Curiosidades

As 15 estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer

por

Priscila de Cassia

Publicado em

| Atualizado em

ANÚNCIOS

Estações ao redor do mundo

Com a pandemia do coronavírus, as pessoas ficaram isoladas dentro de casa e nunca houve um momento da nossa história atual que viajar fosse tão necessário.

Se você também sente isto, então lhe recomendamos:

Coloque em sua lista destinos que possuem as estações mais lindas do mundo.

Na Rússia, por exemplo, a beleza arquitetônica das suas estações é tanta que deve encantar até mesmo o russo mais acostumado.

Isto porque, ao redor do mundo, há estações que são verdadeiras obras de arte. Na Rússia, por exemplo, a beleza arquitetônica de suas estações é tanta que deve encantar até mesmo o russo mais acostumado.

Já no Brasil, infelizmente, há apenas um lugar que merece o posto. No entanto, esta é a exceção e não a regra.

Pensando que estamos desprovidos desta beleza no nosso dia a dia, selecionamos as 20 estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer. E aí, pronto para saber mais?

15. Estação de St. Pancras

Quem é fã do Harry Potter deve se lembrar da famosa plataforma 9 ¾ que fica na estação de King’s Cross. No entanto, o que poucos sabem é que a fachada que aparece nos filmes é da estação de St. Pancras, em Londres, considerada uma das estações mais lindas do mundo.

Quem é fã do Harry Potter deve se lembrar da famosa plataforma 9 ¾ que fica na estação de King’s Cross. No entanto, o que poucos sabem é que a fachada é da estação de St. Pancras.

Inaugurada em 1868, a estação St Pancras possui uma belíssima arquitetura gótica vitoriana na Inglaterra e foi construída pela empresa ferroviária Midland Railway Company para conectar Londres às cidades do norte, entre elas Edimburgo e Liverpool.

Além de sua beleza estonteante, motivos não faltam para conhecê-la. O lugar conta com diversas estátuas icônicas, como a de Sir John Bejteman e a dos amantes, o relógio Dent, com 5,15 metros de diâmetro, e Searcys Champagne Bar, considerado o mais longo bar de champanha da Europa.

14. Arts et Métiers

Paris, a capital francesa, é considerada uma das cidades mais lindas do mundo, senão a mais.

Por isto mesmo, seria muito improvável que a cidade-luz não tivesse uma única estação dentre as suas 380 que não deixasse as pessoas de queixo caído com tamanha beleza.

A que coloca a capital francesa em nossa lista das estações mais lindas do mundo é a Arts et Métiers, uma estação das linhas 3 e 11 do Metrô de Paris.

A que coloca a capital francesa em nossa lista é a Arts et Métiers, uma estação das linhas 3 e 11 do Metrô de Paris, localizada no 3.º arrondissement de Paris.

Mas o que deixa tanto os turistas e parisienses impressionados com a sua beleza é a da linha 11.

Desde outubro de 1994, a estação da linha 11 é completamente coberta de chapas de cobre, as quais foram colocadas por ocasião das celebrações do bicentenário do Conservatoire national des arts et métiers.

13. Marlenplatz

Localizada no coração de Munique, a praça Marlenplatz é considerada o centro e a alma da cidade. Isto porque foi em torna dela que München, seu nome em alemão, desenvolveu-se e se tornou o que é hoje.

Ou seja, a Marienplatz é o que podemos chamar de marco zero de Munique.

Não bastasse já a sua importância histórica, a principal praça de Munique conta com uma das estações mais lindas do mundo: a estação Marlenplatz.

Não bastasse já a sua importância histórica, a principal praça da cidade conta com uma das estações mais lindas do mundo que você precisa conhecer antes de morrer. Deste modo, visitá-la é resolver dois pontos turísticos de uma única vez!

Com uma arquitetura futurista e bastante colorida, a estação Marlenplatz encanta todos os seus usuários. Até mesmo quem o pega diariamente deve se deliciar com a beleza que se posta diante de seus olhos.

12. Atocha

Inaugurada em 1851 com o nome de Estação do Meio-Dia, sendo a primeira estação de trem da capital da Espanha, a Estação de Atocha é a estação mais importante de Madri.

