Curiosidades

Invenções malucas: descubra agora as 20 criações do homem que deram certo – mas que também que deram muito errado!

Não há quem não tenha imaginado algumas invenções malucas, que poderia ter se saído tanto incrível como horrível, né? Neste texto, falaramos algumas delas.

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 17/07/2020

Não há quem não tenha imaginado algumas invenções malucas, que poderia ter se saído tanto incrível como horrível, não é mesmo? No entanto, o que separa os homens dos meninos é justamente a execução da ideia, por mais doida que ela pareça ser.

Não há quem não tenha imaginado uma invenção maluca, mas o que separa os homens dos meninos é justamente a execução da ideia.

Obviamente, dentre essas execuções, saíram muitas maluquices que deram certo, mas que também que deram muito errado! Se você tem curiosidade em saber o que o homem já foi capaz de inventar, então não deixe de ler o nosso texto sobre o assunto!

Anúncios

20. Um novo modo de voar

Com certeza, esta é uma daquelas ideias que ainda não foram colocadas na prática, mas que são sensacionais: o layout “zigue-zague” das poltronas das cabines aéreas.

A individualidade agradece por tal invenção, já que a história de ficar se esbarrando em alguém que, muitas vezes, é um completo um desconhecido acabaria de vez.

Com certeza, esta é uma daquelas ideias que ainda não foram colocadas na prática, mas que são sensacionais: o layout “zigue-zague” das poltronas das cabines aéreas.

Mas não só a individualidade que iria agradecer essa que faz parte da nossa lista de invenções malucas (no caso, nem tão maluca assim)! A saúde – além da higiene, é claro – também é uma das que mais ganham com isto.

Afinal, com o coronavírus, nós aprendemos a importância de manter o distanciamento social durante uma pandemia.

No caso do avião, é mais do que sabido que as poltronas são grudadas uma a outra, o que facilita e muito a propagação da doença. Logo, esta ideia é uma ótima alternativa para voar em segurança!

19. Café morno nunca mais

Quem não gosta de um bom café tirado, não é mesmo? Não à toa, ele, que é um ótimo aliado para a nossa produtividade, principalmente no home office, é uma das bebidas mais tomadas no mundo.

O café, que é um ótimo aliado para a nossa produtividade, principalmente no home office, é uma das bebidas mais tomadas no mundo.

No entanto, ao mesmo tempo que a bebida é saborosíssima no momento em que é feita, ela passa a ser intragável quando esfria. Se o propósito não for tomá-la bem gelada, como é vendida muitas vezes em redes de cafeteria, como o Starbucks, não tem jeito – o bom apreciador jamais tomará o café frio ou morno.

Pensando nisso, o estúdio de design Ammunition criou algo genial: uma xícara que não deixa o café esfriar. Isto mesmo que você leu! Com ela, seus problemas de ter que tomar o café de uma única vez para não ter que apreciá-lo frio acabaram de vez! Não é a melhor notícia que se poderia ter?

Anúncios

18. A revolução da cozinha

Uma coisa é fato: com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, não houve momento melhor para quem gostaria de aprender a cozinhar ou quem tinha vontade de aprimorar suas habilidades gastronômicas.

Ainda mais se levarmos em conta que diversos estabelecimentos se mantiveram fechados durante a quarentena, como os restaurantes.

Uma coisa é fato: com o coronavírus, não houve momento melhor para quem gostaria de aprender a cozinhar ou quem tinha vontade de aprimorar suas habilidades gastronômicas.

Quem se aventurou pela primeira vez na cozinha, pode contar com uma baita ajuda: o The Tasty™ One Top®. Lançada pelo BuzzFeed, trata-se de uma panela inteligente com uma plataforma de indução, isto é, que cozinha sem utilização de fogo ou gás, habilitada via Bluetooth.

Na prática, o usuário deve baixar um aplicativo em seu celular, selecionar a receita que está fazendo e sincronizar com o utensílio. Automaticamente, a temperatura do aparelho ficará de acordo com o método de cozimento que está designado no modo de preparo.

