Educação Financeira

Tudo o que você precisa saber sobre o PIX

O Pix tomou popularidade no Brasil, mas você sabe como funciona e o que é exatamente? Veja abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento novo.

por

Heloisa Trindade

Publicado em

ANÚNCIOS

Descubra o que é PIX

Descubra o que é PIX (Imagem: Mercado e Consumo

A novidade do Pix surgiu no ano de 2020, esse método de pagamento eletrônico do Brasil foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 e passou a funcionar integralmente em 16 de novembro de 2020.

A partir daí, muitas instituições e bancos digitais passaram a fazer informes sobre essa nova forma de transferir dinheiro, gerando muitas dúvidas de parte dos clientes. Sendo ele ainda uma novidade para os brasileiros, hoje vamos te mostrar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a chave.

Além disso, você vai ficar sabendo como começar a fazer transferências com esse novo meio de pagamento eletrônico, que dispensa taxas e cobranças extras e te livra da complicação do TED e DOC.

Com essa função é possível fazer operações bancárias a qualquer hora, de um jeito rápido, simples e sem pagamento de taxas. Com esse monte de facilidades causa até uma desconfiança aos usuários brasileiros que estão fadados a pagar taxas sobre muitos serviços financeiros. Mas fique tranquilo que vamos te explicar tudo. Confira!

O que é chave Pix?

O que é chave Pix? (Imagem: TecnoBlog)

Grande parte das instituições já possuem a opção de fazer transferências por Pix. Basta apenas realizar um cadastro simples e rápido adicionando o código que desejar para que funcione como uma “chave” e a partir dela seja possível realizar transferências.

As transferências realizadas por essa função, são processadas em até 10 segundos para qualquer banco, qualquer horário, qualquer dia da semana e incluindo feriados.

Nós asseguramos esse processo pois é criptografado pelo Banco Central, ou seja, seus dados são transmitidos de forma segura, mantendo a confidencialidade, integridade e identidade desses dados. Portanto é possível pagar e receber valores informando para o pagador apenas a chave Pix.

Essa chave pode ser o número de telefone, do CPF ou até mesmo o seu e-mail, além disso você pode gerar uma chave aleatória se não quiser compartilhar esses tipos de dados. Desse modo, eliminando a necessidade de possuir os dados bancários do recebedor, o que facilita a transferência e evita a burocracia.

Além de tudo isso, não é cobrada nenhuma taxa para realizar a transação das pessoas físicas, diferentemente do que acontece na operação bancária feita com DOC ou TED. Assim, facilitando ainda mais para o cliente, o Pix integra todas o sistema bancário, dessa forma, você pode realizar transferências de instituições completamente diferentes que mesmo assim continua não pagando taxas.

Qual a vantagem da chave?

Qual a vantagem da chave Pix? (Imagem: Focanodinheiro.neon)

Você deve estar se perguntando: “ainda tem mais vantagens?”. Pois é, agora vamos listar para você todos os benefícios que você possui migrando suas transações para esse formato sem pagar nada a mais por isso.

  • Simplicidade para movimentar seu dinheiro em apenas alguns cliques.
  • As transações são gratuitas para bancos diferentes e também entre pessoas físicas;
  • Gera um menor custo para empresas, MEIs e aos prestadores de serviços;
  • A transação é completamente segura e criptografada pelo Banco Central;
  • Você pode usar a hora que quiser, pois funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana incluindo feriados;
  • O procedimento é muito prático, basta informar sua chave ou ler o QR Code compartilhado e a transação está feita;
  • Não paga tarifas extras para realizar transferências;
  • Facilidade na hora de realizar troca de instituição para utilização do sistema;
  • Em algumas instituições financeiras é gratuito também para empresas;

Desvantagens

Desvantagens (Imagem: Franchise Store)

Depois de tantos benefícios sobre a chave Pix, agora você deve estar pensando se “existe alguma desvantagem?”, fica tranquilo que a gente vai contar tudo pra você.

A chave Pix garante muita facilidade e comodidade para os usuários, mas existem alguns detalhes que podem significar uma desvantagem para você. Por isso, fique atento a instituição que você escolher cadastrar sua chave para não passar por transtornos.

A primeira possível desvantagem que te alertamos é que o sistema Pix não tem regras fixas e inalteráveis. Isso se deve ao fato de cada instituição financeira poder adotar uma política de cobrança diferente, com algumas restrições e limitações que interferem no uso do cliente.

