Dicas

Quais são boas práticas com seu CPF?

A tecnologia traz muitas vantagens para o cotidiano das pessoas, mas também resulta em algumas experiências ruins. As constantes fraudes e golpes usando os documentos pessoais são exemplos disso. Por isso, neste texto separamos as principais boas práticas com seu CPF. Confira!

Anúncios

por Marina Poncio

Publicado em 05/03/2022

Como proteger o CPF e evitar fraudes

Atenção aos golpes. Evite fraudes com seu CPF. Fonte: Adobe Stock.
Atenção aos golpes. Evite fraudes com seu CPF. Fonte: Adobe Stock.

Ter boas práticas com seu CPF é essencial para evitar as fraudes que acontecem a todo momento nos dias de hoje. Especialmente, com o avanço da tecnologia e dos documentos físicos, ficando cada vez mais incomuns.

No entanto, mesmo com o digital crescendo a cada dia, ainda existem pessoas que acabam se descuidando com o seu CPF. Com isso, sofrem com fraudes dos documentos pessoais. Isso é mais comum do que pensamos.

Portanto, é preciso averiguar e realizar consultas do seu CPF para saber de todas as movimentações que estão sendo feitas. Além disso, existem diversas práticas que podemos adotar para nos proteger ainda mais.

Foi por isso que produzimos esse conteúdo, que conta com 4 boas práticas com seu CPF essenciais para manter a segurança dos seus documentos.

Em outras palavras, o Senhor Panda irá te mostrar algumas formas recomendadas para se proteger física e virtualmente de qualquer fraude contra o seu CPF. Vamos a isto?

Como saber se estão usando seu CPF indevidamente?

O CPF é um dos principais documentos que utilizamos para realizar milhares de procedimentos durante a nossa vida. Sendo assim, é comum que busquemos as melhores formas de cuidar e gerenciar esse documento.

Portanto, é normal buscar sempre uma proteção para evitar que fraudes ocorram no momento em que se perca o documento ou, por acaso, seja inserido as nossas informações pessoais de forma indevida.

Enfim, mas ainda hoje existem algumas formas que podemos utilizar para ficar alertas e saber com antecedência se o nosso CPF está sendo utilizado de forma indevida. Mas como? É bastante simples.

Temos duas opções para consultar o nosso CPF. Ou seja, pelo app do SPC ou realizando o cadastro no SCPC. Sendo assim, ambas as plataformas contém as informações do nosso CPF e demais informações pessoais.

Desta forma, podemos acompanhar qualquer movimentação no nosso CPF e descobrir se o mesmo está sendo utilizado de forma indevida por terceiros.

Vazamento de dados: tenha cuidado com o seu CPF

Você sabia que alguns cuidados podem evitar o vazamento dos seus dados? Para isso, veja no post o que você precisa fazer para se proteger.

4 boas práticas com seu CPF: cuidado com seus dados

Afinal, quais as práticas para uso adequado do meu documento? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, quais as práticas para uso adequado do meu documento? Fonte: Adobe Stock.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que essas práticas são recomendadas para minimizar ao máximo as chances de fraudes e golpes que possam ocorrer utilizando seu documento.

No entanto, não são práticas absolutas que irão acabar com as fraudes. Até porque, com o aumento dos documentos digitais, os golpes estão em sua grande maioria na internet.

Apesar disso, esses hábitos podem ajudar muito você que ainda utiliza os documentos físicos em diversos procedimentos.

Enfim, vamos começar com o básico, pois muitas pessoas esquecem que os cuidados mais simples são responsáveis por uma segurança ainda mais forte. Vamos lá!

1. Não entregue seus documentos a terceiros

A primeira boa prática que devemos ter com os nossos documentos é utilizá-los por conta própria. Ou seja, evitar entregá-los a terceiros para que eles realizem procedimentos por nós.

Quem nunca ouviu aquele ditado “se quer algo bem feito, faça você mesmo”? Ele se encaixa perfeitamente quando falamos de documentos pessoais. Portanto, sempre deve ser nós a utilizar ao invés de outras pessoas.

Claro que parentes próximos podem precisar do nosso CPF e outros documentos para algum procedimento específico. No entanto, é sempre essencial saber qual é o motivo. Além disso, onde os documentos serão usados.

