Finanças

4 mentiras que te contam sobre o score de crédito

Sabia que existem mentiras que você escuta sobre o seu score de crédito? Saiba quais são e veja a verdade!

Anúncios

Desmistifique o score de crédito

Desmistifique o score de crédito (Imagem: Portal Contábeis)
Desmistifique o score de crédito (Imagem: Portal Contábeis)

O score de crédito é a razão de você ser rejeitado na hora de pedir um empréstimo ou um cartão de crédito. Afinal, tudo isso tem a ver com o seu histórico de pagamentos.

Isso pode acontecer porque a empresa tem acesso ao seu histórico de compras. Desse modo, se caso houver alguma dívida pendente, quem garante que você também não fará o mesmo com a empresa a qual está solicitando crédito?

O que acontece é que se você deixar de pagar uma dívida, ela provavelmente vai parar nos Órgãos de Proteção ao Crédito como Serasa ou SPC. Dessa forma, fazendo com que seu score de crédito despenque e você fique mal visto pelas instituições financeiras.

Na hora do desespero, a gente quer fazer de tudo pra aumentar essa pontuação e conseguir o tão esperado crédito, mas às vezes não há resultado algum. Se você não vê mudanças no seu score de crédito, pode ser que esteja fazendo alguns esforços inúteis. Portanto, hoje vamos te mostrar as 4 mentiras que te contam sobre como aumentar o seu score de crédito.

Então, se você está com o score parado e não sabe mais o que fazer para aumentar essa pontuação, continue com a gente. Pois, além de saber o que está fazendo errado, hoje você vai ficar por dentro das melhores dicas sobre como aumentar o seu score com eficiência e sem complicação.

O que é score de crédito?

O que é score de crédito? (Imagem: Seu crédito digital)
O que é score de crédito? (Imagem: Seu crédito digital)

O Score de crédito é aquela pontuação que define o seu histórico como bom ou mau pagador das suas dívidas. Também conhecido como Serasa Score, essa é a principal ferramenta utilizada pelos bancos e instituições financeiras para avaliar o risco da concessão de empréstimo para um determinado cliente.

Quando você atrasa um pagamento por muito tempo, espera a dívida prescrever ou está com o nome sujo no SPC ou Serasa, seu score de crédito diminui. Portanto, pode acontecer de quando for solicitar um empréstimo, cartão de crédito, financiamento, consignado, microcrédito ou qualquer produto bancário, seu pedido não seja aceito.

Seu score pode tanto te prejudicar quando sua solicitação de crédito não é aprovada, quanto te ajudar aumentando cada vez mais o limite de crédito que o banco vai conceder a você. Desse modo, não deixe de pagar suas dívidas em dia.

A pontuação do score de crédito varia entre 0 e 1.000 pontos, e, quanto maior for, melhor você será visto pelo mercado como um bom pagador e mais propenso a honrar os seus compromissos financeiros.

Como consultar o seu score de crédito?

Como consultar o seu score de crédito? (Imagem: Pemavel)
Como consultar o seu score de crédito? (Imagem: Pemavel)

Consultar o seu score de crédito é o primeiro passo para começar a mudar sua situação financeira. Pois, sabendo da sua pontuação você pode dar início aos seus esforços para sair do vermelho.

Se você está entre 0 e 399 pontos quer dizer que corre o risco de estar inadimplente. Já os que estiverem entre 400 e 599 pontos têm médio risco. Todavia, se seu score está entre essas faixas você dificilmente terá crédito aprovado.

Agora os pontos considerados bons são: quem está entre 600 e 799 pontos representam em média 7 a cada 10 brasileiros que pagam suas contas em dia. Dessa forma, pode ser mais fácil conseguir crédito.

Já os que estão entre 800 e 1.000 pontos representam 9 a cada 10 pessoas que pagam suas contas em dia. Portanto, quem está nessa faixa é visto(a) como alguém que possui baixo risco de inadimplência.

E para consultar o seu score de crédito, você vai precisar seguir alguns passos, lembrando que você não paga nada pela consulta, por isso, fique atento à sua pontuação e procure mantê-la o mais alta possível. 

