Auxílio Governo

Como sacar o FGTS em 2022

Você tem saldo do FGTS e não sabe o que fazer para usá-lo. Saiba aqui tudo sobre como sacar o FGTS em 2022 e também descubra se você tem direito a fazer esse saque. Confira!

Anúncios

por Joyce Viana

25/04/2022 | Atualizado em 08/06/2022

Aprenda a fazer o saque do benefício

Mas, afinal, como sacar o FGTS 2022? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, como sacar o FGTS 2022? Fonte: Adobe Stock.

Neste artigo, você vai aprender como sacar o FGTS além de entender melhor como funciona o saque do FGTS. Assim, se você for um dos beneficiários, já pode consultar o saldo para se programar e fazer o saque do FGTS.

Então, continue a leitura para aprender o passo a passo. Confira!

card

FGTS

Saque Aniversário

Seguro Rápido

Antecipe o seu saque aniversário do FGTS em até 10 anos com as menores taxas de juros

Você será redirecionado para outro site

Anúncios

Como funciona o saque do FGTS?

Saiba tudo sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Fonte: Pexels.
Saiba tudo sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Fonte: Pexels.

Existem situações em que dá para receber os recursos do FGTS ou parte dos recursos. Entre eles estão a demissão sem justa causa.

Neste caso, quando o trabalhador for demitido sem justa causa poderá realizar o saque do saldo que corresponda aos depósitos da empresa durante a vigência do contrato de trabalho firmado com a mesma mais a multa rescisória no valor de 40% sobre o saldo apurado.

E, além disso, também a rescisão por culpa recíproca ou força maior. Neste caso, o trabalhador poderá sacar o FGTS após a decisão da Justiça do trabalho. Ainda, há também a rescisão antecipada ou término de contrato. Aqui, o saque é referente aos depósitos do contrato.

Se houver a extinção da empresa ou falência, o trabalhador também poderá realizar o saque do FGTS referente aos depósitos realizados pela empresa durante o tempo do contrato de trabalho. Da mesma maneira, se o empregador individual falecer, o trabalhador pode realizar o saque.

Entre outras situações, há também a aposentadoria em que é permitido o saque integral do saldo das contas vinculadas. Em contrapartida, se o trabalhador continuar as atividades, ele só poderá sacar os valores referentes aos depósitos após a sua aposentadoria ou na rescisão do contrato de trabalho.

Ainda, há a situação da conta inativa que só pode ocorrer quando a conta vinculada permanecer três anos consecutivos sem receber depósitos ou o trabalhador ficar afastado do regime também por três anos.

Entre outras situações, há também o caso de falecimento do trabalhador, doenças como HIV e câncer, suspensão do trabalho avulso, maiores de 70 anos, compra da casa própria e saque aniversário. Assim, entre em contato com a Caixa para mais informações.

Como sacar o FGTS?

Como funciona o saque do FGTS? Fonte: Pexels.
Como funciona o saque do FGTS? Fonte: Pexels.

Então, se você se enquadra em uma dessas condições que permitem o saque do saldo do FGTS, recomendamos que você entre com o pedido de saque a partir do dia 10 de cada mês, data em que é realizada a atualização monetária mensal do saldo na sua conta.

Assim, você deve fazer o pedido nas agências da Caixa Econômica ou na rede autorizada e deve estar com todos os documentos em mãos para que o processo seja mais rápido. E então, a Caixa terá cinco dias úteis para realizar o pagamento, se não terá de corrigir com as variações proporcionais.

Ademais, clique no conteúdo recomendado abaixo e conheça outros auxílios do governo.

Conheça o benefício Auxílio Brasil, Luz e Gás

O Governo Federal criou o Auxílio Brasil para substituir o programa Bolsa Família. Além disso, também criou o Auxílio Gás e a Tarifa Social da Luz. Confira!

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Santander SX

Conheça as vantagens e desvantagens do cartão Santander SX, descubra como zerar a sua anuidade e ainda como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Pan Mastercard Internacional

Saiba como solicitar o cartão Pan Mastercard Internacional. Ele possui todas as vantagens da bandeira Mastercard e, ainda, é internacional.

Continue lendo
content

Como aumentar limite de recebimento PicPay

Veja como é possível aumentar o limite de recebimento do PicPay para você aproveitar todos os benefícios que a carteira digital oferece.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como conseguir cashback pagando boletos

Saiba como receber cashback pagando boletos e aproveite essa oportunidade para economizar! É isso mesmo, existem várias opções no mercado que oferecem dinheiro de volta na sua conta ao realizar pagamento dos seus boletos. Confira aqui como funciona!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Super Muffato

Quer um cartão com descontos exclusivos no Grupo Muffato? Então, solicite o cartão Crediffato. Continue a leitura e saiba mais!

Continue lendo
content

Como abrir a conta à ordem OpenBank

Procura uma conta à ordem simples, com boas vantagens e não quer pagar pelos serviços? Então, veja como solicitar a conta à ordem do OpenBank e aproveite esse e outros benefícios. Acompanhe!

Continue lendo