Educação Financeira
O que é inflação e como ela impacta suas finanças
Você sabe o que é inflação e como ela impacta nas suas finanças? Hoje vamos te explicar sobre esse fenômeno e dar outras dicas úteis! Confira!
Anúncios
Saiba como organizar seu dinheiro
É certo que, pelo menos uma vez na vida você já deve ter lido uma mensagem falando sobre o “aumento da inflação” não é mesmo? Mas, você sabe o que isso significa? Sabe de que forma a inflação impacta diretamente nas finanças e na sua vida? Não? Então não se preocupe!
Pois, hoje, vamos te ensinar o que é a inflação, como ela impacta nos investimentos e outras informações úteis! Confira!
O que é a inflação e como ela funciona?
Então, a inflação significa o aumento do nível dos preços, isso significa que, um processo inflacionário acontece quando o valor do mercado sobe, ou seja, vários produtos consumidos pelas pessoas.
E em sentido contrário, a deflação ocorre quando ocorre a baixa nos valores de mercado! Ou seja, a inflação nada mais é que, a perda do poder de compra, perda da capacidade de comprar os mesmos produtos pelos mesmos valores de antes.
Então, para que possamos medir esses valores alguns indicadores nos ajudam como IPC, INPC, IPA e IGP-M, servindo para ajudar em várias aplicações financeiras!
Importante mencionar que, a inflação não se confunde com o fenômeno da hiperinflação.
Isso porque, na hiperinflação também ocorre o aumento dos preços, mas, em uma proporção maior indicando recessão e crises de estabilidade, prejudicando grandemente a economia!
O que impacta na inflação?
Pois bem, a principal causa do aumento da inflação é o aumento da demanda por produtos, serviços e outros, assim como, gastos públicos que afetam diretamente na cobrança dos impostos.
E além disso, a baixa concorrência de mercado resultante dos famosos “cartéis”, dando espaço para o aumento abusivo de preços.
Outro problema que afeta a inflação é a indexação que, ocorre quando preços são indexados a taxas e se acumulam, assim como, elevação de gastos para a produção que são repassados para o preço final de bens e serviços, ou ainda, quando o mercado aumenta os preços mesmo sem motivos.
Portanto, na lei da oferta e da procura, há várias questões que impactam diretamente no aumento do fenômeno da inflação!
Como organizar suas finanças passo a passo
Organizar suas finanças pode até parecer uma tarefa simples, no entanto, é um afazer muito importante, já que a falta de organização deste pode gerar problemas seríssimos
Como posso entender o que é a inflação?
Então, a inflação é um processo bem simples de se entender, pois, como falamos ela se trata do aumento no valor de um bem ou serviço dentro de um período curto, médio o ou longo prazo!
Exemplo: Você vai ao mercado para comprar 1 kg de carne pagando o valor de R$15. Uma semana depois, você volta ao mesmo mercado para comprar 1 kg de carne, mas, paga o valor de R$45. Isso é o que se destaca como sendo o processo de inflação na prática!
Portanto, ainda que pareça um bicho de sete cabeças, convivemos com frequência com o processo da inflação!
Como a inflação impacta nos investimentos?
Pois bem, antes de mais nada, precisamos conhecer os títulos de renda fixa que são ligados aos valores da inflação.
Nisso, entre eles: Tesouro Direto IPCA e Tesouro Direto IGP-M, remunerando diretamente os investidores de acordo com as alíquotas do aumento dos preços.
Portanto, IPCA é o índice nacional de preços ao consumidor amplo, usado pelo Banco Central, sendo calculado todos os meses pelo IBGE e aponta a variação do curso de vida de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.
E ainda, há o IGP-M é o índice geral de preços, usado nos reajustes de contratos de aluguéis, sendo uma medida de inflação ampla ponderada pelos índice de Preços a Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Então, um dos efeitos sentidos pela inflação nos investimentos é a perda da rentabilidade dos ativos.
Isso significa que, o processo de inflação tira o poder de compra do dinheiro e, assim, o investimento remunera com taxas maiores do que as alíquotas.
Portanto, é necessário acompanhar as taxas de inflação com frequência optando por investimentos que pagam acima da inflação, assim como, cubram gastos com as aplicações! Para assim, conseguir investir e receber pelos investimentos realizados!
Quais são os riscos do empréstimo consignado?
Os riscos do empréstimo consignado vão desde golpes até o desequilíbrio na renda mensal. Confira mais em nosso post e saiba evitá-los!
Sobre o autor / Joyce Viana
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Review cartão Brazilian Business Bank 2022
Descubra tudo no review cartão Brazilian Business Bank e solicite que não exige renda mínima, com duas opções de bandeiras e internacional.
Continue lendoReview cartão Celebre 2021
Acompanhe o review cartão Celebre e descubra um produto financeiro com bandeira Mastercard, descontos e parcelamentos exclusivos nas lojas Leroy Merlin.
Continue lendoConheça o empréstimo Ágil
Você sabe como funciona o empréstimo Ágil? Com ele, você tem taxas de juros baixas e até 36 meses para quitar a dívida. Confira!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o empréstimo Biz Capital
Tá pensando em pedir um empréstimo para sua empresa? Então conheça a Biz Capital e veja as opções que eles oferecem e se serve para você.
Continue lendoComo solicitar o cartão Revolut Metal
Quer um cartão descomplicado que ajuda na hora de viajar e trocar dinheiro? Então veja agora como solicitar o cartão Revolut Metal.
Continue lendoComo solicitar empréstimo com nome sujo Banco Inter
O empréstimo Banco Inter consignado é uma ótima opção para quem está com o nome sujo. Ademais, ele tem uma das menores taxas de juros do mercado. Continue a leitura e confira!
Continue lendo