Dinheiro

Guia completo para aumentar o seu score em 2021

Quer saber como aumentar o seu score em 2021? Então leia o nosso texto e tire todas as dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Anúncios

por Priscila de Cassia

08/03/2021 | Atualizado em 10/11/2021

Dicas de como aumentar o seu score em 2021

card

Ebook

Guia Máximo Score

Ebook online Garantia 7 dias

Guia onde é revelado o processo que você deve executar para ter um Score Elevado.

Você será redirecionado para outro site

2021 já começou e é hora de começar a colocar em prática os planos que tanto faz nas viradas de ano. Dentre eles, é bem provável que tenha decidido dar um jeito na sua vida financeira, não é mesmo? Se sim, isso inclui, por óbvio, o aumentar o seu score no Serasa ou SPC, limpando o seu nome na praça e tornando-se, de uma vez por todas, um bom pagador aos olhos das instituições financeiras. Então pega essas dicas abaixo e comece agora mesmo a botar esse seu plano em prática. Bora lá!

2021 já começou e é hora de começar a colocar em prática os planos que tanto faz nas viradas de ano, como, por exemplo, limpar o seu nome e o aumentar o seu score no Serasa ou SPC.

Anúncios

A importância de se ter um bom score

Não é novidade para ninguém que ter um bom score em empresas como SPC ou Serasa é um divisor de águas na hora de solicitar um crédito ao banco. Afinal, é por meio dele que as instituições financeiras conseguem identificar se você é um bom pagador e qual o risco de inadimplência caso lhe libere dinheiro. Não à toa, uma das maiores preocupações de quem deseja manter um bom nome na praça para conseguir crédito está justamente na possibilidade de aumentar o seu score.

Mas como é calculada essa pontuação, eis a pergunta! Afinal, se você quer saber como aumentar o seu score de crédito, é necessário entender como o processo funciona de fato, não é mesmo? Só que saiba: não há milagre, está bem? Isso porque melhorar a sua situação no Serasa ou SPC não acontece da noite para o dia, mas sim durante um longo processo.

Para conseguir aumentar o seu score, é importante entender que o objetivo da pontuação é avaliar como você lida com o crédito obtido no mercado, isto é, se é um bom pagador ou não.

Para conseguir aumentar o seu score de maneira consistente, é importante entender que o objetivo da pontuação é avaliar como um cidadão lida com o crédito obtido no mercado, ou seja, se ele é um bom pagador ou não. Essa avaliação, por sua vez, é feita por meio de análises do seu histórico em lidar com empréstimos, financiamentos, contas e créditos de todos os tipos.

Tendo isso em vista, as fórmulas para calcular sua pontuação, seja no Serasa ou no SPC, vão sempre levar em conta o seu passado financeiro. Desse modo, se você deseja aumentar o seu score, deve focar, sobretudo, nas suas relações com os créditos obtidos no mercado. Quanto mais dívidas possuir, maiores a chances de não ter uma boa pontuação.

Antes de tudo, para aumentar o seu score, quite as suas dívidas

Conforme deu para perceber acima, ter uma boa pontuação nos órgãos de análise de crédito significa que você é um bom pagador. Desse modo, não faz sentido querer aumentar o seu score se possui dívidas pendentes, não é mesmo?

O primeiro passo para aumentar o seu score é saber se seu nome está limpo, ou seja, se não há dívidas e restrições no seu CPF.

Então, o primeiro passo é saber se seu nome está limpo, ou seja, se não há dívidas e restrições no seu CPF. Se houver, é importante que você acerte todas as pendências antes de qualquer coisa, pois ter nome limpo é o primeiro requisito para aumentar o seu score. Quite suas dívidas e se esforce ao máximo para regularizar sua vida financeira porque só assim começará a subir a pontuação. Antes disso, não há nada que vá fazer que alterará verdadeiramente a sua situação.

Ah, e antes de prosseguirmos para as próximas dicas, é bom deixar o alerta: dependente do valor da sua dívida ou de quanto tempo ela é, você levará mais ou menos tempo pra voltar a ter um bom score. Infelizmente, é o preço que se paga quando deixa de pagar alguma pendência.

