Curiosidades

As fobias mais estranhas do mundo: saiba quais são os 20 medos bizarros e que você jamais imaginou que existissem

Você tem algum medo bizarro e considera que tem uma das fobias mais estranhas do mundo? Se sim, então venha ver se esta sua doença está no nosso texto!

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 16/08/2020

Não há alguém no mundo que não tenha medo de algo. No entanto, há aquelas pessoas que têm pavor de certas coisas que chegam a ser consideradas uma das fobias mais estranhas do mundo.

Não há alguém no mundo que não tenha medo de algo. No entanto, há aquelas pessoas que têm pavor de certas coisas que chegam a ser uma das fobias mais estranhas do mundo.

É muito comum conhecermos pessoas que têm medo de altura, de palhaço, de aranha, de lugar fechado… Mas você sabia que existe alguém neste mundo com medo de tomar banho? Sim, é verdade!

Se você tem curiosidade em saber mais sobre o tema, então não deixe de ler o nosso texto. Com certeza, ele irá lhe trazer muito conhecimento sobre as fobias mais estranhas do mundo.

Anúncios

20. Ablutofobia

O primeiro da nossa lista das fobias mais estranhas do mundo não poderia deixar de ser aquela que nós já citamos logo de cara: a de tomar banho. Pois é, é algo inimaginável, porém que existe!

O primeiro da nossa lista das fobias mais estranhas do mundo não poderia deixar de ser aquela que nós já citamos logo de cara: a de tomar banho.

As pessoas que têm esse tipo de fobia, obviamente, chegam a passar longos períodos sem lavar o corpo e, quando precisam ir para o chuveiro, têm crises de ansiedade e muitas vezes passam mal. Já pensou que situação bizarra?

De qualquer modo, uma coisa é certa: torço para que ninguém trombe com alguém que tenha essa fobia porque o cheiro da pessoa deve fazer qualquer um ficar enojado.

19. Afefobia

Uma coisa é fato: há pessoas que detestam ser tocadas e motivos não faltam para isso.

Seja por invasão de privacidade, por agonia ou até TOC, as suas razões são mais do que justas.

Uma coisa é fato: há pessoas que detestam ser tocadas e motivos não faltam para isso. Todavia, há aquelas que têm um medo terrível quanto isto acontece.

Todavia, há aquelas que têm um medo terrível ao serem tocadas, inclusive por seus familiares, amigos e até mesmo companheiros amorosos.

Chamada de afefobia, esta doença, muitas vezes, pode ser sintoma de um trauma profundo, como, por exemplo, de alguém que já foi estuprado no passado.

Anúncios

18. Araquibutirofobia

Nos últimos anos, por conta da ascensão da vida saudável, a pasta de amendoim ganhou muitos adeptos aqui no Brasil.

Esta iguaria típica da culinária norte-americana passou a fazer parte do café da manhã de muitos brasileiros e há quem não passe um dia sem comê-la.

A inocente pasta de amendoim pode ser o pesadelo para algumas pessoas que sofrem de araquibutirofobia.

Mas o que você jamais iria imaginar é que esta inocente pasta de amendoim pode ser o pesadelo para algumas pessoas que sofrem de araquibutirofobia.

Proveniente das palavras gregas “arachi” para “amendoim” e “butir” para manteiga e “fobia” para medo, esta doença é um medo excessivo de ser sufocado pela manteiga de amendoim.

Especificamente, refere-se ao medo da comida grudar no céu da boca.

17. Aritmofobia

Há quem diga que não gosta de números e de matemática e que prefere as áreas de humanas. Se você é uma dessas pessoas, tudo bem! Cada um com a sua preferência.

Há quem diga que não gosta de números e de matemática, mas há pessoas que realmente DETESTAM tudo isso e que chegam a ter um medo extremo quando o enfrentam.

No entanto, há pessoas que realmente DETESTAM números e que chegam a ter um medo extremo quando os enfrentam.

Chamadas de aritmofóbicas, elas sofrem muito quando precisam lidar com a matemática.

Há, todavia, um detalhe curioso sobre essa fobia: algumas pessoas têm medo de números específicos, como o 13 e o 4.

16. Bromidrofobia

Manter a higiene pessoal em dia é mais do que um mero capricho, é necessário para a própria saúde. Mas tem gente que passa um pouquinho da conta.

Neste caso, o que era um simples TOC deixa de ser um transtorno fácil de lidar e passa a ser uma doença severa.

