Auxílio Governo
O que é e como funciona a Tarifa Social de Energia?
A Tarifa Social de Energia é um benefício do Governo Federal que tem como objetivo levar energia elétrica de forma acessível a população carente. Saiba mais sobre o programa e como participar!
Anúncios
Confira como conseguir descontos de até 65% na sua conta de luz!
A Tarifa Social de Energia é um auxílio do governo brasileiro que oferece uma redução de até 65% na conta de luz.
O benefício é oferecido às famílias de baixa renda com cadastro ativo e atualizado no CadÚnico. Beneficiários do BPC também tem direito ao desconto.
A idéia é auxiliar os cidadãos de baixa renda a ter acesso facilitado à energia elétrica. Com os descontos, essa parte da população pode direcionar os valores economizados para áreas como alimentação e saúde.
Se você faz parte dessa parcela da população e quer conhecer mais sobre a Tarifa Social de Energia, continue com a gente! A seguir, vamos te explicar como ela funciona e como participar.
O que é e como funciona a Tarifa Social de Energia?
Pois bem, a Tarifa Social de Energia é a forma que o governo brasileiro encontrou para auxiliar as famílias de baixa renda com suas despesas mensais.
Nos últimos anos, o valor da tarifa se tornou uma preocupação constante para as pessoas menos favorecidas.
Sendo assim, o Governo Federal criou o benefício para proporcionar acesso a eletricidade às famílias carentes.
Então, o benefício aplica um desconto na conta de luz das famílias de acordo com o seu consumo de energia elétrica. Os descontos variam de 10% até 65% do total da conta de luz.
Quem tem direito à Tarifa Social de Energia?
A princípio, para ter acesso aos benefícios da Tarifa Social de Energia, é necessário que as famílias atendam alguns requisitos básicos.
Primeiramente, a família precisa estar inscrita no sistema do Cadastro Único. Outro requisito é possuir uma renda menor ou equivalente a meio salário mínimo por membro.
Famílias com membros portadores de deficiência que utilizem eletricidade para o tratamento também tem direito. Nesses casos, a renda familiar não pode passar de até 3 salários mínimos.
Por fim, idosos com 65 anos ou mais, e pessoas com deficiência que recebam o Benefício da Prestação Continuada também tem direito à Tarifa Social de Energia.
Como saber se você receberá o benefício?
Desde Janeiro de 2022, a inclusão das famílias que atendem os requisitos é automática. Para que isso aconteça, o governo e as concessionárias de energia usam os dados do CadÚnico.
A partir do momento em que você se enquadra nas condições propostas pelo governo, não é necessário nenhum cadastramento manual.
No entanto, se você tem direito e não receber o desconto, basta entrar em contato com a concessionária de energia da sua região. Basta informar o seu NIS e o número de instalação da sua rede elétrica.
Como eu faço para ter a Tarifa Social de Energia?
Em suma, o benefício é destinado às pessoas de baixa renda com cadastro atualizado no CadÚnico. Se você não se enquadra nesses requisitos, não há como solicitar sua inclusão.
Mas, se você tem direito ao benefício e mesmo assim não está recebendo o desconto, você pode entrar em contato com a distribuidora de energia da sua região.
Quer saber mais sobre o passo a passo? Então confira o conteúdo recomendado a seguir. Nele, vamos te mostrar como se cadastrar na Tarifa Social de Energia.
Sobre o autor / Leticia Jordão
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Conheça os cursos gratuitos Senai
Confira tudo sobre os cursos gratuitos Senai e saiba quais são as principais vantagens de se profissionalizar nessa instituição de ensino!
Continue lendoConheça a máquina de cartão Ton
Conheça neste post mais sobre a máquina de cartão Ton e todos os benefícios que ela consegue oferecer para diferentes negócios!
Continue lendoConheça a máquina de cartão SafraPay
Veja como a máquina de cartão SafraPay é a melhor para o seu negócio, permitindo que você acesse taxas baixas e faça pagamento via PIX!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça a conta à ordem CGD
Com adesão no balcão, a conta à ordem "M" da CGD oferece vantagens, como transferências ilimitadas, cartão de débito, cartão de crédito e acesso a produtos financeiros completos. Saiba mais sobre esta conta agora mesmo!
Continue lendoConheça o consórcio de automóveis Unifisa
Se você quer comprar um automóvel novo, não deixe de conhecer o consórcio Unifisa. Com ele, você tem até 100 meses para pagar e, ainda, não precisa arcar com taxas de juros. Veja mais aqui.
Continue lendoComo funciona Casa Verde e Amarela
Já pensou adquirir o seu imóvel com prestações que cabem no seu bolso? Conheça aqui o programa Casa Verde e Amarela: a melhor opção para quem tem baixa renda, mas deseja realizar o sonho da casa própria.
Continue lendo