Educação Financeira

Como economizar na conta do celular

Sabia que é possível usar dicas práticas para economizar na sua conta do celular? Isso mesmo, confira nossas dicas para economizar dinheiro.

Anúncios

por Heloisa Trindade

Publicado em 03/03/2021

Reduza seus custos com a conta do celular

Reduza seus custos com a conta do celular (Imagem: PxHere)
Reduza seus custos com a conta do celular (Imagem: PxHere)

A conta do celular é um dos maiores gastos no orçamento de muitas pessoas. Hoje, quase todo mundo possui um smartphone. No entanto, com a evolução da tecnologia, muitas funções antes pagas agora são gratuitas.

Dessa forma, é importante discutir mais sobre esse assunto. Isso permite que seja possível entender quais são os gastos necessários e o que pode ser cortado.

Então, este post vai te ajudar neste processo. Aqui, você vai aprender como economizar na conta do celular. Veja como isso pode ser mais simples do que parece.

Anúncios

Economize nas contas de celular: 10 dicas para colocar em prática

Economize nas contas de celular: 10 dicas para colocar em prática(Imagem: econsult)
Economize nas contas de celular: 10 dicas para colocar em prática(Imagem: econsult)

Como dito, a internet mudou muito a forma como se usa o celular. Algumas das práticas mais comuns como ligações e mensagens, hoje são feitas online.

No entanto, muitas pessoas continuam pagando o mesmo valor de antes para suas operadoras. Em uma situação econômica complicada como a do Brasil, com mais de 60 milhões de negativados, qualquer forma de poupar dinheiro deve ser considerada.

Então se você quer somente organizar as finanças ou se programar para limpar seu nome, confira nos próximos tópicos 10 dicas que vão te ajudar a usar seu dispositivo de forma mais inteligente e prática.

5 dicas para limpar nome

Se está cansado de viver com orçamento apertado e sem margem de crédito para nada, saiba como limpar seu nome com as melhores dicas

1. Monitore sua franquia de dados

Monitore sua franquia de dados (Imagem: UOL)
Monitore sua franquia de dados (Imagem: UOL)

Só será possível cortar os gastos desnecessários se você os conhecer primeiro. Portanto, o passo inicial é monitorar sua franquia de dados e de ligações.

Uma dica é sempre analisar suas faturas com frequência. Assim, você vai ter noção desses débitos. Além disso, confira outros pontos interessantes de se observar.

Primeiro de tudo, confira seu plano. Veja se ele é de fato ideal para você. Às vezes, se paga pelo que nem usa. Em seguida, identifique o que deve ser prioridade na hora de contratar uma operadora.

Com isso, você se torna capaz de cortar um conjunto de gastos adicionais. Bons exemplos são aquelas compras de minutos extras e mensagens de texto.

Para fazer essa análise, é só se dirigir ao site da sua operadora. Você precisa apenas dos dados do titular da conta para fazer o login. Feito isso, terá acesso a todas essas informações.

Anúncios

2. Compare preços e planos

Compare preços e planos (Imagem: comparaplano)
Compare preços e planos (Imagem: comparaplano)

Ao olhar sua conta do celular, você pode chegar a duas conclusões. A primeira delas é que seu pacote não atende todas as suas necessidades. Já a outra é, seu plano possui diversos elementos que não são usados.

Assim, você está pagando por algo que não condiz com suas vontades. Nesses dois casos, vale a pena trocar de plano. Para tal, é interessante fazer uma boa comparação entre os planos e as ofertas.

Isso tanto com a sua operadora quanto de outras. Dessa forma, é mais fácil encontrar o melhor custo-benefício para você. Essa simples ação permite que só seja cobrado aqui que faz sentido no seu dia a dia.

Pode até não parecer, mas dá para economizar muito com isso. Uma outra dica, é que existem plataformas online que conseguem comparar os planos disponíveis.

Ainda, você pode analisar as vantagens e desvantagens de cada um. Tudo se forma simples e automatizada. Então, se preferir mais rapidez nesse processo, vale a pena procurar um site que preste esse tipo de serviço.

