Cartões

Quais as vantagens e desvantagens de ter um cartão de crédito?

Ter um cartão de crédito pode facilitar a sua vida. Mas existem coisas a se pensar antes de pedir o seu. Clique e saiba mais sobre isso!

Anúncios

por Aline Saes

11/03/2021 | Atualizado em 15/03/2021

Descubra se vale a pena ter um cartão de crédito

Vale a pena?
Vale a pena?

Atualmente, uma das ferramentas que as pessoas mais buscam para poderem consumir de maneiras diferentes é o cartão de crédito. Pois cada vez mais se torna impossível adquirir uma série de serviços e benefícios sem ter um cartão de crédito.

Mas pode ser que você ainda esteja na dúvida se vale a pena ou não solicitar um cartão de crédito para chamar de seu. E isso pode acontecer por diversos motivos, desde não entender bem como esse tipo de cartão funciona, até o medo de se endividar através dele.

Por isso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para lhe ajudar a entender as possíveis vantagens e desvantagens do cartão de crédito. Então, se você está cheio de dúvidas sobre esse assunto, continue com a gente e confira o que trouxemos para você, a seguir!

Anúncios

Quais as vantagens de ter um cartão de crédito?

Vantagens
Vantagens

Em nosso mundo totalmente imerso na tecnologia e no digital, ter um cartão de crédito pode abrir portas para alguns serviços online que você poderia não conseguir de outra forma. Mas não apenas isso, já que existem outras boas vantagens que ter um cartão de crédito podem lhe trazer.

Então, elencamos algumas das principais delas. Confira a seguir.

Facilitar a sua compra

Facilitar a sua compra
Facilitar a sua compra

Como já dissemos, em nosso mundo que está cada vez mais investindo no digital, ter um cartão de crédito pode facilitar bastante a hora de fazer compras. Pois você poderá usar o seu cartão de crédito tanto em lojas físicas, quanto em lojas virtuais.

Assim, o cartão se torna uma forma prática e fácil de fazer as suas compras, bastando digitar uma senha ou aproximar o cartão da maquininha. Além disso, a compra e a aprovação do seu pagamento irão ocorrer instantaneamente. 

O que é uma vantagem em relação às opções como boleto bancário e de alguns tipos de transferências bancárias, que podem demorar mais de 1 dia útil.

Anúncios

Comprar à prazo e parcelar sem juros

Comprar à prazo e parcelar sem juros
Comprar à prazo e parcelar sem juros

Outro bom benefício de você ter um cartão de crédito é a possibilidade de comprar à prazo e parcelar o pagamento sem juros. Assim, muitas pessoas conseguem ter acesso a produtos e serviços que não conseguiriam pagar à vista, o que facilita a compra.

Porém, é preciso ter cuidado para usar bem as compras em parcelas. Pois se a sua vida financeira estiver muito desorganizada, poderá perder o controle de todas as parcelas em aberto. 

Mas sim, as compras à prazo são ainda uma excelente vantagem, principalmente quando é possível parcelar sem juros. Portanto, leve isso em consideração.

Programas de benefícios

Programas de benefícios
Programas de benefícios

Além das funcionalidades normais de um cartão de crédito para suas compras, é interessante levar em consideração a existência de programas de benefícios em muitos deles. 

Por exemplo, o cartão de crédito pode te dar acesso à programas de cashback, acúmulo de pontos e milhas, etc. E não falamos aqui apenas dos programas de fidelidade do próprio cartão, mas também daqueles que a bandeira do cartão disponibiliza.

Por exemplo, a maioria dos cartões irá funcionar com a bandeira Visa ou Mastercard, que possuem uma série de benefícios para seus clientes. Pois quem cadastrar todos os seus cartões das bandeiras terá acesso a programas como Mastercard Surpreenda e Vai de Visa, acumulando descontos e vantagens.

Segurança

Segurança
Segurança

Pois é, um cartão pode facilitar muito a sua segurança. E isso porque você não precisará mais andar com dinheiro em espécie na carteira. Além disso, as instituições financeiras responsáveis pelos cartões possuem meios de garantir a sua segurança e do seu dinheiro, mesmo que o cartão seja roubado ou utilizado por outra pessoa.

Já que você sempre poderá ligar para a empresa que administra o seu cartão e pedir o cancelamento, bloqueio, etc. Além disso, em casos de clonagem do cartão e desvio de valores, a instituição financeira possui políticas para reembolsar o cliente pelo valor que ele perdeu.

Muito interessante e prático, não é?

Uso emergencial

Uso emergencial
Uso emergencial

Sabemos que podemos estar sujeitos a despesas inesperadas, muitas vezes emergências como cirurgias, despesas com saúde, acidentes com seus bens, etc. E nesse momento, poder contar com a opção do cartão de crédito para pagar despesas emergenciais pode fazer toda a diferença. 

