Dicas

Vaga de trabalho para adolescentes: descubra quais são!

Está buscando por oportunidades de vaga de trabalho para adolescentes e jovens? Pois saiba como com o programa Jovem Aprendiz e nossas dicas!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 24/06/2021

Saiba como um adolescente pode conquistar uma vaga

Saiba como um adolescente pode conquistar uma vaga
Saiba como um adolescente pode conquistar uma vaga

Você sabia que existem muitas boas oportunidades de vaga de trabalho para adolescentes? Pois é, se você tem algum filho em busca de emprego como jovem aprendiz, ou você é o jovem em busca da vaga, veio ao local certo! 

Então, que tal entender como encontrar boas vagas de trabalho como aprendiz para adolescentes, e de quebra adquirir bastante informação e experiência no mercado de trabalho?

Pois é justamente isso que propomos com nosso artigo, que traz bastante informação e tudo o que é preciso para conseguir um emprego para jovens com menos de 18 anos. Aliás, ainda vamos lhe dar boas dicas sobre os melhores cargos e quais são os salários de cada um.

Ademais, existem muitos programas de empresas que dão oportunidades aos jovens em busca de sua primeira experiência no mundo do trabalho. Então, é muito importante pesquisar bem e ter boas informações para que o adolescente comece da melhor forma a aprender no mercado. 

Assim, não deixe de ler e continue com a gente para saber tudo isso! Vamos lá?

Anúncios

Quais são os melhores empregos para jovens?

Quais são os melhores empregos para jovens?
Quais são os melhores empregos para jovens?

Existem muitas boas vagas de trabalho para adolescentes que querem dar início à sua experiência no mercado de trabalho. Mas para isso é preciso ter uma boa noção de quais são os cargos e os melhores empregos para estes jovens.

Assim, eles vão começar a trabalhar já com uma boa noção de como será!

Então, que tal conferir nossa lista com alguns dos melhores empregos para adolescentes? Confira!

Telemarketing ou Atendimento ao Cliente

Pois nessa área o jovem não precisa possuir nenhuma experiência prévia, e irá lidar diretamente com o público no atendimento ao cliente. Assim, irá desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas, além de conviver com seus colegas diariamente. Aliás, essa área é uma das que mais procura e aceita jovens aprendizes sem experiência prévia. Então, o que acha?

Anúncios

Recepcionista

Mais uma vaga de trabalho para adolescentes que não exige muita experiência e poderá encontrar em diversos locais. Pois é possível atuar como recepcionista de pequenas a grandes empresas.

Aliás, da mesma maneira que no Telemarketing, o jovem irá aprender a lidar com o público, resolver problemas rapidamente, se organizar e atuar em conjunto com o resto da equipe. Muito bom, não é?

Auxiliar administrativo

Pois é bastante interessante começar como Jovem Aprendiz auxiliando na parte administrativa de um consultório ou empresa em geral. Assim, por exemplo, em um consultório médico, será interessante para adolescentes que já pretendem se profissionalizar na área.

Aliás, é possível atuar como auxiliar em consultórios dentários e outros tipos de consultório, com serviços simples, mas que colocam o jovem próximo da rotina do consultório. Ou então atuar auxiliando a organização administrativa de diversos tipos de lojas e empresas.

Ademais, há outras áreas que aceitam jovens aprendizes. Então, tenha certeza de que há muitas opções de vaga de trabalho para adolescentes e que uma delas será o que você está buscando!

Como se tornar um jovem aprendiz?

Como se tornar um jovem aprendiz?
Como se tornar um jovem aprendiz?

Basicamente, quem está em busca de vaga de trabalho para adolescentes deve entender que é preciso ser um menor aprendiz. Assim, é preciso cumprir alguns pré-requisitos para poder se candidatar a esses tipos de vagas de trabalho. E são eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar cursando ou ter terminado o ensino fundamental ou médio;
  • Estar com frequência escolar em dia, caso esteja ainda cursando a escola;
  • Mas a idade máxima de 24 anos não se aplica no caso de pessoas com deficiência. Assim, nesses casos não há limite máximo de idade.

Então, se o jovem em busca de vaga de trabalho para adolescentes cumprir todos esses pré-requisitos, ele pode começar a trabalhar como Jovem Aprendiz. 

Mas para facilitar o processo de busca de emprego, é possível se inscrever no programa Aprendiz Legal. Assim, para se inscrever será preciso:

  • Entrar em contato com uma instituição parceira que faça parte do programa Jovem Aprendiz do seu Estado;
  • O programa é totalmente gratuito;
  • Há curso de formação incluso durante a vigência do contrato.

Ademais, também é possível participar como jovem aprendiz quem está cursando já o ensino Superior. Mas como? Bem, basicamente é preciso cumprir as demais exigências, com boa frequência na faculdade e ter no máximo 24 anos.

Aliás, mesmo quem já trabalhou antes como Jovem Aprendiz poderá trabalhar novamente. Mas, para isso, é preciso que o jovem não tenha trabalhado por mais de 2 anos em uma mesma empresa com contrato.

