Dicas

Qual melhor curso profissionalizante?

Um curso profissionalizante pode mudar o rumo da sua vida! Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar as melhores opções de cursos profissionalizantes. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 19/02/2022

O melhor curso profissionalizante para dar o up na sua carreira

Os cursos profissionalizantes estão ainda mais populares. Veja mais! Fonte: Pexels.
Os cursos profissionalizantes estão ainda mais populares. Veja mais! Fonte: Pexels.

Com as mudanças do mercado e o avanço da tecnologia, cada vez mais pessoas buscam os cursos livres para se profissionalizar. Por mais que a faculdade ainda seja muito importante, em algumas áreas esses cursos também podem ser de grande ajuda. Principalmente para quem ainda está começando no mercado de trabalho. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te responder qual o melhor curso profissionalizante. Continue a leitura e descubra!

Anúncios

O que é e como funciona um curso profissionalizante?

A princípio, os cursos profissionalizantes dão enfoque total no mercado de trabalho. Dessa forma, buscam garantir a formação sempre para setores em alta. Por essa razão que é muito comum ver cada vez mais cursos de informática surgindo. Pois é uma área que precisa de cada vez mais profissionais qualificados.

Além disso, os cursos são bem especializados. Por isso, são para quem quer entender rápido sobre um assunto específico. Dessa maneira, quem já está no mercado de trabalho pode utilizar os cursos profissionalizantes para se aprofundarem na carreira. Bem como alguém que quer se especializar em uma nova área. Aliás, pode ser uma boa forma de se jogar em uma segunda carreira.

Sendo assim, por ser apenas profissionalizante, os cursos não possuam pré-requisitos. Ou seja, não é necessário prestar um vestibular como para uma universidade. No entanto, alguns cursos possuem um alto volume de alunos. Nesse sentido, é comum que sejam realizados um tipo de seleção com os candidatos.

Por fim, ao finalizar o curso, o aluno sempre recebe um certificado de conclusão. Ou seja, agrega ainda mais para o seu currículo.

Quem pode fazer um curso profissionalizante?

Qualquer um que tenha vontade pode realizar um curso profissionalizante! Seja um jovem iniciante no mercado, ou alguém mais velho procurando uma segunda profissão. Independente, os cursos profissionalizantes são realmente indicados para qualquer faixa etária. Basta querer aprender e estar disposto a viver o ritmo de estudo intenso.

Anúncios

Por que fazer um curso profissionalizante?

Em suma, para algumas áreas vale mais a pena começar por um curso profissionalizante. Isso porque, nesses casos você pode ingressar no mercado de trabalho bem mais cedo. Por exemplo, no mercado de TI, é muito comum já empregar jovens apenas com cursos profissionalizantes. 

Aliás, estão se popularizando cada vez mais as mentorias e bootcamps, que focam em profissionalizar em pouco tempo. Nesses cursos, as pessoas aprendem tanto técnica como os hacks do mercado. Sendo assim, para quem busca um emprego rápido, é uma ótima saída.

Curso online para melhorar currículo

Já pensou na possibilidade de usar um curso online para melhorar seu currículo? Confira quais são os melhores cursos para a sua vida profissional!

Qual o melhor curso profissionalizante para você: conheça as opções

Veja os tipos de cursos profissionalizantes. Fonte: Pexels.
Veja os tipos de cursos profissionalizantes. Fonte: Pexels.

Agora vamos te mostrar algumas das opções disponíveis para você saber qual o melhor curso profissionalizante. Lembre-se que esses são apenas exemplos que estão em alta no mercado. Sendo assim, você sempre pode procurar o curso livre do que quiser!

Tecnologia e informática

Em resumo, os cursos na área de Tecnologia e Informática focam em, principalmente, formar programadores. Nesse sentido, o mercado da programação está cada vez mais em alta. Por isso, é comum ver milhares de vagas no LinkedIn e em outras plataformas contratando os famosos “Devs”. No entanto, existem tantas vagas que não há profissionais o suficiente para preenchê-las. Por isso, um mercado tão quente!

Dessa forma, realizar um curso nessa área pode ser uma boa. Se você é familiarizado com computadores e gosta de lógica pode ser uma primeira opção. Agora, se você já trabalha na área, existem diversos cursos para se profissionalizar ainda mais.

Contabilidade e finanças

Com o crescimento do empreendedorismo, a contabilidade se tornou cada vez mais essencial. Além disso, atualmente é possível disseminar esse conteúdo até mesmo na internet. Por essa razão, os cursos de contabilidade e finanças fazem muito sucesso.

Comercial e marketing

A princípio, o maior público dos cursos de comercial e marketing são os profissionais que já trabalham na área. Isso porque a maioria quer se aperfeiçoar ainda mais. E como a academia ainda não preenche alguns assuntos no currículo, é preciso recorrer a cursos livres.

Entretanto, cada vez mais pessoas estão começando a trabalhar com marketing apenas realizando cursos profissionalizantes.

Engenharia

Em suma, os cursos livres de engenharia acabam sendo voltados para os profissionais já formados na área. Isso porque para exercer a profissão de engenheiro, você precisa – obrigatoriamente – ter o diploma. Além disso, também é preciso participar do conselho do seu estado.

Por isso, os cursos de engenharia realmente são focados na especialização. Ou seja, deixar os profissionais do mercado cada vez mais capacitados para realizarem seu trabalho.

Gestão e liderança

Bem como a engenharia, os cursos livres de gestão e liderança também são focados em quem já está no mercado de trabalho. Isso se dá, pois para exercer tais cargos, normalmente já é preciso ter uma certa experiência na sua área. Por isso, é comum que profissionais que buscam cargos de liderança comecem a buscar por cursos livres nessa área. 

Portanto, agora você já tem uma ideia sobre qual pode ser o melhor curso profissionalizante para você. Mas, se você ainda está na busca pela universidade, conheça o programa de financiamento universitário do Governo Federal por meio do conteúdo recomendado abaixo.

Programa FIES: tire suas dúvidas

Tire todas as suas dúvidas sobre o financiamento universitário do Governo Federal.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Maré pré-pago

O cartão Maré pré-pago é um cartão sem anuidade e que não exige comprovação de renda. Conheça as vantagens e garanta logo o seu!

Continue lendo
content

Cartão Unicred Gold ou Cartão Nubank Ultravioleta: qual o melhor?

O cartão Unicred Gold e o cartão Nubank Ultravioleta são ótimas alternativas para quem busca um cartão cheio de benefícios e cobertura internacional. Veja!

Continue lendo
content

Tudo sobre financiamento de veículo

Quer entender como funciona um financiamento de veículo? Neste artigo vamos te mostrar todos os prós e os contras dessa modalidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Media Markt: o que é o Media Markt?

O cartão de crédito Media Markt é internacional Mastercard. Ele oferece muitas vantagens, como um programa de cashback e condições de pagamento exclusivas. Quer saber mais? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem BIG 100%

Já pensou em ter uma conta à ordem que não lhe cobre manutenção, dê acesso a todos os serviços bancários e ainda tenha opções de poupanças e investimentos? Se procura por isso, conheça agora a conta à ordem BIG 100%.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão WTF

Cartão WTF é uma boa opção para quem tem menos de 25 anos e quer ter vantagens e descontos em serviços digitais e cinemas! Confira como pedir

Continue lendo