Carros

O que é um consórcio de veículo e como funciona?

O consórcio de veículo pode ser a saída que você procurava para trocar seu carro ou comprar um novo. Assim, ele funciona como uma poupança coletiva e não cobra juros. Confira todos os detalhes aqui.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 02/12/2021

O consórcio pode ser uma boa alternativa para quem quer comprar um carro novo ou trocar de veículo

Afinal, o que é um consórcio de veículo? Fonte: Pexels.
Afinal, o que é um consórcio de veículo? Fonte: Pexels.

Antes de tudo, um consórcio de veículo pode ser uma opção bastante viável para quem está procurando comprar um carro. Nesse sentido, existem algumas variáveis que você precisa levar em consideração antes de fazer a adesão do serviço.

Dessa forma, trouxemos aqui um conteúdo completo para você pesar os prós e os contras do consórcio de veículos e decidir se ele é ideal para a sua situação. Então, continue a leitura e veja se essa modalidade de crédito pode te ajudar.

Anúncios

Consórcio de veículo: o que é e como funciona?

Se você tem o sonho de comprar ou trocar seu veículo, o consórcio de carros pode ser uma boa alternativa. Aliás, com os juros altos de financiamento, essa pode ser a saída mais viável para você adquirir esse bem. Mas, afinal, o que é um consórcio?

Pois bem, um consórcio nada mais é que uma modalidade de crédito colaborativo. Nesse sentido, algumas pessoas com o mesmo objetivo se reúnem e cada uma paga uma parcela do bem envolvido, podendo ser um carro, uma viagem ou um serviço.

Aliás, ao contrário de um empréstimo ou financiamento em que você pega o dinheiro e depois precisa pagar com juros, no consórcio você primeiro paga o banco para então retirar o bem à vista. Entretanto, você também tem a opção de ser contemplado em sorteio e receber o carro ou serviço antes. Nesse caso, você precisa continuar pagando as parcelas depois.

Então, para que o consórcio de veículo funcione, o grupo de pessoas deve estar em comum acordo quanto ao modelo e número de parcelas do carro. Para isso, um contrato é assinado por todos e uma administradora de consórcios faz a intermediação.

Ademais, se você não quiser esperar para ser sorteado e receber o carro, você pode dar lances, como se fosse um leilão. Assim, quem der um lance de maior valor, acaba levando o veículo ou bem para casa.

Como comprar carro com nome sujo?

Você sabia que é possível comprar carro com o nome sujo? Veja agora mesmo as melhores dicas para adquirir seu automóvel dos sonhos.

Quais as vantagens e desvantagens de um consórcio de veículo?

Então, quais as vantagens e as desvantagens? Fonte: Pexels.
Então, quais as vantagens e as desvantagens? Fonte: Pexels.

Primeiramente, a ideia de um consórcio é basicamente como uma poupança. Desse modo, um grupo de pessoas que decidem por um mesmo bem e um número pré-determinado de parcelas, se junta para conseguir o montante total. No entanto, existem pontos positivos e negativos que você precisa levar em consideração ao decidir fazer parte de um consórcio. Confira, a seguir!

Anúncios

Vantagens

Antes de tudo, a vantagem mais atraente de um consórcio de veículo são os custos baixos da modalidade de crédito. Aliás, se você comparar o consórcio com outras modalidades, verá que ele vale muito a pena já que seus custos são menores. Isso porque a administradora de consórcios cobra apenas uma taxa de gestão, ou seja, não existem juros para o consórcio de veículo!

Além disso, você paga as parcelas que cabem no seu bolso. Ou seja, antes de assinar o contrato você escolhe o modelo do veículo, bem como o número e o valor das parcelas que quer pagar. Assim, não corre o risco de ficar endividado e não conseguir dar continuidade no pagamento.

Ademais, é importante informar que você vai retirar o bem à vista. Isso significa que você terá uma carta de crédito com o montante total para pagar pelo veículo. Dessa forma, você poderá negociar descontos com a concessionária para pagamentos à vista.

Por fim, você pode participar de consórcios com um longo prazo para pagamento, chegando até a 72 parcelas. No entanto, se você quiser desistir e, ainda, não tiver sido contemplado no sorteio, poderá pegar seu dinheiro de volta.

Desvantagens

Pois bem, existem também alguns pontos negativos ao fazer um consórcio. Então, é importante ficar atento para não ser pego de surpresa depois que assinar o contrato. Vamos falar de algumas desvantagens da modalidade de crédito, a seguir.

Primeiramente, pode ser que você pague todo o consórcio e ganhe o sorteio apenas no último mês. Assim, existe o risco de demorar um pouco mais para retirar seu veículo. Vale lembrar que existem outras formas de comprar seu carro, como um financiamento, por exemplo. Ainda que você pague juros, poderá retirar o veículo imediatamente.