Todavia, no caso de terceiros pedirem algum de seus documentos, isso não pode acontecer. Pois, corremos um grande risco de ter nossos dados utilizados da maneira incorreta.

2. Não forneça o número do seu CPF para ninguém

Diversos serviços, principalmente online, pedem o CPF e outras informações pessoais de milhares de pessoas em todo o Brasil a todo momento. Portanto, é essencial o cuidado para quem fornece o nosso CPF.

Ou seja, isso significa que devemos saber em que ocasiões o CPF é necessário e quando não precisamos disponibilizar essa informação. Tendo em vista que o mesmo é um documento muito comum para realizar diversos procedimentos, especialmente financeiros.

Então, no âmbito online, evite disponibilizar o seu CPF em sites não confiáveis ou de procedência duvidosa. Essa é uma das diversas boas práticas com o seu CPF.

Outra ação que podemos evitar é a de entregar o nosso CPF para que outras pessoas utilizem presencialmente ou até online sem que nós saibamos. Fazer isso pode evitar uma série de problemas.

3. Destrua seus documentos antes de descartá-los

O acúmulo também é um hábito muito nocivo e que pode ser o motivo de fraudes, falsificações e demais atos ilegais contra o nosso CPF ou documentos pessoais em geral.

Em outras palavras, não é recomendado que se acumule cópias de documentos pessoais que não utilizamos mais ou que não tem mais condições aceitáveis de serem utilizados.

Portanto, cópias de documentos não utilizados não devem ser guardadas. O descarte desses documentos é essencial.

Depois que descartamos os documentos antigos, podemos adotar as práticas de cópia para os novos documentos.

4. Tenha cuidado ao fazer cópias de documentos

A coisa mais comum de acontecer são as cópias dos nossos documentos, pois de certa forma, é muito útil utilizarmos documentos secundários, ou seja, as cópias para evitar que os originais estraguem com o tempo.

Apesar disso, é importante ter o total controle de nossos documentos para evitar fazer cópias desnecessárias a todo momento. Nesse sentido, diversas pessoas perdem suas cópias e acabam fazendo outra para substituir.

Isso resulta em uma série de cópias espalhadas e que não sabemos onde muitas delas se encontram. Essas perdas podem ser perigosas e resultar em fraudes dependendo da situação.

Portanto, devemos ter no máximo duas cópias de cada documento e o devido gerenciamento delas para evitar de perdê-las. Enfim, essas são boas práticas com o seu CPF possíveis de se aderir. Desta forma estará evitando fraudes e futuros transtornos.

Quer saber mais sobre fraudes constantes ocorridas atualmente? Confira nosso conteúdo recomendado e fique por dentro de tudo sobre as fraudes dos pagamentos por aproximação. Previna-se!

Fraude pagamento por aproximação: como evitar?

O pagamento por aproximação veio para trazer mais facilidade e praticidade na vida dos brasileiros, mas é preciso cuidado!

Sobre o autor

Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Vale a pena abrir uma Poupança?

Abrir uma poupança pode trazer segurança, mas já não é mais tão vantajoso em termos de rendimento. Então vale a pena? Confira sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Beleza Renovada: confira como participar deste quadro

Conheça mais sobre o quadro Beleza Renovada do Programa da Eliana e saiba as vantagens de participar dele e transformar seu visual!

Continue lendo
content

Santander SX: mais vantagens do novo produto

O cartão Santander SX oferece muitas vantagens para os seus clientes, como descontos e possibilidade de isenção da anuidade. Leia o post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o benefício Tarifa Social da Água

Com o benefício Tarifa Social da Água, famílias de baixa renda poderão usufruir de descontos na conta de água todos os meses. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

7 cartões com milhas aéreas em 2022

Quem gosta de viajar sabe que essa atividade gera inúmeros custos. Nesse sentido, ter um cartão que acumula milhas pode ajudar bastante. Quer saber quais são as melhores opções de cartões com milhas aéreas? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Rico Investimentos é seguro?

Com a Rico Investimentos, você pode fazer aplicações em ações, fundos imobiliários, CDBs e mais um monte de outros ativos. Mas, será que é seguro investir pela corretora? Para saber nossa resposta, confira o post em seguida.

Continue lendo