Mas mesmo assim isso pode significar uma vantagem dependendo da instituição escolhida. Em alguns casos, por exemplo, o Pix pode ser realizado por empresas dependendo da política da instituição, então se você é PJ (pessoa jurídica), esse é mais um motivo para ficar atento e repensar os motivos para cadastrar uma chave Pix para o seu negócio.

Outro ponto importante a ser destacado é que não há a possibilidade de estorno nas transferências, portanto se a chave informada for incorreta e a pessoa na qual recebeu o dinheiro não quiser devolver, paciência. Pois não há como estornar o valor a não ser que seja feita outra transferência por parte da pessoa que recebeu.

Por isso, tome cuidado quando for disponibilizar sua chave, tenha sempre certeza de não errar nenhuma letra ou número pois o dinheiro pode facilmente entrar na conta de outra pessoa.

Quais os custos do PIX?

Quais os custos do PIX? (Imagem: sertms)

Como você já deve saber para PF (Pessoa Física) o custo é zero! Ótima notícia para quem necessita fazer transferências de pequenos valores. Mas e para pessoa física, quanto custa?

Como gostamos de trazer vantagens para você aqui vai mais uma: o valor das transações deve ser reduzido com o Pix Pessoa Jurídica. Isso acontece devido ao fato de não haver intermediários cobrando taxas e mais taxas para que o dinheiro chegue até a pessoa a qual foi destinado.

Para ficar mais claro, o Banco Central divulgou o custo do Pix para as instituições financeiras, sendo no valor de R $0,01 para cada 10 transações, enquanto cada TED sai custando para PJ R$ 0,07.

Essa economia é uma grande vantagem para os consumidores. Lembrando que em algumas instituições você não paga nada para realizar Pix sendo PJ ficando isento de taxas.

O Pix também pode ser cobrado se você utilizar canais de atendimentos presenciais (como no caixa) ou pessoal (por telefone), lembrando que essa exceção vale para PF e MEI ‘s.

Como você pode usar o PIX?

Como você pode usar o PIX? (Imagem: Mercado e Consumo)

O Pix será operado pelo Banco Central através do Sistema de Pagamentos Instantâneos, sendo este sistema conectado às instituições financeiras, fintechs, cooperativas de crédito e às empresas de pagamentos.

Todavia, para que o Pix seja usado ele precisa estar conectado a uma conta corrente ou poupança ativa. Ou seja, o Pix não é uma conta que você vai abrir em um banco, ele é simplesmente um sistema que só funcionará se você estiver conectado a uma conta já aberta. Dessa forma, as instituições financeiras que possuem vínculo provavelmente terão a opção de cadastramento de uma chave Pix no App.

Com a sua chave cadastrada você tem a vantagem de poder realizar transferências sem sair de casa a qualquer hora e qualquer lugar. Portanto o Pix pode ser usado para:

  • Transferir e receber dinheiro;
  • Receber o seu salário;
  • Realizar pagamentos em lojas online ou estabelecimentos físicos que possuam a opção do Pix;
  • Pagar impostos e taxas federais, estaduais e municipais;
  • Outra novidade é que você poderá pagar a sua conta de luz com o Pix, pois o Banco Central assinou um acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que o Pix seja uma opção na hora do pagamento da conta de energia.

Precisa ter PIX para receber?

Precisa ter PIX para receber? (Imagem: blog.vindi)

Para transferir dinheiro para alguém, a outra pessoa não necessariamente precisa ter um Pix. Ou seja, se a pessoa na qual você quer transferir o dinheiro não possuir a chave Pix cadastrada, isso não muda nada, pois você continuará podendo realizar a transferência. Mas como isso funciona?

O Pix sendo um meio de pagamento criado pelo Banco Central, ele é aplicado a todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes obrigatoriamente. As empresas devem oferecer esse sistema, mas ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

O cadastro só é necessário para o registro das chaves, mas elas não são obrigatórias para que a transferência ocorra. Dessa forma, a pessoa pode enviar e receber dinheiro por Pix sem necessariamente ter cadastrado uma chave.

Então o que acontece é que você pode fazer um Pix da mesma forma que faz uma TED, por exemplo, informando o nome, número da conta e todos aqueles dados necessários.

As chaves são apenas uma opção para simplificar esse processo, funcionando como “apelido” para sua conta de forma que você receba e envie dinheiro sem precisar passar ou pedir dados.

Como saber se tenho chave Pix?

Como saber se tenho chave Pix? (Imagem: Foregon)

Você pode simplesmente acessar o site ou App da instituição financeira a qual possui vínculo e conferir na opção que representa “minhas chaves Pix” e conferir se possui alguma cadastrada. Mas caso você possua cadastro em muitas instituições há um meio de cessar todas as suas chaves Pix já cadastradas de um só vez.

