Dicas

Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer

Quer conhecer como funciona um site de trabalho freelancer e descobrir como ganhar dinheiro com ele? Confira aqui todas as dicas!

Anúncios

por Amanda Laet

Publicado em 16/07/2021

Aposte no trabalho freelancer em 2021

Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Nube.
Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Nube.

Muitos brasileiros estão tendo que lidar com o desemprego nos últimos anos. Por isso, o mercado precisou se reinventar, e o surgimento de site de trabalho freelancer revolucionou a forma como oferecemos e buscamos trabalho.

Assim, o trabalho informal se tornou uma realidade para muitos e você também pode se beneficiar dele!

Então, continue a leitura para entender como o trabalho freelancer funciona e conheça os melhores sites para se cadastrar! Vamos lá?

Anúncios

O que é e como funciona o trabalho freelancer?

Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Segs.
Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Segs.

Mas o que exatamente é um trabalho freelancer? Freelancer é o termo usado para designar os trabalhadores autônomos, que não têm carteira assinada e oferecem seus serviços sem estabelecer vínculo empregatício.

Assim, qualquer que seja sua área de atuação, é muito provável que você consiga oferecer seus serviços em site de trabalho freelancer.

Essas plataformas especializadas são usadas tanto por quem quer oferecer seus serviços quanto para quem quer contratar. Então, você coloca suas habilidades à disposição dos contratantes e procura por projetos do seu interesse. Além disso, você pode trabalhar para vários clientes de uma vez só, o que vai aumentar bastante sua renda.

Como trabalhar em site de freelancer?

Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Criatilha.
Como ganhar dinheiro com site de trabalho freelancer. Fonte: Criatilha.

Bom, para trabalhar em um site de freelancer basta se cadastrar e criar um perfil. Dessa forma, você estará mostrando quais são os seus serviços e o que pode oferecer.

O mercado de trabalho autônomo cresceu muito nos últimos tempos, então criar um bom perfil é ideal para se destacar de seus concorrentes. Isso porque muitas pessoas poderão oferecer o mesmo serviço que você e é preciso ganhar o cliente.

Uma boa forma de garantir que irá conseguir trabalho é se cadastrando em várias plataformas ao mesmo tempo, aumentando suas possibilidades.

Confira abaixo quais são os melhores sites de freelancer para se cadastrar e aumentar sua renda!

Anúncios

Qual o melhor site de freelancer?

Conheça agora alguns sites de freelancer nos quais você pode oferecer seus serviços. E lembre-se: ao se cadastrar em mais de um site você estará potencializando suas chances de sucesso!

Workana

A Workana busca freelancers que atuam principalmente na área de crescimento de empresas. Então, o site é ideal para você que atua em vendas, publicidade, design gráfico, tradução, TI e muitas outras funções relacionadas.

As empresas publicam os projetos e cabe a você entrar em contato e mandar sua proposta, informando desde o valor cobrado até o tempo para concluir o serviço. Depois disso, o contratante poderá entrar em contato e solicitar mais informações.

Além disso, a plataforma oferece dois tipos de pagamento, que será escolhido pelo contratante: você poderá receber um preço fixo pelo trabalho ou então ser contratado por hora.

Uma informação importante é que parte do valor acordado entre você e o cliente ficará com a plataforma como uma porcentagem de comissão.

Fiverr

Outra opção interessante é o Fiverr, que conta com um site intuitivo e simples de ser usado. Assim, será fácil navegar e cadastrar seus serviços.

Nele, os empregadores buscam o freelancer mais adequado para seu projeto. Por isso, é importante que você forneça informações detalhadas sobre o seu serviço para que tenha mais chances de ser escolhido em meio aos concorrentes.

O site conta com diversas áreas, como vídeo e animação, música, marketing, programação e vários outros.

UpWork

Já o UpWork é um site estrangeiro, portanto é preciso saber falar inglês para ofertar seus serviços e usar a plataforma. O lado positivo é que os pagamentos são feitos em dólar.

