Cartões
9 perguntas a responder antes de solicitar um cartão
Quer um cartão de crédito mas não sabe bem o que precisar saber antes? Confira o texto abaixo na íntegra!
Anúncios
Solicitar um cartão de crédito
Muita gente tem uma série de dúvidas quando pensam em solicitar um cartão. Isso porque esse produto impõe um certo medo. No entanto, essa sensação não deve existir.
Um cartão, quando usado de forma inteligente, é um ótimo recurso financeiro. Desse modo, você só precisa entender como ele funciona. Feito isso, não tem motivos para não adquirir um.
Portanto, nós separamos 10 principais perguntar sobre solicitar um cartão. Ao final dessa leitura, você não terá mais nenhum dúvida sobre o assunto. Então, vamos lá, acompanhe.
Por que solicitar um cartão de crédito?
Para responder essa pergunta, nada melhor que analisar as vantagens por trás de um cartão. Acompanhe quais são esses benefícios logo abaixo.
- Maior segurança: É muito mais seguro carregar um cartão na bolsa do que dinheiro em espécie. Afinal, caso seja roubado, você só precisa bloquear o mesmo. Ainda, muitos cartões têm seguro quanto a isso. Desse modo, mais um motivo para não se preocupar em caso de situações adversas.
- Facilidade de pagamento: A maioria dos cartões conta com uma série de benefícios de pagamento. Assim, seu bolso fica bem mais leve no fim do mês. Você consegue se programar para quitar seus débitos, antes de haver a cobrança de juros. Ainda, geralmente você tem cerca de 40 dias para pagar sua fatura.
- Crédito imediato: Com esse produto, você não precisa se dirigir a instituições financeiras em busca de crédito. Tudo fica disponível em uma só ferramenta.
- Agilidade: Ao solicitar um cartão, você não precisa enfrentar filas para pagar suas contas. Muitos possuem aplicativos disponíveis. Desse modo, é só acessar e quitar suas dívidas por lá mesmo.
Quando solicitar um cartão de crédito?
Não existe uma regra sobre isso. Você pode pedir o seu cartão sempre que tiver interesse. Agora, o que leva a maioria das pessoas a obterem esse produto é a facilidade que ele promove.
Então, se você quer ter mais controle financeiro, está aí uma boa ideia. Ainda, caso esteja procurando melhores condições de pagamento, o cartão também é muito útil.
Os benefícios citados acima estão diretamente ligados a necessidade de se ter essa ferramenta em mãos.
O que você deve saber antes de solicitar um cartão?
Ao decidir que quer adquirir essa ferramenta, você precisa estar ciente de algumas coisas. Confira quais são elas.
Seu score de crédito
Ele é basicamente o resultado dos seus hábitos de pagamento dentro do mercado de crédito. Sabendo seu status, você consegue ter uma ideia de como guiar sua vida financeira.
Como aumentar o seu score de crédito
Quer voltar a ter uma vida financeira ativa e saudável? Saiba como aumentar seu score de crédito agora mesmo
Status do CPF
Antes de solicitar um cartão, é interessante conhecer o status do seu CPF. Ele pode se encontrar em 5 situações:
- Regular.
- Pendente de regularização.
- Suspensa.
- Cancelada.
- Nula.
Perfil econômico
É fundamental que você tenha total noção do seu perfil econômico. Assim, é possível garantir que sua escolha será a mais acertada. Isso sem falar que essa compreensão te ajuda a se livrar de situações financeiras desagradáveis.
Necessidades Financeiras
Cada pessoa possui uma realidade financeira diferente. Sendo assim, isso deve ser respeitado. Ao buscar um cartão, é interessante que você leve em conta as suas necessidades. Dessa forma, o produto será ainda mais útil.
Quais as dúvidas mais frequentes sobre cartão de crédito?
Agora, nós separamos algumas dos principais questionamentos que permeiam esse assunto. Veja abaixo quais são eles.
1- Como lidar com uma cobrança indevida?
A coisa mais importante quando se fala de cartão de crédito, é entender a fatura dele. Só assim, você vai ter noção de como esse produto funciona de fato.
Então, analise cada valor ali presente e verifique se eles batem com todas as suas compras. Caso perceba alguma incoerência, não se desespere. Desse modo, o ideal é entrar em contato com o SAC do cartão e informar o ocorrido.
Além disso, fique atento aos protocolos de atendimento. Eles são essenciais para provar que você buscou resolver a situação.
Em geral, isso não chega a ser um problema e logo a empresa altera a fatura. No entanto, é sempre bom ter esse cuidado para evitar imprevistos indesejados. Agora, vamos para a próxima dúvida sobre solicitar um cartão.
2- Quais são as taxas que os cartões podem cobrar?