Aliás, não só a mais importante, como também a mais linda.

Inaugurada em 1851, a Estação de Atocha é não só a estação mais importante de Madri, como também a mais linda da cidade.

Embora ele tenha sido criado para ser uma estação unicamente de trem, o local passou por diversas reformas e ampliações.

Hoje, a Estação de Atocha ficou dividida em três grandes setores: Madrid-Puerta de Atocha, Madrid-Atocha Cercanías e Atocha Renfe, dedicada ao transporte urbano de metrô.

Aliás, falando sobre isto, o que encanta na Estação de Atocha é o seu Jardim Tropical, que está na foto acima.

Formado por mais de 500 espécies, tanto animais como vegetais, além de contar com plantas exóticas providas de países como a Índia, China ou Austrália, esta parte da estação se tornou, por óbvio, a preferida dos madrileno.

11. Antwerpen-Centraal

Tem estações de metrô e/ou de trem que são verdadeiros pontos turísticos.

Tão belas que deixam de ser apenas um meio de transporte urbano e passam a configurar nas listas do “to do” de todos os turistas da cidade em que estão localizadas.

A Estação central de Antuérpia, na Bélgica, é tão bela que deixou de ser apenas um meio de transporte urbano e passou a configurar nas listas do “to do” de todos os visitantes da cidade.

Este é, com certeza, o caso da Antwerpen-Centraal, a Estação central de Antuérpia, na Bélgica. Inclusive, sua beleza foi reconhecida oficialmente pela revista americana Newsweek, que a elegeu como a quarta estação mais bonita do mundo.

De fora, a estação parece um palácio tamanha à magnitude de sua construção. É, na verdade, uma verdadeira obra arquitetônica que deixa todos e quaisquer visitantes de queixo caído. Impossível não admirar tanta beleza criada pelo homem!

10. Estação São Bento

Assim como a Estação central de Antuérpia, na Bélgica, a Estação São Bento, na cidade de Porto, Portugal, está presente em qualquer lista de pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade.

Se você olhar bem para a foto abaixo, verá que há uma razão mais que justa para isto.

Assim como a Estação central de Antuérpia, a Estação São Bento, na cidade de Porto, está presente em qualquer lista de pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade.

Considerada uma das estações mais lindas do mundo, a Estação São Bento foi construída a princípios do século IX sobre os restos do antigo convento de São Bento de Ave Maria.

Até hoje, conserva esse ar melancólico e antigo que caracteriza a cidade de Porto como um todo.

Na estação, o que chama a atenção são seus famosos azulejos. Típicos de Portugal, eles são um total de 20 mil unidades que cobrem uma área de 550 metros quadrados.

Nas paredes, estão representadas cenas históricas como o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, em 1386, a conquista de Ceuta e até o Torneio de Arcos de Valdevez.

10. Avtovo

Na introdução deste nosso texto, falamos sobre as estações da Rússia justamente pelo fato de elas serem conhecidas por sua beleza singular e construção arquitetônica de encantar qualquer um.

Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre elas, não é mesmo?

As estações da Rússia são conhecidas por sua beleza singular e construção arquitetônica de encantar qualquer um.

A primeira que escolhemos para apresentar a vocês é a estação Avtovo, localizada em São Petersburgo.

Ao adentrar ao local, o viajante provavelmente chega a se questionar se chegou a uma estação de metrô ou a um palácio.

Isto porque o que não faltam nesta estação são grandes colunas e mármores para dar e vender. O seu teto, por exemplo, é sustentado por 46 colunas, sendo 30 de mármore e 16 decoradas com vidro.

Além disso, nas paredes, há um lindo trabalho artístico de mosaico colorido sempre iluminado por seus lustres de cristais. Tudo é tão grandioso e magnífico que é impossível não ficar encantado.

08. Komsomolskaya Station

Se São Petersburgo conta com a estação Avtovo, então não teria como Moscou não ter um lugar à altura para chamar de seu.

Este, por sua vez, é a estação Komsomolskaya, considerada uma das estações mais lindas do mundo (senão a mais!).

