Dicas

Cálculo financiamento veículo: entenda melhor

Financiar um veículo pode ser o empurrão que você precisa para realizar o sonho de ter um carro! No artigo de hoje, entenda melhor como calcular o financiamento de um veículo.

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 15/01/2022

Calcule agora o financiamento do seu carro!

Saiba agora como fazer o cálculo do seu financiamento. Fonte: Adobe Stock.
Saiba agora como fazer o cálculo do seu financiamento. Fonte: Adobe Stock.

Ter um carro é o sonho de muitas famílias. Realmente, o carro pode facilitar e muito a vida e o dia a dia. Principalmente, para aqueles que moram longe do trabalho. E até mesmo para realizar atividades de lazer. Aliás, até quem mora sozinho também já começa a guardar dinheiro para um carro. No fim, ter um veículo é sinônimo de independência. Mas com os preços de veículos tão elevados, pode ficar difícil. Por isso, existem os financiamentos. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o cálculo de financiamento de um veículo.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona!

Anúncios

O que é financiamento de veículos?

Em resumo, o financiamento de um veículo nada mais é do que um empréstimo. Mas normalmente o financiamento já tem o objetivo do que será feito com o dinheiro. Usualmente se trata de um bem, como um carro ou uma casa. Assim, você vai ao banco com o valor que precisa e o banco concede um empréstimo exatamente no mesmo valor. No entanto, o valor é pago diretamente ao vendedor. Essa é a pequena diferença.

Dessa maneira, o banco recebe o dinheiro com as parcelas que o cliente irá pagar. Tudo isso já com acréscimo de juros. Nesse sentido, o financiamento é muito utilizado por quem quer ter um bem, mas ainda não tem o dinheiro completo. Isso porque no financiamento, é comum já ter um valor de entrada. Esse valor diminui o financiamento e, consequentemente, as parcelas e os juros.

Vale ressaltar que questões como: valor financiado, taxas de juros, prazo para pagar, valor parcelado, tudo isso depende da instituição financeira contratada. Por isso, você deve considerar tudo isso antes de fazer o cálculo de financiamento de veículo.

Como funciona a análise de crédito de financiamento de veículo?

Normalmente o financiamento precisa de um valor de entrada. Fonte: Pexels.
Normalmente o financiamento precisa de um valor de entrada. Fonte: Pexels.

Em primeiro lugar, a análise de crédito é o passo inicial para começar um financiamento de veículo. Basicamente, é o momento em que a instituição financeira analisa o seu perfil para entender se pode te dar crédito. Nesse sentido, pessoas com histórico financeiro ruim ou score baixo, podem conseguir valores menores ou até não serem aprovados.

Nesse sentido, a aprovação de crédito depende muito da sua relação com o banco. Se você já tiver uma boa relação e pagar contas em dia, a chance de ser aprovado é grande. Normalmente, o valor do veículo pode até ultrapassar o valor disponível para financiamento. Em casos assim, é possível solicitar um aumento do crédito disponibilizado pela instituição.

Além disso, como mencionamos, é muito comum dar entrada antes de iniciar o financiamento. Isso acontece porque raramente o banco financia 100% do valor do veículo. Dessa forma, quanto mais alto o valor da sua entrada, melhor.

Anúncios

Qual é o score ideal para financiar um veículo?

Em resumo, é difícil citar um número específico de qual o score ideal para financiar um veículo. No geral, as instituições buscam por pessoas com histórico de bom pagador e até com valores investidos. No entanto, se o seu score estiver com uma pontuação de no mínimo 700, as chances de conseguir um financiamento são grandes.

Aliás, se a sua pontuação for muito alta, existe até a chance de conseguir um financiamento do valor inteiro do carro. Ademais, uma boa solução se o seu score for baixo, é ter um bom valor de entrada. Quanto mais baixo seu score, mais baixo o valor de crédito. Por isso, com um valor de entrada talvez você consiga financiar todo o carro.

Caso seu score esteja baixo, considere aumentá-lo antes de financiar o carro. Por exemplo, limpe seu nome, pague dívidas anteriores e mantenha seu cadastro em dia. Todas essas são formas de tentar aumentar sua pontuação.

Financiamento com score baixo em 2022

Neste artigo, você vai saber como fazer financiamento do seu imóvel ou carro mesmo com score baixo. Confira!

É possível financiar um carro sem entrada?

