Dicas

O que é o DV da conta ou dígito da conta?

O DV da conta, ou dígito verificador, é um dos dados mais importantes para a execução das suas operações e transações bancárias. Para saber para que ele serve e como encontrá-lo, é só continuar a leitura com a gente!

Anúncios

Descubra para que serve o DV da conta e quando utilizá-lo

Afinal, veja mais aqui como encontrar o DV da conta e para que serve. Fonte: Adobe Stock.
Afinal, veja mais aqui como encontrar o DV da conta e para que serve. Fonte: Adobe Stock.

Para fazer transações e operações bancárias bem sucedidas, é preciso ter algumas informações em mãos. E uma das mais importantes é o DV da conta, o dígito verificador.

Esse código numérico atesta que a sua conta é real e que dará a permissão para a conclusão de pagamentos, compras, transferências, etc.

Como saber se uma instituição é confiável?

Eis a questão, será que essa instituição financeira é confiável? Listamos aqui algumas dicas para que você saiba descobrir se deve ou não confiar na empresa, veja!

Por isso, é de extrema importância saber onde localizá-lo em seu cartão da conta corrente ou poupança em questão.

E, claro, o que fazer caso sejam dois algarismos ou um dígito verificador com a letra X. Dessa forma, não terá problema em fazer as suas transações de rotina.

Quer saber mais sobre o dígito verificador, como encontrá-lo e como funciona? Então, vem com a gente e continue a sua leitura!

O que é o DV da conta?

Confira a seguir do que se trata o DV da conta. Fonte: Adobe Stock.
Confira a seguir do que se trata o DV da conta. Fonte: Adobe Stock.

O DV da conta é o dígito verificador. Essa sequência de números está presente em alguns documentos, como CNPJ, RG, CPF e, também, é claro, como vamos explicar hoje, nas contas bancárias.

É um código usado para validar se o número da sua conta existe ou não. Ele é composto por um ou mais algarismos reais, que são em geral números, posicionados ao final da sequência numérica que identifica o número exclusivo da sua conta.

Seu principal objetivo é evitar erros de transmissão de dados ou de digitação, impedindo fraudes ou inconsistências nos sistemas de pagamento ou, até mesmo, que usem os seus dados para fazer compras e pagamentos de forma ilícita.

Dessa forma, sempre que vamos realizar uma operação bancária entre contas, os bancos exigem que o DV seja informado.

Caso esse dado não seja repassado, a transação não é realizada, ou, em caso de erros, a sua conta ou cartão podem ser bloqueados, sua compra cancelada ou não aceita ou, ainda, o valor retorna a conta de origem.

O cálculo do dígito verificador é feito de acordo com o banco. A maioria dos bancos tradicionais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por exemplo, usam apenas algarismos. Já outros bancos, como Citibank ou Agiplan, usam dois algarismos no DV, e outros usam a letra X.

A forma mais comum de fazer o cálculo desse algarismo de controle é multiplicando todos os números de identificação da conta e dividi-los por 11. Depois, o restante dessa divisão é subtraído por 11.

O resultado da conta será o seu dígito verificador. Lembrando que, de instituição para instituição, essa forma de calcular pode ser alterada.

Fraudes pagamento por aproximação: como evitar?

O pagamento por aproximação facilitou bastante a nossa vida, mas também pode contribuir para os golpes financeiros. Saiba como evitá-los aqui.

Possuo 2 dígitos verificadores: o que fazer?

Como mencionamos no tópico anterior, alguns bancos possuem dois dígitos verificadores, o que os diferem das instituições financeiras mais tradicionais, como a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, que contam apenas com um.

Logo, quem conta com um cartão ou conta que tenha os dois algarismos pode ter dificuldade de fazer pagamentos ou transações ou, até mesmo, inserir seus dados em alguns sistemas, como o da Receita Federal, que aceita apenas contas com um dígito verificador. 

Contudo, não há com o que se preocupar. Ao deparar-se com esse problema, o cliente dos bancos que contam com dois algarismos de segurança devem considerar apenas o último número.