Ou seja, o cozinheiro de primeira viagem nunca mais vai errar o ponto da comida ou queimar algo!

17. Esqueça as esteiras rolantes

Falando em tecnologia, esta é uma daquelas invenções malucas que a gente para e pensa: como ninguém tinha inventado isto até então?

E antes que você nos pergunte qual invenção seria esta, nós te respondemos: um elevador multidirecional!

Sim, um elevador que não só funciona vertical, como também na horizontal!

Falando em tecnologia, o elevador multidirecional é uma daquelas invenções malucas que a gente para e pensa: como ninguém inventou isto antes?

Obviamente, as esteiras rolantes ajudam na missão de percorrer distâncias longas, principalmente quando se trata de aeroportos e metrôs. No entanto, assim como a escada rolante, elas não são tão eficazes quanto a um elevador, que funciona muito mais rápido.

Vendo este déficit, a empresa Thyssenkrupp revolucionou a indústria e inaugurou o MULTI, o primeiro sistema de elevadores sem cabos do mundo que anda na horizontal e na vertical.

Com ele, aquelas pernadas incansáveis que você dá para pegar um avião ou fazer baldeação no metrô estão com o seu fim contado!

16. A cura da visão perdida

Outra das invenções malucas que só são possíveis graças à tecnologia é o eSight. Para quem não o conhece, ele é um óculos de realidade aumentada que faz os cegos enxergarem. Parece até mentira, mas é pura verdade!

Outra das invenções malucas que só são possíveis graças à tecnologia é o eSight, um óculos de realidade aumentada que faz os cegos enxergarem.

À primeira vista, o óculos eSight 3 parece muito com outros dispositivos de realidade virtual e aumentada, mas há uma diferença fundamental entre eles.

Enquanto a maioria é projetada para tornar os mundos digitais mais realistas, o eSight usa os óculos de realidade aumentada para ajudar a trazer o mundo real para indivíduos que são legalmente cegos.

Infelizmente, a tecnologia não fará uma diferença para pessoas que são completamente cegas. Isto porque um dos fatores que prejudicam a visão é o ponto cego na visão central que aumenta gradualmente – e é justamente aqui que o dispositivo eSight trabalha.

Com uma câmera HD e dois monitores OLED, ambos trabalham em conjunto com a visão periférica natural do usuário para ajudá-lo a ver melhor o mundo à sua volta.

15. Sentar em um banco molhado é história do passado

Essa é uma daquelas invenções malucas que são geniais justamente por serem tão simples: o banco que rola. Sabe aquela história de se sentar em um lugar molhado? Então, com esta invenção, este problema acabou!

O banco que rola nada mais é do que um banco que possui uma manivela para rodar o seu assento. Deste modo, se estiver molhado por conta da chuva, por exemplo, ele não ficaria inutilizável, como acontece na maioria das vezes.

Basta girar a manivela e voilá! Você terá um banco novinho em folha! É ou não é genial esta ideia?!

14. Abre alas que o bebê quer passar

Na correria do dia a dia, muitos trabalhadores estão utilizando de recursos de mobilidade urbana que lhe permitem chegar mais rápido aos lugares.

Considerando cidades que são reféns dos automóveis, como São Paulo, por exemplo, ainda corre o risco de ficar preso no trânsito.

Na correria do dia a dia, muitos trabalhadores estão utilizando de recursos de mobilidade urbana que lhe permitem chegar mais rápido aos lugares.

Dentre as opções de mobilidade urbana, uma que vem se destacando no Brasil e mundo afora é o patinete. Com baixo custo, ecologicamente correto e sem o transtorne de ficar suado, como acontece nas bicicletas, o patinete ganhou o coração de diversas pessoas.

No entanto, há um dilema com aqueles que têm um bebê que é o fato de como carregá-lo. Felizmente, a invenção acima trouxe a resposta: basta colocar o carrinho no guidão da patinete e pronto! Problema resolvido com uma saca simples, porém incrível.