Anúncios

Quitou suas dívidas? Então saiba como aumentar o seu score

Dívidas já pagas, então chegou a hora de saber os hacks, isto é, os segredos para aumentar o seu score. Bora lá?

1. Não atrase o pagamento das suas contas

Muitas vezes, por um relapso de memória, atrasamos os pagamentos das nossas contas, não é mesmo? Embora isso não necessariamente signifique o seu nome sujo, já que há um prazo para a regularização sem danos quanto à restrição no CPF, atrasar a quitação de seus boletos impacta negativamente no seu score.

Embora isso não suje o seu nome, já que há um prazo para a regularização sem danos quanto à restrição no CPF, atrasar a quitação de seus boletos impacta negativamente no seu score.

Então, se pretende aumentar sua pontuação, fique atento aos prazos das suas parcelas para que não sejam pagas em atraso constantemente. Esse descuido traz a impressão de desorganização financeira e, portanto, um perfil com baixo score. Para facilitar a sua vida, coloque suas contas em débito automático e não se preocupe mais com os vencimentos de suas contas!

2. Pague antecipado

Melhor que não atrasar o pagamento de suas contas é pagá-las antecipadamente. Não tenha dúvidas de que isso é um fato positivo e tanto para aumentar o seu score. Isso porque, ao efetuar o pagamento antecipadamente, os bancos e as financeiras identificam que você é um excelente pagador que consegue arcar com seus despesas antes mesmo da data de vencimento.

3. Tenha contas em seu nome

Você sabia que ter contas em seu nome é um ótimo indicativo para aumentar o seu score? Pois é! Afinal, como os bancos irão te analisar financeiramente se não encontram informações a seu respeito? Como identificar que você é um bom pagador se sequer possui boletos para arcar? Não tem como!

Sabia que ter contas em seu nome é um ótimo indicativo para aumentar o seu score?Afinal, como os bancos irão te analisar se não encontram informações a seu respeito?

Então, para melhorar a sua pontuação, tenham contas em seu nome, como as bancárias ou as simples de consumo. Inclusive, em relação a essa última, é muito importante que tenha pelo menos uma em seu nome, pois esse tipo de cobrança é associado a um endereço. Isso, por sua vez, aumenta ainda mais a confiabilidade das empresas em conseguir entrar em contato com você em caso de atraso nos seus pagamentos.

4. Contratar um novo cartão de crédito

Para ser realmente identificado como um bom pagador e, consequentemente, aumentar o seu score, nada melhor do que contratar um novo cartão de crédito. Embora a maioria exija de você um bom score para ser aprovado, há algumas que dão mesmo quando a pontuação do usuário não seja tão alta, como, por exemplo, os bancos digitais, dentre eles o Nubank e o C6 Bank.

Com um cartão de crédito em mãos, é possível reconstruir o seu histórico de bom pagador. Como? Gastando dentro do limite do seu orçamento e pagando sempre as faturas em dia. Melhor ainda se for antecipadamente! Mas tome cuidado com uma cilada: pague antes do vencimento somente quando a fatura fechar, pois, caso você quite sua dívida parcialmente com ela em aberto, é provável que entendam esse movimento como pagamento parcelado, o que derruba o seu score. Fique atento!

5. Mas não solicite muitos cartões de crédito

Embora solicitar um novo cartão de crédito seja positivo, “atirar para todos os lados” é um dos inimigos na hora de aumentar o seu score. Ao fazer isso, os bancos entendem que o risco de endividamento é maior, já que está buscando por mais crédito, o que significa que esteja gastando mais.

Embora solicitar um novo cartão de crédito seja positivo, “atirar para todos os lados” é um dos inimigos na hora de aumentar o seu score.

Além disso, essa ação em derrubar sua pontuação funciona como uma proteção para você mesmo. Soa estranho, mas os sistemas entendem que pode ser uma pessoa má intencionada usando seu CPF para pedir crédito e, para evitar isso, seu score é baixado para que os bancos/instituições não o liberem. Caso sua solicitação de crédito seja reprovada, o indicado é esperar cerca de 6 meses para fazer uma nova proposta.