1.    Acesse o site Serasa Score

2.    Clique no botão “consultar meu score grátis”

3.    Insira seu e-mail e senha cadastrados no site Serasa Consumidor. Mas, se não tiver cadastro clique em “cadastre-se” e faça seu cadastro.

4.    Depois de logado você será direcionado para sua pontuação. Também é possível ver sua situação na Receita Federal e consultar o CPF.

Abaixo mostramos como funciona o score de crédito na prática, para não haver nenhuma complicação ou falta de entendimento na hora de consultar.

Como funciona o score de crédito na prática?

Como funciona o score de crédito na prática? (Imagem: Diário Prime)
Como funciona o score de crédito na prática? (Imagem: Diário Prime)

Na hora de solicitar um empréstimo num banco, vamos supor que você conseguiu um valor de 6% de taxa ao mês. Porém, um amigo seu, que por sinal tem uma vida financeira muito semelhante à sua, consegue o mesmo empréstimo, na mesma instituição que você, uma taxa de 3% ao mês. Você sabe o porquê de isso acontecer?

Primeiramente, isso se deve ao fato de que seu amigo possui um risco de inadimplência menor do que você. Sendo assim, quando uma empresa vai analisar o seu score de crédito, percebe se você tem dívidas, pendências, analisa o seu histórico de quitação de dívidas nos últimos 6 meses, as consultas feitas ao seu CPF e várias informações importantes.

Portanto, se houver irregularidades, pouca movimentação financeira, e dívidas acumulando, provavelmente as empresas não vão querer te conceder taxas mais agradáveis.

O score de crédito compõe muitas informações sobre sua vida financeira, são elas:

  • Histórico financeiro
  • Compromisso com crédito
  • Consultas em seu nome
  • Evolução da sua saúde financeira
  • Pagamento de crédito
  • Tempo de uso de crédito

Todas essas informações geram um perfil que corresponde aos seus hábitos de consumo. Assim, a empresa vai saber se é seguro te dar um maior crédito ou diminuir suas taxas de juros na hora da solicitação de um empréstimo.

Quem pode consultar a sua pontuação?

Quem pode consultar a sua pontuação (Imagem: Serasa)
Quem pode consultar a sua pontuação (Imagem: Serasa)

Muitas empresas têm acesso ao seu score de crédito, pois é a partir dele que elas irão saber se você está apto ou não para realizar os pagamentos em dia.

Então, o score funciona como uma espécie de garantia para as instituições te darem direito ao crédito com confiança de que você irá pagar o seu financiamento, as faturas do cartão e etc.

Algumas empresas que podem consultar sua pontuação do score de crédito são:

  • Bancos e instituições financeiras
  • Seguradoras de automóveis
  • Construtoras e imobiliárias
  • Operadoras de internet e telefonia
  • Lojas de departamento
  • Financiamentos estudantis

Então antes de entrar em contato com uma construtora, bancos ou seguradoras, fique atento ao seu score pois se estiver alto você possivelmente pode conseguir bons descontos e taxas reduzidas. Portanto, pagar as contas em dia e ter uma vida financeira organizada e tranquila só traz bons frutos no futuro.

Quais fatores influenciam a pontuação de crédito?

Quais fatores influenciam a pontuação de crédito (Imagem: BizCapital)
Quais fatores influenciam a pontuação de crédito (Imagem: BizCapital)

Alguns fatores influenciam na pontuação do seu score de crédito. Então fique atento, pois se você cometer esses erros simples no seu dia a dia financeiro, é hora de começar a parar imediatamente.

Como nunca, em hipótese alguma, te deixamos na mão. Aqui você vai conhecer todos os principais fatores que influenciam de forma positiva e negativamente a pontuação do seu score. Confira a seguir:

1. Tempo de uso de crédito

1. Tempo de uso de crédito (Imagem: blog-br.coinbene)
1. Tempo de uso de crédito (Imagem: blog-br.coinbene)

Quanto mais longo e positivo é seu relacionamento com o mercado financeiro, mais informações positivas as instituições têm sobre o seu perfil financeiro na hora de liberar novos financiamentos ou de aumentar o limite do cartão, por exemplo.