Em Moscou, há a estação Komsomolskaya, considerada uma das estações mais lindas do mundo (senão a mais!).

A estação Komsomolskaya foi construída para ser como um “portal” de Moscou, uma vez que é localizada sob os três mais movimentados terminais ferroviários da cidade. Um portal e tanto, já que o lugar é incrivelmente belo e a representação pura do ápice do classicismo soviético.

Com candelabros de bronze, arcadas de mármore e mosaicos monumentais feitos de vidro, a estação ostenta hoje oito mosaicos no estilo dos antigos templos.

Neles, estão retratados guerreiros famosos, comandantes militares e o líder da Revolução Russa, Vladímir Lênin, em um discurso na Praça Vermelha. Ou seja, visitá-la não é só imperdível para os olhos, como também para a cultura.

07. Manhattan Grand Central Terminal

Se você gosta de assistir a filmes e série, então já deve ter se deparado com cenas do Manhattan Grand Central Terminal.

jhRTIsto porque, esta estação, a qual está localizada em Nova York, já foi cenário das séries Gossip Girls e Glee, assim como do filme Amizade Colorida ou Eu Sou a Lenda.

Se você gosta de assistir a filmes e série, então já deve ter se deparado com cenas do Manhattan Grand Central Terminal.

Inaugurada em fevereiro de 1913 e reformada em 1998, a Manhattan Grand Central Terminal é uma das joias arquitetônicas de Nova York.

Com mais de 750.000 pessoas transitando por ali todos os dias, a verdade é que, com o boom do automóvel na década de 50, o local ficou por um fio.

A boa notícia é que a estação conseguiu reverter seu fracasso e se recuperou ao construir zonas comerciais nela. Hoje, ela é um dos pontos turísticos obrigatórios dos visitantes de Nova York e consideração uma das estações mais lindas do mundo.

06. Olaias

Pouco conhecido e visitado pelos turistas que vão à cidade de Lisboa, capital de Portugal, a estação de metrô Olaias é uma obra de arte à parte.

Inaugurada a 19 de maio de 1998 em conjunto com outras estações para atender a zona da Exposição Mundial de 1998, a Olaias merece a sua atenção.

Inaugurada a 19 de maio de 1998 em conjunto com outras estações para atender a zona da Exposição Mundial de 1998, a Olaias merece a sua atenção.

Considerada uma das mais bonitas estações de metro da Europa pela Impact Your World, da CNN, em 2012, a estação de Olaias foi um projeto arquitetônico do arquiteto Tomás Taveira. Destaca-se, principalmente, o seu teto geométrico, com azulejos de várias cores, colunas imponentes e mosaicos complexos.

Por isto, quando for visitar Lisboa, não deixe de passar pela colorida e excêntrica estação de metrô Olaias. Com certeza, você não irá se arrepender por ter conhecido de perto uma das mais belas estações da Europa e, por que não?, do mundo.

05. Pyongyang

No nosso texto sobre os 20 fatos sobre a Coreia do Norte que você não sabia, citamos a estação de metrô Pyongyang pelo fato de ser o sistema de metrô mais profundo do mundo.

Com 110 metros de profundidade, 4,5m a mais que a segunda colocada, ele ultrapassou a estação de metrô Arsenalna, da capital ucraniana Kiev.

Com 110 metros de profundidade, 4,5m a mais que a segunda colocada, o Metrô de Pyongyang é o sistema de metrô mais profundo do mundo.

Conforme falamos no texto, tamanha é a sua profundidade que o Metrô de Pyongyang não serve apenas para transportar pessoas, como também é um possível abrigo para eventuais futuras guerras armadas ou nucleares.

Mas, convenhamos, se isto ocorrer um dia, a população norte-coreana estaria em um dos lugares mais lindos do mundo.

Afinal, o Metrô de Pyongyang não encanta só por sua profundidade, como também por sua beleza arquitetônica. É tudo encantador:

Desde as coloridas luminárias até mesmo a pintura ao fundo do presidente Kim-Il-Sung acompanhado de trabalhadores de várias profissões. Nas paredes, há murais que mostram o povo trabalhando rumo ao desenvolvimento da nação.