6. Não comprometa mais de 30% do limite de crédito

Outro fato relevante para aumentar o seu score é não comprometer mais de 30% do limite de crédito. Assim como ficar pedindo muitos cartões, o bancos também entendem que há um risco maior de inadimplência quando você utiliza todo o limite disponível com frequência. Portanto, tenha cuidado ao assumir várias compras parceladas e comprometer o limite do seu cartão por muito tempo para evitar que seu score derreta.

7. Atualize seus dados

Muitas vezes, não damos importância em manter os dados atualizados, mas saiba que, para aumentar o seu score, isso é extremamente necessário. É sempre importante atualizar suas informações, tanto em instituições onde você pede crédito, como nos órgãos de proteção ao crédito. Ah, e caso não tenha ainda seu cadastro, basta fazê-los pela internet. Na maioria dos casos, ele é feito gratuitamente.

8. Faça seu Cadastro Positivo

Por fim, nossa última dica é fazer seu Cadastro Positivo, que, definitivamente, é uma das melhores ações que você pode fazer para aumentar sua nota do Score de Crédito. Para quem não sabe, esse cadastro é usado pelos birôs de créditos para reunir informações positivas sobre os seus pagamentos, o que pode ajudar a gerar melhores notas para você.

Serasa Turbo: funcionalidade do Serasa para aumentar o seu score

Embora não seja a única empresa do mercado em análise de risco de inadimplência do consumidor, o Serasa é, de longe, a mais conhecida de todas. Então, é inegável que ter um bom score no Serasa significa aumentar suas chances de obter crédito.

Caso seu score no Serasa não seja bom, a empresa lançou uma Serasa Turbo, que permite que o cliente saiba quantos pontos o seu score de crédito vai aumentar ao quitar uma dívida.

Caso sua pontuação lá não seja tão boa, o Serasa lançou uma nova funcionalidade que permite que o cliente saiba quantos pontos o seu score de crédito vai aumentar ao quitar uma dívida. Chamada de Serasa Turbo, para ter acesso a ela basta ter cadastro no site da Serasa e não há nenhum custo. Desse modo, dá para saber se vale a pena quitar antes ou não. Bacana, não?

Aumentar o seu score: tenha um 2021 diferente

Agora que você já conhece as nossas dicas de como aumentar o seu score, passe agora mesmo a praticá-las. Tenha um ano diferente de todos os outros e organize suas finanças. Sua vida agradece!

card

Ebook

Guia Máximo Score

Ebook online Garantia 7 dias

Guia onde é revelado o processo que você deve executar para ter um Score Elevado.

Você será redirecionado para outro site

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

8 melhores cartões de crédito online negativados

Sabia que é possível ter cartão mesmo negativado? Então, vamos te mostrar os melhores cartões de crédito online negativados. Leia e descubra!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Ourocard Universitário: o que é o Ourocard Universitário?

O cartão Ourocard Universitário é um cartão exclusivo do Banco do Brasil para universitários, oferecendo um crédito diferenciado! Veja.

Continue lendo
content

Empréstimo online Bcredi: o que é o Bcredi?

Você já conhece o empréstimo BCredi? Não? Então continue na leitura pois vamos te contar tudo sobre esse empréstimo! Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Crédito Pessoal Banco CTT

O Crédito Pessoal Banco CTT oferece crédito de até 50.000€ a 84 meses com contratação online e sem comissão de abertura. Quer saber mais? Então, confira nosso guia exclusivo.

Continue lendo
content

Conheça a conta digital Nomad

Quer ter uma conta para movimentar dólar com taxas administrativas mais atrativas? A Nomad é, sem dúvidas, uma excelente opção para você. Isso porque ela não tem taxa de abertura e, ainda, oferece um cartão de débito Mastercard internacional. Continue a leitura para saber mais.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Montepio + Vida

O cartão Montepio + Vida pode ser uma ótima opção de produto financeiro, já que ele oferece bons benefícios e, ainda, faz ações de responsabilidade social. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia o nosso post e confira!

Continue lendo