Empréstimos
Empréstimo consignado para limpar nome e reformar casa
Quer saber como funciona o empréstimo consignado para conseguir reformar a casa? Confira e solicite!
Anúncios
Empréstimo consignado
A autonomia financeira é o sonho de muitos. Para isso então, o empréstimo consignado, tem sido uma ótima alternativa. No entanto, poucas pessoas sabem como funciona esse esquema.
Dessa forma, o intuito deste post é te deixar por dentro de tudo sobre o assunto. Portanto, aqui, você vai entender como essa pode ser uma boa estratégia para alcançar seus objetivos.
Empréstimo consignado para limpar nome e reformar casa
Essa é uma excelente opção dentro do mercado financeiro. Porém, ela precisa ser muito bem planejada antes de qualquer coisa. Isso portanto evita que você tenha surpresas desagradáveis no futuro.
Sendo assim, não se preocupe. Até o final dessa leitura, você será então um verdadeiro expert no assunto. Assim, as chances de correr riscos desnecessários serão mínimas.
Conheça o empréstimo consignado
O crédito consignado pode ser definido então como um tipo de empréstimo. Nele, você tem o valor das parcelas sendo cobrados na sua folha de pagamento. Isso implica que o dinheiro seja descontado do seu salário de forma direta.
É exatamente por tal razão que ele é indicado para os servidores públicos. Pessoas que trabalham de carteira assinada, aposentados e pensionistas também podem aderir ao empréstimo consignado.
Essa é uma das alternativas então que mais oferecem condições vantajosas. Sendo assim, a taxa de juros aqui é menor do que nas outras modalidades deste auxílio. Isso porque as instituições financeiras assumem um risco igualmente menor.
Claro, as parcelas aqui são descontadas diretamente. Então, as chances de haver um “calote” são bem menores. É por isso que as taxas são mais razoáveis.
Sendo assim, tem-se uma questão muito importante aqui. Nem todo mundo que trabalha de carteira assinada possui as mesmas condições. Ainda mais em um cenário onde a demissão tem tomado conta.
Portanto, é preciso ter muito cuidado. Às vezes, isso pode acabar levando a um superendividamento. Daí a importância do planejamento, levando em conta todas as situações possíveis.
Agora portanto, se você já é aposentado, esse risco não entra em questão. Mesmo assim, isso não invalida a necessidade de se programar com antecedência.
Assim, dá para usufruir de todos os benefícios ao máximo. Inclusive, os próximos tópicos vão falar mais sobre as vantagens e desvantagens envolvidas aqui.
Quais as vantagens desse tipo de crédito?
Esse tipo de empréstimo costuma ser uma ótima opção para se livrar do aperto. Com ele então, é possível quitar algumas dívidas mais urgentes e conquistar outros objetivos pessoais. Confira também, outros pontos positivos logo abaixo.
Crédito mais simples
Essa modalidade permite que você seja aprovado mais facilmente. Além disso, é um tipo de empréstimo com bem menos burocracia.
As instituições financeiras não colocam muitos empecilhos para lhe oferecer o auxílio necessário. Então, as documentações exigidas são bem básicas, confira.
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (podendo ser do salário ou da aposentadoria).
Uma prova da rapidez aqui, é que geralmente, em menos de 48 horas o dinheiro é depositado. Em seguida, é só aproveitar como quiser.
Parcelas fixas
Como você já sabe, as parcelas do empréstimo consignado são descontadas automaticamente. No momento em que se está firmando o contrato, as taxas de juros são estabelecidas.
Essas últimas não podem mudar com o passar do tempo. Portanto, você não precisa se preocupar com possíveis aumentos. Isso sem dúvidas ajuda na hora de montar um bom planejamento pessoal.
Lembre-se que nessa modalidade, os riscos são bem menores. Isso principalmente falando das instituições financeiras. Então, faz sentido que as taxas de juros sejam menores e mais atrativas. Essa é uma das vantagens mais interessantes.
Liberação de crédito para pessoas que não são correntistas
É possível conseguir esse tipo de auxílio em qualquer instituição. Para tal, você não precisa ter sequer uma conta aberta no banco escolhido. No entanto, caso você tenha algum tipo de restrição interna, as coisas complicam.
Fora isso portanto, há total liberdade para obter o crédito. Tudo dentro das suas reais necessidades e de acordo com o que você acha mais interessante.
Quais as desvantagens desse tipo de crédito?
Como você viu, existem muitos benefícios envolvidos nessa forma de crédito. Porém, alguns pontos precisam de um cuidado maior. Conheça agora, as desvantagens que merecem sua atenção.