04. Toledo Metro Station

A estação de metrô Toledo, localizada em Nápoles, na Itália, parece até uma viagem ao universo. Sua beleza é tão impressionante que o local até ganhou o LEAF Award 2013 como “Edifício público do ano”.

Não à toa, consta na nossa lista das estações mais lindas do mundo.

A estação de metrô Toledo, localizada em Nápoles, na Itália, parece até uma viagem ao universo. Não à toa, consta na nossa lista das estações mais lindas do mundo.

Nápoles inovou a ideia de marcar as estações de metrô da cidade como lugares importantes para visitar, tornando-as atraentes. Com isto, não se economizaram nos projetos artísticos e criaram estações que são paradas mais do que obrigatórias para quem visita o destino italiano.

Dentre estas estações, está Toledo, que recebeu o nome de Via Toledo – pela foto, já dá para entender o porquê.

Esta construção foi um projeto de Oscar Tusquets Blanca e não só ganhou o título de “Edifício público do ano” em 2013, como também já foi premiada como a mais bela estação de metrô da Europa. Motivos não faltam para tal honra!

03. Estações de Estocolmo

Assim como Nápoles, as estações de metrô de Estocolmo, capital da Suécia, são uma atração especial.

Cerca de 90 das 100 estações de metrô da cidade foram renovadas e ganharam pinturas ou esculturas feitas por mais de 150 artistas diferentes. É uma obra mais linda que a outra!

Assim como Nápoles, as estações de metrô de Estocolmo, capital da Suécia, são uma atração especial.

Cada estação é totalmente diferente da anterior. Na foto acima, é a Solna Centrum, considerada uma das mais belas de Estocolmo e, quiçá, do mundo.

Num lugar deste, fica até divertida a espera pelo próximo trem, já que você pode analisar os detalhes de cada parede, tirar fotos e admirar o trabalho com calma, não é mesmo?

Com 110km de extensão, as estações de metrô de Estocolmo são consideradas galerias de arte, sendo a maior do mundo, conforme os seus moradores afirmam.

Se são ou não, não sabemos, mas uma coisa é fato: de tão lindas, elas se tornaram uma atração turística imperdível que você definitivamente precisa conhecer antes de morrer.

02. World Trade Center Transportation Hub

Se pudéssemos eleger algum momento marcante da nossa história atual, muito provavelmente seria o ataque terrorista às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001.

Quase 20 anos depois, quem viveu esta época não se esquece das imagens que deixaram o mundo paralisado diante da televisão.

A bilionária World Trade Center Transportation Hub, mais conhecida como “The Oculus”, é hoje considerada uma das estações mais lindas do mundo.

De lá para cá, construções foram levantadas na região atacada. Dentre elas, a bilionária World Trade Center Transportation Hub, mais conhecida como “The Oculus” e hoje considerada uma das estações mais lindas do mundo.

Inclusive, o local hoje se tornou parada obrigatória de quem visita Nova York.

O World Trade Center Transportation Hub foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que criou um imenso salão totalmente coberto de mármore branco.

Um dado interessante é que ele fez o projeto para que o sol iluminasse a parte de dentro por completo em todo 11 de Setembro às 10:28h, horário exato em que a segunda torre das Torres Gêmeas caiu em 2001.

01. Estação da Luz, São Paulo

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a Estação da Luz, em São Paulo, na nossa lista das estações mais lindas do mundo, não é mesmo?

Afinal, este lugar histórico, fundado em 1º de março de 1901 para fazer conexão entre as fazendas de café paulistas e o Porto de Santo, tem o seu mérito!

Considerada uma das obras mais belas da cidade de São Paulo, a Estação da Luz ocupa uma área de 7,5 mil m² e encanta a todos que passam pela região. O responsável pelo seu projeto, de estilo neoclássico, foi o arquiteto britânico Charles Henry Driver, especialista em estações ferroviárias na época. E coloca especialista nisto!

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a Estação da Luz, em São Paulo, na nossa lista das estações mais lindas do mundo, não é mesmo?

