Dicas

Como conquistar emprego dos sonhos?

Você sabe qual é seu emprego dos sonhos? No artigo de hoje, vamos te ajudar a descobrir qual é, bem como apresentaremos dicas para você trabalhar com o que ama. Confira!

Anúncios

Descubra como trabalhar com o que você ama

Saiba como conquistar o trabalho dos sonhos. Fonte: Pexels.
Saiba como conquistar o trabalho dos sonhos. Fonte: Pexels.

Para algumas pessoas, entrar no mercado de trabalho não é apenas uma questão de sustento. Isso porque algumas pessoas veem a profissão como uma vocação, um sonho. Além disso, também tem quem não sabe exatamente o que quer. Mas mesmo assim quer se sentir realizado no seu emprego. Sendo assim, muita gente se pergunta: como conquistar o emprego dos sonhos?

No artigo de hoje, vamos te mostrar como descobrir qual seu emprego dos sonhos. Ademais, você vai ver algumas dicas para conseguir fazer o que ama para viver. Continue a leitura e confira!

Pergunte-se qual é o emprego dos seus sonhos

Em primeiro lugar, é preciso entender qual é esse tal emprego dos sonhos. Por mais que algumas pessoas já saibam desde crianças, nem sempre é assim. Muita gente descobre o emprego dos sonhos já quando é adulto. Além disso, também existem os casos de transição de carreira, em que o sonho de emprego muda com o tempo. Por isso, existem algumas maneiras de entender qual pode ser seu emprego dos sonhos.

A princípio, se pergunte qual sua área preferida de conhecimento: humanas, exatas ou biológicas? Essa pergunta pode dar um norte para a sua decisão. A partir disso, pesquise as profissões disponíveis em cada área do conhecimento. Outra opção, é comparecer a feiras de profissões. Isso porque nesses espaços, você consegue conhecer o dia a dia de um estudante ou profissional da área. Normalmente, essas feiras são organizadas pelas próprias universidades.

Por fim, lembre-se que ás vezes um hobby não é necessariamente um trabalho. Por exemplo, se você escreve por hobby. Nem sempre trabalhar escrevendo pode ser seu emprego dos sonhos. Com isso, você pode acabar retirando aquele seu momento de diversão e transferindo-o para o trabalho. Dessa forma, é importante ser realista quando pensamos em um emprego dos sonhos.

6 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos

Conseguir o emprego dos sonhos pode ser uma tarefa simples. Fonte: Adobe Stock.
Conseguir o emprego dos sonhos pode ser uma tarefa simples. Fonte: Adobe Stock.

Em suma, depois que você traçar seu objetivo, é hora de ir atrás. Para isso, existem algumas ações fundamentais para você se destacar no mercado. Além disso, se for o que você realmente se identifica, vai ser bom se dedicar a tudo isso. Veja abaixo algumas das dicas de como conquistar o emprego dos sonhos:

1. Mantenha seu currículo atualizado

Primeiramente, vamos pensar de uma maneira prática. A sua principal porta de entrada nas empresas vai ser o currículo. Por isso, mantenha o seu sempre atualizado. A ideia é que a cada 3 meses, você já faça atualizações. Ou então, quando tiver alguma mudança profissional para ser adicionada. 

Além disso, se for o caso da sua profissão, mantenha também um bom portfólio. Por exemplo, se você quiser ser designer, é bom ter algum material exposto. Ou seja, junte todas as peças que você já fez, e deixe disponível em algum site. Dessa forma, quando forem te contratar, as empresas já tem uma noção da sua habilidade técnica.

2. Prepare-se para as entrevistas

Atualmente, saber se comunicar é essencial em qualquer profissão. Pensando nisso, se prepare muito bem para a entrevista. Cada vez mais as empresas priorizam a cultura das pessoas, para além da habilidade. Ou seja, impressionar os entrevistadores com as suas soft skills pode ser uma boa estratégia. 

Ademais, também é importante conhecer a empresa em que você realiza a entrevista. Sendo assim, busque o histórico da empresa e entenda qual a cultura. Dessa maneira, você pode estar muito mais alinhado com a instituição na entrevista.

3. Faça networking constantemente

É muito importante ter contato com profissionais da área. Fonte: Pexels.
É muito importante ter contato com profissionais da área. Fonte: Pexels.

