Listas

As 15 estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer

Quer saber quais são as estações mais lindas do mundo? Então leia o nosso texto e já comece sabendo: há um lugar aqui no Brasil para você conhecer!

Anúncios

Estações ao redor do mundo

Com a pandemia do coronavírus, as pessoas ficaram isoladas dentro de casa e nunca houve um momento da nossa história atual que viajar fosse tão necessário.

Se você também sente isto, então lhe recomendamos:

Coloque em sua lista destinos que possuem as estações mais lindas do mundo.

Na Rússia, por exemplo, a beleza arquitetônica das suas estações é tanta que deve encantar até mesmo o russo mais acostumado.

Isto porque, ao redor do mundo, há estações que são verdadeiras obras de arte. Na Rússia, por exemplo, a beleza arquitetônica de suas estações é tanta que deve encantar até mesmo o russo mais acostumado.

Já no Brasil, infelizmente, há apenas um lugar que merece o posto. No entanto, esta é a exceção e não a regra.

Pensando que estamos desprovidos desta beleza no nosso dia a dia, selecionamos as 20 estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer. E aí, pronto para saber mais?

15. Estação de St. Pancras

Quem é fã do Harry Potter deve se lembrar da famosa plataforma 9 ¾ que fica na estação de King’s Cross. No entanto, o que poucos sabem é que a fachada que aparece nos filmes é da estação de St. Pancras, em Londres, considerada uma das estações mais lindas do mundo.

Quem é fã do Harry Potter deve se lembrar da famosa plataforma 9 ¾ que fica na estação de King’s Cross. No entanto, o que poucos sabem é que a fachada é da estação de St. Pancras.

Inaugurada em 1868, a estação St Pancras possui uma belíssima arquitetura gótica vitoriana na Inglaterra e foi construída pela empresa ferroviária Midland Railway Company para conectar Londres às cidades do norte, entre elas Edimburgo e Liverpool.

Além de sua beleza estonteante, motivos não faltam para conhecê-la. O lugar conta com diversas estátuas icônicas, como a de Sir John Bejteman e a dos amantes, o relógio Dent, com 5,15 metros de diâmetro, e Searcys Champagne Bar, considerado o mais longo bar de champanha da Europa.

14. Arts et Métiers

Paris, a capital francesa, é considerada uma das cidades mais lindas do mundo, senão a mais.

Por isto mesmo, seria muito improvável que a cidade-luz não tivesse uma única estação dentre as suas 380 que não deixasse as pessoas de queixo caído com tamanha beleza.

A que coloca a capital francesa em nossa lista das estações mais lindas do mundo é a Arts et Métiers, uma estação das linhas 3 e 11 do Metrô de Paris.

A que coloca a capital francesa em nossa lista é a Arts et Métiers, uma estação das linhas 3 e 11 do Metrô de Paris, localizada no 3.º arrondissement de Paris.

Mas o que deixa tanto os turistas e parisienses impressionados com a sua beleza é a da linha 11.

Desde outubro de 1994, a estação da linha 11 é completamente coberta de chapas de cobre, as quais foram colocadas por ocasião das celebrações do bicentenário do Conservatoire national des arts et métiers.

13. Marlenplatz

Localizada no coração de Munique, a praça Marlenplatz é considerada o centro e a alma da cidade. Isto porque foi em torna dela que München, seu nome em alemão, desenvolveu-se e se tornou o que é hoje.

Ou seja, a Marienplatz é o que podemos chamar de marco zero de Munique.

Não bastasse já a sua importância histórica, a principal praça de Munique conta com uma das estações mais lindas do mundo: a estação Marlenplatz.

Não bastasse já a sua importância histórica, a principal praça da cidade conta com uma das estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer. Deste modo, visitá-la é resolver dois pontos turísticos de uma única vez!

Com uma arquitetura futurista e bastante colorida, a estação Marlenplatz encanta todos os seus usuários. Até mesmo quem o pega diariamente deve se deliciar com a beleza que se posta diante de seus olhos.

12. Atocha

Inaugurada em 1851 com o nome de Estação do Meio-Dia, sendo a primeira estação de trem da capital da Espanha, a Estação de Atocha é a estação mais importante de Madri.

Aliás, não só a mais importante, como também a mais linda.

Inaugurada em 1851, a Estação de Atocha é não só a estação mais importante de Madri, como também a mais linda da cidade.

Embora ele tenha sido criado para ser uma estação unicamente de trem, o local passou por diversas reformas e ampliações.