Por exemplo: caso o número da conta seja 144567-09, será inserido no sistema ou na hora de uma transação como 144567-9.

Quando utilizar o DV da conta corrente ou poupança?

O dígito verificador da sua conta será usado sempre que receber ou enviar transferências ou inserir os seus dados bancários em uma plataforma, pois essa é a forma de reconhecer para qual local o montante em questão será transferido.

Através desses dados, é possível saber o local onde a conta foi aberta, a filial que faz a gestão e, claro, a informação necessária para fazer as suas transferências.

Logo, o dígito verificador tem como função a autenticação e validação dos seus dados, e, também, a validação dos seus números de agência e da conta nas operações financeiras.

É necessário em transferências e operações bancárias, como citamos acima, para atestar que a sua conta é real e válida.

O que fazer quando o dígito da conta for a letra X?

Alguns bancos usam a letra X como dígito verificador das contas corrente ou poupança. Para solucionar esse problema, e informar os seus dados corretamente, é só fazer a mudança de “x” para o número 0, e a sua operação bancária e transferência serão bem sucedidas.

Mas, é preciso fazer um adendo de segurança sobre o dígito verificador: esse é um dado de extrema importância sobre a sua conta, assim como a sua senha pessoal.

Por isso, não compartilhe em sites que não confia ou com qualquer pessoa. Guarde essa informação para evitar fraudes em seu nome, problemas com o seu dinheiro ou, até mesmo, o bloqueio da sua conta.

Assim como o CVV do cartão de crédito dá o ok para as transações acontecerem, o DV, dependendo da transação bancária ou se for cadastrado como a conta de referência de alguém, podem ser usados sem a sua permissão.

Como identificar o dígito da conta?

Por fim, veja aqui as dicas de como identificar o DV da conta, confira adiante! Fonte: Adobe Stock.
Por fim, veja aqui as dicas de como identificar o DV da conta, confira adiante! Fonte: Adobe Stock.

Para encontrar o dígito verificador da sua conta, é só localizar a data de validade do cartão, que geralmente, se encontra junto da sequência numérica da conta poupança ou corrente, logo após o hífen ou espaço.

Esse número que vem após o hífen deve ser sempre informado nas suas compras e transferências bancárias. Além disso, nos cartões de débito emitidos pelos bancos, na parte frontal, após o número da conta, você encontra também o dígito verificador, conhecido também como algarismo de controle.

E aí, conseguiu entender o que é o DV da conta e como encontrá-lo?

Esperamos que sim! Por fim, para mais conteúdos como esse, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Até mais!

Pessoa segurando um cartão de crédito Nubank

Onde fica o CVV do cartão Nubank

Mas, afinal, como localizar o CVV do cartão de crédito Nubank? Te explicamos aqui, não deixe de conferir!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Acesso ou Cartão Digio: qual escolher?

Decida entre o cartão Acesso ou cartão Digio. Um é ideal para negativados, o outro não tem anuidade e, ainda, possui cashback. Então, confira!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal Click Cash

O empréstimo pessoal Click Cash é ideal para tirar os seus planos do papel. Com ele você consegue até R$ 10 mil para pagar em até 24 meses. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

5 opções de empréstimo para advogado

Você sabia que existe empréstimo para advogado? Ele pode ser com ou sem garantia e ainda existem outras categorias. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal LuizaCred

Precisa reformar a casa ou dar uma renovada nos eletrodomésticos? Conheça o empréstimo LuizaCred com juros baixos e parcelamento em até 72x.

Continue lendo
content

4 Investimentos para menores de idade

Quer começar a investir mas não tem 18 anos ainda? Quer ajudar seu filho a começar no mundo dos investimentos? Então fique com a gente que hoje vamos responder essas e outras perguntas.

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem Novo Banco 18-25

Acabou de completar 18 anos e quer uma conta completa, porém, com menos custos? Então confira, no post abaixo, tudo sobre a conta à ordem Novo Banco 18-25 e veja se é a ideal para si.

Continue lendo