Auxílio Governo

Programa FIES: tire suas dúvidas

O programa FIES é um facilitador de financiamento para muitos estudantes que optam por uma universidade particular no país. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar como funciona esse benefício. Confira!

Anúncios

Conheça os detalhes do programa FIES

Saiba como funciona o Financiamento Estudantil do governo. Fonte: FIES.
Saiba como funciona o Financiamento Estudantil do governo. Fonte: FIES.

O Fundo de Financiamento Estudantil, ou programa FIES, foi criado pelo governo brasileiro em 1999. Desde então, auxilia diversos estudantes a ingressarem na universidade. Isso porque nem sempre entrar em uma universidade pública é fácil. Principalmente com a desigualdade educacional no Brasil.

Como se inscrever no FIES

Saiba como se inscrever no programa de financiamento estudantil do governo!

Sendo assim, muita gente vê a universidade particular como a única opção. Entretanto, por serem privadas, essas instituições possuem um valor elevado para estudar. Dessa forma, o FIES auxilia os estudantes a pagarem as mensalidades com mais folga. E ainda tendo a chance de pagar assim que conseguirem um emprego após formados.

Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar os detalhes do financiamento estudantil do governo brasileiro, o FIES. Continue a leitura e confira!

O que é o programa FIES?

Em primeiro lugar, o FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil. Nesse sentido, ele foi criado com objetivo de ampliar o acesso da população de baixa renda a universidade. Isso porque o programa FIES oferece mais tempo para pagar a mensalidade das faculdades privadas. Ou seja, funciona como uma espécie de empréstimo. Normalmente, os estudantes podem pagar após a sua formação, quando normalmente já estão empregados. 

Aliás, esse empréstimo pode ser ofertado tanto pelo governo quanto por instituições financeiras. Sendo assim, o financiamento FIES – pelo governo – tem taxas mais baixas. Já o P-FIES, tem taxas um pouco mais altas, por ser das instituições financeiras. Contudo, fique tranquilo, ainda assim as taxas são menores por conterem recursos públicos. Ainda assim, o novo FIES oferece a possibilidade de juros zero, em algumas condições de renda. Ou seja, agora a escala de financiamento e de juros varia de acordo com a renda de cada família.

Nesse sentido, em 2022 serão oferecidas aproximadamente 110 mil vagas para o FIES. Sendo elas divididas entre 60% para o primeiro semestre e 40% para o segundo.

Quais os benefícios do FIES?

Em suma, os principais benefícios do programa FIES, é ampliar o acesso a graduação. Embora uma graduação não garanta a entrada no mercado de trabalho, realmente dá mais oportunidades. Por isso, a chance de começar a pagar as mensalidades apenas depois da formação, é muito boa. Contudo, vale lembrar que o valor da mensalidade não pode ultrapassar 10% da renda total do grupo familiar.

Além disso, como mencionamos, o novo FIES tem uma escala de juros diferente. Ou seja, o programa analisa a condição social de cada estudante para estipular os juros. Sendo assim, é possível que o aluno consiga taxa zero no financiamento!

Quem tem direito ao programa?

O FIES é destinado para estudantes de baixa renda que buscam o ensino superior. Fonte: Pexels.
O FIES é destinado para estudantes de baixa renda que buscam o ensino superior. Fonte: Pexels.

Resumidamente, para ter direito ao programa é preciso ter uma renda específica. Aliás, essa renda varia de acordo com o financiamento escolhido. Sendo assim, para o FIES é preciso ter renda familiar de no máximo três salários mínimos. Já para quem optar pelo P-FIES, a renda é de até cinco salários mínimos. Além disso, o FIES é o financiamento direto com o governo, enquanto o P-FIES é a junção do governo com bancos privados.

Além disso, o programa FIES também utiliza o ENEM como forma de seleção. Nesse sentido, existem algumas condições para quem prestou o exame:

  • Ter feito a prova a partir de 2010;
  • Ter no mínimo 450 pontos nas áreas do exame (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática);
  • Tirar no mínimo 400 pontos na Redação.

Como saber se você poderá se inscrever no FIES?

Por fim, para se inscrever no FIES é necessário já ter prestado o ENEM.  Por isso, se certifique que em algum ano a partir de 2010, você prestou a prova. Veja ainda se preenche os pré-requisitos, como tirar, no mínimo, 450 nas áreas de conhecimento. Além de atingir, no mínimo, 400 pontos na Redação. 

Com isso, você já pode realizar sua inscrição no programa. Para isso, basta acessar o portal do FIES, preencher seus dados e concluir sua inscrição. Depois, é só escolher o curso pretendido e como realizar o finaciamento. 

Nesse sentido, a aberta das inscrições está prevista para 8 a 11 de março. Já a divulgação de resultados, deve ser realizada no dia 15 de março de 2022. Fique atento as datas e não perca sua inscrição.

Portanto, agora que você já conhece o programa, chegou a hora de entender como se inscrever. Confira nosso artigo abaixo em que te mostramos o passo a passo!

Como se inscrever no FIES

Saiba como se inscrever no programa de financiamento estudantil do governo!

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Proteste, o pré-pago para você

Quer saber como solicitar o cartão Proteste? Se sim, leia o nosso texto e descubra como fazer a solicitação. Não vai se arrepender!

Continue lendo
content

Como usar cartão virtual

Quer fazer suas compras online com muito mais tranquilidade e segurança? Então, clique aqui e aprenda como usar o cartão virtual!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de pré-pago Banco do Brasil

Conheça o cartão pré-pago Banco do Brasil e saiba tudo sobre este produto financeiro sem anuidade, sem consulta ao SPC e sem renda mínima exigida.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira quais são os investimentos preferidos de Paris Hilton no segmento de criptomoedas!

Após alcançar fama ao participar de um reality show no início dos anos 2000, Paris Hilton parece ter encontrado sua vocação no mundo das criptomoedas e NFTs. Confira agora mesmo quais os projetos e investimentos preferidos da socialite.

Continue lendo
content

Credibom Crédito Consolidado em até 84x

Quer deixar o pagamento dos seus financiamentos mais simples e até mais barato? Leia o post abaixo e veja como o Credibom Crédito Consolidado pode ajudar!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Torra Torra

A rede de lojas Torra Torra oferece um cartão de permite parcelar compras em 10x sem jutos e começar a pagar em 40 dias. Confira o post de hoje e veja como fazer para solicitá-lo.

Continue lendo