Crédito Imobiliário
Comprar casa financiada pela Caixa vale a pena?
Saiba se comprar casa financiada pela Caixa vale a pena e entende como você pode usar seu FGTS para amortizar o saldo devedor além de várias outras vantagens como programa Casa Verde e Amarela. Confira!
Anúncios
Saiba tudo sobre o financiamento da Caixa Econômica Federal
Adquirir o imóvel próprio é o sonho de milhares de brasileiros que buscam condições de pagamento diferenciadas com taxas de juros mais atrativas além de outras características para a compra de um imóvel. Assim, vamos falar sobre casa financiada pela Caixa e se vale a pena.
Nesse texto, você vai entender sobre quais as vantagens de financiar um imóvel pela Caixa, valores além de documentos necessários e entender se é uma boa alternativa para você.
Assim, faça uma boa leitura e aproveite para conhecer melhor sobre este financiamento. Confira!
Renda Mínima | Não informada |
Taxa de Juros | Varia de acordo com cada cliente |
Prazo para pagar | Até 420 meses |
Prazo de liberação | De 20 dias a 2 meses |
Valor do crédito | Não informado |
Aceita negativados? | Não |
Vantagens | Pode usar FGTS |
Quais as vantagens de financiar um imóvel pela Caixa?
Entre as vantagens de financiar um imóvel pela Caixa estão o fato de que você pode usar seu FGTS como entrada, assim, você também pode amortizar o seu saldo devedor através do seu FGTS.
Ainda, o Banco Central também oferece até 80% para pagar o valor da prestação ou liquidar o saldo devedor.
Em contrapartida, você deve ter pelo menos 3 anos de carteira assinada além do imóvel comprado estar localizado no município ou no município vizinho onde vive ou trabalha.
E além disso, comprar um imóvel financiado pela Caixa também possui menos burocracia que o das outras instituições financeiras.
Assim como, as parcelas cabem no seu bolso, isso porque, funcionam de acordo com a sua renda mínima.
Ademais, a Caixa também disponibiliza uma linha de crédito habitacional que pode ser paga em até 35 anos a depender do imóvel e das condições de pagamento, assim, dependendo da modalidade do financiamento, você pode optar pela carência para amortizar o saldo devedor e neste período paga somente os prêmios de seguro MIP e DFI.
Ainda, a Caixa também disponibiliza programas que promovem o direito à moradia sendo o mais conhecido deles o Programa Casa Verde e Amarela que veio para substituir o Programa Minha Casa Minha Vida. Assim, faça a simulação dos valores e faça já o seu financiamento!
Qual o valor é possível financiar pela Caixa?
Para ter a casa financiada pela Caixa, o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda mensal da família, sendo o valor máximo para financiamento habitacional de R$1,5 milhão.
Qual o valor mínimo para financiar um imóvel pela Caixa?
Então, a Caixa Econômica Federal exige uma entrada de pelo menos 10% do valor do imóvel. Aliás, nos casos em que você for utilizar o FGTS deverá dar o FGTS como entrada para o financiamento para reduzir o prazo ou o valor do encargo, pagar até 80% do valor da prestação e liquidar o saldo devedor.
Taxas e prazo de pagamento para casa financiada pela Caixa
Primeiramente, o prazo para ter a casa financiada pela Caixa vai depender de cada caso e da análise de crédito.
Assim, o tempo pode levar de 20 dias a 2 meses e, após o fechamento do contrato, o dono do imóvel pode levar de 60 a 90 dias para receber o valor da venda.
E além disso, a taxa de administração do contrato é destinada a manutenção e administração do contrato sendo cobrada todos os meses na prestação é obrigatória apenas nas operações com imóveis enquadrados no sistema de financiamento.
Ainda, o prazo máximo de financiamento varia de acordo com o indexador escolhido ou taxa fixa, variando entre 120 a 420 meses.
Dessa forma, as taxas de juros do contrato também serão definidas de acordo com o prazo e o perfil de relacionamento que disponibiliza níveis diferentes de bonificação nas taxas de juros. Assim, podemos perceber que a maioria dos serviços prestados pela Caixa vão depender da análise de crédito do cliente.
Documentação necessária
Para ter a casa financiada pela Caixa, você vai precisar basicamente de:
- Documento oficial de identificação;
- Certidão de nascimento e estado civil;
- Comprovante de endereço atual;
- Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses;
- Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita caso use o FGTS e carteira de Trabalho e Extrato de FGTS.
Dessa forma, os documentos necessários também são documentos simples para comprovar a veracidade das suas alegações.
Ainda, com os documentos você vai precisar comprovar que a prestação do financiamento não ultrapassa 30% do valor da sua renda.
Isso porque, assim você demonstra para a Caixa será capaz de honrar seus compromissos.
E além disso, a Caixa fará uma análise de crédito para aprovar ou reprovar o seu pedido de financiamento, assim, é necessário estar pelo menos sem restrições no CPF para que a solicitação seja aprovada. Ademais, recomendamos que você limpe o seu nome antes de tentar fazer a solicitação.
E então, vale a pena financiar casa pela Caixa?
Sim, vale a pena ter a casa financiada pela Caixa Econômica Federal. Mas antes de optar por financiar o imóvel pela Caixa, analise todas as vantagens e desvantagens e também entre em contato com o seu corretor para saber se essa é a melhor alternativa para você.
Agora que você já sabe tudo sobre o financiamento Caixa, clique no conteúdo recomendado abaixo para solicitar o crédito imobiliário.
Como solicitar o crédito imobiliário Caixa
Solicite o seu crédito imobiliário da Caixa. Com ele, você tem até 35 anos para pagar e, ainda, pode utilizar o saldo do FGTS. Confira aqui o passo a passo do processo.
Sobre o autor / Joyce Viana
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Cartão Renner ou cartão Polishop: qual escolher?
Cartão Renner ou cartão Polishop: saiba tudo sobre esses dois cartões com descontos exclusivos nas compras nas lojas e muito mais! Confira!
Continue lendoComo solicitar o empréstimo Just
Quer aprender a solicitar o empréstimo Just com prazos e taxas de juros reduzidas? Então continue a leitura para aprender o passo a passo!
Continue lendoComo solicitar cartão Santander Universitário SX
O cartão Santander Universitário SX oferece análise de crédito facilitada e não exige comprovação de renda. Veja como solicitar!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o cartão Zippi
O cartão de crédito da fintech Zippi é a opção ideal para o trabalhador autônomo. Isso porque ele ajuda a manter o capital de giro da empresa com sua fatura semanal, o primeiro com esse tipo de fatura no Brasil! Veja aqui tudo sobre o cartão Zippi.
Continue lendoO que é o cartão de crédito RecargaPay?
O cartão RecargaPay é um pré-pago de bandeira Mastercard com muitos programas de benefícios e facilidade no acesso. Confira mais sobre ele!
Continue lendoComo solicitar o cartão BPI Gold
O cartão BPI Gold é um ótimo produto financeiro. Ele oferece muitos benefícios, como pagamento por aproximação e cash advance. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e confira como fazer o processo.
Continue lendo