Ou seja, o jovem pode trabalhar um ano em uma empresa e mais um ano em outra empresa diferente. Muito legal, não é?

Como me cadastrar no programa?

Assim, se você mora na região Sul do Brasil, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a inscrição ocorre pela Gerar.

Pois a Gerar é uma organização que tem o objetivo de promover ações educacionais e de geração de vagas de emprego para jovens. Assim, o Programa Aprendiz Legal contribui para formar jovens autônomos ou inseri-los no mercado de trabalho. 

Então, para se inscrever na Gerar basta acessar o site e fazer o cadastro e a busca por vagas, com diversas opções.

Mas para quem mora nas demais regiões do país, é preciso se cadastrar no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que é uma empresa sem fins lucrativos. Assim, ela conta com diversos programas de aprendizagem e vagas de trabalho para adolescentes começarem no mercado.

Ademais, o cadastro é totalmente gratuito e pode ocorrer online ou pessoalmente em uma das unidades CIEE. 

Então, ficou com curiosidade e quer saber mais sobre os cargos de Jovem Aprendiz? Pois basta continuar sua leitura!

Como conseguir emprego online em 2021

Conseguir emprego online pode ser uma boa opção para quem está desempregado e procurando se colocar no mercado em 2021. Clique e saiba mais!

Cargos e Salários Jovem Aprendiz 2021

Que tal conhecer melhor algumas boas opções de vaga de trabalho para adolescentes em 2021? Ademais, também poderá conferir qual é o salário-base para cada cargo, benefícios e saberá de maneira geral o que será preciso fazer no trabalho.

Então, continue com a gente e confira a lista completa que trouxemos para você a seguir! Vamos lá!

Rede Globo

Pois é, a Rede Globo é uma das empresas que contrata jovens aprendizes em todas as cidades em que atua. Assim, oferece oportunidades únicas com suas variadas opções de vaga de trabalho para adolescentes!

Assim, com o programa Jovem Aprendiz da Rede Globo você conta com vagas de formação prática nos prédios da emissora, além de formação teórica através do SENAC. Ademais,o valor do salário-base é de 619 reais, e a carga de trabalho é de 4 a 6 horas diárias, incluindo trambém:

  • vale transporte;
  • 13º salário;
  • vale alimentação;
  • FGTS;

Mas há opções de vaga de trabalho para adolescentes e jovens apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte.

Assim, quem se interessou pode se cadastrar diretamente no site Vem pra Globo, e preencher a ficha de cadastro e um questionário online. Então, se tiver uma boa pontuação no questionário, irá passar para a seguinte etapa do processo seletivo.

C&A

Outra empresa grande e que tem um bom programa com opções de vaga de trabalho para adolescentes e jovens, é a rede varejista C&A. Assim, é possível se candidatar a atuar nas áreas administrativa, suporte ao cliente, estoquista, etc.

Então, o salário-base para quem se interessar será de 606 reais, com 4 a 6 horas de trabalho. Mas também poderá contar com benefícios, como:

  • vale transporte;
  • férias no mesmo período das férias escolares (caso o jovem ainda esteja estudando no ensino fundamental ou médio);
  • vale alimentação;
  • 13º salário;
  • FGTS;

Ademais, há vagas para o Brasil todo! Assim, basta acessar o site da empresa e clicar em “Trabalhe conosco”. Pois ali poderá conferir quais as vagas que estão disponíveis para os jovens.

Renner

Assim como a empresa anterior, a Renner é outra varejista gigante que tem um bom programa Jovem Aprendiz. Então, ao se candidatar será possível atuar em áreas como a administrativa, suporte ao cliente, atendimento na loja, estoque, etc.

Ademais, o salário-base é de 580 reais, oferecendo outros benefícios como:

  • vale transporte;
  • 13º salário;
  • vale alimentação;
  • FGTS;

Assim, há vagas em todo o Brasil, bastando acessar o site da Renner e conferir quais as regiões com vaga de trabalho para adolescentes e jovens em aberto.

Netshoes

Pois o Grupo Netshoes conta com diversas e-commerces e redes varejistas em artigos esportivos, sendo o maior da América Latina, Assim, oferece boas oportunidades ao Jovem Aprendiz em diferentes áreas, desde a parte administrativa, atendimento ao cliente, distribuição, etc.

Ademais, com um bom salário-base de 880 reais, a Netshoes também oferece benefícios como:

  • Descontos em produtos da rede, 
  • vale refeição, vale alimentação, 
  • assistência médica e odontológica, 
  • parceria com academias, férias remuneradas,
  • 13º salário, 
  • Previdência Privada
  • FGTS.

Entretanto, as vagas se localizam apenas na cidade de São Paulo.

Embraer

Como a terceira maior fabricante de aviões no Brasil, a Embraer é uma empresa que oferece bastante oportunidade e diversidade de atuações ao Jovem Aprendiz. Assim, é possível atuar nas fábricas ou escritórios em todo o país, com exigência de estar cursando o Ensino Médio ou já ter terminado.

