Auxílio Governo

Quem pode ser menor aprendiz?

Ser menor aprendiz pode ajudar muito um jovem a ingressar no mercado de trabalho. Isso porque é uma chance de estudar enquanto já tem experiência prática no mercado. Neste artigo, vamos te explicar quem pode ser menor aprendiz. Continue a leitura e descubra mais!

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 25/03/2022

Descubra se você pode ser menor aprendiz

Quer saber se você pode ser jovem aprendiz? Veja mais aqui! Fonte: Pexels.
Quer saber se você pode ser jovem aprendiz? Veja mais aqui! Fonte: Pexels.

Ingressar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz é um grande avanço. Mas, afinal, quem pode ser menor aprendiz? Em resumo, jovens com idade entre 14 e 24 anos podem se candidatar a vagas de menor aprendiz.

Nesse sentido, esse programa é destinado para quem ainda está na escola, ou então acabou de sair. Aliás, nesse caso é preciso fazer um curso profissionalizante junto com o trabalho.

Pensando nas dúvidas sobre quem pode ser menor aprendiz, no artigo de hoje vamos te mostrar as regras completas. Continue a leitura e descubra!

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz

Descubra como funciona para participar do Jovem Aprendiz!

Anúncios

Quem pode se candidatar a menor aprendiz?

Em resumo, para participar do menor aprendiz é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Por exemplo, a pessoa deve estar cursando o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental. Nesse sentido, os dois com frequência suficiente.

Além disso, existe um limite de idade para se candidatar ao menor aprendiz. Ou seja, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos para participar. Mas para candidatos com deficiência, não há limite de idade.

Ademais, se você ainda se enquadrar na idade permitida pelo programa, também é possível ser jovem aprendiz durante a faculdade.

O que é preciso para ser um menor aprendiz?

Existem algumas regras específicas para ser jovem aprendiz. Veja quais são! Fonte: Pexels.
Existem algumas regras específicas para ser jovem aprendiz. Veja quais são! Fonte: Pexels.

Como já mencionamos, existem as questões obrigatórias para ser um menor aprendiz. Ou seja, ter entre 14 e 24 anos e estar cursando ou já ter cursado com frequência suficiente o Ensino Médio.

Além disso, existem algumas outros requisitos que não são obrigatórias, mas são fundamentais na hora de você conseguir uma vaga de menor aprendiz.

Em primeiro lugar, recomendamos que você invista no seu currículo. Nesse sentido, reúna as informações mais importantes do seu histórico. É comum que nessa idade ainda não exista muita experiência, mas isso é comum. 

Aliás, o menor aprendiz é um ótimo jeito de entrar no mercado de trabalho com uma experiência. Dessa forma, até para realizar um trabalho, você já vai ter um ponto a mais no seu currículo.

Ademais, toda seleção para menor aprendiz envolve entrevistas e dinâmicas em grupo. Dessa forma, esteja preparado para essas dinâmicas. Lembre-se que o mais importante é ser quem você é. Ou seja, não invente características apenas para impressionar.

Anúncios

Qual idade pode ser contratado como menor aprendiz?

Mas, afinal, para participar do programa Jovem Aprendiz é a partir de quantos anos? Como já mencionamos, a idade mínima é 14 anos. Sendo assim, a idade máxima é 24 anos. Porém, é comum que jovens de 24 anos não consigam se inscrever.

Isso acontece pois, de acordo com a lei da aprendizagem, jovens de até 22 anos podem se inscrever. Dessa forma, a idade de 24 anos é a idade máxima para exercer a função. Mas a da inscrição é até 22 anos.

Além disso, é obrigatório estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Para quem já se formou, é fundamental ter cumprido o Ensino Médio com frequência suficiente. Aliás, para pessoas com deficiência, o programa Jovem Aprendiz não estabelece limite de idade. 

Quanto tempo dura um curso de menor aprendiz?

Em média, um programa dura até 2 anos. Sendo assim, o aluno pode já estar no Ensino Médio ou então se formar no meio do programa. Caso isso aconteça, é preciso complementar com um curso profissionalizante.

Sendo assim, durante os dois anos, o jovem consegue ter a experiência completa na empresa. Além disso, muitas vezes os menores aprendiz são até efetivados após o fim do programa.

Qual é o valor do salário do Jovem Aprendiz?

Por fim, quando falamos de salário do Jovem Aprendiz, a média pode variar bastante de acordo com cada empresa. Principalmente, porque algumas oferecem diversos benefícios e outras não.

Mas, em média, um Jovem aprendiz pode ganhar entre 1.000 e 1.200 reais. Sendo assim, um valor que pode ser comparado com o de um estagiário.

Portanto, agora você já tem uma noção de quem pode ser menor aprendiz. Se você se identifica com o programa, descubra todos os detalhes sobre ele neste outro artigo!

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz

Descubra como funciona para participar do Jovem Aprendiz!

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empréstimo BV Financeira ou empréstimo Finamax: qual o melhor?

Você já conhece o empréstimo BV Financeira ou empréstimo Finamax? Não? Pois eles contam com taxas de juros baixas e são 100% online. Confira!

Continue lendo
content

Empréstimo Bradesco Empresarial: como funciona

O empréstimo Bradesco Empresarial é a linha de crédito ideal para empresas que precisam de crédito sem burocracia. Quer saber mais? Confira!

Continue lendo
content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Creditas Reforma: qual o melhor?

Quer reformar a casa e não sabe qual financiamento escolher? Veja aqui o comparativo entre financiamento Balaroti ou Creditas Reforma.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

As melhores opções de empréstimo online

Descubra agora as melhores opções de empréstimo online. Saiba qual opção melhor atende suas necessidades e descubra como solicitar.

Continue lendo
content

Qual o melhor aplicativo para enviar dinheiro para o exterior?

Nunca foi tão fácil encontrar aplicativo para enviar dinheiro para o exterior ou receber valores de fora do país como hoje em dia. Contudo, com essa ampla gama de opções, é comum ficar em dúvida sobre quais plataformas escolher e fazer as suas transações com segurança. Se você ficou curioso(a) para saber mais, continue com a gente e veja alguns dos melhores apps para transferir ou receber dinheiro do exterior!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Caixa Elo Diners Club

O cartão Caixa Elo Diners Club faz parte da linha premium de cartões da Caixa, por isso ele oferece benefícios diferenciados. Veja aqui como pedir o seu!

Continue lendo