Siga nas Redes Sociais

Listas

Universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo: conheça agora as 30 principais

Por

Priscila B. 

| Publicado em

Você sabe o que é endowments?! Raros nas universidades brasileiras, o termo em inglês se refere aos fundos patrimoniais, que são uma espécie de caixas paralelos criados a partir de doações privadas de pessoas jurídicas e/ou físicas que apoiam diretamente certas instituições. No exterior, estes fundos são responsáveis por grande parte do financiamento das maiores universidades do mundo - se somarmos as quantias dos 30 maiores endowments, são cerca de 347,77 bilhões de dólares! É muito dinheiro, não é mesmo!? Se você ficou curioso para saber mais, então não deixe de ler o nosso texto e descobrir quais são as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo. E aí, tem alguma aposta?

Raros nas universidades brasileiras, endowments se refere aos fundos patrimoniais, que são responsáveis por grande parte do financiamento das maiores universidades do mundo.
ANÚNCIOS

30. New York University - $4.1 bilhões

Com 4.1 bilhões de dólares de fundos patrimoniais, New York University é uma universidade privada sem fins lucrativos sediada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Fundada em 1831, a NYU é considerada uma das universidades de pesquisa mais influentes do mundo, além de ser uma das melhores que existem atualmente.

Fundada em 1831, a New York University é considerada uma das universidades de pesquisa mais influentes do mundo, além de ser uma das melhores que existem atualmente.

Com apenas 4 alunos se formando em sua primeira turma, a New York University coordena hoje programas de estudo no exterior em 25 países, o que mostra a internacionalização da instituição, e oferece mais de 400 cursos, entre opções de graduação e pós-graduação. São mais de 2.700 matérias oferecidas, distribuídos entre as mais de 230 áreas de estudo, em suas 18 escolas e faculdades. Não à toa, a NYU está na nossa lista das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo.

ANÚNCIOS

29. University of Wisconsin, Madison - $4.2 bilhões

Fundada em 1848, a University of Wisconsin–Madison está localizada em Madison, Wisconsin, sendo a maior universidade no estado com um total de mais de 42.000 estudantes matriculados. No total, a universidade possui 20 escolas e oferece 135 cursos de graduação, 151 programas de mestrado e 107 de doutorado.

Fundada em 1848, a Universidade de Wisconsin–Madison está localizada em Madison, Wisconsin, sendo a maior universidade no estado.

Para quem não sabe, a Universidade de Wisconsin–Madison foi a primeira pública estabelecida em Wisconsin. Exatamente por esta razão, a existência dos endowments é tão importante para o funcionamento e a manutenção da universidade. Com 4.2 bilhões de dólares em caixa, é possível custear todas as despesas e ainda financiar os estudos daqueles que mais precisam.

ANÚNCIOS

28. Cambridge University - $4.2 bilhões

Quem nunca ouviu falar da Cambridge University, não é mesmo?! Especialmente conhecida por nós brasileiros graças ao seu famoso teste de fluência em inglês, a universidade, situada na cidade de Cambridge na Inglaterra, é uma tradicional instituição de ensino superior pública, sendo a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país. E quando falamos em antiga, é antiga mesmo! Para se ter ideia, ela foi fundada no ano de 1209, o que significa que a Cambridge University é mais velha que o próprio Brasil.

Conhecida graças ao seu famoso teste de fluência em inglês, a Cambridge University, situada na Inglaterra, é uma tradicional instituição de ensino superior pública do país.

A importância da Cambridge University no mundo como um todo é enorme. Por exemplo, ela possui no seu rol de ex-alunos pessoas como os físicos Isaac Newton e Stephen Hawking, o naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o matemático Andrew Wiles. Impressionante, não?! Por isso, não é de se espantar ao saber que ela possui um fundo patrimonial avaliado em 4.2 bilhões de dólares. Afinal, haja dinheiro para tanto conhecimento!

ANÚNCIOS

27. The National University of Singapore - $4.35 bilhões

Conhecida como "A Pérola da Ásia", a cidade-Estado de Singapura é hoje um dos maiores centros financeiros do mundo e foi eleita como o quarto país mais rico do mundo, sendo superada apenas por Qatar, Luxemburgo e Macau. Por isso, ao visitar o país, não é incomum se deparar com um lugar repleto de arranha-céus, jatinhos particulares e Rolls-Royces.