Ademais, possui um excelente salário-base de 998 reais, com benefícios como:

  • Vale transporte, 
  • vale alimentação, 
  • férias remuneradas, 
  • 13º salário 
  • FGTS.

Assim, há vagas para jovens entre 14 e 24 anos nas regiões de São José dos Campos, Taubaté, Botucatu, Sorocaba, Gavião Peixoto, Araraquara e São Paulo.

Santander

O Banco Santander possui diversas boas opções de vaga de trabalho para adolescentes e jovens no seu programa Jovem Aprendiz em todas as suas agências. Assim, há oportunidades de trabalho em uma enorme instituição financeira, inclusive com possibilidade de crescimento na carreira dentro do banco.

Então, além de um salário-base de 802 reais, o Jovem Aprendiz conta com benefícios como:

  • vale transporte, 
  • vale alimentação, 
  • seguro de vida
  • convênio médico.

Ademais, há vagas em todo o Brasil, bastando acessar o site do Santander e conferir onde há vagas disponíveis.

Correios

A empresa dos Correios oferece bastante oportunidade com suas opções de vaga de trabalho para adolescentes e jovens. Assim, há opção de atuar com:

  • movimentação de cartas, 
  • pacotes e encomendas, 
  • suporte ao cliente 
  • tarefas administrativas importantes das agências.

Entretanto, há pré-requisitos como conhecimentos do Microsoft Office e ferramentas básicas de internet. Ademais, o salário-base não é tão alto, no valor de 448,46 reais. Mas conta com vale transporte e vale alimentação.

Assim, se ficou com interesse basta procurar pelas inscrições no site dos Correios, que em geral ocorrem no mês de maio.

Estadão

Pois o Estadão é uma grande empresa de comunicação e jornais do Brasil. Assim, oferece uma boa opção com seu programa para jovens aprendizes. Mas há algumas exigências, como:

  • ter ensino médio completo, 
  • conhecimento do Pacote Office
  • não ter sido aprendiz antes.

Entretanto, o salário-base é de um ótimo valor: 996 reais. Ademais, o jovem contará com benefícios como vale alimentação e transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida e refeitório no trabalho.

Porém, a região com vagas é somente no bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo. Então, acesse o site da empresa e confira se há vagas de trabalho disponíveis para adolescentes e jovens.

Vigor

Pois essa grande fabricante de alimentos como iogurtes, queijos e margarinas é mais uma empresa que oferece um bom programa com vagas para Jovem Aprendiz. Assim, os jovens poderão realizar curso no Senai ao mesmo tempo em que atuam na prática na empresa, de segunda a sexta, por 8 horas.

Ademais, o salário-base é de 900 reais, com direito a:

  • assistência médica e odontológica, 
  • seguro de vida, 
  • vale alimentação, 
  • vale transporte 
  • refeitório.

Assim, há vagas em diferentes estados, sendo preciso entrar no site da empresa e checar qual a disponibilidade para a sua região. Então confira!

Pois chegamos ao final do nosso artigo exclusivo sobre vaga de trabalho para adolescentes e jovens. Esperamos que agora seja mais simples de entender como dar esse passo inicial na carreira, aprendendo enquanto ganha experiência no mercado de trabalho!

Então, não deixe de conferir as oportunidades que trouxemos em nosso artigo! Até logo!

Como conseguir um emprego em 2021

Está com dificuldades para entrar no mercado de trabalho? Então confira as dicas que separamos para você conquistar sua vaga neste ano de 2021!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Platinum: qual a melhor opção?

Não sabe qual cartão de crédito Platinum escolher? Confira neste post as 6 melhores opções deste produto para você!

Continue lendo
content

Empréstimo Condor ou Empréstimo SuperSim: qual o melhor?

Precisa de empréstimo? Que tal ler o nosso comparativo sobre os créditos do Condor e do SuperSim? Então, leia agora e saiba mais!

Continue lendo
content

Mais vantagens do Empréstimo Credjet

Que o empréstimo Credjet tem várias vantagens, isso não há dúvidas. Se você ainda não as conhece, então é a hora de saber mais a respeito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que é o cartão Santander SX?

O novo cartão Santander SX substituiu o Free, mas mantém os mesmos benefícios e traz novidades em vantagens. Confira mais em nosso post!

Continue lendo
content

Como se organizar com pouco dinheiro

Está com pouco dinheiro? Ganha apenas um salário mínimo, mas tem sonhos enormes? Não se preocupe! Mesmo assim, é possível organizar suas finanças pessoais e conquistar sua liberdade financeira. Confira nossas dicas!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão LATAM Pass Itaucard Visa Gold

Quer saber como solicitar o cartão LATAM Pass Itaucard Visa Gold e conseguir condições especiais na hora de comprar suas passagens? Então, acompanhe nosso conteúdo com todos os detalhes do processo.

Continue lendo