13. O direito de um idoso em atravessar tranquilo a rua

Que os idosos e os deficientes físicos enfrentam problemas ao atravessar a rua, isto é um fato. Afinal, devido à sua dificuldade de locomoção, andam muito mais lentamente do que a média das pessoas, o que se torna um problema gigante nas ruas.

Devido à sua dificuldade de locomoção, os idosos e os deficientes físicos andam muito mais lentamente do que a média das pessoas, o que se torna um problema gigante nas ruas.

Não mais em Singapura! Lá, as pessoas que têm dificuldade de locomoção possuem um cartão magnético. Com ele, basta passar no semáforo de pedestre e ganhará alguns minutinhos bônus para poder atravessar a rua com a maior tranquilidade do mundo e segurança.

Definitivamente, esta é uma das invenções malucas que veio só para agregar. Esperamos que o Brasil adote esta medida o quanto antes, não é mesmo?

12. Um novo jeito de compartilhar o guarda-chuva

Tem coisa pior do que andar na chuva acompanhada e dividir guarda-chuva? Não, né? Afinal, sempre fica alguém pra fora da proteção contra a água e, se não for este o caso, as duas pessoas acabam se molhando parcialmente. Enfim, maior caos!

Tem coisa pior do que andar na chuva acompanhada e dividir guarda-chuva? Não, né?

Houve alguém que pensou nessa problemática e trouxe uma solução um tanto quanto inovadora: um guarda-chuva para duas pessoas. Ele, em vez de abrir horizontalmente, como a maioria dos casos, abre em formato leque, protegendo de uma vez por todas quem está embaixo.

Obviamente, é difícil alguém andar sempre em conjunto para adquirir algo do tipo, mas não tenha dúvidas de que esta é uma ótima solução no problema relatado anteriormente. Quem viaja acompanhado, por exemplo, pode se dar muito bem com um guarda-chuva desse!

11. Engordar nunca ficou tão óbvio

Essa é, com certeza, uma das invenções malucas que deram certo, mas que, na verdade, é um dos maiores tapas na cara para quem gosta de arrumar desculpas: um cinto que é uma fita métrica. Pois é, engordar agora nunca ficou tão óbvio!

Essa é uma das invenções malucas que deram certo, mas que, na verdade, é um dos maiores tapas na cara para quem gosta de arrumar desculpas: um cinto que é uma fita métrica.

E vamos à parte das invenções malucas que deram errado!

Já falamos sobre as invenções malucas que deram certo – aliás, que deram MUITO certo, hein? Mas agora vamos para as que deram errado, que nos fazem sentir até vergonha alheia de imaginar a “tal” invenção…

E aí, preparado para rir um pouco daquilo que o só o ser humano é capaz de inventar?

10. Protegendo o seu cigarro contra chuvas

Hoje, graças à uma campanha de conscientização poderosa sobre os malefícios do cigarro, são poucos os jovens que fumam. No entanto, como bem sabemos, antigamente a história era outra… Fumar era sinônimo de status social!

Hoje, graças à uma campanha de conscientização poderosa sobre os malefícios do cigarro, são poucos os jovens que fumam.

Com esta realidade, em que o cigarro era um dos bens mais indispensáveis da época, não faltaram invenções malucas que o tinham como objeto principal. Dentre elas, um guarda-chuva para cigarro!

Extremamente bizarro, porém verídico, esta invenção, por óbvio, não deu muito certo. Afinal, se repararmos na foto, só uma direção em que a chuva pudesse cair para não molhar o cigarro: a de cima para baixo.

Além disso, foi completamente desconsiderado o peso da gota d’água, que, provavelmente, destruiria esta esquisitice em questão de segundos.

09. Pra que fumar um único cigarro se eu posso fumar 15 ao mesmo tempo?

Que o pessoal de antigamente era viciado em cigarro, isso ninguém pode negar. Mas o que você talvez não sabia que o vício era tanto que foram capaz de inventar uma das piores coisas dos últimos tempo: um mega aparato, onde era possível fumar diversos cigarros instantaneamente.