O emissor do cartão pode cobrar algumas tarifas. Logo, você deve ser consciente de quais são elas. Então, entenda que essas taxas são importantes e podem sim pesar no seu bolso no final do mês. Confira só.
- Emissão de 2ª via do cartão;
- Anuidade;
- Retirada em espécie (quando se usa a função de saque);
- Pagamento de contas usando o cartão;
- Pedido de avaliação emergencial do limite do cartão.
Perceba que são muitas possibilidades de cobranças. Sendo assim, todo cuidado é pouco. A maioria dos emissores sempre informam sobre essas taxas. Mesmo assim, você deve se manter alerta.
3- Como funciona a cobrança de compras internacionais?
Essa é uma das maiores dúvidas que os usuários de cartão possuem. As compras internacionais estão cada vez mais comuns. Dessa forma, são inúmeros sites que você pode acessar e usar seu dinheiro.
Isso sem falar na forma mais tradicional que é a viagem para fora do país. De todo modo, você não precisa se preocupar. Assim, toda compra feita no seu cartão terá seu valor convertido para moeda local.
A única coisa que você deve prestar atenção é o câmbio na data de fechamento da sua fatura. Fora isso, tudo funciona quase que de forma automática.
4- Valor mínimo para compras no cartão. Lojas podem fazer esse tipo de restrição?
Essa é uma prática considerada abusiva. Então, um estabelecimento não pode fazer esse tipo de esquema com o cartão. Inclusive, isso é uma garantia dada pelo Procon.
No entanto, a loja tem o direito de aceitar ou não pagamentos com cartão de crédito ou débito. Contudo, não pode fazer qualquer cobrança adicional caso o cliente escolha pagar a compra com um deles.
Logo, caso identifique esse tipo de situação, é só prestar uma queixa no Procon. Assim, acredite, esse é um direito seu e ele deve ser respeitado sempre. Desse modo, jamais vá em busca de solicitar um cartão sem ter consciência disso.
5- Casos de perda, roubo ou falsificação de cartão de crédito. O que fazer?
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o seu banco. Ele deve bloquear o seu cartão imediatamente. Em seguida, você deve registrar um boletim de ocorrência, descrevendo o que de fato aconteceu.
Desse modo, todas as compras que não foram efetuadas deverão ser canceladas. Infelizmente, esse é um tipo de situação mais comum do que muitos acreditam.
Portanto, é fundamental que os passos acima sejam seguidos. Assim, você não precisa arcar com prejuízos. Sem falar que essa é uma forma de garantir sua proteção e de seus dados.
6- Recebi um cartão que não solicitei. O que fazer?
Muitas operadoras de cartão ainda têm essa prática. No entanto, você precisa saber que ela é proibida perante o Código de Defesa do Consumidor. Então, imagine que você recebeu em casa um cartão que não pediu.
Nesse caso, é só o inutilizar. Porém, é necessário entrar em contato com o SAC da empresa emissora. Assim, afirme que não há nenhuma intenção de usufruir do produto.
Lembre-se ainda, de salvar o número do protocolo de atendimento. Agora, digamos que você quis ficar com o cartão. Sendo assim, tem-se uma vantagem bem interessante.
A empresa não pode te cobrar anuidade. Isso porque você não solicitou nada, de modo que configura uma espécie de amostra grátis. Entretanto, sempre procure entender como determinado cartão funciona.
Isso principalmente quando se fala de juros e taxas adicionais. Logo, essa é uma atitude fundamental caso queira evitar surpresas desagradáveis. Ao solicitar um cartão leve em conta essas questões.
7- É possível usar o cartão de crédito para fazer saques em dinheiro?
Sim. Você pode fazer esse tipo de operação com o seu cartão de crédito. No entanto, é necessário bastante cuidado. É comum que as empresas cobrem uma tarifa para que você consiga realizar o saque.
Além disso, existe a possibilidade de juros em cima de tal ação. Sendo assim, a única forma de entender quais os pormenores envolvidos, é sabendo como o produto funciona.
Portanto, invista um tempo analisando cada elemento do seu cartão. Pode ser que descubra que sacar com ele não seja tão interessante.
Ainda, a situação contrária também é uma possibilidade. Logo, o importante mesmo é não ficar no escuro quanto a esse tipo de questão.
8- Que tipo de informação deve aparecer em uma fatura de cartão de crédito?
É normal que cada empresa mostre os dados de forma distinta. O importante é não deixar de exibir nenhuma informação. Confira abaixo, os principais pontos que devem aparecer na sua fatura de cartão de crédito.