Além disso, é importante se atentar ao pagamento das parcelas. Caso você atrase muitos pagamentos seguidos poderá ser retirado do grupo. Ademais, se já tiver sido contemplado e atrasar os pagamentos, a administradora do consórcio pode pedir a apreensão do seu veículo!

Por fim, o dinheiro do consórcio contratado não vai ser depositado na sua conta. Aliás, lembre-se que se trata de uma modalidade de crédito diferente de um empréstimo. Ou seja, você não poderá utilizar o dinheiro para nenhum outro fim além do que está em seu contrato. Portanto, caso precise de dinheiro para alguma emergência financeira, é melhor recorrer a outro tipo de crédito.

Como fazer um consórcio de veículo?

Então, como fazer? Fonte: Pexels.
Então, como fazer? Fonte: Pexels.

Antes de tudo, você precisa escolher uma boa empresa administradora de consórcio. Assim, você pode acessar o site do Banco Central e conferir a lista das administradoras que são autorizadas nesse ramo. Nesse sentido, uma boa empresa vai gerenciar seu dinheiro de forma adequada, para que todos retirem seu bem como combinado em contrato.

Pois bem, ao assinar o contrato você vai ingressar em um grupo de consórcio de veículo. Aliás, você poderá entrar em um grupo que já está em andamento ou, ainda, em um que não começou. Mas não se preocupe, pois não haverá prejuízo.

Então, você só precisa começar a pagar as suas parcelas e aguardar para ser contemplado no sorteio do mês. Também é importante lembrar que você poderá dar lances, como um leilão, para melhorar suas chances de conseguir ser sorteado, mas isso é totalmente opcional.

Cuidados que você deve ter ao fazer um consórcio de veículo

Então, existem alguns cuidados especiais que você precisa ter ao decidir fazer um consórcio de veículo para evitar qualquer problema e dor de cabeça com seu carro. Primeiramente, tenha a certeza de que está preparado financeiramente para comprometer parte do seu orçamento com o pagamento das parcelas.

Nesse sentido, como já mencionamos, deixar de pagar parcelas ou atrasar o pagamento de muitas parcelas em sequência pode resultar na sua exclusão do grupo ou na apreensão do seu carro. Portanto, esteja certo de que pode se comprometer.

Além disso, tenha certeza do modelo de carro que você quer adquirir. Pesquise bastante antes de procurar a administradora de consórcio e assinar o contrato. Assim, carros geram custos como manutenção, IPVA, seguro, entre outros. Por isso, é importante pesquisar antes para ter certeza que poderá arcar com esses gastos também.

Por fim, como já dissemos acima, tenha certeza de que está fazendo negócio com uma empresa idônea! Portanto, pesquise, procure informações no site do Banco Central e fique atento para não ser vítima de fraudes. Uma empresa responsável vai cuidar do seu dinheiro, afinal, você vai fazer um bom investimento.

Entretanto, se você ainda está inseguro sobre fazer um consórcio de veículos e quer explorar outras possibilidades, confira, a seguir, nosso conteúdo. Nesse sentido, saiba como alugar um carro mesmo com o nome sujo.

Como alugar um carro com o nome sujo?

Você sabe como alugar um carro com o nome sujo? É sobre isso que falaremos e outras informações úteis na hora de locar um carro.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e produtora de conteúdo para diversos assuntos, é apaixonada pela escrita e pelo novo. Sempre em busca de conhecimento, tem como objetivo transmitir o que aprendeu de forma leve e descomplicada.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

8 melhores aplicativos para aprender inglês gratuito

Quer conhecer os melhores aplicativos para aprender inglês gratuito? Veja neste artigo algumas opções para estudar inglês no dia a dia.

Continue lendo
content

Cartão Santander SX ou Cartão Nubank: qual o melhor?

Quer escolher entre cartão Santander SX ou Nubank? Pois ambos são cartões com confiança, segurança e credibilidade! Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo consignado + Fôlego: o que é o + Fôlego?

Você já conhece o empréstimo + fôlego? Não? Então continue na leitura pois vamos te contar tudo sobre esse empréstimo consignado! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que fazer para aumentar o limite do cartão de crédito Nubank ainda este mês?

Um bom limite de crédito no cartão pode ser um excelente aliado financeiro quando utilizado de forma correta. No entanto, conseguir esse benefício nem sempre é a tarefa mais fácil! Então, confira a seguir algumas sugestões do que fazer para aumentar o limite do seu cartão Nubank ainda este mês.

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito consolidado Kreditiweb

Veja como é fácil fazer o crédito consolidado com a ajuda da Kreditiweb, uma plataforma financeira que compara diferentes opções e te apresenta as melhores. Confira!

Continue lendo
content

NFTs passam a fazer parte do Imposto de Renda deste ano

Apesar de recente, o segmento dos NFTs se tornou um segmento multibilionário no mercado de ativos. Para manter o controle das negociações, a Receita Federal inseriu os tokens não fungíveis na declaração do IR deste ano. Confira!

Continue lendo