Educação Financeira

Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro

Quer saber mais sobre como economizar dinheiro ao utilizar aplicativo de carro? Confira as dicas a seguir!

Anúncios

por Amanda Laet

Publicado em 14/07/2021

Descubra como economizar dinheiro em 2021

Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Guia Bolso.
Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Guia Bolso.

Quer economizar dinheiro em 2021, mas não sabe como? Então, está no lugar certo! Aqui iremos lhe mostrar como economizar usando aplicativo de carro.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos usando os serviços de carona mais vezes do que o necessário, não concorda? Ou então acabamos optando pela comodidade sem perceber qual é o real gasto com esses aplicativos no final do mês.

Seja qual for o motivo, o uso de aplicativos de transporte ou carros particulares podem influenciar muito suas finanças e você pode nem estar se dando conta disso.

Por isso, continue a leitura e confira nossas dicas sobre como utilizar os aplicativos de forma positiva!

Anúncios

Quanto utilizar o aplicativo de carro?

Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Blog das Locadoras.
Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Blog das Locadoras.

Bom, os aplicativos de carro foram criados para facilitar o dia a dia das pessoas. Como há diversas ofertas no mercado, os preços competitivos acabam atraindo mais clientes. Mas será que estamos usando esse tipo de transporte da maneira mais adequada?

Se a escolha depender de comodidade, é claro que utilizar caronas pagas é muito melhor que um transporte público lotado, não é mesmo? Mas há situações no nosso dia a dia que podemos evitar o aplicativo de carro e economizar um bom dinheiro!

O mais importante para decidir quando usá-lo é colocar na ponta dos lápis os valores utilizados por mês. Assim, você terá uma noção melhor de quanto está gastando e se aquele valor realmente cabe no seu orçamento. Então, se sua última corrida teve um valor pequeno, anote mesmo assim! Ao somar pequenas quantias você pode se surpreender com o valor mensal total.

Caso perceba que a utilização dos aplicativos de carro está prejudicando suas finanças e impedindo que você guarde um dinheirinho a mais no final do mês, considere reduzir seu uso e não exagerar. Assim, você terá um controle maior sobre a sua vida financeira!

Confira agora nossas dicas para economizar!

Aplicativo de carro: como economizar

Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Olhar Digital.
Como utilizar aplicativo de carro para economizar dinheiro. Fonte: Olhar Digital.

Os aplicativos de carro podem ser uma ótima opção em determinados momentos do nosso dia a dia! Além da sua praticidade, eles podem nos ajudar nas horas em que são realmente necessários. Porém, muitas vezes utilizamos pelo simples fato de serem mais confortáveis.

Mas, quando o conforto começa a atrapalhar seu bolso, chega a hora de repensar quais são os momentos certos para pedir sua carona! Veja abaixo as dicas que separamos para você economizar!

Anúncios

Escolha bem quando utilizá-lo

Utilizar o aplicativo de carro apenas quando necessário é a melhor maneira de usufruir do serviço sem pesar no bolso.

Portanto, antes de pedir pelo seu carro, pense: estou usando o serviço apenas pelo meu conforto ou porque estou em uma situação em que ele é necessário? Se a resposta for o conforto, é melhor considerar outra opção. Muitas vezes, a preguiça vai querer falar mais alto, mas não deixe que isso influencie sua decisão!

Então, em quais situações devo usá-lo? Caso esteja chovendo ou já esteja tarde para o transporte público, esses podem ser momentos de necessidade. Mas não se esqueça: não deixe esses motivos se tornarem rotina!

Considere o transporte público

Sempre que pensar em pedir um carro particular, reflita: posso fazer esse trajeto utilizando o transporte público?

Mesmo que não seja tão confortável quanto um carro, lembre-se que ele também tem vantagens. Você vai economizar dinheiro e, muitas vezes, vai até chegar mais rápido, pois não vai precisar ficar parado no engarrafamento!

Em caso de distâncias longas, considere fazer parte do trajeto com transporte público e utilizar o carro particular apenas para iniciar ou finalizar a corrida. Por exemplo, até a estação de ônibus ou metrô mais próxima.

Avalie o carro próprio

Outra opção interessante é avaliar se é o momento de adquirir um carro próprio. Mas essa decisão tem que ser bem pensada, pois há diversos fatores que podem influenciar e os gastos podem ser muito altos.