Nesse site, os clientes indicam qual é o projeto e aguardam o contato dos prestadores de serviço. Depois de selecionado, os detalhes do trabalho serão definidos.

Porém, o site também cobra uma comissão sobre o valor a ser recebido.

GetNinjas

A GetNinjas é uma plataforma bastante popular e conhecida entre os trabalhadores autônomos. As áreas de atuação são muito variadas, então a chance de encaixar seus serviços aqui é grande. Entre as categorias podemos encontrar serviços domésticos, reparos, carretos, aulas, design e tecnologia e muito mais.

O site oferece a opção para que você coloque seu serviço e aguarde o contato do cliente. Ou então você pode procurar por projetos e enviar sua proposta.

99Freelas

Mais uma opção de site de trabalho freelancer é o 99Freelas. A plataforma funciona da seguinte forma: você cria seu perfil com suas habilidades e experiências. Depois disso, é só pesquisar por projetos e se candidatar aos que mais lhe interessar.

Você pode usar o site na versão gratuita, mas há também os planos premium que oferecem vantagens.

Como em outras plataformas já mencionadas, o 99Freelas também cobra uma porcentagem sobre o valor final, que pode variar de 7% a 15%.

Freelancer

Por fim, vamos falar sobre o Freelancer. O site é conhecido no mundo inteiro e atua em mais de 240 países, sendo bastante popular entre os trabalhadores autônomos. Apesar de ser uma plataforma internacional, ela possui a versão disponível em português para você conseguir seus trabalhos.

Após se cadastrar, você já pode procurar por projetos e oferecer seus serviços. Assim, a empresa pode escolher a oferta que mais interessar a ela.

Ademais, o Freelancer oferece mais de 1800 categorias de trabalhos. Por isso, seus serviços com certeza vão se encaixar em algum projeto.

Você também pode optar pela versão gratuita ou por um dos planos pagos oferecidos.

Por fim, as comissões podem variar de 3% a 10% do valor acordado. Essa porcentagem depende do tipo de conta que você estiver cadastrado. E, como na Workana, os trabalhos também podem ter preço fixo ou então ser pagos por hora.

Bom, agora que já conhece como o site de trabalho freelancer funciona e quais são as melhores plataformas, você já está preparado para ingressar no mundo do trabalho autônomo. São muitas opções disponíveis no mercado e não vai faltar oportunidade para você ganhar dinheiro!

Quer continuar sua leitura e conhecer ainda mais sobre finanças? Acesse o conteúdo recomendado a seguir!

Home office: 20 dicas de como ser mais produtivo

Quer saber dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa? Continue a leitura e confira!

Sobre o autor

Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Pré-Pago Banrisul Travel Card

Vamos mostrar como você pode fazer a solicitação do cartão pré-pago Banrisul Travel Card e, outras dicas sobre como funciona este cartão. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Impact Bank ou Cartão Magalu: qual escolher?

Seja o cartão Impact Bank ou cartão Magalu, ambos têm cobertura internacional para você fazer compras no Brasil e no exterior. Compare!

Continue lendo
content

Frio na barriga que fala? Veja quais são os aeroportos mais assustadores do mundo

Até mesmo quem não tem medo de avião ficariam apavoradas ao ter que enfrentar um dos aeroportos mais assustadores do mundo. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem CGD

A conta à ordem "M" CGD está disponível para adesão no balcão e oferece cartões de debito e crédito, transferências ilimitadas, acesso a créditos e seguros com descontos e permite investimentos. Veja como aderir.

Continue lendo
content

Empréstimo na conta de luz: o que é e como funciona?

Você conhece o empréstimo na conta de luz? Isso mesmo! É possível obter crédito e debitar as parcelas na sua conta de consumo de energia. Quer saber mais sobre essa modalidade? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como funciona a Deco Proteste?

A Deco Proteste é uma organização que privilegia os direitos dos consumidores e ajuda as pessoas em caso de problemas com produtos e serviços. Confira mais informações em seguida.

Continue lendo