Para isso, você vai precisar então acessar o “Registrato Banco Central” no App do seu banco. Após achar a opção, você receberá uma senha provisória que dará acesso ao Banco Central.

Você pode realizar esse procedimento através do App do Banco Central ou apenas acessando a página do Registrato pelo seu navegador.

Após feito o cadastro com seu CPF, CNPJ ou e-mail, haverá um menu com todos os serviços oferecidos pelo BC, você deve procurar por “Minhas Chaves Pix” e clicar em “Consultar” no canto inferior direito.

Após isso será gerado um relatório na mesma hora. Ele irá mostrar a chave Pix. Então, ainstituição financeira na qual ela foi cadastrada, o número da agência, número da conta e a data de registro.

As informações ficam registradas no site do Registrato, mas além disso, você ainda pode baixar os relatórios e enviar todos para o seu e-mail.

Qual a chave Pix mais segura?

Qual a chave Pix mais segura? (Imagem: FDR)

Todas as chaves que você utilizar serão bastantes seguras, pois todo o sistema Pix é criptografado pelo Banco Central. Portanto, o BC dá ao cidadão o poder de escolher a chave que for mais fácil de lembrar, por exemplo.

Porém, sendo o CPF um documento comumente utilizado para compras em e-commerce, ou para o famoso “vai pôr o CPF na nota?” É normal que essa seja a chave Pix mais difícil de perder, esquecer ou errar, pois já estamos acostumados com o uso do CPF que acabamos tendo o número, mesmo que extenso, gravado na mente.

Mas também há quem não queira compartilhar o CPF, por isso existe a famosa “chave aleatória” para o seu Pix. Que é garantida por especialistas como uma forma de proteger sua privacidade.

O CPF é um dado muito pessoal que nos identifica por toda a vida, sendo a opção ideal para a garantia da sua privacidade o uso de uma chave aleatória, porém isso não significa que o uso do CPF como chave Pix não seja seguro, muito pelo contrário, o BC garante uma maior proteção do usuário para toda e qualquer chave que for utilizada.

Como realizar cadastro do PIX?

Como realizar cadastro do PIX? (Imagem: SumUp)

O procedimento de cadastro da sua chave é muito parecido para todas as instituições financeiras, por isso confira aqui o passo a passo de um exemplo de cadastro de uma chave utilizando o seu CPF ou e-mail:

  • Primeiro abra o App do seu banco e procure no menu inicial a opção “PIX” ou “Cadastro PIX”
  • Logo em seguida, você vai precisa clicar na opção que provavelmente dirá “Registrar chave”
  • A partir desse ponto, você irá escolher se utilizará o CPF, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória. Escolha e clique em “conformar”.
  • Por fim, caso as informações estejam de acordo, aguarde um email de confirmação do seu banco.

Para realizar seus pagamentos você apenas vai informar o valor e a chave Pix da pessoa a qual deseja realizar a transferência.

Uma outra forma de fazer transação com o PIX é por meio de QR Code. Por exemplo, se a loja que você fez uma compra disponibilizar estiver cadastrada no Pix e possuir este código, você pode apontar a câmera para ele, digitar o valor e a senha do seu banco e pronto!

Conteúdo Recomendado

Como não pagar mais contas em atraso

Se você quer aprender a deixar de pagar as contas em atraso e mudar sua vida financeira, veja agora mesmo essas dicas que temos para você

 

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Cartões

Conheça o cartão de crédito Carrefour

Nesse artigo você encontrará todas as informações e vantagens dos cartões do Carrefour, e poderá descobrir se são boas opções para você.

por

Gustavo Cezar

Publicado em

| Atualizado em

Características cartão Carrefour

Conheça o cartão Carrefour e descubra por que ele é um dos cartões mais bem colocados no mercado atual.

O cartão possui tanto a bandeira Visa, quanto a bandeira Mastercard. Por isso, será possível que você compre produtos e serviços de basicamente todos os estabelecimentos do Brasil.

Afinal, é muito difícil achar lojas que não aceitam ambas as bandeiras, não é verdade?

Além disso, se você é um cliente fiel das lojas Carrefour, o cartão será, sem dúvidas, algo muito vantajoso para você. 

Fazendo compras nas lojas Carrefour com o cartão, você recebe diversos descontos exclusivos e condições especiais de pagamento.  

Ademais, se você fizer, pelo menos, uma compra por mês nas lojas Carrefour, você ficará isento de pagar a taxa de anuidade do cartão, ou seja, você não precisará pagar uma taxa anual para conseguir usar o cartão.