Pagamento das parcelas é fixo
A parcela possui então uma data específica para ser descontada. Dessa forma, caso tenha algum imprevisto financeiro, tem-se um problema.
Isso porque esse pagamento não poderá ser adiado de jeito nenhum. Então, você se prejudicará ainda mais. Um dos motivos do planejamento ser tão importante.
Nem todo mundo pode solicitar esse crédito
O fato de a parcela ser descontada do seu pagamento faz com que haja uma restrição aqui. Não é qualquer pessoa que está apta para pegar esse tipo de crédito.
Mais acima, foi citado o perfil de indivíduos que conseguem um empréstimo consignado. Fora eles, os militares das forças armadas também se encaixam nos requisitos necessários.
Além disso, é importante lembrar uma coisa. Trabalhadores de carteira assinada saem um pouco atrás aqui. Isso porque eles ganham taxas maiores que os demais.
Isso é conhecido como “margem consignável”. É ela quem estabelece que o empréstimo não deve comprometer mais que 30% da renda pessoal. Então, se você já possui algum outro crédito, está em desvantagem.
Afinal, pode ser que as duas parcelas ultrapassem esse limite. Nesse caso, não existe muita saída. Você precisa voltar a ter uma margem acessível. Para tal, quitar o empréstimo anterior é uma das melhores opções.
O risco de demissão
Digamos que você trabalha de carteira assinada e foi demitido. Assim, é necessário quitar sua dívida, ou transferir para um crédito pessoal.
Esse último é ainda mais caro, já que as taxas são maiores. Sem falar que 30% da sua rescisão pode ser tomada para pagar as parcelas.
Valor máximo e margem consignável
Como citado acima, a parcela não pode comprometer mais que 30% da sua renda. Essa é uma norma criada pelo Banco Central no intuito de evitar ainda mais dívidas.
Então, digamos que você recebe R$ 2 mil. Nesse caso, sua mensalidade deve ser no máximo de R$ 600,00. No entanto, existe um outro fator interessante aqui.
Uma margem de 5% que pode ser usada. Porém, ela só vale para o cartão de crédito consignado. Sendo assim, tem-se um consumo total de 35% da renda pessoal.
Pontos para ficar atento sobre esse assunto
As oportunidades que o empréstimo consignado pode proporcionar são muitas. No entanto, existem alguns fatores que você não pode negligenciar. Eles podem acabar tornando uma situação boa em algo complicado.
O planejamento é importante claro. Porém, ele não é a única coisa que você deve se preocupar. Portanto, confira aqui que variáveis são essas.
Parcela
Ficar alerta com o valor da parcela é o primeiro passo para evitar problemas futuros. Isso ainda que ela não comprometa 30% do seu salário.
Você deve calcular e ver se ela de fato cabe no bolso. Se o seu objetivo é quitar os débitos e limpar seu nome, não tem sentido ignorar esse ponto.
Outras dívidas
Digamos que você possui uma outra dívida cara. Isso pode ser no cheque especial ou no cartão de crédito. Nesse caso, as taxas de juros são bem maiores. Portanto, talvez seja mais interessante buscar um empréstimo consignado. Aliás, esse tipo de crédito é uma ótima alternativa para quem está negativado.
Então, você fica pagando esse último e quita o que deve. Essa é uma boa estratégia, tendo em vista que pagará menos juros. No entanto, é necessário calcular bem como esse esquema aconteceria.
Negócios pessoais
Imagine que você tem o sonho de reformar sua casa. Ou então, de começar um negócio próprio. O consignado pode ser muito eficiente na hora de te fornecer o dinheiro necessário para esses objetivos.
Isso quando comparado com as outras modalidades de empréstimo. Afinal, ele permite que o financiamento seja feito dentro de prazos mais longos que o tradicional.
Claro, não esqueça que cada instituição financeira trabalha de uma forma distinta. Então, alinhe cada parte do acordo. Tudo tem que ser feito de modo que seja interessante para ambos.
Quais os principais motivos para pedir um empréstimo consignado?
Agora, é hora de conhecer outros motivos que fazem essa modalidade ser tão interessante. Veja como a versatilidade é um dos pontos que mais chama atenção essa lista.
1- Acolhe negativados
Nem sempre você busca um crédito para realizar um sonho. Às vezes, quitar uma dívida é mais importante. Pessoas negativadas possuem certa dificuldade em conseguir ajudas desse tipo.
Por isso que o consignado se destaca tanto. Ele não faz essa distinção. Assim, você não precisa ter cadastro positivo nem no SPC nem na Serasa.
