Auxílio Governo

Como se cadastrar e receber o benefício Tarifa Social de Energia

Descubra como se cadastrar no benefício Tarifa Social de Energia e receber descontos incríveis na sua conta luz todos os meses!

Anúncios

Veja como é simples garantir descontos na sua conta de luz!

Saiba como conseguir descontos de até 65% na conta de luz! Fonte: Canva.
Saiba como conseguir descontos de até 65% na conta de luz! Fonte: Canva.

O benefício Tarifa Social de Energia é um auxílio criado pelo governo brasileiro para proporcionar fácil acesso à eletricidade por toda a população carente do país.

Dessa forma, famílias de baixa renda tem direito a um desconto no valor total da sua fatura. Isso permite que elas consigam ter energia elétrica pagando menos.

card

Auxílio do Governo

CadÚnico

benefícios online

Veja como é simples se cadastrar no CadÚnico e aproveitar seus benefícios!

Você será redirecionado a outro site

Nos últimos anos, o valor alto da tarifa de energia se tornou um grande problema para famílias de baixa renda. Portanto, garantir a redução do valor pode ajudar com as outras despesas de casa.

Então, se você quer saber como se cadastrar e receber o benefício, continue a leitura! Vamos te mostrar o passo a passo de como conseguir uma redução de até 65%.

Como se cadastrar no benefício Tarifa Social de Energia?

Desde Janeiro de 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já realiza o cadastro no benefício Tarifa Social de Energia de forma automática.

Para isso, é necessário que a família beneficiada tenha cadastro atualizado no CadÚnico. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada também tem direito ao desconto.

Dessa forma, se você não está inscrito em nenhum dos dois programas, é importante procurar o CRAS da sua região.

Após incluir seus dados, o Governo Federal junto das concessionárias de energia verificam se você e sua família estão aptos a receber o auxílio.

Ademais, se você se enquadra nos requisitos para o benefício Tarifa Social de Energia e mesmo assim não receber o desconto, é importante contatar a distribuidora de energia da sua região.

Isso pode ocorrer de diversas formas. Primeiramente, através do site da distribuidora. Você também pode ligar na central de atendimento, ou ir pessoalmente com os documentos necessários.

card

Auxílio do Governo

CadÚnico

benefícios online

Veja como é simples se cadastrar no CadÚnico e aproveitar seus benefícios!

Você será redirecionado a outro site

Como saber se já está cadastrado no benefício?

Saiba como descobrir se você já tem direito ao benefício. Fonte: Governo Federal.
Saiba como descobrir se você já tem direito ao benefício. Fonte: Governo Federal.

Descobrir se você já recebe o benefício Tarifa Social de Energia é bem simples! A princípio, é possível conferir se você está cadastrado a partir do seu talão de luz.

Ao receber sua conta de luz mensal, procure pelo aviso da distribuidora de energia informando se houve desconto. Lembrando que a redução de valor ocorre conforme o consumo familiar. Por exemplo:

  • Consumo mensal até 30kWh – 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
  • Consumo Superior a 220 kWh – Sem desconto.

Como transferir a Tarifa Social de Energia em caso de mudança de endereço?

Pois bem, em caso de mudança de endereço, é preciso atualizar os dados no CadÚnico. Somente dessa forma é que você continua recebendo o benefício da Tarifa Social de Energia.

Você também pode procurar a distribuidora de energia da sua cidade para realizar essa mudança. Nesse caso, é importante ter consigo seus documentos pessoais e um comprovante do novo endereço.

Agora que você já sabe tudo sobre a Tarifa Social de Energia, que tal conhecer outro benefício importante oferecido pelo Governo Federal?

O Bolsa Família existe desde 2003, e é responsável por tirar milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza em todo o país.

Com valores mensais que podem chegar a mais de $600,00, o programa oferece a oportunidade de uma vida mais digna e segura para a população carente.

Quer saber mais sobre o Bolsa Família? Então não perca tempo e confira o conteúdo recomendado a seguir!

Bolsa Família

Conheça o Bolsa Família

Veja como funciona o Bolsa Família e o que você precisa fazer para se cadastrar e receber mais de $600 por mês como renda fixa.

Sobre o autor  /  Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Afinz ou Cartão Avista: qual o melhor?

Optando entre o cartão Afinz ou cartão Avista você terá bandeira internacional, movimentação por aplicativo e baixa anuidade. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Livraria Cultura

O cartão de crédito da Livraria Cultura oferece vantagens nas compras no dia a dia, sistema de pontos e outros benefícios. Saiba mais!

Continue lendo
content

Confira como treinar em casa com os melhores aplicativos disponíveis

Descubra como treinar em casa de forma eficiente e motivadora com os melhores aplicativos. Baixe agora e alcance seus objetivos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Educação Financeira Infantil: como conversar com crianças

A educação financeira infantil é essencial para que os pequenos entendam o valor do dinheiro e aprendam a ter controle financeiro desde cedo. Leia este post e confira algumas dicas essenciais para te ajudar com isso!

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem CTT Júnior

Procura por uma conta simples para jovens de até 18 anos? Então saiba tudo sobre a conta CTT Júnior, que não cobra comissão de manutenção e dá acesso aos principais produtos do banco. Saiba mais a seguir.

Continue lendo
content

Como Fazer Declaração do Imposto de Renda 2021?

Está com dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de 2021? Para fazê-la você não informa apenas o salário, mas todos os seus bens e investimentos. Então, leia este post para saber mais sobre o assunto!

Continue lendo