Outra coisa que é possível fazer com o cartão é parcelar em, até mesmo, 24x suas compras. Então, você terá a opção de parcelar em várias vezes os produtos comprados com o cartão de crédito Carrefour.

Se você fizer o pagamento de suas faturas em algum dos caixas eletrônicos das lojas Carrefour, o limite do seu cartão será liberado a partir do momento em que você fizer o pagamento.

Por fim, é possível, caso você queira, parcelar suas compras em, até mesmo, 8x sem juros na compra de produtos da área têxtil e no setor de bazar. Além disso, você terá a opção de começar a pagar suas compras 70 dias depois de realizá-las.

Quer conhecer mais características e vantagens do cartão? Então, continue lendo esse artigo e conheça, a seguir, mais informações sobre o cartão.

E caso você queira solicitar o seu, basta clicar no botão abaixo:

Sobre a empresa Carrefour

Ela foi criada há, mais ou menos, 40 anos e, atualmente, é uma das empresas mais bem colocadas no mercado, especialmente no ramo atacadista.

Além de uma grande influência na área atacadista, a empresa possui o Banco Carrefour, que, consequentemente, lida com a parte financeira de seus negócios e de seus clientes.

Além de ter uma alta notoriedade nos campos atacadista e financeiro, a Carrefour possui, também, uma leve influência no setor imobiliário.

Portanto, a empresa está, atualmente, localizada em diversos nichos do mercado, como, por exemplo: hipermercados; supermercados; e-commerce; varejo; postos de combustíveis etc.

O Carrefour recebe um lucro que gira em torno de, aproximadamente, R$50 bilhões de reais, chegando a possuir, por incrível que pareça, mais de 84 mil funcionários.

A empresa, por ser muito influente no Brasil, decidiu expandir seu negócio criando, em países estrangeiros, novas redes de comércio. 

Por isso, o Carrefour possui lojas em mais de 30 países, sendo eles localizados especialmente na Europa, Ásia e, também, América Latina.

Com esses outros estabelecimentos, o Carrefour lucra uma quantia de, aproximadamente, 84 bilhões de euros.

Portanto, a empresa é, devido a essas características, uma das maiores empresas do Brasil e, quem sabe, do mundo.

Depois de conhecer as características da empresa, vamos, agora, conhecer os cartões de crédito que ela oferece aos seus clientes.

Os cartões de crédito Carrefour

A empresa conta com 5 tipos de cartões, que serão listados a seguir:

  • Mastercard Gold: este cartão possui cobertura internacional, permitindo, deste modo, que seu usuário possa fazer compras de produtos que só estão disponíveis em países do exterior.

O cartão possibilita que o cliente, caso queira, compre produtos internacionais utilizando o cartão digital, o que torna esse cartão muito bom e vantajoso para seus usuários.

Além de lojas internacionais, esse cartão é aceito em todas as lojas que possuírem a bandeira Mastercard. Então, fique tranquilo! Você conseguirá fazer compras em quase todos os lugares.

  • Mastercard La Carte: esse cartão possui, em comparação com o Mastercard Gold, mais benefícios.

Então, todas as vantagens do cartão Mastercard Gold estão contidas no Mastercard La Carte. Porém, este possui mais algumas vantagens.

Este cartão oferece, de maneira gratuita, uma assistência técnica para idosos, para crianças e, também, para animais.

O Carrefour possui, além desses dois cartões citados, mais três serviços de cartão.

No entanto, esses três cartões restantes possuem, diferentemente dos que foram citados, a bandeira Visa.

Os cartões com a bandeira Visa são, respectivamente: cartão Visa Nacional; cartão Visa Internacional; cartão Visa La Carte.

Esses cartões, ainda que tenham, em vez de Mastercard, a bandeira Visa, possuem as mesmas vantagens e características dos que possuem a bandeira Mastercard.

Então, no fim das contas, esses cartões não vão variar muito.

A bandeira Visa é, do mesmo modo que a Mastercard, bem reconhecida e usada em quase todos os comércios nacionais e internacionais. 

Portanto, fique tranquilo! A Visa oferece, também, um ótimo serviço aos seus clientes.

Vantagens do cartão de crédito Carrefour

O cartão Carrefour possui diversas vantagens, que serão, a seguir, expostas.

Como dito, o cartão oferece diversos descontos às pessoas que compram, frequentemente, produtos e serviços nas lojas Carrefour utilizando o próprio cartão Carrefour.