2- Possui longos prazos
É bastante comum que outros tipos de empréstimos possuam um teto de parcelas de 48 meses. No caso do consignado, você pode optar por pagar tudo em até 8 anos. Ou seja, são 96 meses, o dobro do tempo.
3- Fiador não é um requisito
Muitas formas de financiamento pedem um conjunto enorme de garantias. O fiador é uma dessas exigências. No caso do empréstimo consignado, tudo é feito entre o banco e você.
Portanto, nada de passar constrangimentos buscando alguém de fora para te auxiliar nesse processo. Só a sua renda já é mais que o bastante como forma de provar seu comprometimento em pagar a instituição.
4- Agilidade
Em uma situação de emergência, um empréstimo nem sempre é uma boa opção. Isso tendo em vista a demora para o dinheiro cair na sua conta.
No entanto, o consignado apresenta uma agilidade absurda. Entre 24 e 48 horas, você já pode acessar o valor solicitado e resolver o que deseja.
Existem outras modalidades que possuem juros mais baixos, isso é um fato. No entanto, todas elas limitam como você deve usar seu dinheiro. Aqui, há uma total liberdade. É possível fazer o que bem entender com ele.
Quando não usar o consignado?
Essa forma de crédito é útil em diversas situações como você já deve ter percebido. No entanto, existem alguns cenários que não são favoráveis para optar por um consignado. Veja 3 exemplos clássicos que se encaixam neste contexto.
Compras do dia a dia
Uma coisa é ter uma dívida cara. Usar um empréstimo para pagar contas diárias é um grande erro. Desse modo, você irá acabar se perdendo no seu orçamento.
É um movimento muito perigoso e não recomendado. Portanto, não invista em algo do tipo para quitar dívidas rotineiras. O indicado é buscar cortar gastos e encontrar formas alternativas de aumentar sua renda.
Investimentos financeiros
Essa é uma prática feita por muitas pessoas. Porém, é algo bem perigoso e quase não possui vantagem alguma. Os investimentos dever ter cuidado e planejamento.
No caso do consignado, você não obteria um bom resultado fazendo isso. Os juros dessa modalidade são altos quando comparados aos rendimentos de aplicações. Diversas instituições financeiras te oferecem meios próprios para investimento.
Emprestar dinheiro
Uma das maiores causas de dores de cabeça. Caso alguém peça para você fazer um empréstimo consignado no seu nome, cuidado. A pessoa pode não cumprir com o combinado e então, você quem deve arcar com a dívida.
Afinal, a instituição não irá simplesmente deixa-la de lado. Por isso, esse modelo de proposta não é indicada. Sempre busque se esquivar de situações como essas.
O crédito consignado vale a pena?
A resposta depende do seu objetivo. Como foi dito aqui, existem inúmeros cenários onde o consignado faz muito sentido. No entanto, em outros, ele pode acabar gerando mais complicações.
Uma dica é sempre conversar com mais de um banco. Veja quais são as opções que cada um oferece. Pesquisar é uma atividade muito importante para seu bolso. Junte isso a um planejamento bem feito, e você terá a resposta certa.
Conclusão
De fato, o empréstimo consignado pode te ajudar a limpar seu nome ou reformar sua casa. Porém, lembre-se de calcular cada elemento que envolve o seu objetivo final. Assim, você garante que irá fazer a escolha mais adequada às suas necessidades.
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Cartão Superdigital ou Cartão Agibank: qual escolher?
Vai escolher entre cartão Superdigital ou Cartão Agibank? Ambos são opções com segurança, conta digital e ofertas para os usuários! Confira!
Continue lendoComo solicitar o cartão BV Único
O cartão BV Único pode ser solicitado pelo site ou app de forma simples, rápida e sem burocracia. Ademais, confira aqui como funciona o processo.
Continue lendoComo conseguir milhas com o cartão Decolar Santander: entenda o processo
Saiba como conseguir milhas com o cartão Decolar Santander e confira os principais recursos que este cartão de crédito oferece a você!
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão de crédito Pan Mastercard Anuidade Zero: como funciona
O cartão Pan Mastercard Anuidade Zero é o cartão ideal para você que quer descontos exclusivos, mas sem pagar taxa de anuidade. Confira mais sobre ele aqui!
Continue lendoConheça o cartão de crédito Revolut Premium
Conheça o cartão de crédito Revolut Premium e tenha para si um crédito sem complicações com seguro viagem e transferências internacionais simples.
Continue lendoConheça o Cartão Caixa Consignado
Está com o nome sujo? O cartão Caixa Consignado pode ser a solução, com juros reduzidos e cobertura internacional. Conheça mais sobre abaixo!
Continue lendo