Viu só quantas vantagens interessantes o simples fato de possuir cartão de crédito pode trazer para você? Mas para que você consiga decidir da melhor maneira, reunimos a seguir algumas das possíveis desvantagens para você também considerar.

Quais as desvantagens de ter um cartão de crédito?

Quais as desvantagens de ter um cartão de crédito?
Quais as desvantagens de ter um cartão de crédito?

Vamos então entender quais são as principais desvantagens que o cartão de crédito pode lhe trazer?

Taxas de juros altas

Taxas de juros altas
Taxas de juros altas

Comprar com seu cartão pode ser fácil e prático, mas se você acabar perdendo o controle de suas finanças, a fatura no final do mês pode ser maior do que a sua capacidade de pagar por ela. 

Assim, você acaba ficando devedor e caindo na taxa de juros rotativa, que é muito alta. Portanto, quanto maior sua dívida com o cartão, e maiores as parcelas para pagar essa dívida, maior ela ficará. É uma bola de neve, que só cresce.

Portanto, é preciso considerar esse risco.

Comprar além do que deve

Comprar além do que deve
Comprar além do que deve

São as famosas compras por impulso, ou supérfluas. Ou seja, gastos que não são essenciais e que podem te prejudicar gravemente, levando até ao endividamento se não houver cuidado. 

Então, considere sua renda e seu autocontrole para compras desse tipo, antes de optar por ter um cartão de crédito.

Clonagem de cartão

Clonagem de cartão
Clonagem de cartão

Apesar de bastante seguros, com um cartão de crédito você está sujeito a golpes e fraudes, como a clonagem do seu cartão. Assim, os golpistas conseguem comprar como se fossem você, e gastam todo o seu limite criando dívidas enormes. 

É claro que as instituições financeiras que administram os cartões possuem políticas para proteger o cliente, com o bloqueio do cartão e também um processo para solicitar reembolsos.

Negativado pode ter cartão de crédito?

Negativado pode ter?
Negativado pode ter?

A resposta é: depende! Em geral, a análise de crédito que as empresas fornecedoras de cartões de crédito farão irá analisar o score de crédito de quem solicitou o produto. Porém, para negativados pode ser quase impossível um cartão de crédito da maneira tradicional.

Mas isso não impede que um negativado possa ter um cartão de crédito.Pois existem tipos específicos de cartão para negativado. E são eles cartões de crédito pré-pagos, como o Superdigital, por exemplo. E você já conhecia essa categoria de cartão de crédito?

Porém, o cliente deve estar ciente de que um cartão de crédito pré-pago não vai lhe possibilitar realizar pagamentos à prazo, com o parcelamento dos seus gastos. E também só será possível gastar exatamente o valor que o cartão tiver em saldo.

Ou seja, quem tem um cartão pré-pago precisará transferir valores para o cartão todos os meses, e somente esse valor que ele contém poderá usar para pagamentos, compras, etc. E isso pode ser uma excelente vantagem para quem está negativado.

Pois assim, a pessoa negativada consegue ter acesso a serviços que somente um cartão de crédito poderia oferecer. Mas com seu cartão pré-pago a pessoa terá uma chance muito menor de se endividar, já que será impossível que gaste mais do que o saldo que possui, certo?

Então, sim, uma pessoa negativada pode. Mas em geral só será possível o acesso a um cartão do tipo pré-pago, como dissemos. Porém não é apenas a pessoa negativada que pode optar por esse tipo de cartão.

Contamos mais sobre isso, a seguir. Confira!

Conheça o cartão de crédito pré-pago Superdigital

Como diria o slogan, “igual uma conta corrente, mas sem a dor de cabeça”, o cartão de credito superdigital veio para facilitar a vida de muitos brasileiros.

Quando é melhor optar por ter um cartão de crédito pré-pago?

Quando é melhor optar por pré-pago?
Quando é melhor optar por pré-pago?

Como dissemos, cartão de crédito pré-pago pode ser uma boa opção principalmente para as pessoas negativadas. Pois eles não exigem nenhuma comprovação de renda ou análise de crédito.

Além disso, oferecem uma série de vantagens e benefícios como:

  • comprar em lojas físicas e virtuais;
  • carregar celular;
  • pagar contas e boletos;
  • contratar serviços digitais como Netflix, Ifood, etc;

Ou seja, os cartões de crédito pré-pagos facilitam o acesso a serviços e produtos que de outra forma a pessoa negativada não teria acesso. Todavia, mesmo que você não esteja nessa situação, pode ser interessante optar por um cartão de crédito pré-pago.

Mas em que situações? Bem, podem existir situações em que você não deseje ter todos os gastos e desvantagens que um cartão de crédito comum pode lhe trazer. E são elas:

Mesada para os filhos

Mesada para os filhos
Mesada para os filhos

Pois se você está pensando que está na hora de seu filho ou filha ter um cartão de crédito, pode ser uma boa ideia optar por um pré-pago. Já que a maioria desses tipos de cartões oferecem a opção de controle do extrato, saldo e transações financeiras diretamente pelo aplicativo.