Manter a higiene pessoal em dia é necessário, mas tem gente que passa um pouco da conta
e o que era um simples TOC passa a ser uma doença severa.

Enquanto há alguns que morrem de medo de tomar banho, há outros que já sentem pavor de se sentir sujo e ter odores pelo corpo.

Chamada de bromidrofobia, esta é uma das fobias mais estranhas do mundo.

Ela é tão séria que a pessoa quem tem esta doença chega a tomar vários banhos por dia e esfregar a pele com tanta força a ponto de machucá-la profundamente.

15. – Caetofobia

Provavelmente, você deve conhecer alguém que tenha “faniquito” com pelos e cabelos ou nojo deles e que não suporta que alguém peludo o toque. Isto, definitivamente, não é coisa de outro mundo.

Mais do que nojo de pelos e cabelos, há pessoas que sofrem de caetofobia e morrem de medo dos peludos e/ou cabeludos de plantão.

No entanto, mais do que nojo de pelos e cabelos, há pessoas que sofrem de caetofobia e morrem de medo dos peludos e/ou cabeludos de plantão.

Alguns têm medo apenas de cabelo solto, mas a fobia pode aumentar a ponto do caetofóbico ter medo dos próprios pelos.

Em geral, eles cortam os cabelos bem curtos e se depilam por completo, sem jamais deixar alguém tocar nessas áreas.

14. – Cromofobia

Já pensou em ter medo excessivo de cores? Sim, de cores!

Por mais bizarro que pareça ser, já que cor é algo intangível e não nos causa nenhum mal, existem pessoas que se sentem apavoradas diante delas.

Por mais bizarro que pareça ser, já que cor é algo intangível e não nos causa nenhum mal, existem pessoas que se sentem apavoradas diante delas.

Como elas vivem com este medo? Difícil de explicar…

No entanto, assim como os aritmofóbicas, as pessoas que têm cromofobia, muitas vezes, só sentem medo de determinadas cores, como o amarelo.

Outro exemplo é a da cor branca, sendo chamada de leucofobia o pavor inexplicado por ela.

13. – Eisoptrofobia

Quem não se lembra do conto de fadas “A Branca de Neve” e a célebre frase da Rainha Má “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”, não é mesmo?

Esta frase, que marcou toda uma geração, jamais seria dita pelos eisoptrofóbicos. Não por que essas pessoas possuem autoestima baixa, mas porque morrem de medo de espelhos.

A eisoptrofobia consiste em um medo irracional de ver a própria imagem refletida no espelho.

A eisoptrofobia consiste em um medo irracional de ver a própria imagem refletida no espelho. Mais especificamente, o sofredor sente um medo intenso com a ideia de ver algo aterrorizante no espelho, como fantasmas, espíritos, etc.

As superstições e histórias de terror alimentaram esse medo durante gerações, então fica fácil entender o motivo de algumas pessoas sentirem tanto medo de espelhos.

12. Filofobia

Você já escutou falar em filofobia? Se ainda não, é bem provável que já tenha se deparado com alguém que possua essa doença:

O medo paralisante de se apaixonar, seja, principalmente, pelos parceiros românticos, mas também pelos familiares e amigos.

Você já escutou falar em filofobia? Se ainda não, é bem provável que já tenha se deparado com alguém que possua essa doença: o medo paralisante de se apaixonar.

Normalmente causada por uma experiência traumática anterior, tanto na vida amorosa pessoal como nas memória de altos e baixos dos relacionamentos de seus pais, a pessoa filofóbica tem muita dificuldade de se relacionar.

Nesses casos, um sofredor de filofobia acaba sendo uma pessoa bastante solitária, o que pode colocar em jogo a saúde física e mental.

11. Filemafobia

Já que citamos a filofobia, que tal falarmos da sua “prima” filemafobia?

Enquanto a primeira refere-se ao medo de se apaixonar, neste caso trata-se do pânico em receber ou até mesmo dar um beijo em alguém. Nem mesmo os filmes mais românticos conseguem quebrar este pavor.

A aversão é tanta que essas pessoas podem até sentir tremedeira, boca seca e enjoo. Ja pensou?

A filemafobia refere-se ao medo em receber ou até mesmo dar um beijo em alguém.

Até agora, já foram 10 fobias mais estranhas do mundo, mas ainda falta a outra metade.

