Auxílio Governo

Auxílio Brasil Bloqueado: o que fazer para recuperar o benefício?

18,1 milhões de brasileiros receberam o benefício no mês de maio, mas muitos brasileiros tiveram o seu benefício bloqueado. E você, sabe as razões do bloqueio do Auxílio Brasil e como se proteger dele? Confira aqui!

Anúncios

Saiba como desbloquear o seu benefício

Afinal, como recuperar o Auxílio? Fonte: Governo Federal.
Afinal, como recuperar o Auxílio? Fonte: Governo Federal.

Atualmente, o Auxílio Brasil é o maior programa de distribuição de renda do Brasil. Ele foi criado para substituir o Bolsa Família com atualizações para trazer melhorias para mais de 18 milhões de brasileiros. Apesar disso, é grande o número de pessoas que tem o Auxílio Brasil bloqueado a cada mês.

E isso se deve a algumas razões específicas como dados desatualizados no CadÚnico, assim como mudanças na renda per capita das famílias entre outras mudanças que acabam interferindo nos critérios do programa fazendo com que a família perca o direito de receber o benefício.

Como se inscrever no Programa CadÚnico

Se você deseja obter os benefícios do governo, não deixe de conferir esse artigo para saber como se inscrever no CadÚnico.

Nesse sentido, saber como se prevenir e manter os dados sempre atualizados no CadÚnico além de saber exatamente o que fazer caso o seu benefício seja bloqueado contra a sua vontade é de extrema importância.

Pensando nisso, vamos te ajudar a entender melhor sobre o bloqueio do benefício e o que fazer para que isso não aconteça. Confira!

Como se inscrever no Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil veio para substituir o Bolsa Família. Quer saber como se inscrever para receber o benefício? Leia este post que vamos te explicar o passo a passo.

Quem teve o Auxílio Brasil bloqueado vai voltar a receber?

É possível voltar a receber o Auxílio Brasil? Fonte: Governo Federal.
É possível voltar a receber o Auxílio Brasil? Fonte: Governo Federal.

Depende! Isso porque, se o seu benefício foi bloqueado por dados desatualizados, é só você comparecer ao CRAS ou órgão correspondente da sua cidade com os documentos em mãos para requisitar que os dados sejam novamente atualizados no sistema.

Mais uma vez, você precisa atualizar seus dados no sistema a cada dois anos, caso contrário, você perde o direito de receber o benefício.

Em contrapartida, se o bloqueio aconteceu pelo não cumprimento dos critérios para aquisição do benefício, é só você ir também no CRAS para contestar o bloqueio. Em 30 dias, terá a resposta se o benefício será ou não desbloqueado, vai depender da análise do Governo!

Ainda, o Governo realiza uma triagem a cada mês entre os beneficiários em busca de irregularidades e, caso haja o não cumprimento as regras do programa, haverá o bloqueio do auxílio.

É importante que, você se certifique de que a data de recebimento do seu benefício já chegou. Lembre-se de que os pagamentos ocorrem conforme o número do NIS que é o Número de Inscrição Social do beneficiário, nos 10 últimos dias úteis do mês.

Mais uma vez, se realmente não houver tido o depósito, é só você consultar no aplicativo social.

E além disso, você também pode fazer a consulta através das unidades do CRAS ou órgãos equivalentes ou, ainda, pode ligar para o telefone 121.

Conheça o benefício Auxílio Brasil, Luz e Gás

O Governo Federal criou o Auxílio Brasil para substituir o programa Bolsa Família. Além disso, também criou o Auxílio Gás e a Tarifa Social da Luz. Confira!

Como desbloquear o benefício do Auxílio Brasil?

Mas, como desbloquear o auxílio? Fonte: CanvaPro.
Mas, como desbloquear o auxílio? Fonte: CanvaPro.

Para desbloquear o benefício do Auxílio Brasil, você deve comparecer em uma unidade do CRAS ou órgão responsável da prefeitura com os seus documentos pessoais e os documentos dos integrantes da família, como CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar.

E além disso, você também pode atualizar os dados pelo aplicativo do CadÚnico desde que não haja mudanças na situação familiar.

Em contrapartida, caso o seu benefício tenha sido bloqueado por não cumprimento dos critérios do programa, será necessário contestar o bloqueio levando os documentos até o CRAS ou órgão equivalente que comprovem que você e sua família continuam atendendo aos critérios do programa.

Quantos dias para desbloquear o Auxílio Brasil?

Inicialmente, o prazo para contestar o bloqueio e voltar a receber o auxílio é de 30 dias.

E assim, para saber se o benefício voltou, é só você entrar no aplicativo oficial. Depois disso, clique em “Consulta de valores”. Assim, se houver pagamentos agendados, eles aparecerão na tela e isso significa que o seu benefício foi desbloqueado.

Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?

Mas, como desbloquear o auxílio pelo celular? Fonte: CanvaPro.
Mas, como desbloquear o auxílio pelo celular? Fonte: CanvaPro.

Para desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular, você deve estar com os dados atualizados no cadastro do CadÚnido. Depois disso, é só entrar no aplicativo Meu CadÚnico para acessar as informações como o local de cadastramento mais próximo e se o cadastro está desatualizado.

Isso porque, você precisa ir presencialmente, na unidade do CRAS da sua cidade, ou nos outros órgãos da prefeitura responsáveis pelo CadÚnico e levar os seus documentos de identificação e de todos os integrantes da sua família.

Ademais, clique no conteúdo recomendado abaixo para saber como receber a parcela extra do auxílio. Confira!

Receba Auxílio Brasil parcela extra até R$2.200

O programa do Governo Federal Auxílio Brasil tem como objetivo ajudar famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Confira se vai receber a parcela.

Sobre o autor  /  Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 melhores cartões de crédito online

Escolher entre os melhores cartões de crédito online requer pesquisa e estudo. Pensando nisso, reunimos as opções para você. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BMG Multi

O cartão de crédito BMG Multi é uma ótima opção para os aposentados e pensionistas do INSS. Conheça todas as vantagens neste artigo!

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio automóvel Caixa

O consórcio automóvel Caixa vai realizar seu sonho de ter seu veículo zero km. Confira em nosso post como solicitar o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar empréstimo consignado Banco Pan

O empréstimo consignado no banco Pan pode ser feito pela internet com taxas baixas e parcelamento facilitado. Se você é para beneficiário do INSS ou servidor público, confira agora!

Continue lendo
content

Conheça a máquina de cartão Getnet

Se você está procurando uma maquininha com taxas mais baixas e solicitação pelo WhatsApp, a máquina de cartão Getnet é a opção ideal. Para saber mais sobre ela, é só continuar a leitura do artigo!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel Creditas

O empréstimo com garantia de imóvel Creditas é uma ótima opção para quem quer crédito com menos taxas e um limite maior. Para saber mais sobre e ver como fazer a simulação, é só continuar a leitura do artigo!

Continue lendo