Fundada em 1905, a National University of Singapore, que está localizada no sudoeste de Singapura, em Kent Ridge, é uma das melhores que existem na atualidade.

Com tanta riqueza, é possível imaginar que Singapura teria uma universidade à altura do país. Pois é, e tem! Fundada em 1905, a National University of Singapore, que está localizada no sudoeste do país, em Kent Ridge, é uma das melhores que existem na atualidade. Com um valor de 4.35 bilhões de dólares em endowments, ela faz parte da nossa lista das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo.

ANÚNCIOS

26. University of Oxford - $4.5 bilhões

Sem data certa de fundação, no entanto com evidências de ensino no local desde o ano de 1096, a University of Oxford é a mais antiga universidade do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa. Um fato curioso é que a própria instituição é mais velha que o próprio Império Azteca, Genghis Khan e a Catedral de Notre-Dame de Paris. Impressionante, né?!

Sem data certa de fundação, mas com evidências de ensino desde o ano de 1096, a University of Oxford é a mais antiga universidade de língua inglesa e a segunda mais antiga da Europa.

Atualmente, a University of Oxford possui 4.5 bilhões de dólares de endowments, sendo uma das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo. Não à toa, ela opera a maior editora universitária do mundo e tem o maior conjunto de bibliotecas do Reino Unido. Não bastasse isso, entre os seus ex-alunos, a universidade conta com 50 vencedores do prêmio Nobel, além de 27 Primeiros-Ministros Britânicos, sendo a mais recente Theresa May, e vários Chefes-de-Estado estrangeiros.

ANÚNCIOS

25. Vanderbilt University - $4.6 bilhões

Situada em Nashville, no estado de Tennessee, nos Estados Unidos, a Vanderbilt University é considerada uma das quinze melhores universidades do país e uma das cinquenta melhores do mundo. Portanto, não é de se espantar que ela possui um fundo patrimonial bilionário, no valor total de $4.6 bilhões de dólares.

Situada em Nashville, nos Estados Unidos, a Vanderbilt University é considerada uma das quinze melhores universidades do país e uma das cinquenta melhores do mundo.

Dentre os seus ex-alunos notáveis, fazem parte da lista o economista Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, assim como dois Vice-presidentes dos Estados Unidos: John Nance Garner e Al Gore. Quanto a este último, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano seguinte de Yunus, em 2007, junto com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, em razão dos "esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para invertê-las".

ANÚNCIOS

24. Ohio State University - $5.2 bilhões

Outra norte-americana da nossa lista das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo por possuir 5.2 bilhões de dólares, Ohio State University está situada no estado de Ohio, sendo que seu campus principal fica na cidade de Columbus. Todavia, a universidade possui outros campi regionais, os quais estão localizados em Lima, Mansfield, Marion e Newark.

Fundada em 1870, Ohio State University é a terceira universidade dos EUA em relação ao número de estudantes matriculados, com cerca de 58 mil alunos em todas as unidades.

Fundada em 1870, Ohio State University possui dimensões enormes para os padrões estadunidenses. Ela é considerada a terceira universidade dos Estados Unidos nos tempos atuais em relação ao número de estudantes matriculados, com cerca de 58 mil alunos em todas as unidades.

ANÚNCIOS

23. Dartmouth College - $5.5 bilhões

Fundada em 1769, Dartmouth é uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos e sempre se classifica entre as melhores instituições acadêmicas não só do país, como do mundo. Além do College, há outras três escolas: a Escola de Medicina Geisel, Thayer School of Engineering e o Tuck School of Business, sendo todas elas situadas no estado de New Hampshire.

A Dartmouth é uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos e sempre se classifica entre as melhores instituições acadêmicas não só do país, como do mundo.

Para quem não sabe, a Dartmouth College faz parte da poderosa Ivy League, grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos. Em razão disto, a universidade virou sinônimo de elitismo acadêmico e prestígio social no país, formando diversos ex-alunos notáveis. Entre eles, estão o cartunista Dr. Seuss, o poeta Robert Frost, a atriz Meryl Streep e a comediante Rachel Dracht, além de três ganhadores do prêmio Nobel e o ex-secretário do tesouro americano, Timothy F. Geithner. Agora é possível entender a razão do fundo patrimonial bilionário, não é mesmo?!

ANÚNCIOS

22. University of Southern California - $5.5 bilhões

Localizada em Los Angeles, na Califórnia, a University of Southern California (USC) foi fundada em 1880, sendo a mais antiga universidade particular do estado. Com cerca de 43 mil alunos, sendo 23% deles estrangeiros, a USC é atualmente a universidade norte-americana com mais alunos internacionais.

