambos buscam oferecer qualidade nos serviços e contam com cobertura internacional! Compare e escolha!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Alt Bank

Se você quer um cartão completo e sem anuidade, o cartão de crédito Alt Bank pode ser a solução. Ele conta com diversas vantagens, como cashback, descontos em parceiros e conta digital gratuita. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post.

Continue lendo
content

Com atmosfera pacífica demais, as estrelas do BBB 22 chegam para esquentar o jogo!

Se você é fã de Big Brother Brasil sabe que o programa cresce de acordo com as tretas e conflitos. Assim, os últimos participantes do reality chegam a casa e parecem mais interessados no jogo do que outros. Enquanto isso, o público aguarda para as polêmicas comecem a acontecer.

Continue lendo
content

Conheça o curso de inglês online Ask Jackie

Quer aprender inglês a partir do diálogo? A plataforma Ask Jackie é uma boa opção para você. Continue a leitura e descubra como.

Continue lendo