- Limite de crédito total e limites individuais para todas as operações possíveis;
- Gastos feitos com o cartão por evento;
- Valor em compras parceladas e seu vencimento;
- Identificação das operações de crédito que foram contratadas e seus respectivos custos;
- Valores relativos dos encargos. (Devem vir separadamente para você ser capaz de identificar o custo de cada um);
- Quantia dos encargos a serem cobrados no mês seguinte. (Isso caso opte por não quitar a sua fatura);
- CET. Custo Efetivo Total para o período seguinte. (Isso referente às transações que você pode contratar).
9 – Que tipos de cartões existem?
Quem acredita que só existem dois tipos de cartão está enganado. Sendo assim, veja só quais são as variações deste produto.
- Cartão de crédito: As suas compras com esse tipo de cartão são pagas a prazo. Então, você todo mês vai receber uma fatura com o valor utilizado. Ainda, é possível escolher entre quitar tudo ou pagar um valor intermediário ou mínimo. Nesses dois últimos casos, você está sujeito à cobrança de juros.
- Cartão de débito: Aqui, o foco também é o pagamento eletrônico. No entanto, o valor da compra é descontado de maneira automática. Isso claro, sempre dentro da sua conta corrente ou poupança. Assim, ele funciona apenas na modalidade “à vista”. Ao solicitar um cartão, muitas pessoas preferem esse tipo.
- Cartão múltiplo: Esse tipo funciona tanto como crédito quanto débito. Muitos bancos os oferecem aos correntistas. Assim, são bem mais práticos.
- Cartão internacional: Basicamente, ele possui todas as características citadas mais acima. Sendo assim, a diferença está no seu alcance. Isso porque esse tipo de cartão é voltado para compras fora do país. Então, caso queira viajar ou acessar sites estrangeiros, essa é a melhor alternativa de produto.
- Cartão pré-pago: Funciona no esquema de recarga, sendo um cartão de débito. Aqui, você não tem a opção de parcelar. Ainda, só é possível gastar dentro do seu limite de saldo. Portanto, é mais indicado para pessoas que querem ter maior controle das suas finanças.
- Cartão corporativo: Esse cartão pode ser de crédito ou débito. Assim, ele funciona do mesmo jeito. A diferença é que ele é voltado para empresas.
- Cartão de loja: São os oferecidos pelas marcas. Dessa forma, o seu objetivo é fidelizar os clientes oferecendo alguns benefícios como descontos especiais.
Então, você deve solicitar um cartão?
Sem a menor sombra de dúvidas. Esse é um produto que pode te ajudar muito na sua vida financeira. Isso claro, quando usado com planejamento. Também, você já viu que existe mais de um tipo de cartão.
Desse modo, é possível escolher qual deles mais se adequa às suas necessidades. Caso não tenha reserva de emergência ou possua dívidas, tudo bem. Assim, você pode pedir um cartão pré-pago.
Além disso, lembre-se da importância de entender como seu cartão funciona. No geral, não é nada complicado. Portanto, vale sim a pena investir nessa ferramenta.
Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre solicitar um cartão. Agora é sua vez! Todas as perguntas referentes a esse tema foram respondidas. Então, você está mais do que preparado (a) para escolher o seu produto.
Conheça o Cartão Nubank para negativados
Quer um cartão de crédito consignado de fácil aprovação e bandeira internacional? Então conheça o cartão consignado Nubank.
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Tenha controle sobre sua lista de seguidores: conheça os aplicativos que identificam bloqueios no Instagram
Descubra a verdade oculta através do aplicativo para saber quem te bloqueou no instagram! Baixe agora e liberte-se da incerteza!
Continue lendoComo antecipar FGTS pela Just? Confira o processo
Veja neste post como você pode antecipar o FGTS pela Just e assim acessar até 10 parcelas do saque-aniversário sem sair de casa!
Continue lendoConheça os cursos gratuitos Rock University
Descubra como os cursos gratuitos Rock University conseguem fazer você se tornar um ótimo profissional de marketing de forma gratuita!
Continue lendoVocê também pode gostar
Assistente de pagamentos Nubank: o que é e como usar?
Se você quer simplificar a sua rotina de pagamentos, e de quebra, automatizar algumas contas, o assistente de pagamentos Nubank será uma novidade muito útil para você. Confira mais sobre essa funcionalidade ao longo do artigo!
Continue lendoComo abrir conta à ordem 100% Novo Banco
A conta à ordem 100%, do Novo Banco, permite fazer poupanças, contratar créditos e, ainda, consegue garantir facilidade nas compras com cartões de crédito, débito e pré-pago sem custos adicionais. Descubra, no post a seguir, como fazer seu cadastro.
Continue lendoConta Nubank ou Next: qual a melhor conta digital?
Conheça a conta Nubank ou Next com diversos benefícios, desde cartão de crédito com anuidade diferenciada ou sem anuidade e pagamentos pelo app. Para saber mais informações, as principais características e vantagens, é só continuar a leitura!
Continue lendo