Com cerca de 43 mil alunos, sendo 23% deles estrangeiros, a University of Southern California é atualmente a universidade norte-americana com mais alunos internacionais.

Para fazer parte da nossa lista, você já deve imaginar que a USC é uma das mais ricas do mundo - graças ao seu fundo patrimonial de 5.5 bilhões de dólares. Com tanto dinheiro, a universidade conta com docentes de destaque, a exemplo de Leonard Adleman, vencedor do Prêmio Turing de 2002; Frank Gehry, arquiteto que levou o Pritzker Prize em 1989; Murray Gell-Mann, do Prêmio Nobel de Física em 1968; Daniel McFadden do Prêmio Nobel de Economia em 2000; George A. Olah do Prêmio Nobel de Química em 1994 e Arieh Warshel do Prêmio Nobel de Química em 2013. Imagina estudar numa universidade com tantos professores renomados, hein?!

ANÚNCIOS

21. Rice University - $5.8 bilhões

Aberta em 1912, a Rice University, situada na cidade de Houston, no estado de Texas dos Estados Unidos, é uma universidade de pesquisa com foco em graduação e produziu inúmeros ex-alunos de destaque, como CEOs e fundadores de empresas da Fortune 500, congressistas, secretários de gabinete, juízes e prefeitos. Além desses, também há dois ex-alunos que ganharam o Prêmio Nobel. Não à toa, ela faz parte da nossa lista das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo graças ao seu endowment de 5.8 bilhões de dólares.

Aberta em 1912, a Rice University faz parte da nossa lista das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo graças ao seu endowment de 5.8 bilhões de dólares.

Aliás, mudando um pouco de assunto, você reparou que até agora já foram 10 nomes de universidades da nossa lista e que a grande maioria está localizada nos Estados Unidos? Pois é! Parece que o país realmente investe pesado nessa história de endowments. Vamos ver se continuará assim?!

ANÚNCIOS

20. Cornell University - $6.5 bilhões

Pouco famosa no Brasil, mas muito respeitada no mundo, a Cornell University é uma universidade privada situada em Ithaca, em Nova Iorque, sendo uma das oito universidades-membro da Ivy League, assim como Dartmouth College. Tamanha à sua reputação, torna-se óbvio o fato da Cornell ser uma das universidades mais ricas do mundo, com um fundo patrimonial avaliado em 6.5 bilhões de dólares.

Pouco famosa no Brasil, mas muito respeitada no mundo, a Cornell University é uma universidade-membro da Ivy League, assim como Dartmouth College.

A Cornell University foi fundada em 1865 por Ezra Cornell, um empresário e educador norte-americano que acreditava que qualquer pessoa tinha o direito de estudar o que quisesse, e Andrew Dickson White. A intenção de ambos era ensinar e contribuir em todos os campos do conhecimento dentro da universidade. Sendo assim, tendo em vista esta missão, a instituição oferece mais de 4.000 cursos, que vão de engenharia elétrica a jornalismo, e de administração hoteleira à história americana.

ANÚNCIOS

19. University of Virginia - $6.95 bilhões

Fundada pelo ex-presidente americano Thomas Jefferson em 1819, a University of Virginia (UVA) é considerada a melhor universidade pública dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa realizada em 2016 pelas instituições Princeton Review e USA Today. Aliás, é na UVA que se encontra a Darden Graduate School of Business Administration, uma das melhores escolas de negócios do mundo.

Fundada pelo ex-presidente americano Thomas Jefferson em 1819, a University of Virginia (UVA) é considerada a melhor universidade pública dos Estados Unidos.

Sobre a UVA, há dois fatos curiosos. O primeiro deles é que, desde 1987, ela passou a ser designada como patrimônio mundial pela UNESCO, sendo a única universidade dos Estados Unidos com esta distinção. A segunda curiosidade já diz respeito a uma fatalidade que ocorreu em seu campus. Em 16 de abril de 2007, a instituição de ensino foi vítima de um ataque coordenado pelo estudante coreano Cho Seung-Hui, o qual deixou deixou um total de 33 mortos e 15 feridos. Este fato ficou conhecido como Massacre de Virginia Tech, sendo o maior cometido a uma universidade dos Estados Unidos.