Se você continuar lendo o nosso texto, uma coisa lhe garantimos: você vai conhecer medos que jamais imaginou que pudessem existir!

10. Globofobia

Hoje em dia, o tradicional estourar o bexigão em festa infantil não é mais tão comum, mas este momento era o mais esperado pela criançada até os anos 2000. Quer dizer, quase toda criançada.

Poderia haver entre as crianças alguma que tivesse globofobia e o melhor momento da festa, que era estourar o bexigão, passaria a ser o seu pior.

Poderia haver entre elas alguma criança que tivesse globofobia e o melhor momento da festa passaria a ser o seu pior.

Isto porque esta doença refere-se ao medo excessivo de balões de festa. Na verdade, a fobia pouco tem a ver com o balão propriamente dito, mas sim com o barulho que ele provoca ao estourar

09. Heliofobia

Os vampiro são seres mitológicos que sobrevivem se alimentando da essência vital de criaturas vivas e que não suportam a luz do sol.

Embora seja uma figura fictícia, você sabia que existem pessoas reais que se assemelham muito o seu estilo de vida?

Há pessoas que possuem o que é chamado de heliofobia, medo da luz solar, considerada uma das fobias mais estranhas do mundo.

Obviamente, não nós estamos falando sobre se alimentar da essência vital de criaturas vivas, mas sim do pavor da luz solar.

Há pessoas que possuem o que é chamado de heliofobia, uma das fobias mais estranhas do mundo.

Neste caso, o indivíduo só consegue sair durante à noite ou em dias chuvosos e nublados sem nenhum raio de sol.

08. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

A pessoa que tem esta fobia deve olhar para o nome de sua doença e pensar: “só podem estar de brincadeira…”.

Você não deve imaginar, mas esta que é uma das fobias mais estranhas do mundo refere-se justamente ao medo irracional de palavras longas demais. Pois é!

As pessoas que sofrem de Hipopotomonstrosesquipedaliofobia tem medo irracional de palavras longas demais. Pois é!

As pessoas que sofrem de Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, além de terem fobia de palavras longas ou de uso incomum e técnico, também não utilizam palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

Pesquisadores sugerem que a causa desse distúrbio específico possa morar no medo de pronunciar alguma dessas palavras de forma errada e ser alvo de piadas. A auto confiança mandou lembranças!

07. Lachanofobia

A lachanofobia parece até desculpa de criança que não quer comer vegetais, mas não é não.

Considerada uma das fobias mais estranhas do mundo, trata-se do medo desproporcional e repugnante dos vegetais e das verduras.

Considerada uma das fobias mais estranhas do mundo, a lachanofobia trata-se do medo desproporcional e repugnante dos vegetais e das verduras.

Para estas pessoas que possuem a lachanofobia, elas temem que os vegetais tornem-se gigantes e verdadeiros assassinos a qualquer momento. Pois é!

Pelo visto, os lachanofóbicos levaram muito à sério o filme “O Ataque dos Tomates Assassinos“.

06. Neofobia

Não há quem não se sinta levemente inseguro e com certo grau de medo ou receio quando precisa lidar com algo novo, principalmente quando este algo tiver uma importância significativa na nossa vida, como o trabalho.

Para algumas pessoas, esta situação de sair da zona de conforto é bem estimulante, mas para outras é totalmente paralisante.

Em criança, este medo, que é uma das fobias mais estranhas do mundo, apresenta-se muitas vezes como neofobia alimentar.

É tão paralisante que existe uma doença para isto: a neofobia, que é o medo de algo novo, sejam situações, lugares ou coisas.

Por exemplo, as pessoas neofóbicas geralmente têm problemas com a tentativa de novos aparelhos eletrônicos, alimentos, hábitos ou horários.

Em criança, este medo, que é uma das fobias mais estranhas do mundo, apresenta-se muitas vezes como neofobia alimentar, que pode desencadear quando ela é forçada a comer alimentos não experimentados anteriormente.

05. Nomofobia

Considerada uma das doenças do século XXI, a nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usá-lo por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.

Esta fobia, que é uma condição moderna, tende inevitavelmente a atingir cada vez mais pessoas.

A nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usá-lo por algum motivo

Em um estudo de 2008, pesquisadores relataram que 53% dos usuários de celulares se sentiam ansiosos quando não podiam usar seus telefones celulares e mais da metade nunca desligava seus telefones. Estudos subsequentes descobriram que os números aumentaram desde então.