3. Contrate apenas o que precisa

Contrate apenas o que precisa  (Imagem: anacwinter.jusbrasil)
Contrate apenas o que precisa (Imagem: anacwinter.jusbrasil)

Entenda que a operadora vai tentar fazer o que for melhor para ela. Isso nem sempre quer dizer que você será beneficiado. Então, ao entrar em contato com ela, serão ofertados inúmeros planos.

Sem dúvidas todos serão interessantes e cheios de vantagens. Você deve conhecer alguém que já optou pelo “pacote completo” de celular. Isso só porque a diferença entre as outras alternativas era de apenas alguns reais.

No mercado, isso é conhecido como ancoragem. Quando se oferece dois planos com um valor similar, a maioria dos clientes opta pelo mais caro.

Isso parece que o consumidor está saindo em vantagem. No entanto, ele só está gastando mais do que precisa. Daí a relevância de avaliar suas prioridades. Por exemplo, se você usa apenas 20 GB de internet, não tem porque pagar por 4 GB.

Esse tópico, te auxilia na organização financeira, é importante saber ajustar os gastos para ter melhor qualidade de vida financeira.

5 dicas para iniciar seu controle financeiro

Falando em controle financeira, que tal começar agora mesmo o seu? Para isso, confira 5 dicas importantes que irão te ajudar

4. Analise a troca de operadora e plano

Analise a troca de operadora e plano (Imagem: ecotelecom)
Analise a troca de operadora e plano (Imagem: ecotelecom)

Imagine a seguinte situação. Você tem um plano há cerca de 2 anos. Porém, não está mais satisfeito com o que ele vem oferecendo. Ou ainda, a operadora tem deixado a desejar no seu serviço prestado.

Dessa forma, é recomendado que você vá em busca de uma alternativa mais interessante. Isso pode te ajudar a economizar muito na conta do celular. Além disso, tenha em mente que nenhuma empresa tem o direito de te impedir de mudar de plano.

Ainda, se você quiser trocar de companhia tudo bem. A lei da portabilidade existe para que alguns direitos sejam mantidos. Dentre eles, é possível mudar a operadora sem perder seu número atual.

Também, você pode se informar se a empresa não está oferecendo planos mais interessantes. Esse contato geralmente resulta em uma alternativa melhor e ainda, com algum desconto.

É muito comum uma operadora otimizar seus serviços e barateá-los. No entanto, na maioria das vezes, isso não é sequer comunicado aos clientes. Portanto, ir atrás nessas horas pode fazer toda diferença.

5. Confira a fatura antes de pagar

Confira a fatura antes de pagar (Imagem: folhaGO)
Confira a fatura antes de pagar (Imagem: folhaGO)

Parece uma dica besta, mas acredite, muitos não conferem suas próprias faturas. Seja por correria ou praticidade, alguns débitos são sempre colocados como automáticos.

Assim, é bem mais complicado conferir cada conta. Apesar de ser uma prática comum, ela pode ser bem danosa para seu bolso. Isso principalmente quando se fala em planos e serviços de telefonia.

Desse modo, a Anatel também conhecida como Agência Nacional de Telecomunicações trouxe um dado interessante. Segundo ela, as principais reclamações neste setor estão diretamente relacionadas com cobranças irregulares.

Por essa razão, não deixa de analisar sua fatura, ainda que seja algo um pouco mais trabalhoso. Além disso, digamos que você já efetuou o pagamento.

No entanto, pouco tempo depois notou que havia um valor indevido. Nesse caso, não ache que seu dinheiro já está perdido. Então, pegue sua fatura em mãos e entre em contato com o setor de reclamações da sua operadora.

Em seguida, detalhe toda a situação. Geralmente, a empresa vai descontar esse valor na próxima fatura. Porém, se isso não for feito, você ainda pode tomar providências.

Assim, procure a ouvidoria da Anatel e explique seu caso. Para isso, é só ligar 1331 gratuitamente.

