Dicas

Financiamento com score baixo em 2022

Está com o score baixo, mas precisa muito realizar algum sonho financeiro? Neste artigo vamos te mostrar como fazer financiamento do seu imóvel ou carro mesmo tendo score baixo. Confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 16/12/2021

Faça o seu financiamento em 2022 mesmo com score baixo

Saiba como fazer seu financiamento mesmo com score baixo. Fonte: Pexels.
Saiba como fazer seu financiamento mesmo com score baixo. Fonte: Pexels.

Financiar uma casa ou um veículo é um caminho para ter aquele bem sem se endividar completamente. Realizar o sonho do carro ou da casa própria está cada vez mais perto, porém se você tem score baixo pode ser mais difícil. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar como conseguir um financiamento com score baixo. Além de te dar dicas para a hora de você contratar um financiamento. Continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é e como funciona o score de crédito?

O Serasa Experian é um dos maiores avaliadores de crédito do Brasil. Fonte: Serasa.
O Serasa Experian é um dos maiores avaliadores de crédito do Brasil. Fonte: Serasa.

Primeiramente, o que é score de crédito? O score é uma pontuação atribuída aos consumidores pelo SPC e Serasa. Essas duas empresas são especializadas na avaliação de crédito. O SPC usa os dados de lojas credenciadas e o Serasa do banco. Nesse sentido, a pontuação serve de base para entender o risco de emprestar dinheiro, dar crédito e alguns outros benefícios. Em outras palavras, essa pontuação serve para medir seu histórico de bom pagador.

A pontuação vai de 0 a 1000, sendo o 0 o mais arriscado de emprestar dinheiro. E quanto mais perto do 1000, mais seguro o empréstimo vai ser para a instituição. Por exemplo, com score menor que 300, no caso de cartão de crédito, a chance do banco liberar crédito é baixa. Já com empréstimos, as taxas de juros podem ser mais altas. Um score entre 300 e 700 é considerado de risco médio de inadimplência. Já pontuações entre 700 e 1000, são de baixo risco de inadimplência.

Como o score de crédito é calculado?

Depende da empresa consultada. O SPC e o Serasa fazem seus cálculos de forma diferentes. Contudo, existem alguns pontos em comum para a análise:

  • pagar contas no prazo;
  • deixar dados sempre atualizados;
  • utilizar os serviços financeiros;
  • se teve atrasos de pagamentos;
  • seu salário, região que mora e com quem.

Ter um bom score é muito importante. Caso aconteça alguma emergência e você precise do banco, ele vai checar seu score e saber que pode confiar. Dessa forma, você fica mais seguro na hora de pedir um empréstimo ou cartão de crédito novo.

Mesmo assim, para quem está com a pontuação baixa, hoje estamos focando nas dicas para quem quer fazer um financiamento com score baixo.

Financiamento vale a pena?

Um financiamento vale a pena para quem vai adquirir um imóvel ou bem de alto valor, e quer morar enquanto paga. Saiba mais em nosso artigo!

Anúncios

Qual a pontuação de score para financiamento?

Para financiar um imóvel ou um carro, a pessoa precisa ter um bom score. Mas quanto exatamente é um bom score? A verdade é que não existe um valor certo. Até existe um mínimo, mas esse valor muda para cada banco. Além disso, alguns bancos possuem seu próprio sistema de pontuação e apenas usam o Serasa e o SPC para se basear.

Financiamento de imóvel

Financiar um imóvel pode ser mais fácil com score alto. Fonte: Pexels.
Financiar um imóvel pode ser mais fácil com score alto. Fonte: Pexels.

Para obter um financiamento de imóvel em seu valor integral, o recomendável é ter um score de pelo menos 700 pontos. Porém, para um financiamento imobiliário de valor alto existem outros fatores que são levados em conta: como bom relacionamento com o banco e renda mensal.

Para conseguir o financiamento mesmo com score baixo é preciso ficar atento a outros fatores além da pontuação. Por exemplo, ter comprovante de renda compatível com o financiamento é um bom jeito. Isso mostra para o banco que você tem sim condições de arcar com  financiamento. Outro jeito é investir no seu relacionamento com o banco. Utilizar todas as funções disponibilizadas também auxilia no processo.

Financiamento de veículo

Uma alternativa para quem está com score baixo é dar alguma entrada. Fonte: Adobe Stock.
Uma alternativa para quem está com score baixo é dar alguma entrada. Fonte: Adobe Stock.