ANÚNCIOS

18. Emory University - $7.31 bilhões

Mais uma instituição norte-americana classificada como uma das universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo: a Emory University. Com um endowment avaliado em 7.31 bilhões de dólares, a universidade não poderia ficar de fora da nossa lista.

Com um endowment avaliado em 7.31 bilhões de dólares, a Emory University não poderia ficar de fora da nossa lista.

A Emory University está localizada na região metropolitana de Atlanta, no estado de Georgia, nos Estados Unidos, e foi fundada em 1836. O seu principal campus, o qual está situado em Atlanta, no condado de DeKalb, foi construído em 1915, a partir de terras doadas por Asa Griggs Candler, que na época era ninguém mais, ninguém menos, do que o presidente da Coca-Cola Company. Interessante esse fato, não?!

ANÚNCIOS

17. The University of Chicago - $7.5 bilhões

The University of Chicago é uma universidade de pesquisa privada sem fins lucrativos localizada na cidade que leva o seu nome, nos Estados Unidos. Com um fundo patrimonial avaliado em 7.5 bilhões de dólares, a instituição, desde sua fundação em 1890, pode contribuir com projetos de extrema importância para o mundo como um todo. Um exemplo é o caso do seu departamento de física, o qual ajudou a desenvolver a primeira reação nuclear autossustentável do mundo (Chicago Pile-1) sob os estandes de Stagg Field, uma parte fundamental do esforço secreto do Projeto Manhattan da Guerra Mundial.

The University of Chicago é uma universidade de pesquisa privada sem fins lucrativos localizada na cidade que leva o seu nome, nos Estados Unidos.

Não bastasse o dado relevante citado acima, The University of Chicago abriga a maior editora universitária dos Estados Unidos, a University of Chicago Press. Além disso, ela também contará com o Centro Presidencial Barack Obama, que incluirá tanto a biblioteca presidencial de Obama quanto os escritórios da Fundação Obama. Ainda em fase de construção, este espaço está com data de conclusão prevista para 2021.

ANÚNCIOS

16. University of Washington - $7.86 bilhões

Uma das universidades mais prestigiadas do mundo no que se refere ao ensino e à pesquisa, a University of Washington possui um valor estimado de 7.86 bilhões de dólares de fundos patrimoniais para se dedicar a manter a sua excelência educacional. Com consequência deste alto valor de endowment, a instituição de ensino faz parte do rol das mais ricas do mundo.

A University of Washington possui um valor estimado de 7.86 bilhões de dólares de fundos patrimoniais para se dedicar a manter a sua excelência educacional.

Fundada em 1861, a UW é a maior universidade do noroeste americano e conta com três campi, sendo o maior localizado na cidade de Seattle. Os demais estão situados em Tacoma e Bothell, ambos no estado americano de Washington. Embora não faça parte da Ivy League, a University of Washington é considerada uma "Public Ivy", uma vez que fornece uma experiência estudantil compatível com as universidades formadoras do prestigiado grupo, porém a um preço de escola pública.

ANÚNCIOS

15. Duke University - $8.5 bilhões

Duke University é uma tradicional universidade estadunidense fundada em 1924, embora tenha raízes desde 1838, e está localizada na cidade de Durham, na Carolina do Norte. Erguida por metodistas na vizinha cidade de Trinity, a instituição foi posteriormente transferida para a cidade de Durham, onde a família Duke passou a atuar como sua principal benfeitora.

Duke University é uma tradicional universidade estadunidense fundada em 1838 e está localizada na cidade de Durham, na Carolina do Norte.

A Duke University é considerada atualmente uma das universidades mais prestigiosas no mundo, sendo classificada pelo site americano US. News como uma das 7 melhores dos Estados Unidos. A instituição possui 12 unidades entre escolas e institutos e mais de 15 mil alunos, além de contar com um dos maiores fundos para pesquisa do país.

ANÚNCIOS

14. University of California - $9.78 bilhões

Referência em engenharia e inovação, a University of California, situada em Berkeley, na Califórnia, é inegavelmente uma das mais importantes e prestigiadas universidades da atualidade. Com certeza, seu sucesso e fama mundo afora têm o seu mérito. Afinal, a instituição tem a honra de ter como ex-alunos o engenheiro Steve Wozniak, co-fundador da Apple junto com Steve Jobs, o ator Chris Pine, conhecido por interpretar o personagem capitão James T. Kirk nos filmes Star Trek, e Eric Schmidt, presidente e ex-chefe executivo da Alphabet Inc. - anteriormente denominada Google, a principal subsidiária da empresa recém-criada.

Referência em engenharia e inovação, a University of California é inegavelmente uma das mais importantes e prestigiadas universidades da atualidade.

A University of California surgiu em 1869 após a fusão de duas instituições: o College of California, em Oakland, e o Agricultural, Mining, and Mechanical Arts College. Atualmente com um fundo patrimonial de 9.78 bilhões de dólares, Berkeley oferece cerca de 300 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

ANÚNCIOS

13. Northwestern University - $9.8 bilhões

Localizada na cidade de Evanston, no estado de Illinois, a Northwestern University é uma instituição de ensino estadunidense fundada em 1851, sendo considerada uma das mais ricas universidades do mundo graças ao seu fundo patrimonial de 9.8 bilhões de dólares. Hoje, Northwestern conta com uma população estudantil vinda de mais de 100 países e oferece diplomas em 190 disciplinas.

A Northwestern University é uma universidade norte-americana fundada em 1851, sendo uma das mais ricas do mundo graças ao seu fundo patrimonial de 9.8 bilhões de dólares.

Para se ter ideia da dimensão da importância que a Northwestern University dá às pesquisas, ela financia aproximadamente 1.500 laboratórios entre seus campus de Evanston e de Chicago, possuindo um dos maiores índices de pesquisa no mundo. Em razão desta preocupação em manter a excelência, a universidade possui na sua lista de professores e ex-alunos 19 vencedores do Prêmio Nobel, além de 38 vencedores do Prêmio Pulitzer, 6 MacArthur Genius Fellows, 16 Rhodes Scholars, 65 membros da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e dois juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ufa!

ANÚNCIOS

12. Columbia University - $10.87 bilhões

Entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, a Columbia University é a primeira a ultrapassar a marca de 10 bilhões de dólares ao possuir um endowment de 10.87 bilhões de dólares. Com isso, não há como ela não estar aqui na nossa lista.

Entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, a Columbia University é a primeira a ultrapassar a marca de 10 bilhões de dólares.

Em funcionamento desde o ano de 1754, a Columbia University é uma instituição de ensino superior privada, localizada na cidade de Nova Iorque, sendo a mais antiga do estado de Nova Iorque e a quinta mais antiga dos Estados Unidos. Tamanho o seu prestígio, a Columbia University faz parte das oito universidades que compõe a prestigiosa Ivy League.

ANÚNCIOS

11. University of Michigan - $10.9 bilhões

Fundada em 1817, a University of Michigan, localizada na cidade de Ann Arbor, nos Estados Unidos, destacou-se por suas pesquisas e pelo bom desempenho em várias áreas, sendo conhecida internacionalmente por seus alunos, como o nadador Michael Phelps, o ex-presidente Gerald Ford e o primeiro CEO da Google, Larry Page. Além disso, desde muito cedo, a instituição também adotou uma postura progressista e aberta a mudanças. Para ter uma ideia, de lá veio Marjorie Lee Browne, a primeira mulher negra a completar um doutorado em matemática no país em uma época em que muitas instituições ainda proibiam a presença de estudantes negros.

A University of Michigan se destaca por suas pesquisas e pelo bom desempenho em várias áreas, sendo conhecida internacionalmente por seus alunos, como o nadador Michael Phelps.

E já que estamos chegando à parte final do nosso texto, restando apenas mais 10 nomes de universidades com endowments bilionários, lembra que havíamos reparado que os Estados Unidos reinavam na nossa lista?! Pois é... Parece que nada mudou até agora, não é mesmo? Mas será que a soberania estadunidense continuará nessa reta final? A conferir!

ANÚNCIOS

10. Texas A&M University - $11.55 bilhões

A Texas A&M University é uma universidade de pesquisa coeducacional pública localizada em College Station, no estado de Texas, Estados Unidos. Considerada a sétima maior no país, a instituição de ensino possui uma ampla gama de pesquisa com projetos em andamento financiados por agências como a National Aeronautics and Space Administration (NASA), o National Institutes of Health, National Science Foundation e os escritório de Pesquisa Naval.

A Texas A&M University é uma universidade de pesquisa coeducational pública localizada em College Station, no estado de Texas, Estados Unidos.

Com um endowment avaliado em 11.55 bilhões de dólares, o que a coloca entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, a Texas A&M University está situada no top 20 de institutos de pesquisa norte-americanos. Com isto, ela tem feito contribuições notáveis ​​para diversos campos, como clonagem animal e engenharia de petróleo.

ANÚNCIOS

09. University of Pennsylvania - $12.2 bilhões

A University of Pennsylvania, também conhecida como UPenn ou apenas Penn, é uma instituição de ensino superior particular de grande porte, fundada por Benjamin Franklin e localizada na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Com 12.2 bilhões de dólares em fundos patrimoniais, é uma das universidades mais ricas da atualidade.

Com 12.2 bilhões de dólares em fundos patrimoniais, a University of Pennsylvania é uma das universidades mais ricas da atualidade.

Considerada uma universidade de elite, a University of Pennsylvania faz parte da poderosa conferência desportiva da NCAA de oito universidades privadas do nordeste dos Estados Unidos, a Ivy League. Seus cursos mais populares são Finanças, Enfermagem e Economia e a taxa de aceitação da universidade é de apenas 9%, o que a coloca também na lista das instituições de ensino mais concorridas do mundo.

ANÚNCIOS

08. University of Notre Dame - $13.1 bilhões

Fundada em 1842 por irmãos da Congregação de Santa Cruz em South Bend, Indiana, a University of Notre Dame é conhecida pelo seu rigor acadêmico e pela educação voltada para a ética e moral, já que é uma universidade católica. Por consequência de seus feitos, é uma instituição bastante respeitada ao redor do mundo.

A University of Notre Dame é conhecida pelo seu rigor acadêmico e pela educação voltada para a ética e moral, já que é uma universidade católica.

Contando com apenas cinco faculdades para os alunos de graduação, que são Artes e Letras (incluindo cursos como Economia e de Ciências Humanas), Arquitetura, Negócios e Administração, Engenharia e Ciências, passar na University of Notre Dame é extremamente difícil. Com uma seleção competitiva, a instituição aprova 1 entre cada 6 estudantes que se candidatam aos seus programas de graduação.

ANÚNCIOS

07. Massachusetts Institute of Technology - $14.8 bilhões

Quem nunca ouviu falar da famosa MIT, não é mesmo? Sigla para a Massachusetts Institute of Technology, a universidade é, de longe, uma das mais prestigiadas do mundo. Localizada na cidade de Cambridge, Massachusetts, na região de Boston, ela foi fundada em 1861, em resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos, adotando um modelo europeu de universidade politécnica.

O MIT, com cinco escolas e uma faculdade que contêm um total de 32 departamentos, é frequentemente citado como entre as melhores universidades da atualidade. O instituto é tradicionalmente conhecido por sua pesquisa e educação especializado em Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Matemática e Estatística, e mais recentemente na biologia, economia, linguística e administração. Tamanho o seu prestígio, é estimado que 93% dos ex-alunos do MIT ganham por volta de US$ 79.800 - valor ainda maior que da nossa primeira colocada da lista.

ANÚNCIOS

06. King Abdullah University of Science and Technology - $20 bilhões

Finalmente, mais uma instituição que não é norte-americana entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo! Graças à doação de 20 bilhões de dólares feita pelo rei Abdullah, a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), localizada em Thuwal, na Arábia Saudita, está na nossa lista.

Graças à doação de 20 bilhões de dólares feita pelo rei Abdullah, a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) está na nossa lista das mais ricas do mundo.

Ao injetar uma enorme fortuna na KAUST, a intenção do rei Abdullah era de chamar os melhores alunos e professores no mundo - objetivo esse conquistado com sucesso! Assim, em 2009, nascia a King Abdullah University of Science and Technology, com professores de lugares como a MIT e Cornell, sobre os quais já falamos acima. Um fato interessante é que a KAUST é a única instituição de ensino superior do país em que homens e mulheres são reunidos em turmas mistas.

ANÚNCIOS

05. Princeton University - $23.8 bilhões

A Princeton University é uma universidade de altíssimo prestígio localizada na cidade de Princeton, no estado de Nova Jersey. Com um fundo patrimonial de 23.8 bilhões de dólares, a instituição de ensino privada de médio porte possui entre seus principais cursos Engenharia da Computação, Economia e Análise de Políticas Públicas.

A Princeton University é uma universidade de altíssimo prestígio localizada na cidade de Princeton, no estado de Nova Jersey.

Desde 1746 em atividade, sendo chamada em seu início como College of New Jersey, a Princeton University é a quarta mais antiga dos Estados Unidos. Membro da Ivy League, a instituição é célebre por seu corpo de pesquisa — para se ter ideia, a universidade chegou a ter Albert Einstein como professor na década de 50. Incrível, não?!

ANÚNCIOS

04. Stanford University - $26.5 bilhões

Uma das 30 universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, com um valor de 26.5 bilhões de endowments, a Stanford University está localizada na área da baía de San Francisco, em Stanford, na Califórnia. Eleita como uma instituição particular de prestígio, ela tem entre suas principais especialidades as áreas de Ciência da Computação, Biologia e Engenharia.

Uma das 30 universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, com um valor de 26.5 bilhões de endowments, a Stanford University é uma instituição particular de prestígio.

A história da Stanford University começou em 1 de outubro de 1891, em memória do filho dos fundadores, o casal Leland e Jane Stanford, que faleceu com apenas 15 anos de febre tifoide quando passavam férias em Florença, na Itália. Além de parte significativa de seus recursos financeiros, o casal também doou parte da fazenda em que residia para a construção da universidade. Desde então, a Stanford University cresceu, não apenas em número de estudantes e funcionários, mas também em material acadêmico e docente a fim de oferecer a melhor educação possível a seus alunos.

ANÚNCIOS

03. University of Texas - $26.5 bilhões

Devido ao seu endowment de 26.5 bilhões de dólares, a University of Texas está entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo, sendo uma das mais ricas da atualidade. Fundada em 1883, seus campus fica a aproximadamente 400 metros do Capitólio do Estado do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

Devido ao seu endowment de US$26.5 bilhões, a University of Texas está entre as universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo.

A Universidade do Texas em Austin foi uma das oito instituições a receber originalmente o título de Public Ivy, que, como já falamos, é um grupo formado por universidades que fornecem uma experiência estudantil compatível com as da Ivy League, porém a um preço de escola pública. Além disso, ela também foi aceita na Associação Americana de Universidades em 1929.

ANÚNCIOS

02. Yale University - $29.4 bilhões

Com um fundo patrimonial avaliado em 29.4 bilhões de dólares, a Yale University é uma universidade privada de elite situada em New Haven, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos. Fundada em 1701, ela é considerada a terceira instituição de ensino superior mais antiga do país e, graças ao prestígio conquistado ao longo dos anos, faz parte da poderosa Ivy League.

Fundada em 1701, ela é considerada a terceira instituição de ensino superior mais antiga do país e, graças ao prestígio conquistado ao longo dos anos, faz parte da poderosa Ivy League.

Ao longo da história da Yale University, a universidade possuiu grandes alunos notáveis, tais quais George H. W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush, todos ex-presidentes da maior potência econômica mundial, os Estados Unidos. Como é de se esperar, seu processo seletivo é super rigoroso, com uma taxa de aceitação de apenas 6%. No entanto, a concorrência é justa; afinal, quem não quer estudar no mesmo solo que ex-presidentes dos EUA estudaram, não é mesmo?

ANÚNCIOS

01. Harvard University - $36 bilhões

O primeiro lugar da nossa lista de universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo vai para Harvard University por contar com 36 bilhões de dólares de endowments. Para se ter ideia da dimensão da fortuna, a diferença dela para o segundo colocado é de 6,6 bilhões de dólares, valor que ultrapassa a Dartmouth College, universidade membro da Ivy League, assim como Harvard. Logo, fica claro que se trata de uma universidade particular de elite, sendo uma das mais prestigiadas universidades do mundo - se não a mais. Por esta razão, o processo seletivo para admissão de alunos é extremamente competitivo e rigoroso, sendo o mais difícil entre todas as universidades, uma vez que taxa de aceitação em Harvard é de apenas 5%. Entretanto, o esforço para cursar a universidade costuma valer à pena, pois 97% dos alunos que saem de Harvard ganham um salário de, pelo menos, US$ 69.700.

O primeiro lugar da nossa lista universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo vai para Harvard University por contar com 36 bilhões de dólares de endowments.

Chegamos ao final da nossa lista e, como pode perceber, infelizmente não há nenhuma brasileira dentre as 30 universidades com maiores fundos patrimoniais do mundo. Como dissemos na introdução, os endowments são bem raros por aqui no Brasil. Mas e aí, será que vai ter alguma mudança no nosso futuro em relação a isto?! Façam as suas apostas!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Panda não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Panda. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.