Hoje, a Estação de Atocha ficou dividida em três grandes setores: Madrid-Puerta de Atocha, Madrid-Atocha Cercanías e Atocha Renfe, dedicada ao transporte urbano de metrô.

Aliás, falando sobre isto, o que encanta na Estação de Atocha é o seu Jardim Tropical, que está na foto acima.

Formado por mais de 500 espécies, tanto animais como vegetais, além de contar com plantas exóticas providas de países como a Índia, China ou Austrália, esta parte da estação se tornou, por óbvio, a preferida dos madrileno.

11. Antwerpen-Centraal

Tem estações de metrô e/ou de trem que são verdadeiros pontos turísticos.

Tão belas que deixam de ser apenas um meio de transporte urbano e passam a configurar nas listas do “to do” de todos os turistas da cidade em que estão localizadas.

A Estação central de Antuérpia, na Bélgica, é tão bela que deixou de ser apenas um meio de transporte urbano e passou a configurar nas listas do “to do” de todos os visitantes da cidade.

Este é, com certeza, o caso da Antwerpen-Centraal, a Estação central de Antuérpia, na Bélgica. Inclusive, sua beleza foi reconhecida oficialmente pela revista americana Newsweek, que a elegeu como a quarta estação mais bonita do mundo.

De fora, a estação parece um palácio tamanha à magnitude de sua construção. É, na verdade, uma verdadeira obra arquitetônica que deixa todos e quaisquer visitantes de queixo caído. Impossível não admirar tanta beleza criada pelo homem!

10. Estação São Bento

Assim como a Estação central de Antuérpia, na Bélgica, a Estação São Bento, na cidade de Porto, Portugal, está presente em qualquer lista de pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade.

Se você olhar bem para a foto abaixo, verá que há uma razão mais que justa para isto.

Assim como a Estação central de Antuérpia, a Estação São Bento, na cidade de Porto, está presente em qualquer lista de pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade.

Considerada uma das estações mais lindas do mundo, a Estação São Bento foi construída a princípios do século IX sobre os restos do antigo convento de São Bento de Ave Maria.

Até hoje, conserva esse ar melancólico e antigo que caracteriza a cidade de Porto como um todo.

Na estação, o que chama a atenção são seus famosos azulejos. Típicos de Portugal, eles são um total de 20 mil unidades que cobrem uma área de 550 metros quadrados.

Nas paredes, estão representadas cenas históricas como o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, em 1386, a conquista de Ceuta e até o Torneio de Arcos de Valdevez.

10. Avtovo

Na introdução deste nosso texto, falamos sobre as estações da Rússia justamente pelo fato de elas serem conhecidas por sua beleza singular e construção arquitetônica de encantar qualquer um.

Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre elas, não é mesmo?

As estações da Rússia são conhecidas por sua beleza singular e construção arquitetônica de encantar qualquer um.

A primeira que escolhemos para apresentar a vocês é a estação Avtovo, localizada em São Petersburgo.

Ao adentrar ao local, o viajante provavelmente chega a se questionar se chegou a uma estação de metrô ou a um palácio.

Isto porque o que não faltam nesta estação são grandes colunas e mármores para dar e vender. O seu teto, por exemplo, é sustentado por 46 colunas, sendo 30 de mármore e 16 decoradas com vidro.

Além disso, nas paredes, há um lindo trabalho artístico de mosaico colorido sempre iluminado por seus lustres de cristais. Tudo é tão grandioso e magnífico que é impossível não ficar encantado.

08. Komsomolskaya Station

Se São Petersburgo conta com a estação Avtovo, então não teria como Moscou não ter um lugar à altura para chamar de seu.

Este, por sua vez, é a estação Komsomolskaya, considerada uma das estações mais lindas do mundo (senão a mais!).

Em Moscou, há a estação Komsomolskaya, considerada uma das estações mais lindas do mundo (senão a mais!).

A estação Komsomolskaya foi construída para ser como um “portal” de Moscou, uma vez que é localizada sob os três mais movimentados terminais ferroviários da cidade. Um portal e tanto, já que o lugar é incrivelmente belo e a representação pura do ápice do classicismo soviético.

Com candelabros de bronze, arcadas de mármore e mosaicos monumentais feitos de vidro, a estação ostenta hoje oito mosaicos no estilo dos antigos templos.

Neles, estão retratados guerreiros famosos, comandantes militares e o líder da Revolução Russa, Vladímir Lênin, em um discurso na Praça Vermelha. Ou seja, visitá-la não é só imperdível para os olhos, como também para a cultura.