6. Opte por plano controle ou plano família

Opte por plano controle ou plano família (Imagem: infomoney)
Opte por plano controle ou plano família (Imagem: infomoney)

Um plano em família pode trazer muita economia para todos os envolvidos. Assim, o ideal é que o grupo tenha planos de uma mesma operadora. Quando se contrata pacotes para mais de uma pessoa, muitas vantagens entram em jogo.

A principal delas é que você consegue obter descontos bem interessantes. Porém, lembre-se que esse não deve ser o único requisito para contratar um serviço.

Imagine o seguinte cenário. Sua família optou por um plano em conjunto. Esse último permite que sejam feitas ligações para outras operadoras de forma gratuita.

No entanto, vocês se comunicam mais por WhatsApp. Não faz muito sentido pagar por algo do tipo. A conta do celular só vai ficar mais cara.

Então, uma ideia é procurar por uma alternativa que valorize mais os esquemas de mensagem e internet. Em resumo, os planos em família são uma boa forma de economizar. Entretanto, prioridades devem ser consideradas sempre.

7. Pré ou pós pago: qual vale a pena para você?

Pré ou pós pago: qual vale a pena para você (Imagem: Oseudinheirovalemais)
Pré ou pós pago: qual vale a pena para você (Imagem: Oseudinheirovalemais)

Antes de selecionar um plano específico, existe uma escolha que sempre vem primeiro. Você deve decidir se quer a opção pré-pago ou pós-pago. Muitas pessoas acreditam que eles são a mesma coisa.

No entanto, isso não é verdade. É importante ressaltar que cada um deles possui benefícios diferentes. No caso dos planos pré-pagos, eles te permitem ter um controle maior do valor da sua fatura.

Porém, se você costuma fazer muitas recargas, irá gastar ainda mais. Afinal, o valor individual de cada ligação custa bem mais caro. Então, eles deixam de ser interessantes. Sendo assim, o pós-pago é mais indicado.

As operadoras podem permitir que você consiga acessar a sua conta no fim do mês. Pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo site da empresa. Essa é uma prática bem comum.

Desse modo, você como usuário, evita surpresas. Sem falar que é mais fácil identificar algum problema na fatura antes que ela chegue. No final das contas são suas necessidades que vão determinar qual plano é melhor.

8. Para diminuir a conta do celular, utilize conexões gratuitas

Utilize conexões gratuitas (Imagem: cedav)
Utilize conexões gratuitas (Imagem: cedav)

Atualmente, quase todos os dispositivos permitem acesso à internet. Até mesmo aqueles mais simples têm essa função. Afinal, é através dela que as pessoas mais se comunicam durante o dia.

Desse modo, o tempo da informação digital é o grande responsável por isso. Assim, você nunca sabe quando vai receber um e-mail ou uma mensagem de trabalho. Tendo em vista esse contexto, um pacote de dados faz toda diferença.

É um serviço essencial nos dias de hoje. A desvantagem é que eles tendem a acabar muito rápido. Dessa forma, você fica dependente de renovar o plano o tempo todo.

No entanto, existem maneiras de evitar esse gasto na conta do celular. A principal delas é a famosa WI-FI. Então, sempre que sair com seu dispositivo, deixe essa opção ligada.

Em contrapartida, desative o 3G. Faça isso principalmente em locais onde é certo ter internet. Assim, você mantém seu acesso ao mesmo tempo em que economiza.

Além disso, grande parte dos lugares disponibilizam esse serviço. Ainda, não é só fora de casa que a WI-FI é vantajosa.

Um plano desse tipo sai mais barato do que comprar pacotes de internet constantemente. Portanto, vale muito a pena investir nessa alternativa.

9. Use a funcionalidade economia de dados para economizar na conta do celular

Use a funcionalidade economia de dados (Imagem: blog.br.uptodown)
Use a funcionalidade economia de dados (Imagem: blog.br.uptodown)

É interessante compreender uma coisa sobre o consumo de internet em um smartphone. Então, nem todas as funcionalidades gastam o mesmo nível de dados. Algumas delas exigem muito mais do que outras.

