Dicas

O que fazer com seu primeiro salário?

Está com dúvida em como usar seu primeiro salário da melhor forma? Confira aqui nossas dicas de como administrar seu dinheiro!

Anúncios

por Amanda Laet

Publicado em 19/07/2021

Confira dicas de como lidar com seu primeiro salário

O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: CIEE.
O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: CIEE.

Conseguir o primeiro estágio ou emprego é uma grande conquista na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa, não é mesmo? Porém, agora chegou o momento de ter mais responsabilidade financeira e decidir quais serão os próximos passos. Mas, o que fazer com o primeiro salário?

Aqui vamos te dar dicas de como administrar seu suado dinheirinho de forma inteligente e responsável. Mas não se esqueça de comemorar, você merece alguns mimos pelo esforço de alcançar o primeiro emprego!

Portanto, continue a leitura e aprenda a cuidar do seu dinheiro desde já!

Anúncios

Como administrar o dinheiro do primeiro emprego?

O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: Catraca Livre.
O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: Catraca Livre.

Com o primeiro salário em mãos, chegou o momento de decidir qual é a melhor forma de administrá-lo. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você possa organizar suas finanças da melhor maneira possível. Vamos lá?

Não gastar mais do que ganha

Uma das dicas mais importantes na hora de lidar com o seu dinheiro é que você não deve gastar mais do que ganha.

Bom, assim que recebemos o primeiro salário a vontade é comprar tudo o que sempre desejamos, não é mesmo? Mas é preciso ter cuidado para não ter gastos excessivos. Por isso, evite compras impulsivas e analise quais são os itens mais necessários.

Lembre-se de que esse é apenas o primeiro salário e você ainda vai conquistar muito mais daqui para frente. Então, você não precisa comprar tudo no primeiro mês!

Além disso, caso tenha cartão de crédito, evite fazer parcelamento das suas compras, pois a fatura pode ficar muito grande e se tornar uma bola de neve. Por isso, evite ter que lidar com juros desnecessários. Se possível, compre apenas à vista.

Assim, usando seu dinheiro de forma consciente, você vai poder aproveitar cada salário da maneira correta, sem risco de cair em dívidas.

Anúncios

Iniciar uma reserva de emergência

Bom, guardar dinheiro nem sempre está nos planos dos jovens. Mas saiba que fazer uma reserva de emergência é muito importante para que você tenha segurança financeira.

Por isso, aprenda desde já a guardar parte do seu salário. Assim, caso você se depare com algum imprevisto, já vai ter o dinheiro para lidar com aquela situação.

Então, o valor recomendado para sua reserva é o equivalente a seis meses de trabalho, pelo menos. Porém não precisa se desesperar! Pode levar um tempo para atingir essa quantia, mas juntar um pouquinho por mês é o suficiente.

Invista na profissionalização

Ademais, uma dica valiosa é investir nos estudos e na sua profissionalização. Assim, você estará caminhando para se tornar um profissional mais completo, o que vai te ajudar a conquistar melhores posições e salários mais elevados.

Portanto, escolha cursos que te interessam e que vão contribuir para os cargos que deseja alcançar. Você pode optar por cursos que são importantes para todas as áreas, como línguas estrangeiras, informática e vários outros.

Outra opção é aprofundar seus conhecimentos e se especializar ainda mais. Dessa forma, você pode buscar cursos de pós-graduação ou MBA, tanto presenciais quanto on-line.

Utilize um cartão pré-pago

Caso você esteja tendo dificuldades em controlar as finanças, uma ótima solução é ter um cartão pré-pago em vez de usar um cartão de crédito convencional.

Como o próprio nome já sugere, é necessário que você faça uma recarga no seu cartão pré-pago antes de utilizá-lo. Assim, você não corre o risco de gastar mais do que tem, pois só pode comprar com o saldo disponível na sua conta.

Então, há várias opções no mercado com ofertas e benefícios exclusivos. Por isso, pesquise qual é o melhor cartão pré-pago para começar sua vida financeira com o pé direito.

Como investir o seu primeiro salário?

O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: MoneyLab.
O que fazer com seu primeiro salário? Fonte: MoneyLab.

Agora temos uma dica de ouro para você cuidar das suas finanças: faça seu salário trabalhar por você! Mas como fazer isso? Investindo seu dinheiro!

Há várias opções no mercado para que você possa investir sua renda começando com pequenas quantias. Os valores aplicados rendem todo mês, sendo que os juros variam dependendo da aplicação que escolher.

Conheça agora duas aplicações diferentes para quem está começando!

Tesouro Direto

Pois bem, se você quer investir no Tesouro Direto, saiba que ele é uma opção simples e segura. Todo o processo é feito de forma digital, assim você consegue acompanhar seus investimentos pelo site ou aplicativo oficial do Tesouro Direto.

Para começar é fácil: basta abrir uma conta em uma das Instituições Financeiras disponíveis, transferir o dinheiro e começar a investir!

A boa notícia é que as aplicações são acessíveis e você não precisa de uma quantia muito grande. Você já pode começar a investir com valores acima de R$ 30,00!

CDB

Outra opção é o CDB, que significa Certificado de Depósito Bancário.

O CDB é uma aplicação de renda fixa e funciona da seguinte forma: seu investimento serve como uma espécie de empréstimo aos bancos. Em troca pelo empréstimo, a instituição bancária oferece juros aos investidores e é assim que seu dinheiro rende.

Porém uma desvantagem é o valor inicial que você precisa ter. Diferentemente do Tesouro Direto, você precisa de um valor mínimo de R$ 1.000,00 para realizar seu investimento.

Por isso, talvez seja necessário juntar uma quantia do seu salário todo mês para depois conseguir aplicar no CDB.

Bônus: Comemore!

Com todas essas dicas vai ser mais fácil controlar sua vida financeira, não é mesmo? Porém, falta uma coisa muito importante para fazer com seu primeiro salário: comemore!

Não foi fácil chegar até aqui e o primeiro emprego é um marco muito importante na sua vida. Por isso, celebre esse momento!

Você pode jantar no seu restaurante favorito ou comprar aquela peça de roupa que está de olho faz tempo. Se preferir, pode ajudar sua família ou levar os amigos ao cinema. Seja como for, aproveite esse momento!

Então, não se esqueça de seguir nossas dicas para manter uma vida financeira saudável e ter controle sobre seu dinheiro desde o primeiro salário!

Quer conhecer mais sobre investimentos? Continue a leitura com o conteúdo recomendado!

Tudo que você precisa saber sobre o Tesouro Direto

Quer saber como o Tesouro Direto funciona? Confira aqui!

Sobre o autor

Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como negociar dívida no SPC Brasil

Está com dívida no SPC e não aguenta mais manter as finanças no vermelho? Então, saiba agora como negociar suas dívidas e organizar as contas

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo BMS

Quer aprender a solicitar o empréstimo BMS com prazos reduzidos e aprovação quase que imediata? Então continue a leitura!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Mooba

Tem interesse em cashback vantajoso e outros descontos exclusivos? Então conheça o cartão Mooba e confira se vale a pena solicitar o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crédito Habitação CTT ou Crédito Habitação CGD: qual o melhor?

Para quem precisa de um crédito habitação, sabe como é difícil escolher. Por isso, compare abaixo os créditos do CTT e da CGD para escolher o melhor entre eles. Confira!

Continue lendo