Educação Financeira

O que é inflação e como ela impacta suas finanças

Você sabe o que é inflação e como ela impacta nas suas finanças? Hoje vamos te explicar sobre esse fenômeno e dar outras dicas úteis! Confira!

Anúncios

por Joyce Viana

Publicado em 09/07/2021

Saiba como organizar seu dinheiro

O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: Finance one
O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: Finance one

É certo que, pelo menos uma vez na vida você já deve ter lido uma mensagem falando sobre o “aumento da inflação” não é mesmo? Mas, você sabe o que isso significa? Sabe de que forma a inflação impacta diretamente nas finanças e na sua vida? Não? Então não se preocupe!

Pois, hoje, vamos te ensinar o que é a inflação, como ela impacta nos investimentos e outras informações úteis! Confira!

O que é a inflação e como ela funciona?

O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: Exame
O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: Exame

Então, a inflação significa o aumento do nível dos preços, isso significa que, um processo inflacionário acontece quando o valor do mercado sobe, ou seja, vários produtos consumidos pelas pessoas.

E em sentido contrário, a deflação ocorre quando ocorre a baixa nos valores de mercado! Ou seja, a inflação nada mais é que, a perda do poder de compra, perda da capacidade de comprar os mesmos produtos pelos mesmos valores de antes.

Então, para que possamos medir esses valores alguns indicadores nos ajudam como IPC, INPC, IPA e IGP-M, servindo para ajudar em várias aplicações financeiras!

Importante mencionar que, a inflação não se confunde com o fenômeno da hiperinflação.

Isso porque, na hiperinflação também ocorre o aumento dos preços, mas, em uma proporção maior indicando recessão e crises de estabilidade, prejudicando grandemente a economia!

O que impacta na inflação?

Pois bem, a principal causa do aumento da inflação é o aumento da demanda por produtos, serviços e outros, assim como, gastos públicos que afetam diretamente na cobrança dos impostos.

E além disso, a baixa concorrência de mercado resultante dos famosos “cartéis”, dando espaço para o aumento abusivo de preços.

Outro problema que afeta a inflação é a indexação que, ocorre quando preços são indexados a taxas e se acumulam, assim como, elevação de gastos para a produção que são repassados para o preço final de bens e serviços, ou ainda, quando o mercado aumenta os preços mesmo sem motivos.

Portanto, na lei da oferta e da procura, há várias questões que impactam diretamente no aumento do fenômeno da inflação!

Como organizar suas finanças passo a passo

Organizar suas finanças pode até parecer uma tarefa simples, no entanto, é um afazer muito importante, já que a falta de organização deste pode gerar problemas seríssimos

Como posso entender o que é a inflação?

Então, a inflação é um processo bem simples de se entender, pois, como falamos ela se trata do aumento no valor de um bem ou serviço dentro de um período curto, médio o ou longo prazo!

Exemplo: Você vai ao mercado para comprar 1 kg de carne pagando o valor de R$15. Uma semana depois, você volta ao mesmo mercado para comprar 1 kg de carne, mas, paga o valor de R$45. Isso é o que se destaca como sendo o processo de inflação na prática!

Portanto, ainda que pareça um bicho de sete cabeças, convivemos com frequência com o processo da inflação!

Como a inflação impacta nos investimentos?

O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: vivendo de frela
O que é inflação e como ela impacta suas finanças Imagem: vivendo de frela

Pois bem, antes de mais nada, precisamos conhecer os títulos de renda fixa que são ligados aos valores da inflação.

Nisso, entre eles: Tesouro Direto IPCA e Tesouro Direto IGP-M, remunerando diretamente os investidores de acordo com as alíquotas do aumento dos preços.

Portanto, IPCA é o índice nacional de preços ao consumidor amplo, usado pelo Banco Central, sendo calculado todos os meses pelo IBGE e aponta a variação do curso de vida de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.

E ainda, há o IGP-M é o índice geral de preços, usado nos reajustes de contratos de aluguéis, sendo uma medida de inflação ampla ponderada pelos índice de Preços a Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Então, um dos efeitos sentidos pela inflação nos investimentos é a perda da rentabilidade dos ativos.

Isso significa que, o processo de inflação tira o poder de compra do dinheiro e, assim, o investimento remunera com taxas maiores do que as alíquotas.

Portanto, é necessário acompanhar as taxas de inflação com frequência optando por investimentos que pagam acima da inflação, assim como, cubram gastos com as aplicações! Para assim, conseguir investir e receber pelos investimentos realizados!

Quais são os riscos do empréstimo consignado?

Os riscos do empréstimo consignado vão desde golpes até o desequilíbrio na renda mensal. Confira mais em nosso post e saiba evitá-los!

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça a conta digital Player’s Bank

Conheça a conta digital Player's Bank que funciona como um jogo tradicional e, ainda, oferece 5% de cashback e descontos exclusivos.

Continue lendo
content

Review cartão VestCasa 2021

Veja o review cartão VestCasa e confira todas as vantagens deste plástico internacional, como programa de pontos, clube de descontos e muito mais!

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Mercado Pago: qual a melhor escolha?

Seja o Cartão PagBank ou Cartão Mercado Pago ambos oferecem serviços com bandeiras internacionais e benefícios para seus clientes. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Crédito Habitação Novo Banco

Quer finalmente comprar a casa que ambiciona? Então, confira como funciona o Crédito Habitação Novo Banco e veja se vale a pena financiar 90% do imóvel a 480 meses com o banco. Saiba mais!

Continue lendo
content

Corretora Toro: o que é e como funciona

A Toro é uma corretora que oferece ao investidor a possibilidade de só pagar taxas quando obtiver lucro. Quer saber mais sobre ela? Confira aqui!

Continue lendo
content

Conheça o crédito automóvel Universo

Se você precisa de dinheiro rápido e quer adquirir seu novo automóvel com mais tranquilidade, o crédito automóvel Universo é uma ótima opção. Para saber mais sobre ele, é só continuar a leitura.

Continue lendo