Siga nas Redes Sociais

Dinheiro

O que é CDB, CDI, SELIC, LCA, LCI, LC, FGC, COE?

Por

Luigi C. 

| Publicado em

Essas e muitas outras siglas formam parte do mercado financeiro, e muitas vezes, podem parecer assustadoras e complicadas. Na verdade, elas são mais simples do que parece. Uma vez que você entende o conceito, elas irão facilitar (e muito) a sua vida.

Pensando em quem acabou de entrar no mundo dos investimentos, o Senhor Finanças preparou um guia com as principais nomenclaturas que você precisa conhecer. Vire a página para descobrir o que está por trás de cada uma delas.

ANÚNCIOS

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Todo investimento é um empréstimo que você faz à alguém, em que será pago um bônus (juros) depois de um determinado prazo, baseado em algum indicador da economia. O CDB nada mais é do que fazer um empréstimo para um banco.

Devido à sua rentabilidade, O CDB é um dos investimentos mais populares entre os investidores de renda fixa. Você consegue encontrar títulos com rendimento acima de 100% do CDI.

ANÚNCIOS

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Talvez você não saiba, mas os bancos emprestam dinheiro entre si. Isso mesmo! Enquanto a maioria das pessoas acha que os bancos são rivais, eles estão, na verdade, se comunicando. Isso porque, segundo o Banco Central, todos os bancos precisam fechar o dia com um saldo positivo, e quando isso não acontece (porque houve mais saques do que depósitos, por exemplo), eles pegam dinheiro emprestado de outros bancos, pagando uma taxa (o CDI).

O CDI, portanto, não é um investimento, mas sim uma referência para vários investimentos, como o CDB, por exemplo.

ANÚNCIOS

SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

A Taxa SELIC é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias.

Além de servir como parâmetro para as demais taxas, a Taxa SELIC influencia diretamente na inflação e no crédito.

ANÚNCIOS

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

No caso das LCA’s e LCI’s, você também estará fazendo um empréstimo para o banco, que por sua vez, emprestou dinheiro para o setor imobiliário (LCI) ou de agronegócios (LCA).

O que diferencia as LCI’s e LCA’s de um CDB, é que elas são isentas de imposto de renda.

ANÚNCIOS

LC (Letra de Câmbio)

A LC pode ser comparada a um CDB, a diferença é que a destinação do dinheiro é uma financeira (instituições que emprestam dinheiro em troca de juros), e não um banco.

A LC pode trazer um pouco mais de risco, já que se a economia estiver ruim, a tendência é que as pessoas não paguem suas dívidas.

ANÚNCIOS

FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

A FGC é uma instituição privada com o objetivo de manter o sistema mais seguro. Isso porque quando um banco quebra, o FGC remunera os investidores até o limite de R$250 mil por CPF (por instituição financeira).

ANÚNCIOS

COE (Certificado de Operações Estruturadas)

O COE nada mais é do que uma renda fixa indexada a uma renda variável como, por exemplo, a variação do dólar, o IBOVESPA, entre outros.

Muito popular nos EUA e Europa, a vantagem do COE é que seu capital está protegido, já que se trata de uma renda fixa.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta