Cartões

9 perguntas a responder antes de solicitar um cartão

Quer um cartão de crédito mas não sabe bem o que precisar saber antes? Confira o texto abaixo na íntegra!

por

Heloisa Trindade

Publicado em

ANÚNCIOS

Solicitar um cartão de crédito

Solicitar um cartão de crédito (Imagem: Serasa)

Muita gente tem uma série de dúvidas quando pensam em solicitar um cartão. Isso porque esse produto impõe um certo medo. No entanto, essa sensação não deve existir.

Um cartão, quando usado de forma inteligente, é um ótimo recurso financeiro. Desse modo, você só precisa entender como ele funciona. Feito isso, não tem motivos para não adquirir um.

Portanto, nós separamos 10 principais perguntar sobre solicitar um cartão. Ao final dessa leitura, você não terá mais nenhum dúvida sobre o assunto. Então, vamos lá, acompanhe.

Por que solicitar um cartão de crédito?

Por que solicitar um cartão de crédito? (Imagem: Visa)

Para responder essa pergunta, nada melhor que analisar as vantagens por trás de um cartão. Acompanhe quais são esses benefícios logo abaixo.

  • Maior segurança: É muito mais seguro carregar um cartão na bolsa do que dinheiro em espécie. Afinal, caso seja roubado, você só precisa bloquear o mesmo. Ainda, muitos cartões têm seguro quanto a isso. Desse modo, mais um motivo para não se preocupar em caso de situações adversas.
  • Facilidade de pagamento: A maioria dos cartões conta com uma série de benefícios de pagamento. Assim, seu bolso fica bem mais leve no fim do mês. Você consegue se programar para quitar seus débitos, antes de haver a cobrança de juros. Ainda, geralmente você tem cerca de 40 dias para pagar sua fatura.
  • Crédito imediato: Com esse produto, você não precisa se dirigir a instituições financeiras em busca de crédito. Tudo fica disponível em uma só ferramenta.
  • Agilidade: Ao solicitar um cartão, você não precisa enfrentar filas para pagar suas contas. Muitos possuem aplicativos disponíveis. Desse modo, é só acessar e quitar suas dívidas por lá mesmo.

Quando solicitar um cartão de crédito?

Quando solicitar um cartão de crédito? (Imagem: Exame)

Não existe uma regra sobre isso. Você pode pedir o seu cartão sempre que tiver interesse. Agora, o que leva a maioria das pessoas a obterem esse produto é a facilidade que ele promove.

Então, se você quer ter mais controle financeiro, está aí uma boa ideia. Ainda, caso esteja procurando melhores condições de pagamento, o cartão também é muito útil.

Os benefícios citados acima estão diretamente ligados a necessidade de se ter essa ferramenta em mãos.

O que você deve saber antes de solicitar um cartão?

O que você deve saber antes de solicitar um cartão?
(Imagem: Blog Pag Seguro)

Ao decidir que quer adquirir essa ferramenta, você precisa estar ciente de algumas coisas. Confira quais são elas.

Seu score de crédito

Seu score de crédito (Imagem: RPS Engenharia)

Ele é basicamente o resultado dos seus hábitos de pagamento dentro do mercado de crédito. Sabendo seu status, você consegue ter uma ideia de como guiar sua vida financeira.

Conteúdo Recomendado

Como aumentar o seu score de crédito

Quer voltar a ter uma vida financeira ativa e saudável? Saiba como aumentar seu score de crédito agora mesmo

Status do CPF

Status do CPF (Imagem: Meu Tudo)

Antes de solicitar um cartão, é interessante conhecer o status do seu CPF. Ele pode se encontrar em 5 situações:

  1. Regular.
  2. Pendente de regularização.
  3. Suspensa.
  4. Cancelada.
  5. Nula.

Perfil econômico

Status do CPF (Imagem: VEJA)

É fundamental que você tenha total noção do seu perfil econômico. Assim, é possível garantir que sua escolha será a mais acertada. Isso sem falar que essa compreensão te ajuda a se livrar de situações financeiras desagradáveis.

Necessidades Financeiras

Necessidades Financeiras (Imagem: Muzambinho)

Cada pessoa possui uma realidade financeira diferente. Sendo assim, isso deve ser respeitado. Ao buscar um cartão, é interessante que você leve em conta as suas necessidades. Dessa forma, o produto será ainda mais útil.

Quais as dúvidas mais frequentes sobre cartão de crédito?

Quais as dúvidas mais frequentes sobre cartão de crédito?(Imagem: CNDL)

Agora, nós separamos algumas dos principais questionamentos que permeiam esse assunto. Veja abaixo quais são eles.

1- Como lidar com uma cobrança indevida?

1- Como lidar com uma cobrança indevida? (Imagem: Meu Tudo)

A coisa mais importante quando se fala de cartão de crédito, é entender a fatura dele. Só assim, você vai ter noção de como esse produto funciona de fato.

Então, analise cada valor ali presente e verifique se eles batem com todas as suas compras. Caso perceba alguma incoerência, não se desespere. Desse modo, o ideal é entrar em contato com o SAC do cartão e informar o ocorrido.

Além disso, fique atento aos protocolos de atendimento. Eles são essenciais para provar que você buscou resolver a situação.

Em geral, isso não chega a ser um problema e logo a empresa altera a fatura. No entanto, é sempre bom ter esse cuidado para evitar imprevistos indesejados. Agora, vamos para a próxima dúvida sobre solicitar um cartão.

2- Quais são as taxas que os cartões podem cobrar?

2- Quais são as taxas que os cartões podem cobrar? (Imagem: Jusbrasil)

O emissor do cartão pode cobrar algumas tarifas. Logo, você deve ser consciente de quais são elas. Então, entenda que essas taxas são importantes e podem sim pesar no seu bolso no final do mês. Confira só.

  • Emissão de 2ª via do cartão;
  • Anuidade;
  • Retirada em espécie (quando se usa a função de saque);
  • Pagamento de contas usando o cartão;
  • Pedido de avaliação emergencial do limite do cartão.

Perceba que são muitas possibilidades de cobranças. Sendo assim, todo cuidado é pouco. A maioria dos emissores sempre informam sobre essas taxas. Mesmo assim, você deve se manter alerta.

3- Como funciona a cobrança de compras internacionais?

3- Como funciona a cobrança de compras internacionais? (Imagem: Meu Tudo)

Essa é uma das maiores dúvidas que os usuários de cartão possuem. As compras internacionais estão cada vez mais comuns. Dessa forma, são inúmeros sites que você pode acessar e usar seu dinheiro.

Isso sem falar na forma mais tradicional que é a viagem para fora do país. De todo modo, você não precisa se preocupar. Assim, toda compra feita no seu cartão terá seu valor convertido para moeda local.

A única coisa que você deve prestar atenção é o câmbio na data de fechamento da sua fatura. Fora isso, tudo funciona quase que de forma automática.

4- Valor mínimo para compras no cartão. Lojas podem fazer esse tipo de restrição?

4- Valor mínimo para compras no cartão. Lojas podem fazer esse tipo de restrição? (Imagem: Symplipag)

Essa é uma prática considerada abusiva. Então, um estabelecimento não pode fazer esse tipo de esquema com o cartão. Inclusive, isso é uma garantia dada pelo Procon.

No entanto, a loja tem o direito de aceitar ou não pagamentos com cartão de crédito ou débito. Contudo, não pode fazer qualquer cobrança adicional caso o cliente escolha pagar a compra com um deles.

Logo, caso identifique esse tipo de situação, é só prestar uma queixa no Procon. Assim, acredite, esse é um direito seu e ele deve ser respeitado sempre. Desse modo, jamais vá em busca de solicitar um cartão sem ter consciência disso.

5- Casos de perda, roubo ou falsificação de cartão de crédito. O que fazer?

5- Casos de perda, roubo ou falsificação de cartão de crédito. O que fazer? (Imagem: Compara Ja)

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o seu banco. Ele deve bloquear o seu cartão imediatamente. Em seguida, você deve registrar um boletim de ocorrência, descrevendo o que de fato aconteceu.

Desse modo, todas as compras que não foram efetuadas deverão ser canceladas. Infelizmente, esse é um tipo de situação mais comum do que muitos acreditam.

Portanto, é fundamental que os passos acima sejam seguidos. Assim, você não precisa arcar com prejuízos. Sem falar que essa é uma forma de garantir sua proteção e de seus dados.

6- Recebi um cartão que não solicitei. O que fazer?

6- Recebi um cartão que não solicitei. O que fazer? (Imagem: Uol Economia)

Muitas operadoras de cartão ainda têm essa prática. No entanto, você precisa saber que ela é proibida perante o Código de Defesa do Consumidor. Então, imagine que você recebeu em casa um cartão que não pediu.

Nesse caso, é só o inutilizar. Porém, é necessário entrar em contato com o SAC da empresa emissora. Assim, afirme que não há nenhuma intenção de usufruir do produto.

Lembre-se ainda, de salvar o número do protocolo de atendimento. Agora, digamos que você quis ficar com o cartão. Sendo assim, tem-se uma vantagem bem interessante.

A empresa não pode te cobrar anuidade. Isso porque você não solicitou nada, de modo que configura uma espécie de amostra grátis. Entretanto, sempre procure entender como determinado cartão funciona.

Isso principalmente quando se fala de juros e taxas adicionais. Logo, essa é uma atitude fundamental caso queira evitar surpresas desagradáveis. Ao solicitar um cartão leve em conta essas questões.

7- É possível usar o cartão de crédito para fazer saques em dinheiro?

7- É possível usar o cartão de crédito para fazer saques em dinheiro? (Imagem: BX Blue)

Sim. Você pode fazer esse tipo de operação com o seu cartão de crédito. No entanto, é necessário bastante cuidado. É comum que as empresas cobrem uma tarifa para que você consiga realizar o saque.

Além disso, existe a possibilidade de juros em cima de tal ação. Sendo assim, a única forma de entender quais os pormenores envolvidos, é sabendo como o produto funciona.

Portanto, invista um tempo analisando cada elemento do seu cartão. Pode ser que descubra que sacar com ele não seja tão interessante.

Ainda, a situação contrária também é uma possibilidade. Logo, o importante mesmo é não ficar no escuro quanto a esse tipo de questão.

8- Que tipo de informação deve aparecer em uma fatura de cartão de crédito?

8- Que tipo de informação deve aparecer em uma fatura de cartão de crédito? (Imagem: Quite Já)

É normal que cada empresa mostre os dados de forma distinta. O importante é não deixar de exibir nenhuma informação. Confira abaixo, os principais pontos que devem aparecer na sua fatura de cartão de crédito.

  • Limite de crédito total e limites individuais para todas as operações possíveis;
  • Gastos feitos com o cartão por evento;
  • Valor em compras parceladas e seu vencimento;
  • Identificação das operações de crédito que foram contratadas e seus respectivos custos;
  • Valores relativos dos encargos. (Devem vir separadamente para você ser capaz de identificar o custo de cada um);
  • Quantia dos encargos a serem cobrados no mês seguinte. (Isso caso opte por não quitar a sua fatura);
  • CET. Custo Efetivo Total para o período seguinte. (Isso referente às transações que você pode contratar).

9 - Que tipos de cartões existem?

9 - Que tipos de cartões existem? (Imagem: Compliance Soluções Financeiras)

Quem acredita que só existem dois tipos de cartão está enganado. Sendo assim, veja só quais são as variações deste produto.

  • Cartão de crédito: As suas compras com esse tipo de cartão são pagas a prazo. Então, você todo mês vai receber uma fatura com o valor utilizado. Ainda, é possível escolher entre quitar tudo ou pagar um valor intermediário ou mínimo. Nesses dois últimos casos, você está sujeito à cobrança de juros.
  • Cartão de débito: Aqui, o foco também é o pagamento eletrônico. No entanto, o valor da compra é descontado de maneira automática. Isso claro, sempre dentro da sua conta corrente ou poupança. Assim, ele funciona apenas na modalidade “à vista”. Ao solicitar um cartão, muitas pessoas preferem esse tipo.
  • Cartão múltiplo: Esse tipo funciona tanto como crédito quanto débito. Muitos bancos os oferecem aos correntistas. Assim, são bem mais práticos.
  • Cartão internacional: Basicamente, ele possui todas as características citadas mais acima. Sendo assim, a diferença está no seu alcance. Isso porque esse tipo de cartão é voltado para compras fora do país. Então, caso queira viajar ou acessar sites estrangeiros, essa é a melhor alternativa de produto.
  • Cartão pré-pago: Funciona no esquema de recarga, sendo um cartão de débito. Aqui, você não tem a opção de parcelar. Ainda, só é possível gastar dentro do seu limite de saldo. Portanto, é mais indicado para pessoas que querem ter maior controle das suas finanças.
  • Cartão corporativo: Esse cartão pode ser de crédito ou débito. Assim, ele funciona do mesmo jeito. A diferença é que ele é voltado para empresas.
  • Cartão de loja: São os oferecidos pelas marcas. Dessa forma, o seu objetivo é fidelizar os clientes oferecendo alguns benefícios como descontos especiais.

Então, você deve solicitar um cartão?

Então, você deve solicitar um cartão? (Imagem: Freepik)

Sem a menor sombra de dúvidas. Esse é um produto que pode te ajudar muito na sua vida financeira. Isso claro, quando usado com planejamento. Também, você já viu que existe mais de um tipo de cartão.

Desse modo, é possível escolher qual deles mais se adequa às suas necessidades. Caso não tenha reserva de emergência ou possua dívidas, tudo bem. Assim, você pode pedir um cartão pré-pago.

Além disso, lembre-se da importância de entender como seu cartão funciona. No geral, não é nada complicado. Portanto, vale sim a pena investir nessa ferramenta.

Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre solicitar um cartão. Agora é sua vez! Todas as perguntas referentes a esse tema foram respondidas. Então, você está mais do que preparado (a) para escolher o seu produto.

Conteúdo Recomendado

Conheça o Cartão Nubank para negativados

Quer um cartão de crédito consignado de fácil aprovação e bandeira internacional? Então conheça o cartão consignado Nubank

Sou Heloisa Trindade, jornalista pelo DRT 1424/MS de Campo Grande, formanda em publicidade e propaganda pela Estácio de Campo Grande, redatora e produtora de conteúdo há 4 anos. Minha paixão por ler e escrever veio desde criança, por influência da minha mãe. Em meio a uma crise financeira, descobri que poderia usar a minha paixão para produzir renda e foi então que iniciei com meus primeiros blogs. Meu objetivo é entregar sempre conteúdos verídicos, de qualidade e informação aos nossos leitores.

Cartões

Para os ex-endividados: saiba quais são os 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação

Se você enfrenta problemas para solicitar cartões de crédito por conta do seu passado financeiro, saiba agora quais deles são os mais fáceis para ser aprovado!

por

Priscila de Cassia

Publicado em

| Atualizado em

Cartões com mais chances de aprovação

Você já esteve endividado no passado e, por conta disto, não consegue ter um cartão de crédito para você, já que seu score no SERASA não é muito bom? Então calma que este seu problema tem uma solução! Hoje em dia, os bancos começaram a trazer novas alternativas para este público, oferecendo excelentes produtos. Se você deseja saber mais, então conheça agora mesmo os 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação!

01. Next Visa Internacional

Você já escutou falar no banco Next? Se não, ainda bem que chegou até o nosso texto porque, definitivamente, ele é uma instituição financeira que merece a sua atenção. Criada pelo Bradesco, trata-se, então, de um banco digital, cujo objetivo é concorrer com outros do mercado, tais como Nubank e Inter, os mais conhecidos pelo grande público.

Você já escutou falar no banco Next? Se não, ainda bem que chegou até o nosso texto porque, definitivamente, ele é uma instituição financeira que merece a sua atenção.

Assim como todo bom banco digital, o Next tem como missão facilitar a vida de seus clientes e acabar com as burocracias que existem no que tange aos serviços bancários. Não à toa, o seu cartão é considerado um dos 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação, uma vez que o seu processo de solicitação é muito simples e fácil

Para ter o cartão Next, é simples! Basta ser correntista do banco digital e pedir a sua unidade. Mas tome cuidado com algo: há dois tipos de cartão, sendo o mais fácil de se adquirir o Visa Internacional, cuja anuidade é gratuita. Ah, e caso ainda não tenha conta no Next, a sua abertura é realizada pelo aplicativa de forma online e bem rápida - e o melhor: é 0800!

Renda Mínima
Sem comprovação de renda
AnuidadeGratuita
BandeiraVisa
CoberturaInternacional
BenefíciosTransferências ilimitadas pra Next e Bradesco
Saques ilimitados em ATMs Bradesco e Banco 24Horas
Banco EmissorNext
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Next Visa Internacional

E antes que você se questione sobre a razão de solicitá-lo, nós vamos logo adiantando: suas várias vantagens tornam o cartão Next um dos mais imperdíveis do mercado. Dentre os benefícios, temos a anuidade gratuita do titular do cartão, que já citamos, mas também o fato de ser bandeira Visa, que possui uma ampla aceitação, e a cobertura internacional, que lhe permite fazer compras no Brasil e no exterior.

Ainda, para cravar de vez o seu lugar na nossa lista dos 3 cartões de crédito com mais chances de aprovação, o Next não exige de seus correntistas a comprovação de renda no momento de sua solicitação. Soma-se a isto o fato de que é possível fazer transferências ilimitadas pra Next e Bradesco, além de permitir saques em ATMs Bradesco e Banco24Horas.

Mas não pense você que a lista de vantagens já acabou! Há ainda várias outras que você precisa conhecer. Veja só:

02. Itaucard Click

Outro que não poderia ficar de fora da nossa lista dos cartões de crédito com mais chances de aprovação é o cartão Click do Itaú. Atualmente considerado o principal produto de entrada do banco, ele foi lançado em outubro de 2019, ou seja, é novíssimo, e o seu grande diferencial é que o cliente pode obtê-lo sem pagar anuidade desde que gaste mais de R$ 100 a cada fatura.

Outro que não poderia ficar de fora da nossa lista dos cartões de crédito com mais chances de aprovação é o cartão Click do Itaú, considerado o principal produto de entrada do banco

Em razão de sua clara política de isenção de anuidade por meio de um gasto mínimo, não há quem não deseje ter um cartão Click para chamar de seu. Isso porque, além de ser gratuito, ele também conta com todos os benefícios e exclusividades de um cartão Platinum. Sim, são todas as vantagens sem gastar a mais por isso!

Disponível na bandeira MasterCard ou Visa, o cartão de crédito Itaucard Click pode ser solicitado por qualquer um, inclusive por aqueles que não são correntistas do Itaú. Considerando este fato e somando a ele a não exigência de comprovação de renda por parte do banco, faz com que o Click seja, de fato, um dos cartões de crédito com mais chances de aprovação.

Renda Mínima
Sem comprovação de renda
AnuidadeGratuita se gastar R$100/mês
BandeiraMasterCard ou Visa
CoberturaInternacional
BenefíciosSaques ilimitados em Banco24Horas
Avaliação Emergencial de Crédito (AEC)
Banco EmissorItaú
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Itaucard Click

Outros benefícios do Itaucard Click incluem os saques ilimitados em Banco24Horas e, ainda, a Avaliação Emergencial de Crédito (AEC). Com este serviço, é possível fazer compras que ultrapassem o valor do seu limite, sendo que cada uma delas será avaliada individualmente para a aprovação do pagamento. Atente-se ao fato de que há uma tarifa nos meses que utilizar a Avaliação Emergencial de Crédito, a qual é cobrada em uma única vez, mesmo que tenha ultrapassado o limite por diversos momentos no mês.

Aliás, estes dois benefícios são apenas alguns exemplos de uma imensa gama de vantagens que o seu Itaucard Click oferece para você. Para saber mais, clique no botão abaixo e descubra o que te espera!

03. Cartão Santander SX

Um dos mais populares do mercado, uma vez que era considerado um dos cartões de crédito com mais chances de aprovação, inclusive para os negativados no SERASA, era o Santander Free. Hoje, ele saiu de linha, ou melhor, reinventou-se e deu lugar ao Santander SX.

Um dos cartões mais populares do mercado, justamente porque era considerado um cartões de crédito com mais chances de aprovação, era o Santander Free, que hoje se tornou o SX.

Nascido justamente com este propósito de substituir o Free, o Santander SX veio para ser um cartão do dia a dia. Dentre os seus destaques, ele está 100% adaptado para atender a demanda ao novo sistema PIX e apresenta a tecnologia contactless, que permite o pagamento por aproximação.

Assim como o cartão de crédito Itaucard Click, o SX é emitido pelas bandeiras Visa e Mastercard Gold e possui uma anuidade que se isenta caso o valor da fatura seja igual ou maior a R$ 100. No mês que não há este gasto, é cobrada um valor de R$33,25, totalizando uma anuidade de R$ 399 para o titular. Para os dependentes ou conta adicional, o valor passa a ser de R$200 cada.

Renda Mínima
R$ 500 para correntistas
R$ 1.045 para não correntistas
AnuidadeR$ 399 reais ou 12x de R$33,25
Isento com gasto mínimo de R$ 100
Isento se aderir ao sistema PIX
BandeiraMasterCard ou Visa
CoberturaInternacional
BenefíciosPontos esfera além de descontos em lojas parceiras
Banco EmissorSantander
Tabela de benefícios - Cartão de crédito Santander SX

Outro detalhe interessante quanto à cobrança da anuidade do SX é que o Santander a torna gratuita se você aderir ao sistema PIX. Para isto, é necessário que você vire correntista do banco e cadastre seus dados como chave PIX do cartão. Inovador, não é mesmo? Mas não se preocupe caso não queira abrir conta no Santander, pois o SX é aprovado também para os não correntistas.

Aos interessados no cadastro, o banco ainda disponibilizou uma promoção para atrair o público: a SX do Milhão, onde um milhão de reais será sorteado aos cadastrados. Aí não tem como não pedi-lo, não é mesmo? Mas antes de fazer a sua solicitação, é recomendado que leia mais sobre as vantagens do Santander SX. Deste modo, você vai saber aproveitá-lo ao máximo, pois tem conhecimento de todos os seus benefícios.

Conclusão sobre os cartões de crédito com mais chances de aprovação

Com o Next Visa Internacional, o Itaucard Click e o Santander SX, não tem quem não tenha um cartão de crédito para chamar de seu. E na dúvida de qual escolher, vai nos três! Afinal, com políticas claras de isenção de anuidade nestes três cartões de crédito, você não perde em nada ao fazer o pedido da sua unidade. Então, por que não, não é mesmo? Aproveite!

Bônus

Se você não está satisfeito com nenhuma opção acima, não tem problema. A equipe do Senhor Panda selecionou mais uma opção de cartão de crédito sem anuidade para que você possa conferir, o cartão sem anuidade do Banco Pan

Se você deseja solicitar essa opção (baixando o aplicativo do Banco Pan), basta clicar no botão abaixo:

Continuar Lendo

Em Alta