2. Dívidas

2. Dívidas (Imagem: blog.guiabolso)
2. Dívidas (Imagem: blog.guiabolso)

Estar com o nome sujo, na Serasa ou SPC contribui para que você perca pontos. Procure sempre negociar qualquer dívida que você tenha e comece a pagá-la o quanto antes. Cuide também para não atrasar parcelas.

3. Muitos cartões de crédito

3. Muitos cartões de crédito (Imagem:FDR)
3. Muitos cartões de crédito (Imagem:FDR)

Esse hábito de solicitar um cartão em toda loja que você visita, pode ser um tanto prejudicial na hora de levantar o seu score de crédito. Isso se deve ao fato de que toda vez que uma empresa faz consulta ao seu score de crédito a sua pontuação baixa.

Isso acontece porque caso seus dados tenham sido roubados e uma pessoa mal-intencionada esteja envolvida em várias solicitações. Com o score baixo, as instituições financeiras negam os pedidos de cartão e, assim, é evitada uma fraude.

4 Mentiras que te contam sobre o score de crédito

4 Mentiras que te contam sobre o score de crédito (Imagem: Serasa)
4 Mentiras que te contam sobre o score de crédito (Imagem: Serasa)

Aqui vamos te guiar sobre as principais fake news relacionadas ao score de crédito. São muitos os esforços que podemos fazer para aumentar o score, mas se ele não sair do lugar, pelo menos no prazo de 6/12 meses, comece a se questionar.

Essas são as 4 principais mentiras que te contam sobre o score de crédito. Fique atento e não cometa esses erros:

Colocar CPF na nota aumenta a pontuação?

Colocar CPF na nota aumenta a pontuação (Imagem: Quiteja)
Colocar CPF na nota aumenta a pontuação (Imagem: Quiteja)

Esse é um erro frequente. Geralmente muitas lojas nos perguntam se queremos colocar o CPF na notinha fiscal, porém, se a sua intenção é aumentar o score com essa prática, temos uma notícia desanimadora.

Não adianta colocar o CPF na nota fiscal com intuito de aumentar o seu score, pois isso é um mito. Colocar ou não o seu CPF na notinha não fará nenhuma diferença, sendo assim isso não afeta a sua pontuação de score.

Quem tem score baixo não consegue cartão de crédito

Quem tem score baixo não consegue cartão de crédito (Imagem: Foregon)
Quem tem score baixo não consegue cartão de crédito (Imagem: Foregon)

Isso não é verdade. Só porque o seu score está baixo, não é o fim da sua vida financeira, fique tranquilo. Pois muitas empresas oferecem crédito para negativado com muitas facilidades.

Porém, estar com o score baixo te priva de muitas boas oportunidades de obter crédito, mas isso não significa que será impossível solicitar um empréstimo ou fazer um cartão de crédito.

Como solicitar cartão BMG para negativados?

Veja a forma rápido e fácil em passo a passo de como solicitar o cartão de crédito BMG, um cartão que oferece facilidade financeira.

Anúncios que prometem aumentar o score

Anúncios que prometem aumentar o score (Imagem: Kzas)
Anúncios que prometem aumentar o score (Imagem: Kzas)

Corra desses golpistas que prometem uma saída fácil para tudo. Saiba que ninguém pode aumentar o seu score por você, essa tarefa é unicamente sua, provinda dos seus bons hábitos de consumo.

Desse modo, anúncios que prometem aumentar o seu score imediatamente, são certamente enganosos. Por isso, tome cuidado com promessas falsas de empresas e pessoas desonestas.

Quanto maior a renda, maior o score de crédito

Quanto maior a renda, maior o score de crédito (Imagem: BancoBV)
Quanto maior a renda, maior o score de crédito (Imagem: BancoBV)

Portanto essa é uma das maiores mentiras que já te contaram. Pois o seu salário não afeta absolutamente em nada o seu score de crédito. O score não avalia quanto você ganha, mas sim os seus pagamentos das suas dívidas.

Portanto, se você tiver um salário alto e não pagar suas dívidas em dia, sem atrasos, provavelmente o seu score estará baixíssimo. Por outro lado, se seu salário não for alto, mas você pagar todas as dívidas em dia, cultivando bons hábitos financeiros, é provável que seu score esteja com a pontuação alta.