Na hora de financiar um veículo, o score indicado é de no mínimo 700. Essa já é uma ótima pontuação, com grandes chances de conseguir um financiamento. Ainda assim, é possível conseguir um financiamento que cubra o valor inteiro do carro. Porém, como já mencionamos esse valor pode mudar de banco para banco.

Caso o seu score não seja suficiente, uma alternativa é dar o seu carro de entrada. Dessa forma, o valor necessário para financiamento diminui. Outra dica é aumentar seu score, mais para frente vamos te mostrar os passos.

Como aprovar financiamento com score baixo?

Mas e se meu score tiver baixo? Bom, agora chegou a hora de descobrir como aumentar o seu score! Aumentar a sua pontuação vai te dar mais credibilidade com o banco. E ainda mais facilidade na hora de conseguir empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros. Confira as dicas:

Tenha seu nome limpo

Em primeiro lugar, ter seu nome limpo é essencial para manter seu score. Ou seja, antes de fazer uma nova dívida – como um financiamento – considere pagar as anteriores. Faça negociações e limpe seu nome. Assim, o seu histórico de bom pagador pode melhorar.

Sempre pague contas em dia

Se organize para sempre pagar suas contas em dia. Qualquer atraso nas contas já abaixa o score. Uma dica é colocar contas fixas, como luz, água e internet sempre em débito automático. Dessa forma você não se esquece de pagar e consegue aumentar sua pontuação

Mantenha seu cadastro atualizado

Deixe seus dados no Serara atualizados. Se você se mudar, trocar de emprego ou qualquer outra mudança que impacte sua renda, atualize seu cadastro. Isso faz com que o Serasa te conheça melhor e entenda a sua realidade financeira. Assim, a empresa pode oferecer um score mais alto.

Coloque as contas no seu nome

Se você mora com mais pessoas, coloque as contas no seu nome. Ter contas no seu nome e pagá-las em dia aumenta seu histórico de bom pagador. Nesse sentido, faz o Serasa te conhecer melhor. Ou seja, o score aumenta.

Não peça créditos desnecessários

Se você já tem um limite alto, não há a necessidade de pedir mais para o banco. Esse comportamento dá a ideia de que você não tem controle das finanças. Podendo pedir um limite mais alto para entrar em dívidas depois.

Essas são algumas dicas para aumentar seu score e conseguir seu financiamento com score baixo. Agora é hora de decidir qual o melhor caminho para você. No fim, é sempre importante se manter longe de dívidas. E se tiver dívidas, tentar se livrar o mais rápido possível. Algumas negociações dão até 90% de desconto! 

Além disso, fizemos um guia completo para você aumentar o seu score no Serasa. Leia agora e descubra como!

Guia completo para aumentar o seu score em 2021

Quer saber como aumentar o seu score em 2021? Então, leia o nosso texto e tire todas as dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo pessoal Inter Cash Pessoal

Com o empréstimo pessoal Inter Cash Pessoal, você consegue crédito para lidar com imprevistos do dia a dia de forma rápida. Leia mais aqui!

Continue lendo
content

Quais os cursos técnicos que mais empregam?

Quer saber quais os cursos técnicos que mais empregam? No artigo de hoje, vamos te responder essa e mais perguntas. Confira!

Continue lendo
content

As melhores cidades do Brasil com menos de 10.000 habitantes (segundo o IDHM)

Leia o nosso texto e descubra agora quais são as15 melhores cidades do Brasil com menos de 10.000 habitantes segundo o IDHM.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Novo recurso permite que o cliente acompanhe os rendimentos de cashback no Nubank Ultravioleta

O Nubank anunciou na última semana que agora os clientes que possuem o cartão Ultravioleta terão acesso ao histórico de rendimentos de todo o cashback ganho em compras. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Magazine Luiza Ouro

Descubra agora como solicitar o cartão de crédito Magazine Luiza Ouro. Leia todo conteúdo antes de solicitar, siga todos os passos.

Continue lendo
content

Confira algumas curiosidades sobre a série Bridgerton da Netflix e fique por dentro dos bastidores desse fenômeno mundial!

Lançada no final de 2020, a série se tornou uma das favoritas no catálogo da Netflix em milhões de lares pelo mundo. Então, hoje trouxemos algumas curiosidades Bridgerton Netflix para você conhecer um pouco mais sobre o programa que conquistou uma legião de admiradores. Confira aqui!

Continue lendo