Uma das principais dicas para você é: faça networking. O termo pode ter se tornado maçante, pois mencionamos com frequência. Mas é verdade: o networking pode te levar as melhores oportunidades. Nesse sentido, uma ótima forma de fazer networking é pelo LinkedIn! Isso porque nessa rede social, você consegue conhecer pessoas do mundo inteiro sem nem sair de casa.

Dessa maneira, esteja sempre ativo na rede social. Entretanto, se não se sentir confortável para publicar, não tem problema. Também é possível interagir comentando em outros posts, curtindo e até compartilhando. Em suma: esteja nessa rede social.

Além disso, falando de uma forma mais tradicional de networking: mantenha uma boa relação com os colegas de trabalho. Dessa forma, você pode conseguir alguma vaga futura quando estiver precisando. Ou até receber dicas de profissionais que estão acima de você. Sendo assim, manter essa boa relação mesmo se sair da empresa é fundamental.

O que fazer para conseguir um emprego rápido?

Está precisando encontrar um emprego rápido, mas não sabe por onde começar? Então, leia este post e confira nossas dicas!

4. Crie sua imagem pessoal

Em resumo, a sua imagem pessoal entra naquelas soft skills que mencionamos. Ou seja, aqui é onde você liga a sua habilidade técnica a quem você é. Por exemplo, você é programador e, ainda, estudou muito sobre comunicação não violenta. Todos esses fatores ajudam a criar sua imagem pessoal. Quem você vai ser no dia a dia de trabalho, por exemplo.

Aliás, o LinkedIn é um ótimo ambiente para criar essa imagem. Isso porque, lá você pode contar histórias do seu dia a dia e atrelar isso ao seu profissional.

5. Conheça o mercado

Nesse sentido, para conquistar seu emprego dos sonhos, é fundamental conhecer o mercado. Ou seja, a profissão que você quer tem um mercado quente? Tem muitos ou poucos empregos? Tudo isso é muito importante. Pois, podem existir casos em que o seu emprego dos sonhos é muito díficil e tem poucas chances. Nesses casos, o caminho a trilhar será bem mais longo.

Por isso, você pode ir focando em trabalhos adjacentes em paralelo a criação do seu sonho. Entretanto, para entender se isso é realmente necessário, vai ser preciso conhecer bem o mercado. 

6. Invista em qualificação e desenvolvimento pessoal 

Por fim, mas não menos importante: seja um profissional qualificado. Sendo assim, invista muito no seu conhecimento técnico. Mostre que você sabe do que está falando, não só porque gosta, mas porque estudou. Além disso, como já mencionamos, o desenvolvimento pessoal é essenciall.

Atualmente, as empresas buscam profissionais humanos e com boas habilidades emocionais. Sendo assim, se você souber combinar isso a sua técnica, com certeza vai conquistar o emprego dos sonhos!

Portanto, agora você já tem uma noção de como conquistar esse emprego dos sonhos. Então, veja no artigo recomendado abaixo alguns cursos online que podem te ajudar. Confira!

Curso online para melhorar currículo

Veja quais os cursos podem te ajudar a dar um up na sua carreira!

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça a conta digital Bitz

A conta digital Bitz é um aplicativo gerenciado pelo Bradesco que oferece muitas facilidades a você. Saiba tudo sobre ela neste post!

Continue lendo
content

7 opções de jogo que ganha dinheiro de verdade

Conheça o melhor jogo que ganha dinheiro de verdade na internet. Saiba como funciona e como baixá-lo para começar a obter rendimentos.

Continue lendo
content

Saiba como fazer o cadastro grátis para revender Abelha Rainha

Neste post, você poderá obter informações claras e objetivas sobre os requisitos e o passo a passo para se tornar uma revendedora da marca.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Livraria Cultura

Quer comprar mais livros e investir em cultura, como idas ao cinema para assistir os filmes do momento? Conheça o cartão Livraria Cultura, que te dá 50% de desconto em cinemas.

Continue lendo
content

Veja como declarar a compra, venda e financiamento de imóveis no IRPF 2022

O prazo de entrega do Imposto de Renda deste ano está chegando ao fim, e muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre o que devem informar à Receita Federal. O comércio de imóveis é uma das informações obrigatórias no documento. Saiba mais sobre como declará-lo a seguir!

Continue lendo
content

Cartões CGD: quais são e como escolher o melhor?

Os cartões CGD oferecem diversos benefícios, como programa de pontos, benefícios da bandeira, seguro contra acidente pessoal, seguro de compras, assistência de viagens e mais. Para obter mais informações sobre as opções de cartão, é só continuar a leitura do artigo.

Continue lendo