Então, como aumentar o score?

Então, como aumentar o score (Imagem: Xerpa)
Então, como aumentar o score (Imagem: Xerpa)

Mas a dúvida que não quer calar: então, como aumentar o score?

Não é uma tarefa fácil, mas é muito possível de ser conquistada com bons hábitos de consumo. Portanto, separamos aqui algumas dicas rápidas e comprovadas de como aumentar o seu score com eficiência. Vamos lá?

1. Ter contas em seu nome

1. Ter contas em seu nome (Imagem: CUT)
1. Ter contas em seu nome (Imagem: CUT)

Por exemplo, ter contas em seu nome, e pagar todas em dia, é uma boa forma de aumentar o seu score de crédito e gerar movimentações. Porque a Serasa vai estar atenta a sua regularidade de pagamentos, assim, eles percebem que sua saúde financeira está crescendo e passam a te avaliar positivamente no score.

2. Limpe seu nome

2. Limpe seu nome (Imagem: Serasa)
2. Limpe seu nome (Imagem: Serasa)

Limpar o seu nome é essencial para voltar a ter uma vida financeira em dia. Pois quanto mais rápido você quitar seus débitos mais rápido esses bons hábitos refletirão positivamente no seu Serasa Score.

3. Pague suas contas em dia

3. Pague suas contas em dia (Imagem: Pinterest)
3. Pague suas contas em dia (Imagem: Pinterest)

Porém ter o hábito de pagar as contas em dia e o valor total da fatura, é a melhor atitude que você toma para sua vida financeira. Isso reflete muito no seu score de crédito, pois o Serasa nota que você é um consumidor consciente e passa a te conceder uma maior pontuação pois sabe que futuramente você repetirá esses bons hábitos na hora de pagar um empréstimo por exemplo.

4. Tenha movimentação bancária

4. Tenha movimentação bancária (Imagem: PrataCâmbio)
4. Tenha movimentação bancária (Imagem: PrataCâmbio)

Portanto as contas corrente e poupança são os produtos bancários mais comuns, utilizar esses serviços vai te ajudar positivamente no seu Serasa Score. Para isso, existem muitos bancos digitais, e contas online com muitos benefícios. Então, comece a utilizar esses serviços, pois além de facilitar o seu dia a dia diminuindo o uso de dinheiro, você ganha pontos no score de crédito.

Guia completo para aumentar o seu score em 2021

Quer saber como aumentar o seu score em 2021? Então leia o nosso texto e tire todas as dúvidas sobre o tema.

Sobre o autor  /  Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o empréstimo Piki

Veja aqui como funciona o processo de solicitação do empréstimo Piki e consiga emprestar até R$2.500,00 que cairá na sua conta em 1 dia útil!

Continue lendo
content

Cartão Havan ou Cartão Acesso: qual o melhor?

Enquanto um tem anuidade grátis e não cobra taxa de adesão, o outro é para negativados. Escolha entre o cartão Havan ou cartão Acesso hoje mesmo!

Continue lendo
content

Cartão adicional C6: como conseguir?

Confira aqui o passo a passo para pedir cartão adicional C6 Bank e aproveite para descobrir se ele tem os mesmos benefícios do titular.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Descubra como ganhar dinheiro com o Itimania

Através da carteira digital do Itaú, você poderá pagar contas, fazer transferências e até mesmo pagar em estabelecimentos físicos utilizando QR Code. Ademais, o Iti Itaú também oferece um programa de recompensas, o Itimania. Assim você poderá ganhar dinheiro através do app!

Continue lendo
content

Confira como ganhar 35% de lucro trabalhando sem sair de casa

Esse programa de revenda é uma opção bastante interessante para quem deseja conquistar a independência financeira. Para saber mais informações, é só continuar conosco ao decorrer do artigo.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo PagBank

Com o empréstimo PagBank, você solicita um dinheiro rápido livre de burocracias, recebendo o dinheiro em até 1 dia útil e com até 24 meses para quitar. Saiba mais aqui.

Continue lendo