Dinheiro

O que é CDB, CDI, SELIC, LCA, LCI, LC, FGC, COE?

Anúncios

Essas e muitas outras siglas formam parte do mercado financeiro, e muitas vezes, podem parecer assustadoras e complicadas. Na verdade, elas são mais simples do que parece. Uma vez que você entende o conceito, elas irão facilitar (e muito) a sua vida.

Pensando em quem acabou de entrar no mundo dos investimentos, o Senhor Finanças preparou um guia com as principais nomenclaturas que você precisa conhecer. Vire a página para descobrir o que está por trás de cada uma delas.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Todo investimento é um empréstimo que você faz à alguém, em que será pago um bônus (juros) depois de um determinado prazo, baseado em algum indicador da economia. O CDB nada mais é do que fazer um empréstimo para um banco.

Devido à sua rentabilidade, O CDB é um dos investimentos mais populares entre os investidores de renda fixa. Você consegue encontrar títulos com rendimento acima de 100% do CDI.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Talvez você não saiba, mas os bancos emprestam dinheiro entre si. Isso mesmo! Enquanto a maioria das pessoas acha que os bancos são rivais, eles estão, na verdade, se comunicando. Isso porque, segundo o Banco Central, todos os bancos precisam fechar o dia com um saldo positivo, e quando isso não acontece (porque houve mais saques do que depósitos, por exemplo), eles pegam dinheiro emprestado de outros bancos, pagando uma taxa (o CDI).

O CDI, portanto, não é um investimento, mas sim uma referência para vários investimentos, como o CDB, por exemplo.

SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

A Taxa SELIC é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias.

Além de servir como parâmetro para as demais taxas, a Taxa SELIC influencia diretamente na inflação e no crédito.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

No caso das LCA’s e LCI’s, você também estará fazendo um empréstimo para o banco, que por sua vez, emprestou dinheiro para o setor imobiliário (LCI) ou de agronegócios (LCA).

O que diferencia as LCI’s e LCA’s de um CDB, é que elas são isentas de imposto de renda.

LC (Letra de Câmbio)

A LC pode ser comparada a um CDB, a diferença é que a destinação do dinheiro é uma financeira (instituições que emprestam dinheiro em troca de juros), e não um banco.

A LC pode trazer um pouco mais de risco, já que se a economia estiver ruim, a tendência é que as pessoas não paguem suas dívidas.

FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

A FGC é uma instituição privada com o objetivo de manter o sistema mais seguro. Isso porque quando um banco quebra, o FGC remunera os investidores até o limite de R$250 mil por CPF (por instituição financeira).

COE (Certificado de Operações Estruturadas)

O COE nada mais é do que uma renda fixa indexada a uma renda variável como, por exemplo, a variação do dólar, o IBOVESPA, entre outros.

Muito popular nos EUA e Europa, a vantagem do COE é que seu capital está protegido, já que se trata de uma renda fixa.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Bitz

Veja como solicitar o cartão Bitz e tenha um cartão sem anuidade, com 50% de desconto no Cinemark e app para controle de gastos.

Continue lendo
content

Como escolher um cartão de crédito para negativados?

Precisando escolher um cartão de crédito para negativados? Há boas opções como pré-pagos e consignados. Confira aqui como escolher o seu!

Continue lendo
content

Como é feita a análise de crédito dos bancos?

A análise de crédito é feita para avaliar seu perfil de consumidor, ou seja, se você costuma andar com seus pagamentos em dia. Entenda mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Plataformas de investimentos: o que são e como funcionam?

Conheça as vantagens de investir pelas plataformas digitais e saiba quais são as melhores opções do mercado para quem está começando agora.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo online da Credjet

Quer limpar o seu nome e começar 2021 com o pé direito? O empréstimo online Credjet pode ser uma boa alternativa para equilibrar suas contas de uma vez por todas.

Continue lendo
content

Como solicitar crédito consolidado Mrfinan

Sabia que você consegue consolidar dois ou mais créditos por meio da plataforma Mrfinan e não paga nada pela consultoria? Pois bem, descubra como fazer isso no texto abaixo.

Continue lendo