Com a Estação da Luz, encerramos o nosso texto sobre as estações mais lindas do mundo.

Se você não for viajar para fora do Brasil tão logo, já sabe: temos um lugar aqui no nosso país para você começar as suas peregrinações rumo a estas belezas arquitetônicas!

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Cartões

Descubra tudo sobre o Cartão Saraiva

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito Saraiva. Confira os principais benefícios desse cartão e saiba como solicitar o seu.

por

Gustavo Cezar

Publicado em

| Atualizado em

Cartão de crédito Saraiva - Tudo o que você precisa saber para pedir o seu

Nesse artigo, você saberá exatamente todas as informações que vão te ajudar e decidir se o cartão Saraiva é ou não uma boa opção para você.

Sobre a loja Saraiva

Um dos principais pontos desta loja é sua versatilidade. Entre os artigos que ela vende, estão: livros, para todos os tipos de leitores; games, para todos os consoles; eletrônicos; filmes; presentes etc.

Antes de tudo, a loja, além de dar muitos benefícios ao consumidor, oferece um cartão de crédito totalmente gratuito e que você pode pedir sem precisar de comprovação de renda.

Então, se você tiver interesse em comprar os artigos da loja e em adquirir um cartão internacional sem anuidade, o cartão Saraiva pode ser uma das suas melhores escolhas. Confira todas as informações abaixo.

Características do Cartão Saraiva.

Por mais que o cartão te forneça diversos benefícios e vantagens, é muito importante que você conheça, antes de tudo, as principais características gerais dele.

ANUIDADEISENTO
BANDEIRAVISA
RENDA MÍNIMANÃO É PRECISO
COBERTURAINTERNACIONAL
DESCONTOS E OFERTASEXCLUSIVO
VANTAGENSSARAIVA PLUS, MILHAS AÉREAS E ETC.
Tabela de benefícios

Tudo o que você precisa saber sobre o cartão Saraiva.

Uma das principais vantagens do cartão Saraiva é que você consegue estar isento de anuidade e, ao mesmo tempo, solicitar cartões gratuitamente. 

Outro ponto positivo do cartão é que não é preciso que você tenha uma renda mínima, facilitando o acesso ao cartão.

Além disso, você pode, com o Cartão Saraiva, gerenciar todo o seu dinheiro e cuidar de todas suas despesas a partir de um celular, pois o cartão possui uma parceria com o Banco do Brasil.

Portanto, todo o monitoramento do cartão Saraiva pode ser feito através do aplicativo do banco, que é chamado Ourocard. Você consegue achar esse aplicativo tanto na Play Store, para celulares Android, quanto na App Store, para celulares IOS.

Se você possuir uma conta corrente, será possível realizar compras no mundo inteiro, pois o cartão tem o selo Visa, que é internacional e te dá a possibilidade de adquirir produtos em vários lugares do mundo.

(biblioteca Saraiva - cartão Saraiva)

Aplicativo do Cartão Saraiva.

Como dito, ele se chama Ourocard, e é administrado pelo Banco do Brasil, devido à parceria com a loja Saraiva.

Essas são as principais vantagens do aplicativo: possibilita a caracterização da sua foto no cartão; disponibiliza uma versão virtual do cartão, para uma maior facilidade nas compras online; fornece uma segunda via; gera boletos bancários; etc.

O aplicativo está disponível para ser baixado na Play Store e na App Store.

Benefícios do Cartão Saraiva.

O Cartão Saraiva fornece, por conta de suas parcerias e recursos, muitos benefícios aos seus usuários.

Um dos principais é possuir a bandeira Visa, porque, atualmente, quase todas as lojas possuem a rede Visa, o que ajuda muito na hora da compra no Brasil e no mundo.

Também, devido à parceria com o Banco do Brasil, os recursos online do cartão são muito completos e fáceis de se utilizar.

Como adquirir o cartão Saraiva?

É muito fácil pedir o cartão, pois ele é totalmente sem burocracia e de fácil acesso.

Você não precisa apresentar documentos pessoais nem comprovante de renda. A partir disso, a loja analisará seu pedido e você receberá, assim que possível, seu cartão.