O que você não sabia que o vício era tanto que foram capaz de inventar uma das piores coisas dos últimos tempo: um aparato para fumar diversos cigarros instantaneamente.

Só de olhar a foto nós já temos ideia do tamanho da bizarrice que era. Afinal, se fumar um cigarro já causa danos à saúde, imagina fumar esse volume de uma única vez?

Nem precisamos falar o quão errado foi esta que é uma das invenções malucas da nossa lista, não é?

08. A verdadeira prova de amor: compartilhar o seu cigarro

Pelo o que já falamos agora, deu para perceber que as pessoas antigamente eram demasiadamente viciadas em fumar. Então, imagina a prova de amor que era deixar que alguém dar uma tragada no seu cigarro!

Como as pessoas antigamente eram demasiadamente viciadas em fumar, então era uma prova de amor que era deixar que alguém dar uma tragada no seu cigarro!

No entanto, amor mesmo não era deixar alguém dar uma tragada, mas sim compartilhar do mesmo cigarro e ainda comprar um aparato para isso! Quase que tão simbólico quanto um pedido de casamento…

Com isto, este objeto de compartilhamento de um amor tão tóxico e vicioso conquistou o seu merecido espaço na nossa lista de invenções malucas. Mas na parte das que não deram certo, é claro!

07. Ai se o Michael Jackson tivesse conhecido esta invenção antes…

Quem não se lembra da polêmica que envolveu o astro do pop, Michael Jackson, quando ele expôs seu bebê para o público, pendurando-o para fora da janela? Com certeza, se ele tivesse conhecido a invenção abaixo a tempo, não teria enfrentado o problema que enfrentou.

Quem não se lembra da polêmica que envolveu o astro do pop, Michael Jackson, quando ele expôs seu bebê para o público, pendurando-o para fora da janela?

Trata-se de uma caixa suspensa colocada para fora da janela para o bebê ficar. Sejamos sinceros: só de olhar para a foto, dá um certo desespero em imaginar esta situação, não é mesmo?

Como não poderia ser diferente, esta caixa suspensa está na nossa lista de invenções malucas que deram muito errado. Mas também, mérito é o que não falta para ela! Vai ser o que pensou a pessoa ao inventar um negócio desse…

06. O significado literal do “aprendendo na marra”

Além da caixa suspensa, outra das invenções malucas que envolve crianças e que é eticamente errado nos dias de hoje é um aparato que força o seu filho a andar. Como podemos ver abaixo, a geringonça é, na verdade, uma estrutura que liga as pernas dos pais ao da criança, forçando-a a caminhar à medida que o adulta caminha.

Além da caixa suspensa, outra das invenções malucas que envolve crianças e que é eticamente errado nos dias de hoje é um aparato que força o seu filho a andar.

Chegamos ao nosso top 5 das invenções malucas, mas todas as que estão listadas abaixo deram muito, mas muito errado mesmo! E aí, vamos descobrir quais são as últimas criações bizarras?

05. Uma careca muitíssimo bem penteada

Que tal um pente para pentear a careca, hein? No mínimo, bizarro, não concorda? Pois saiba que alguém inventou algo do tipo que, como pode imaginar, não deu nada certo!

O pente para a careca serve justamente para aqueles que tem aquele cabelinho lateral. Com o formato da cabeça, o objeto possui no topo uma almofadinha para massagear o couro cabeludo e, ao lado, o pente.

Claro, a ideia tinha um propósito até que legal. Afinal, não é porque é careca que precisa andar despenteado, não é mesmo? Infelizmente, a invenção não pegou e foi mais uma que morreu na praia…

04. A sauna mais acessível do mundo

Há quem odeie sauna, mas há aqueles que amam tanto que não consegue ficar longe, né? Imagine como anda essa galera durante a pandemia, em que o isolamento social foi forçado e, com isto, as saunas públicas fechadas.

A solução para este problema estaria na mão se a invenção acima tivesse vingado: uma sauna portátil. E como funciona? De maneira simples! Trata-se de uma estufa eletrônica, com saídas para a cabeça e mãos.