Primeiro, pense se os gastos com o carro irão compensar os gastos com aplicativos de carro. Não é só o valor da compra, mas você também terá que se preocupar com IPVA, estacionamento, combustível, seguro.

Além disso, ao comprar seu carro próprio é muito mais interessante fazer o pagamento à vista, pois o financiamento pode ser bastante caro.

Por isso, não deixe de fazer uma previsão financeira, avaliando qual será sua receita e suas despesas futuras. Assim, você conseguirá avaliar se é uma opção viável para você.

E caso decida por comprar seu carro próprio, compare várias opções e analise-as com calma para tomar a melhor decisão para sua vida financeira.

Compare os valores entre apps

Assim como fazemos ao ir ao supermercado, comparar o preço dos aplicativos de carro é muito importante para evitar gastos desnecessários, já que um mesmo trajeto pode estar com preços diferentes.

Para isso, não é preciso abrir um por um, pois já existem apps que são exclusivos para lhe ajudar nessa tarefa!

Aqui estão três aplicativos que você pode consultar na hora de pedir sua carona:

  • VouD: com ele você compara rotas, custo das viagens e até o tempo de deslocamento. Embora seja mais focado para transporte público, você também pode usá-lo para aplicativos de carro.
  • Vah: compara preços de serviços de táxi e de transporte privado.
  • Google Maps: além de servir como GPS, o app também tem a função de comparar valores e trajetos.

Tenha cuidado com a tarifa dinâmica

Esteja sempre atento à tarifa dinâmica cobrada por esses serviços, pois ela influencia muito o preço da corrida.

Por exemplo, em horário de pico ou se está chovendo, a tarifa dinâmica recalcula o preço das rotas e elas ficam muito mais caras.

Se for viajar, alugue um carro

Por último, caso precise viajar e não tenha carro próprio, alugar um carro pode ser muito mais vantajoso do que fazer o trajeto com aplicativo de transporte.

Por isso, quando precisar percorrer longas distâncias, anote o percurso e compare o preço que iria gastar com o aluguel do carro e com o aplicativo. Assim, poderá ter uma ideia de qual será a economia.

Depois dessas dicas será mais fácil economizar com aplicativo de carro, não é mesmo?

Quer continuar a leitura? Veja o conteúdo recomendado a seguir!

10 aplicativos para economizar no supermercado

A alimentação pode causar um estrago no orçamento. Por isso, separamos 10 aplicativos para você economizar no supermercado. Confira!

Sobre o autor

Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como se inscrever nos cursos AVAMEC

Descubra neste artigo como você consegue se inscrever para acessar todos os 221 cursos AVAMEC oferecidos de forma gratuita!

Continue lendo
content

Empréstimo Zema ou Empréstimo BV Financeira: qual escolher

Se você está na dúvida entre o Empréstimo Zema ou Empréstimo BV Financeira, veja aqui as comparações e tire suas dúvidas entre eles!

Continue lendo
content

Cartão Sicoob Gold ou Cartão Nubank Ultravioleta: qual o melhor?

Decida entre o cartão Sicoob Gold ou cartão Nubank Ultravioleta. Eles são dois cartões diferentes, mas que possuem benefícios incríveis. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem CGD Conta Azul

A conta à ordem Azul, da CGD, possui uma série de serviços bancários disponíveis a partir de uma comissão única que lhe garante redução de custos no final do mês. Veja, a seguir, como fazer a sua em um dos balcões da Caixa.

Continue lendo
content

Melhores ações para investir na crise: como ganhar dinheiro na Bolsa

Mesmo com a economia desacelerada, ainda é possível ganhar dinheiro na bolsa. Como? Para isso, é necessário ficar de olho nas melhores ações para investir na crise. Então, leia o nosso artigo e confira quais são elas.

Continue lendo
content

Review empréstimo C6 Consig 2022: a solução ideal para colocar as contas em dia!

Se você está em busca de uma solução financeira para realizar seus sonhos ou colocar as contas em dia, o review empréstimo C6 Consig é uma ótima alternativa. Pois ele tem juros reduzidos e ótimas condições de pagamento. Para saber mais sobre essa opção, é só continuar a leitura com a gente!

Continue lendo