Anuidade zero

Diferentemente de outros cartões, que cobram até R$100,00 por ano, o Cartão Saraiva não cobra nada de você. Portanto, você não gastará nem um centavo do seu bolso.

Essa, juntamente com outras, é uma das vantagens desse cartão sobre os demais. Quem é que não gostaria de ter todas essas vantagens e ainda não ter que pagar nada por elas?

Comprovação de renda

Para você receber o cartão, não será necessário que você apresente seu comprovante de renda.

Porém, por mais que ele não seja necessário, a loja irá pedir que você apresente seu CPF. Então, lembre-se de que seu cartão só será aprovado caso você tiver um bom histórico e caso você for um bom pagador.

Sobre o limite do cartão

Por causa da parceria com o Banco do Brasil, será o banco quem definirá o limite do cartão de crédito.

Isso quer dizer que, de acordo com seus dados e históricos financeiros, o banco irá escolher a melhor opção para o limite do seu cartão.

Porém, caso você não estiver contente com o limite do seu cartão, será possível, após 6 meses, realizar o pedido de aumento do cartão.

O aumento do limite do seu cartão é outro ponto positivo para o Cartão Saraiva, porque, em muitas lojas, não é possível fazer esse pedido de aumento.

Recompensas ao consumidor

Uma das principais vantagens é o método de recompensas com dupla pontuação, que é fornecido, exclusivamente, pelo Cartão Saraiva aos seus usuários.

Este recurso fornece pontos, que são acumulados e, depois, guardados em dois programas: Milhas Aéreas e o Saraiva Plus.

Portanto, você acumula esses pontos a partir do momento em que você realiza compras na própria loja da Saraiva (na loja física ou digital) ou em estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa.

Com esses pontos, você consegue ter acesso a recursos que só a Saraiva oferece.

Recompensas: Saraiva Plus

Esse programa possui o seguinte esquema: a cada R$1,00 gasto tanto na loja física da Saraiva, quanto na loja online, você recebe 1 ponto. Então, se você gastar R$30,00 na loja, você terá 30 pontos.

No entanto, só será possível fazer o resgate dos seus ponto caso tiver, no mínimo, 500 pontos acumulados, ou seja, R$500,00 investidos na loja.

Esses são as vantagens de compras feitas na loja da Saraiva, agora vamos às vantagens de compras feitas através da bandeira Visa: a cada R$10,00 gastos em compras, você ganha 1 ponto de vantagem. O resgate é, também, a partir de 500 pontos acumulados.

Recompensas: Milhas aéreas

Esse programa só poderá ser feito através da bandeira Visa.

A pontuação é contada de forma diferente: a cada U$2,00 dólares, você recebe 1 ponto de vantagem.

O resgate de pontos pode ser realizado a partir de seus 5.000 pontos. Porém, os outros resgates poderão ser feitos a partir de 1.000 pontos acumulados.

Cartões adicionais

Você também poderá pedir até 4 cartões adicionais. Lembrando: tudo isso de forma gratuita, você não paga nada pelos cartões adicionais.

Também, o cartão não irá cobrar taxa de manutenção, tarifas e anuidade.

Vale a pena solicitar o cartão Saraiva?

Se você for um consumidor de livros, games, aparelhos eletrônicos e outros produtos da rede Saraiva, esse cartão é uma excelente opção. Além disso, o cartão pode ser utilizado em praticamente qualquer lugar do mundo.

O diferencial do cartão Saraiva é que você não terá que pagar nenhuma taxa de anuidade e, muito menos, será preciso que você apresente sua renda mínima.

Por fim, o app do cartão funciona bem e existem boas vantagens no Cartão Saraiva para quem frequenta a loja com frequência.

Se você ainda está na dúvida se o cartão Saraiva é ou não sobre você, clique no botão abaixo que você será redirecionado para outro artigo do nosso blog onde falaremos exclusivamente sobre cada uma das vantagens do cartão para te ajudar na decisão!

Ou se você já deseja solicitar o cartão, toque abaixo e seja redirecionado para o site da Saraiva:

Continuar Lendo

Em Alta