Assim, as redes sociais, fotos, vídeos, aplicativos de música e jogos são bons exemplos. Caso você seja uma pessoa que usa isso por muito tempo, cuidado. Seu pacote de dados vai acabar em um piscar de olhos.

Dessa forma, em uma situação de emergência, você pode ficar sem internet. Aí que entra o perigo. No intuito de contornar a situação, o plano é renovado. Assim, nessa lógica, você vai perdendo dinheiro sem nem perceber direito.

Então, imagine estar em um lugar sem acesso a WI-FI. Mesmo usando seu pacote, dá para amenizar o gasto. Uma dica é optar pela função “economia de dados” do celular. Sendo assim, seus aplicativos vão maneirar no consumo.

O Instagram por exemplo, é a rede social que mais consome internet. No entanto, ele tem essa alternativa econômica. Infelizmente, poucos têm conhecimento disso.

Portanto, use essa técnica. Além disso, caso queira ver alguma série, baixe o conteúdo antes, quando estiver conectado a uma WI-FI. A mesma coisa vale para músicas. São opções simples que podem te poupar muito dinheiro no fim do mês.

10. Utilize apps de troca de mensagens instantâneas para diminuir a conta do celular

Utilize apps de troca de mensagens instantâneas (Imagem: HUBPME)
Utilize apps de troca de mensagens instantâneas (Imagem: HUBPME)

Os aplicativos de mensagem são uns dos mais usados no mundo inteiro. Eles oferecem uma série de vantagens para seus usuários. Então, não fique gastando crédito com ligações ou SMS.

Opte por uma ferramenta que te permita fazer essas coisas de forma gratuita. Assim, você tem um leque de aplicativos para escolher. WhatsApp, Skype, Telegram e por aí vai.

Com eles, não é necessário usar seu dinheiro para atividades tão simples. Acredite, sua conta do celular vai diminuir bastante se investir nessa dica.

Conclusão

Conclusão (Imagem: freepik)
Conclusão (Imagem: freepik)

Até aqui, você já percebeu que existem inúmeras formas de economizar no fim do mês. Seu telefone não precisa ser um dos motivos para desenvolver dívidas. Assim, com simples atitudes, você pode pagar muito pouco sem deixar de aproveitar nada.

Por fim, pegue as dicas que condizem com sua realidade e aplique-as no seu dia a dia. A conta do celular vai ser uma das suas menores preocupações quando olhar sua fatura novamente.

Lembre-se que o não pagamento, caso a conta pese, pode sujar seu nome e assim dificultar ainda mais as coisas. Portanto, a reduza antes de chegar ao extremo!

Como limpar nome serasa

E se o seu nome já estiver sujo, veja agora mesmo como limpar através do Serasa, plataforma que dá até 90% de desconto nas dívidas em atraso dos consumidores

Sobre o autor

Heloisa Trindade

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo pessoal Crefisa

O empréstimo pessoal Crefisa tem fácil solicitação, é ideal para pessoas com o nome sujo e apresenta valores que variam conforme a análise. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Gamerscard

O cartão de crédito Gamerscard oferece a possibilidade de comprar em lojas físicas e virtuais com praticidade, sem anuidade. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como conseguir empréstimo pessoal online com score baixo

Está precisando de um empréstimo? Veja como conseguir um empréstimo pessoal online com score baixo no artigo de hoje. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Inter online: com cashback e limite garantido

Se você está procurando um cartão de crédito sem anuidade e com conta digital, o cartão Inter online pode ser a solução que você busca. Para saber mais sobre ele e conferir as suas vantagens, é só continuar a leitura do artigo e conferir!

Continue lendo
content

Descubra como pagar o Uber com PicPay e ganhar cashbak!

Um dos apps de transporte mais populares do país e a carteira digital brasileira oferecem benefícios para quem os utiliza juntos. Ao recarregar seu app Uber através do PicPay, você pode ganhar cashback de até 5% dependendo do valor da recarga.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Revolut Metal

Quer um cartão descomplicado que ajuda na hora de viajar e trocar dinheiro? Então veja agora como solicitar o cartão Revolut Metal.

Continue lendo