Auxílio Governo

Quem tem direito ao abono salarial 2022?

O governo já liberou as datas do abono salarial 2022. Quer saber se você tem direito a receber o benefício? Continue a leitura e descubra se você se enquadra nos pré-requisitos!

Anúncios

por Leticia Maia

12/02/2022 | Atualizado em 13/02/2022

Descubra se você tem abono salarial para receber

O PIS 2022 já está disponível. Veja se você pode receber! Fonte: CUT.
O PIS 2022 já está disponível. Veja se você pode receber! Fonte: CUT.

O abono salarial é um benefício trabalhista que vem do PIS, o Programa de Integração Social. Em suma, o PIS era uma espécie de FGTS antigamente. Sendo assim, as empresas depositavam a contribuição pelo tempo de serviço. Mas após o fim das cotas do PIS, em 2019, esse benefício se tornou o abono salarial. Embora ele estava suspenso por conta da pandemia, em 2022 o governo vai voltar a pagar e muita gente quer saber: quem tem direito ao abono salarial? No artigo de hoje vamos te responder. Leia mais e confira!

Quem tem direito ao PIS 2022?

Em 2020, com a pandemia, o abono salarial foi suspenso. Dessa forma, muita gente ficou sem o benefício. Entretanto, para 2022 o governo já divulgou o calendário. Aliás, a distribuição já até se iniciou. Nesse sentido, para receber o PIS ou abono salarial é preciso preencher alguns pré-requisitos. Veja alguns:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos;
  • Trabalhado pelo menos 30 dias para pessoa jurídica no ano-base;
  • Possuir os dados na Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial.

Ademais, vale lembrar que a inscrição no PIS é feita diretamente no ato da contratação, pelo próprio empregador. Sendo assim, todos os requisitos do abono salarial dependem mais da empresa do que de você.

Além disso, é preciso também ficar atento a algumas questões que podem impedir o recebimento do benefício. Um exemplo é a falta de atualização da RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais. Nesse sentido, você deve verificar se as informações estão atualizadas no site. Caso não estejam, é preciso que seu empregador atualize e regularize sua situação.

Outra situação é o erro no número do PIS ou PASEP. Ou seja, se o seu número não bater com o informado pelo RAIS, o seu abono salarial não vai poder ser acessado. Sendo assim, sempre cheque o número na sua carteira de trabalho. 

Por fim, existem casos em que o número PIS não está na carteira de trabalho. Por isso, o trabalhador ou empregador devem perceber o problema e logo pedir a correção ou inclusão do número certo. Ademais, você também consegue consultar o número PIS pelo aplicativo do FGTS e Caixa Trabalhador.

Como consultar número do PIS

Saiba aqui como verificar o seu número do PIS.

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS em 2022?

O abono salarial vai considerar o ano de 2020 para pagar o benefício. Fonte: Pexels.
O abono salarial vai considerar o ano de 2020 para pagar o benefício. Fonte: Pexels.

A princípio, o PIS considera quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-base de pagamento. Sendo assim, em 2022 o ano base será de 2020. Dessa forma, vai receber o PIS quem cumpriu os pré-requisitos de trabalho no ano de 2020.

Como sacar o abono salarial 2022?

Em suma, o abono salarial é pago pela Caixa Econômica Federal e também pelo Banco do Brasil. Essa diferença existe por conta dos trabalhadores de empresas privadas e orgãos públicos. Nesse sentido, quem trabalha em empresa privada recebe o PIS na Caixa. Já quem trabalha em instituição pública, recebe o PASEP no Banco do Brasil.

Dessa forma, a Caixa disponibiliza alguns jeitos de você receber o abono salarial. Confira:

  • Quem for correntista, pode receber diretamente na conta Caixa;
  • Saque no Caixa Tem, conta poupança criada automaticamente;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Receber em Casas Lotéricas;
  • Saque presencial da Caixa Econômica Federal;
  • Sacar no Caixa Aqui com o cartão social e a senha em mãos.

Bem como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil também oferece algumas opções. Sendo assim, quem for correntista do BB pode receber direto na conta. Caso não seja, é só fazer um TED para a conta de destino desejada. Além disso, também é possível sacar diretamente no caixa das Agências Banco do Brasil.

Como saber se tenho abono salarial para receber?

Se você quer saber se pode receber o PIS, existem algumas formas de consultar. Primeiramente, é possível consultar pelo aplicativo do Caixa TEM e também pelo Caixa Trabalhador. Além disso, se você preferir o Ministério do Trabalho também oferece um contato por telefone, no número 158. Ademais, você também consegue consultar o PIS no aplicativo da carteira de trabalho.

Nesse sentido, se você trabalhar em órgão público, a consulta deve ser feita pelo PASEP. O Banco do Brasil disponibiliza o site Consulte meu PASEP. Bem como o telefone para contato: 4004 0001 ou 0800 729 0001.

Dessa maneira, se você consultar e perceber que tem um valor a receber, deve ficar atento ao calendário de pagamento. Pois o governo já liberou o calendário de 2022. Além disso, lembre-se também que o benefício só é pago a trabalhadores que possuam cadastro PIS há pelo menos 5 anos. Veja abaixo as datas de pagamento:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março
Calendário de pagamento do PIS

Portanto, agora você já sabe se tem direito ao abono salarial e, ainda, descobriu as datas para receber o benefício. Agora, é hora de saber como fazer para receber o Abono Salarial PIS/PASEP. No artigo recomendado abaixo, detalhamos o passo a passo para você entender como funciona. Continue a leitura!

Como receber o abono salarial PIS/Pasep

Descubra como receber o abono salarial em 2022.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Novas regras empréstimo consignado INSS 2022

Conheça as novas regras do empréstimo consignado INSS e fique por dentro de todos os detalhes sobre como funciona para solicitar o seu.

Continue lendo
content

Empréstimo Condor ou Empréstimo SuperSim: qual o melhor?

Precisa de empréstimo? Que tal ler o nosso comparativo sobre os créditos do Condor e do SuperSim? Então, leia agora e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Dafiti

Que tal solicitar o cartão Dafiti Card? Ele oferece muitas vantagens para os seus clientes. Quer saber sobre o processo de solicitação? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo online Empréstimo Ibi Digital

Saiba como solicitar o empréstimo Ibi Digital e realize o pagamento da primeira parcela em até 60 dias. Confira!

Continue lendo
content

Quanto ganha um youtuber

Você sabe quanto ganha um YouTuber? Te contamos aqui as principais informações sobre valores e curiosidades sobre o assunto. Confira aqui!

Continue lendo