07. Manhattan Grand Central Terminal

Se você gosta de assistir a filmes e série, então já deve ter se deparado com cenas do Manhattan Grand Central Terminal.

jhRTIsto porque, esta estação, a qual está localizada em Nova York, já foi cenário das séries Gossip Girls e Glee, assim como do filme Amizade Colorida ou Eu Sou a Lenda.

Se você gosta de assistir a filmes e série, então já deve ter se deparado com cenas do Manhattan Grand Central Terminal.

Inaugurada em fevereiro de 1913 e reformada em 1998, a Manhattan Grand Central Terminal é uma das joias arquitetônicas de Nova York.

Com mais de 750.000 pessoas transitando por ali todos os dias, a verdade é que, com o boom do automóvel na década de 50, o local ficou por um fio.

A boa notícia é que a estação conseguiu reverter seu fracasso e se recuperou ao construir zonas comerciais nela. Hoje, ela é um dos pontos turísticos obrigatórios dos visitantes de Nova York e consideração uma das estações mais lindas do mundo.

06. Olaias

Pouco conhecido e visitado pelos turistas que vão à cidade de Lisboa, capital de Portugal, a estação de metrô Olaias é uma obra de arte à parte.

Inaugurada a 19 de maio de 1998 em conjunto com outras estações para atender a zona da Exposição Mundial de 1998, a Olaias merece a sua atenção.

Inaugurada a 19 de maio de 1998 em conjunto com outras estações para atender a zona da Exposição Mundial de 1998, a Olaias merece a sua atenção.

Considerada uma das mais bonitas estações de metro da Europa pela Impact Your World, da CNN, em 2012, a estação de Olaias foi um projeto arquitetônico do arquiteto Tomás Taveira. Destaca-se, principalmente, o seu teto geométrico, com azulejos de várias cores, colunas imponentes e mosaicos complexos.

Por isto, quando for visitar Lisboa, não deixe de passar pela colorida e excêntrica estação de metrô Olaias. Com certeza, você não irá se arrepender por ter conhecido de perto uma das mais belas estações da Europa e, por que não?, do mundo.

05. Pyongyang

No nosso texto sobre os 20 fatos sobre a Coreia do Norte que você não sabia, citamos a estação de metrô Pyongyang pelo fato de ser o sistema de metrô mais profundo do mundo.

Com 110 metros de profundidade, 4,5m a mais que a segunda colocada, ele ultrapassou a estação de metrô Arsenalna, da capital ucraniana Kiev.

Com 110 metros de profundidade, 4,5m a mais que a segunda colocada, o Metrô de Pyongyang é o sistema de metrô mais profundo do mundo.

Conforme falamos no texto, tamanha é a sua profundidade que o Metrô de Pyongyang não serve apenas para transportar pessoas, como também é um possível abrigo para eventuais futuras guerras armadas ou nucleares.

Mas, convenhamos, se isto ocorrer um dia, a população norte-coreana estaria em um dos lugares mais lindos do mundo.

Afinal, o Metrô de Pyongyang não encanta só por sua profundidade, como também por sua beleza arquitetônica. É tudo encantador:

Desde as coloridas luminárias até mesmo a pintura ao fundo do presidente Kim-Il-Sung acompanhado de trabalhadores de várias profissões. Nas paredes, há murais que mostram o povo trabalhando rumo ao desenvolvimento da nação.

04. Toledo Metro Station

A estação de metrô Toledo, localizada em Nápoles, na Itália, parece até uma viagem ao universo. Sua beleza é tão impressionante que o local até ganhou o LEAF Award 2013 como “Edifício público do ano”.

Não à toa, consta na nossa lista das estações mais lindas do mundo.

A estação de metrô Toledo, localizada em Nápoles, na Itália, parece até uma viagem ao universo. Não à toa, consta na nossa lista das estações mais lindas do mundo.

Nápoles inovou a ideia de marcar as estações de metrô da cidade como lugares importantes para visitar, tornando-as atraentes. Com isto, não se economizaram nos projetos artísticos e criaram estações que são paradas mais do que obrigatórias para quem visita o destino italiano.

Dentre estas estações, está Toledo, que recebeu o nome de Via Toledo – pela foto, já dá para entender o porquê.

Esta construção foi um projeto de Oscar Tusquets Blanca e não só ganhou o título de “Edifício público do ano” em 2013, como também já foi premiada como a mais bela estação de metrô da Europa. Motivos não faltam para tal honra!

03. Estações de Estocolmo

Assim como Nápoles, as estações de metrô de Estocolmo, capital da Suécia, são uma atração especial.