Assim, você pode transferir o valor que desejar para o saldo do cartão pré-pago, e ainda poderá checar de que forma seus filhos estão usando a mesada que você lhes deu. Muito interessante, não é? Então pense nisso quando for iniciar seus filhos nas responsabilidades.

Para quem quer economizar

Para quem quer economizar
Para quem quer economizar

Pois ter um cartão de crédito pré-pago pode ser uma boa opção mesmo se você não está negativado, mas ainda assim está precisando economizar dinheiro. E também se uma das suas metas é cortar gastos. 

Assim, ao adquirir um cartão de crédito pré-pago você consegue colocar uma meta máxima mensal de gastos, e não terá como passar disso. Então, vai precisar se organizar bem para saber o quanto deve transferir de valores todos os meses, e quanto dinheiro irá gastar para que não ultrapasse esse valor.

Sem conta bancária

Sem conta bancária
Sem conta bancária

Se você não está pensando em abrir uma conta bancária, ter um cartão de crédito pré-pago pode ser exatamente a saída que você estava buscando. Pois a maioria dos cartões desse tipo não exigem que exista uma conta corrente vinculada a ele, e muitos também permitem transferência de valores sem que seja necessário ter uma conta bancária.

Viu só como ter um cartão de crédito pré-pago não é necessariamente algo que só pessoas negativadas buscam? Pois agora você já sabe que ele pode ser útil em várias outras situações da vida.

Agora é hora de decidir se quer ter um cartão de crédito

Agora é hora de decidir
Agora é hora de decidir

E assim chegamos ao fim de nosso artigo exclusivo com informações para lhe ajudar a decidir se você deve ou não ter um cartão de crédito. Esperamos que esteja mais fácil de entender todo o panorama de prós e contras para solicitar o seu próprio cartão de crédito.

Além disso, demonstramos como tanto a versão convencional do cartão de crédito, quando a modalidade pré-paga podem ser interessantes. E tanto negativados como pessoas em outras situações podem achar interessante ter um cartão de crédito pré-pago.

Portanto, agora que você já sabe de todas essas informações valiosas, está na hora de pesar os prós e contras antes de se decidir. Então, faça uma lista do que você precisa no momento e de qual é a sua situação financeira atual. Dessa forma, ficará mais fácil entender quais tipos de serviços, produtos e facilidades serão mais vantajosas para você.

Também não se esqueça de pesquisar bem por todos os tipos de cartões de crédito que existem no mercado brasileiro. Pois são diversas opções, que oferecem diferentes tarifas, taxas, programas de benefícios e bandeiras. Assim, tenha tudo isso em mente quando for se decidir por um cartão de crédito para chamar de seu.

E mais importante, saiba se o seu orçamento atual comporta os potenciais gastos e riscos de endividamento que um cartão de crédito pode acabar trazendo para sua vida financeira. Pois muito cuidado nunca é pouco, evitando as dívidas de alto risco e até o superendividamento com o rotativo do cartão de crédito, com altíssimas taxas de juro.

Agora, é hora de refletir sobre tudo isso que lhe falamos, e decidir se quer ou não um cartão de crédito. 

Tudo sobre cartão de crédito Agibank

Conheça agora todas as informações, características e benefícios do cartão Agibank e descubra se ele é uma boa opção para você.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP. É escritora autônoma para variados assuntos. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o consórcio Caixa

Conheça o consórcio Caixa e realize o seu sonho de adquirar um imóvel dos sonhos pagando até 200 parcelas com juros zero.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio Magalu

Buscando um consórcio para adquirir sua casa própria? Com o consórcio Magalu, a contratação tem juros zero e até 240 parcelas. Saiba como solicitar!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Deu Crédito

Você está negativado e precisa de crédito para pagar as suas dívidas? Leia este post e aprenda a solicitar o empréstimo da Deu Crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar imóvel com crédito imobiliário Itaú

A grande maioria dos brasileiros sonham com a casa própria, mas não são todos que possuem recurso para adquiri-la. Pensando nisso, existem diversas opções de crédito imobiliário no mercado, como o crédito imobiliário Itaú. Então, fique por dentro do assunto e veja como o Itaú pode te ajudar a comprar o seu imóvel, de maneira simples, segura e sem burocracias.

Continue lendo
content

Conheça o crédito para obras CTT

Se você quer um crédito com montante elevado, prazo de reembolso alargado e que permita reformar sua morada toda, então a opção do CTT pode ser a ideal. Conheça mais sobre este crédito e veja se é o ideal para si no post, a seguir.

Continue lendo
content

Como abrir conta OpenBank Poupança

Procura por uma conta poupança com boa remuneração e sem comissões? Se sim, conheça a conta OpenBank Poupança e veja como fazer a adesão sem pagar taxa de abertura, manutenção e fechamento. Confira mais informações no post, a seguir.

Continue lendo