Será que esta fobia também vai nos atingir – se é que já não?

04. Onfalofobia

Que tal ter pânico de uma parte do seu corpo, hein? No mínimo, bizarro – para não dizer improvável.

No entanto, isso existe e possui um nome: o onfalofobia, que é o medo aflitivo de umbigos. Não à toa, está na nossa lista de fobias mais estranhas do mundo.

Que tal ter pânico de uma parte do seu corpo, hein? No mínimo, bizarro – para não dizer improvável. No entanto, isso existe: é o onfalofobia, que é o medo de umbigos.

Quem tem onfalofobia pode ter um verdadeiro surto se alguém tentar chegar perto do seu umbigo. Pior ainda é coçá-lo, cutucá-lo ou qualquer outra coisa que envolva umbigos.

Fora isso, elas sentem pavor de ver, tocar ou até imaginar essa parte do corpo. Que dureza viver assim, hein?

03. Siderofobia

Para muitas pessoas, poder vislumbrar um céu limpo e estrelado é uma dádiva.

Do mesmo modo em que elas se sentem desta maneira, existe um grupo que tem verdadeiro pavor de olhar para estrelas – são pessoas que sofrem de siderofobia.

Existe um grupo que tem verdadeiro pavor de olhar para estrelas – são pessoas que sofrem de siderofobia.

Siderofobia é o medo irracional das estrelas. Intimamente relacionado à Astrofobia (medo de estrelas e espaço celeste), esta fobia pode surgir principalmente de um sentimento de falta de controle por causa da imensidão do universo.

02. Somnifobia

Atire a primeira pedra quem nunca teve o pensamento sobre morrer dormindo! Há, inclusive, quem idealize isto como sendo a sua “morte perfeita”.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que não conseguem pregar os olhos de jeito nenhum justamente por ter pavor de dormir e não acordar mais.

Existem aquelas pessoas que não conseguem pregar os olhos de jeito nenhum justamente por ter pavor de dormir e não acordar mais.

Chamada de somnifobia, esta doença é nada mais, nada menos, do que o medo de dormir.

Seja pelo receito de morrer ou de ter pesadelos, ela, que é uma das fobias mais estranhas do mundo, é bastante prejudicial à saúde, principalmente porque lida com algo que é essencial para um bom funcionamento do corpo e, por consequência, para a vida em geral.

01. Turofobia

Queijo é, com certeza, uma das melhores comidas do mundo. É difícil, inclusive, encontrar alguém que não seja apaixonado por esta iguaria. Mas entenda uma coisa: é difícil, porém não impossível.

Tanto que não é impossível que, para algumas pessoas, queijos não só são detestáveis, como provocam pavor nelas.

Quando estão perto da iguaria, elas têm essa fobia chamada de turofobia que chegam a apresentar crises de ansiedade.

Para algumas pessoas, queijos são a verdadeira causa de seus pesadelos. Quando estão perto da iguaria, elas chegam a apresentar crises de ansiedade, sintoma da turofobia.

Com certeza, dentre todas as fobias mais estranhas do mundo, esta, definitivamente, é algo que nós passamos longe. Afinal, como viver sem queijo, não é?

Mas e você, tem algum medo bizarro para chamar de seu?

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta Caixa

A conta Caixa é uma ótima opção para quem busca praticidade e segurança. Quer saber como solicitar? Veja agora neste artigo.

Continue lendo
content

Como abrir conta Rendeira Pagbank

Quer descobrir como abrir uma conta rendeira pagbank? Descubra como ter uma conta que rende mais que a poupança.

Continue lendo
content

Cálculo décimo terceiro salário: como fazer

Precisa fazer o cálculo do décimo terceiro? Neste artigo te ensinamos como calcular tanto a parcela única quanto o pagamento em duas parcelas. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como ganhar dinheiro no TikTok

Ganhar dinheiro no TikTok é um dos sonhos de muitos criadores de conteúdo e influenciadores. Quer saber como funciona a monetização e as principais ferramentas dessa rede social? Então, é só continuar a leitura com a gente!

Continue lendo
content

Conheça o Pensar Concursos

Pensa em prestar concurso público? Veja nesse post as dicas sobre o Pensar Concursos e saiba como se sobressair nas provas.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Leroy

Solicite o cartão Leroy Merlin e conte com 5% de desconto na sua primeira compra e a possibilidade de parcelar em até 36x.

Continue lendo