A primeira vista, é difícil que um banco financie o veículo sem nenhum valor de entrada. Normalmente, os financiamentos são sempre feitos com um valor para abater no próprio financiamento. Depende muito do seu histórico como pagador e também do seu score. 

Vale a pena conversar com a instituição financeira que você escolheu para entender as condições. Além de saber se realmente é possível financiar o carro sem a entrada. Tudo isso pode facilitar na hora de fazer o cálculo de financiamento do veículo.

Cálculo financiamento veículo: como fazer essa conta?

Descubra como calcular seu financiamento. Fonte: Pexels.
Descubra como calcular seu financiamento. Fonte: Pexels.

Primeiramente, para calcular o financiamento de um veículo, é preciso conhecer os tipos de financiamento. Vamos te mostrar alguns, a seguir.

Crédito Direito ao Consumidor (CDC)

Em resumo, com o Crédito Direito ao Consumidor, o cliente solicita o financiamento ao banco. Durante o financiamento, o bem já pertence ao comprador, mas fica alienado ao banco. Ou seja, se o pagamento não for feito em dia, a pessoa ainda tem chances de perder o bem. 

No mais, essa forma de crédito é comum, pois ainda permite que você venda o veículo no meio do financiamento. Entretanto, será necessário transferir o financiamento para o novo comprador. Além disso, o carro só deixa de ser do comprador original, depois que o financiamento for pago inteiramente

Além disso, nessa modalidade o valor do juros vai aumentando conforme as parcelas. Ou seja, quanto mais tempo demorar para pagar, mais os juros sobem. Dessa maneira, muitos clientes optam por amortizar a dívida, em outras palavras, antecipar as parcelas. Assim, você paga menos juros, pois vai liberar aquele valor para o banco. 

Leasing

Já com o Leasing, o processo é um pouco diferente. Nessa modalidade, o comprador faz uma espécie de aluguel. Dessa forma, paga parcelas mensais para o vendedor. Normalmente, as parcelas são mais baratas que no CDC. No entanto, isso só acontece pois no final do financiamento ainda é necessário pagar alguns outros documentos.

Nesse sentido, o Leasing é uma forma de crédito muito buscada para quem troca muito de carro. Pois o documento de transferência do Detran, o Gravame, só tem a baixa no fim do pagamento. Além disso, nessa modalidade, a antecipação de parcelas não é tão vantajosa. 

Como fazer essa conta?

Por fim, para fazer o cálculo de financiamento de veículo é preciso saber a modalidade contratada, as taxas de juros, o valor do veículo e, ainda, o valor de entrada. Com essas informações é possível já ter uma ideia de quanto serão as parcelas.

No mais, existem diversos sites que realizam o cálculo para você. As ferramentas costumam pedir essas mesmas informações para calcular. Além disso, normalmente é possível fazer a simulação diretamente com a instituição financeira.

Portanto, agora que você já sabe como calcular seu financiamento, veja este outro artigo. Nele explicamos o que é e como funciona um consórcio de veículos. Confira!

O que é um consórcio de veículo e como funciona?

Saiba agora tudo sobre o que é e como funciona o consórcio de veículos.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Caixa Mais

O cartão Caixa Mais possui cobertura internacional com a bandeira Elo e oferece aos clientes benefícios, como programa de pontos. Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo Caixa consignado: como funciona

Saiba como funciona o empréstimo Caixa consignado, com tarifas reduzidas e desconto em folha. Ideal para necessidade de dinheiro rápido!

Continue lendo
content

Os 15 brasileiros ricos que perderam quase tudo

É preciso ter cuidado ao ganhar muito dinheiro para não gastar à altura. Descubra quem são os 15 brasileiros ricos que perderam quase tudo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Worten

Você conhece o cartão de crédito Worten? Ele oferece muitos descontos e condições de pagamento exclusivas em Portugal. Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Auxílio Governo em Portugal: Família e Comunidade

O auxílio do governo para famílias e comunidades, em Portugal, garante acesso a apoio em caso de maternidade solo, vulnerabilidade social, problemas psiquiátricos, entre outros. Quer saber como se inscrever? Então, confira o post em seguida.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com a UZZO Pay?

Descubra como ganhar dinheiro com a UZZO Pay e veja como é fácil utilizar as funcionalidades deste app multimoedas que oferece conta digital e cartão pré-pago gratuitos. Confira mais aqui!

Continue lendo