Cerca de 90 das 100 estações de metrô da cidade foram renovadas e ganharam pinturas ou esculturas feitas por mais de 150 artistas diferentes. É uma obra mais linda que a outra!

Assim como Nápoles, as estações de metrô de Estocolmo, capital da Suécia, são uma atração especial.

Cada estação é totalmente diferente da anterior. Na foto acima, é a Solna Centrum, considerada uma das mais belas de Estocolmo e, quiçá, do mundo.

Num lugar deste, fica até divertida a espera pelo próximo trem, já que você pode analisar os detalhes de cada parede, tirar fotos e admirar o trabalho com calma, não é mesmo?

Com 110km de extensão, as estações de metrô de Estocolmo são consideradas galerias de arte, sendo a maior do mundo, conforme os seus moradores afirmam.

Se são ou não, não sabemos, mas uma coisa é fato: de tão lindas, elas se tornaram uma atração turística imperdível que você definitivamente precisa conhecer antes de morrer.

02. World Trade Center Transportation Hub

Se pudéssemos eleger algum momento marcante da nossa história atual, muito provavelmente seria o ataque terrorista às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001.

Quase 20 anos depois, quem viveu esta época não se esquece das imagens que deixaram o mundo paralisado diante da televisão.

A bilionária World Trade Center Transportation Hub, mais conhecida como “The Oculus”, é hoje considerada uma das estações mais lindas do mundo.

De lá para cá, construções foram levantadas na região atacada. Dentre elas, a bilionária World Trade Center Transportation Hub, mais conhecida como “The Oculus” e hoje considerada uma das estações mais lindas do mundo.

Inclusive, o local hoje se tornou parada obrigatória de quem visita Nova York.

O World Trade Center Transportation Hub foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que criou um imenso salão totalmente coberto de mármore branco.

Um dado interessante é que ele fez o projeto para que o sol iluminasse a parte de dentro por completo em todo 11 de Setembro às 10:28h, horário exato em que a segunda torre das Torres Gêmeas caiu em 2001.

01. Estação da Luz, São Paulo

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a Estação da Luz, em São Paulo, na nossa lista das estações mais lindas do mundo, não é mesmo?

Afinal, este lugar histórico, fundado em 1º de março de 1901 para fazer conexão entre as fazendas de café paulistas e o Porto de Santo, tem o seu mérito!

Considerada uma das obras mais belas da cidade de São Paulo, a Estação da Luz ocupa uma área de 7,5 mil m² e encanta a todos que passam pela região. O responsável pelo seu projeto, de estilo neoclássico, foi o arquiteto britânico Charles Henry Driver, especialista em estações ferroviárias na época. E coloca especialista nisto!

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a Estação da Luz, em São Paulo, na nossa lista das estações mais lindas do mundo, não é mesmo?

Com a Estação da Luz, encerramos o nosso texto sobre as estações mais lindas do mundo.

Se você não for viajar para fora do Brasil tão logo, já sabe: temos um lugar aqui no nosso país para você começar as suas peregrinações rumo a estas belezas arquitetônicas!

Sobre o autor  /  Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Mais vantagens do cartão de crédito Superdigital

Vantagens não faltam ao cartão de crédito Superdigital. Neste texto, você descobrirá quais são os outros benefícios que este produto oferece.

Continue lendo
content

Cartão Superdigital ou Cartão Next: qual o melhor?

Seja o cartão Superdigital ou o Cartão Next, ambos buscam oferecer qualidade nos serviços e contam com cobertura internacional! Confira!

Continue lendo
content

Como se inscrever no FIES

Hoje você vai conhecer mais sobre o programa de financiamento estudantil, o FIES. Além disso, vamos te mostrar como se inscrever, confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crédito habitação: conheça as melhores opções

Explore as melhores opções de crédito habitação para transformar teu sonho de ter uma casa em realidade. Descubra taxas, prazos e condições personalizadas para ti.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Ibicard Fácil

Saiba como solicitar o cartão Ibicard que permite parcelamento em até 12x sem juros e tem uma anuidade de apenas R$36 reais.

Continue lendo
content

Cartão Atacadão ou Cartão Vooz: qual o melhor?

O cartão Atacadão é ideal para quem é cliente das lojas da rede. Enquanto isso o cartão Vooz é o produto financeiro da cooperativa de crédito Siccob. Se você está em dúvida de qual dos dois é melhor, confira aqui todas as características e as vantagens de ambos os cartões e descubra!

Continue lendo