E então, se você faz parte do grupo dos apreciadores de sauna, adquiriria uma sauna dessas neste período de quarentena? Ideia bem atraente, não acha?

03. Diga aonde você vai que eu vou varrendo

Sem sombra de dúvidas, esta é uma das ideias mais estúpidas que já se teve até o hoje de hoje: colocar duas vassourinhas em frente às rodas da frente para varrer os pedregulhos que aparecem pelo caminho. A intenção até que é boa, mas a execução da ideia..

Ter uma vassoura em frente às rodas só funcionaria a cem anos atrás, quando os carros não chegavam a andar a 40/50 km/h nas cidades. Hoje em dia, seria inviável e até perigoso. Afinal, imagina o acidente que causaria se a vassoura se enroscasse pelo caminho?

Por esta razão, esta é uma das invenções malucas que não poderiam faltar no nosso texto.

02. Confiança é o que move as relações

De todas as invenções malucas que já falamos por aqui, esta é, provavelmente, a mais sem sentido de todas: um banco na frente do carro! Sim, meus caros leitores, na frente do carro – sendo que já existiam bancos de passageiro!

Acreditamos que não precisamos falar no quão perigosa e descabida é esta invenção, não é mesmo? Aliás, se isto um dia chegou a funcionar, só foi possível em uma realidade em que carro era raridade e que não chegava a ultrapassar 20km/h.

De qualquer modo, uma coisa não podemos deixar de observar: a pessoa que vai na frente precisa ter uma baita confiança no motorista e em sua direção, não acha? Haja coragem!

01. Se essa invenção tivesse pegado, talvez não teríamos a pandemia do coronavírus…

Com a pandemia do coronavírus, vimos o quão fundamental é o uso de máscara e o distanciamento de 1m entre pessoas para evitar a contaminação da doença.

Infelizmente, estes protocolos sanitários chegaram tarde demais e o vírus já havia se espalhado, o que não teria acontecido se a invenção abaixo tivesse pegado.

E aí, o que acha de usar esta máscara em forma de bico de papagaio? O bom que ele resolve dois problemas de uma única vez: protege o rosto e ainda mantém o distanciamento recomendado pelos agentes de saúde!

O bom da máscara em forma de bico de papagaio é que resolve dois problemas de uma única vez: protege o rosto e ainda mantém o distanciamento recomendado pelos agentes de saúde!

E então, quais dessas invenções malucas você achou a mais esquisita de todas? Difícil listar, né? Mas, como vimos, o importante é que saíram diversas ideias que vieram em prol da sociedade, como o elevador multidirecional e o óculos para cegos.

Agora só nos resta aguardar para ver quais serão as próximas crianções. E aí, algum palpite do que virá

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar empréstimo Daycoval

Aprenda como solicitar empréstimo Daycoval e como essa modalidade de crédito pode ser uma ótima saída para você! Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Neon

Com o empréstimo Neon, você conta com juros a partir de 2,96% ao mês e tem até 24 meses para pagar. Confira aqui como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Conheça o aplicativo para grávida Alô Mamãe

Sua gestação pode ser mais divertida e leve com o aplicativo Alô Mamãe. Com ele, você recebe mensagens divertidas do seu bebê. Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Netflix oferece o streaming de diversos títulos sem custo em sua plataforma

Uma assinatura Netflix é o sonho de consumo de muitas pessoas, mas às vezes o valor cobrado simplesmente não encaixa nos gastos mensais. Então, saiba que hoje é possível conferir alguns títulos da plataforma sem precisar pagar nada por isso! Veja mais a seguir.

Continue lendo
content

Confira quais são as revisões do INSS disponíveis para aposentados!

Beneficiários que recebem a aposentadoria do INSS contam com uma série de revisões que podem ajudar a melhorar os valores recebidos de maneira considerável! Confira algumas delas a seguir.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Passaí

Saiba como solicitar o cartão Passaí, com cobertura internacional e até 40 dias para pagar a fatura de crédito. Confira!

Continue lendo