Então, se você for um cliente fiel da loja, vale muito a pena pensar em fazer o cartão, pois, se você usá-lo em suas compras no Carrefour, você conseguirá, além de descontos, diversas ofertas exclusivas.

Calma! Se você for um cliente fiel da loja, seus benefícios ainda não acabaram!

Se você fizer, pelo menos, uma compra ao mês em um dos estabelecimentos das lojas Carrefour, será possível livrar-se de pagar a taxa de anuidade.

Porém, como funciona essa taxa de anuidade? Se você não ficar isento dela (Comprando, ao menos, uma vez por mês no Carrefour), será preciso que você pague uma taxa, uma vez ao ano, para poder usar o cartão e todos os seus benefícios.

Portanto, além de você fazer compras, você não precisará pagar essa taxa anual. É uma bela vantagem, não é mesmo?

Mais benefícios cartão Carrefour

Outra vantagem é a possibilidade de você parcelar em, até mesmo, 24x sem juros diversos produtos da loja.

No entanto, esses produtos, que poderão ser parcelados em 24x sem juros, serão escolhidos pela própria loja.

Então, você não poderá escolher qualquer produto e, em seguida, tentar comprá-lo utilizando essa vantagem.

Além disso, você poderá parcelar todas as suas compras nas drogarias redes do Carrefour em até 10x sem juros, o que é, também, muito vantajoso.

Você gostaria de ter mais tempo para pagar seu combustível? Então, se você utilizar seu cartão em postos Carrefour será possível ganhar uns dias a mais para efetuar o pagamento do seu combustível.

Você tem a opção de pagar sua fatura em qualquer banco, certo? Porém, se você for pagá-la em um dos caixas do Carrefour, o limite de crédito do seu cartão é, instantaneamente, liberado.

O usuário do cartão pode fazer, caso queira, alguns cartões adicionais. Poderão ser feitos, no total, exatos 4 cartões de créditos adicionais.

E, mesmo com esses cartões adicionais, você não precisará pagar por eles uma taxa de anuidade ou alguma tarifa de emissão. Então, fique tranquilo!

Por fim, uma das vantagens da empresa mais elogiada pelos clientes é o sistema de atendimento ao consumidor.

Você virá, caso entre na página “Reclame Aqui” do site principal da empresa, que a maioria dos clientes ficaram satisfeitos com o serviços de assistência do Carrefour.

Muitas pessoas que tiveram alguma dúvida ou problema conseguiu resolvê-los graças ao serviço fornecido pelo Carrefour, que é, hoje em dia, um dos pontos mais fortes da empresa.

Aplicativo do cartão de crédito Carrefour

O Carrefour, depois de muito tempo sem um aplicativo, decidiu criar o seu próprio para, acima de tudo, facilitar a vida de seus clientes e, também, de seus funcionários.

Convenhamos que é muito mais fácil fazer operações pela internet, não é mesmo?

Com o aplicativo da empresa, será possível que você faça muitas coisas e receba diversas vantagens. 

Se você quiser acompanhar a movimentação do seu dinheiro em tempo real, bem como visualizar o limite do seu cartão, você deve baixar o aplicativo!

Há, ainda, algo muito bom: o aplicativo está disponível para, basicamente, todas as pessoas com um aparelho de celular.

Então, se você quiser baixá-lo, independentemente se você usa Android ou IOS, entre na Google Play (Android) ou na App Store (IOS) e, em seguida, procure e baixe o aplicativo do cartão Carrefour.

Além dos serviços citados, você conseguirá, usando o aplicativo, acessar os seguintes recursos: 

  • Quantia de dinheiro, em tempo real, disponível na conta;
  • Visualização da fatura;
  • Melhor dia para fazer compras com o cartão;
  • Parcelamento e pagamento da fatura.

Para fazer a solicitação do seu cartão, você deve acessar o aplicativo e, por meio dele, fazer o seu pedido.

Vale a pena fazer o cartão?

Conforme dito, se você faz compras regularmente nas lojas do Carrefour, este cartão é, sem dúvidas, a sua melhor alternativa, pois ele oferece diversos descontos e benefícios para os seus clientes mais fiéis.

Você terá acesso a 4 cartões de crédito adicionais, que poderão ser usados por outras pessoas. Com eles, você receberá diversas ofertas e, também, várias condições especiais de pagamentos.

Além disso tudo, você conta, também, com os benefícios das bandeiras dos cartões, que, além de serem muito boas, são vantajosas.

Gostou das características do cartão e de suas vantagens? Então, clique no botão abaixo e solicite o seu. (direto no site da Carrefour)

Continuar Lendo

Em Alta